• aguavivabocaina@gmail.com
  • +55 14 98183-8530

Bíblia Cronológica – Versões | Dia 007

7º Dia – 7 de Janeiro

CONTINUAÇÃO DA HISTÓRIA DE JÓ

CENÁRIO HISTÓRICO: A Fala de ElifazElifaz Acusa a Jó de Impiedade (Aproximadamente 1.967 a.C.)CURIOSIDADES

  • Sem com 450 anos (Filho de Noé)
  • Arfaxade com 350 anos (Neto de Noé)
  • Selá com 315 anos (Bisneto de Noé)
  • Héber com 285 anos (Trineto de Noé)
  • Reú com 221 anos (Triavô de Abraão)
  • Serugue com 189 anos (Bisavô de Abraão)
  • Terá com 130 anos (Pai de Abraão)
  • Harã com 60 anos (Irmão de Abraão)
  • Jó com 60 anos
  • Naor com 30 anos (Irmão de Abraão)
  • Abraão e Ló (Recém-nascidos)

TERRA DE UZ

(Jó 15.1-16) 1Então Elifaz, da região de Temã, em resposta disse (NTLH): 2“Responderia o sábio com ideias vãs, ou encheria o estômago com o vento? 3Será que argumentaria com palavras inúteis, com discursos sem valor? (NVI) 4Mas você destrói o temor de Deus e diminui a devoção a ele devida. 5Pois o que você fala se inspira em sua iniquidade, e você adota a língua dos astutos (NAA). 6É a sua própria boca que o condena, e não a minha; os seus próprios lábios depõem contra você (NVI). 7Você está pensando que é o primeiro ser humano que nasceu? Por acaso, você veio ao mundo antes das montanhas? (NTLH) 8Será que você ouviu o conselho secreto de Deus Eloah e detém toda a sabedoria? (NAA) 9Que é que você sabe, que nós não sabemos? Que compreensão têm você, que nós não temos? 10Temos do nosso lado homens de cabelos brancos, muito mais velhos que o seu pai (NVI). 11Por que você despreza a ajuda e o consolo que Deus El lhe oferece através das nossas palavras amigas? (BV) 12Por que você se deixa levar pelo coração, e por que esse furor nos seus olhos? 13Pois contra Deus El é que você dirige a sua ira e despeja da sua boca essas palavras! (NVI) 14O que é o ser humano, para se considerar puro? Pode alguém nascido de mulher ser justo? (NVT) 15Até em seus Santos, Deus não confia, e os Céus não são puros aos seus olhos (BJ), 16quanto menos o homem, que é impuro e corrupto, e que bebe iniquidade como água” (NVI).

Elifaz Revela o Justo Castigo dos Perversos

(Jó 15.17-26) 17 “Escute, e eu lhe mostrarei; falarei com base em minha experiência. 18Ela é confirmada pelo relato de homens sábios, que ouviram as mesmas verdades de seus antepassados, 19daqueles aos quais foi dada a Terra, muito antes de chegar qualquer estrangeiro (NVT). 20O ímpio sofre tormentos a vida toda, como também o homem cruel, nos poucos anos que lhe são reservados (NVI). 21Em seus ouvidos ressoam sons de terror, e mesmo em dias tranquilos temem o ataque do destruidor. 22Não se atrevem a sair no escuro, por medo de serem mortos pela espada. 23Ficam perambulando e dizendo: ‘Onde posso encontrar pão?’; sabem que o dia de sua destruição se aproxima (NVT). 24Ele será dominado pela angústia e pela aflição, como acontece quando um rei espera o ataque dos inimigos (NTLH). 25Tudo isso acontece porque ele se revoltou contra Deus El , desafiou o Todo-Poderoso Shadday (BV). 26Ele é rebelde e, protegido por um pesado escudo, se joga contra Deus” (NTLH).

(Jó 15.27-35) 27“Em sua prosperidade, o rosto dos perversos inchou, e sua barriga acumulou gordura. 28Suas cidades, porém, serão arruinadas; habitarão em casas abandonadas, prestes a desabar. 29Suas riquezas não durarão, seus bens não permanecerão, e suas propriedades não se estenderão pela Terra (NVT). 30Não escapará das trevas; a chama do fogo secará os seus renovos, e ao assopro da boca de Deus será arrebatado (ARA). 31Que não se iludam mais ao confiar em riquezas vazias, pois o vazio será sua única recompensa. 32Serão cortados na flor da idade; seus ramos jamais voltarão a verdejar. 33Serão como a videira cujas uvas são colhidas cedo demais, como a oliveira que perde as flores antes que se formem os frutos (NVT). 34Pois o companheirismo dos ímpios nada lhe trará, e o fogo devorará as tendas dos que gostam de subornar (NVI). 35Concebem a malícia e dão à luz a iniquidade, pois o seu coração só prepara enganos” (ARA).

Resposta de Jó a ElifazJó se Queixa da Falta de Compaixão de seus Amigos

(Jó 16.1-6) 1Então em resposta Jó disse: 2“Já ouvi tudo isso antes; em vez de me consolarem, vocês me atormentam (NTLH). 3Será que não terão fim essas palavras vazias? Ou o que é que instiga você a responder assim? (NAA) 4Bem que eu poderia falar como vocês, se estivessem em meu lugar; eu poderia condená-los com belos discursos, e menear a cabeça contra vocês (NVI). 5Mas eu faria diferente: ‘Eu lhes daria ânimo e tentaria aliviar seu sofrimento’ (NVT). 6Contudo, se falo, a minha dor não se alivia; se me calo, ela não desaparece” (NVI).

Jó Lamenta do Trato de Deus

(Jó 16.7-17) 7“Sem dúvida, ó Deus, o Senhor me esgotou as forças; deu fim a toda a minha família (NVI). 8O Senhor me tornou enrugado, e por isso me acusam. Virei pele e osso, e por isso os outros pensam que sou culpado (NTLH). 9Deus me odeia e, em sua ira, me despedaçou; range os dentes contra mim e me transpassa com seu olhar (NVT). 10Os homens abrem sua boca contra mim, esmurram meu rosto com zombaria e se unem contra mim (NVI). 11 Deus El me entregou a homens perversos; ele me fez cair nas mãos de gente má (NTLH). 12Eu estava tranquilo, mas ele me arrebentou; agarrou-me pelo pescoço e esmagou-me. Fez de mim o seu alvo (NVI); 13e agora seus arqueiros me cercam. Suas flechas me perfuram sem misericórdia, e meu sangue molha o chão (NVT). 14Fere-me com ferimento sobre ferimento, arremete contra mim como um guerreiro (ARA). 15Costurei uma roupa feita de pano de saco sobre a minha pele e enterrei o meu orgulho no pó (NAA). 16Tenho chorado tanto, que o meu rosto está queimando, e estou com olheiras fundas e escuras (NTLH), 17apesar de não haver violência nas minhas mãos e de ser pura a minha oração” (ARC).

Jó Clama por um Defensor

(Jó 16.18-22) 18“Ó Terra, não cubra o meu sangue! Não haja lugar de repouso para o meu clamor! 19Saibam que agora mesmo a minha testemunha está nos céus; nas alturas está o meu advogado (NVI). 20Os meus amigos zombam de mim, mas os meus olhos se desfazem em lágrimas diante de Deus Eloah (NAA). 21Assim como alguém defende o seu amigo, eu preciso de quem defenda o meu direito diante de Deus Eloah (NTLH). 22Pois mais alguns anos apenas, e farei a viagem sem retorno” (NVI).

Jó Nada Mais Espera Desta Vida

(Jó 17.1-2) 1“O meu espírito se vai consumindo, os meus dias se vão apagando, e só tenho perante mim a sepultura (ARA). 2Estou cercado de zombadores e sou obrigado a aguentar os seus desaforos” (NTLH).

(Jó 17.3-5) 3“Dá-me, pois, um penhor; sê o meu fiador para contigo mesmo; quem mais haverá que se possa comprometer comigo? (ARA) 4O Senhor fechou a mente desses zombadores para que não entendessem as coisas; não deixe que eles me derrotem (NTLH). 5Se alguém denunciar os seus amigos por recompensa, os olhos dos filhos dele fraquejarão (NVI).

(Jó 17.6-10) 6“Mas a mim me pôs por um provérbio dos povos, de modo que me tornei uma abominação para eles (ARC). 7Meus olhos estão inchados de tanto chorar; sou apenas sombra do que já fui. 8Os virtuosos ficam horrorizados quando me veem, e os inocentes se levantam contra os ímpios (NVT). 9Mas os justos se manterão firmes em seus caminhos, e os homens de mãos puras se tornarão cada vez mais fortes (NVI). 10Quanto a vocês, voltem com um argumento melhor; ainda assim, não encontrarei sábio algum em seu meio” (NVT).

(Jó 17.11-16) 11“Meus dias chegaram ao fim e minhas esperanças se foram; os desejos de meu coração não se realizaram (NVT). 12Os meus amigos dizem que a noite é dia; apesar da escuridão, eles afirmam que a luz está perto (NTLH). 13Ora, se o único lar pelo qual espero é o Sheol Sheol é frequentemente utilizado para se referir à sepultura, ao mundo dos mortos ou à região após a morte. É geralmente concebido como um lugar onde as almas dos mortos residem, independentemente de sua justiça ou pecado durante a vida.; se estendo a minha cama nas trevas; 14se digo à corrupção mortal: ‘Você é o meu pai’, e se aos vermes digo: ‘Vocês são minha mãe e minha irmã’, 15onde está então minha esperança? Quem poderá ver alguma esperança para mim? (NVI) 16Ela descerá até as portas do Sheol, quando juntos descansarmos no pó” (NAA).

A 2ª Fala de Bildade

(Jó 18.1-4) 1Então respondeu Bildade, o suíta, e disse (ACF): 2“Até onde você vai com suas palavras? Mostre sensatez, se deseja que respondamos! (NVT) 3Por que somos considerados como animais e passamos por tolos aos seus olhos? 4Você, que se despedaça em sua ira, pensa que a Terra será abandonada por sua causa? Você pensa que as rochas devem ser tiradas do seu lugar?” (NAA)

Bildade Descreve o Destino do Perverso

(Jó 18.5-21) 5“A vida do perverso se acabará como a luz que se apaga, como as chamas do fogo que deixa de queimar (NTLH). 6Na sua tenda a luz se escurece; a lâmpada de sua vida se apaga (NVI). 7Os passos confiantes do perverso serão encurtados; será arruinado pelas próprias tramas (NVT). 8Por seus próprios pés você se prende na rede, e se perde na sua malha (NVI). 9A armadilha o pega pelo calcanhar, e o laço o aperta (NTLH). 10A corda está escondida na Terra para apanhá-lo, a armadilha se encontra no seu caminho (NAA). 11Ameaças de todos os lados o deixam apavorado; elas o perseguem a cada passo (NTLH). 12A calamidade virá faminta sobre ele, e a miséria estará alerta ao seu lado (ARA). 13Ela consome partes da sua pele; o primogênito da morte devora os membros do seu corpo (NVI). 14O perverso será arrancado da sua tenda, onde está confiado, e será levado ao rei dos terrores (ARA). 15O lar do perverso será consumido pelo fogo, e enxofre se espalhará sobre sua casa. 16Por baixo, suas raízes secarão; por cima, seus ramos murcharão. 17Toda lembrança de sua existência desaparecerá da Terra; ninguém recordará seu nome. 18Será lançado da luz para as trevas, expulso do mundo. 19Não terá filhos nem netos, nem haverá sobreviventes no lugar onde morava (NVT). 20Os homens do Ocidente assustam-se com a sua ruína, e os do Oriente enchem-se de pavor. 21É assim a habitação do perverso; essa é a situação de quem não conhece a Deus El (NVI).

Resposta de Jó a BildadeJó se Vê Agredido por Deus

(Jó 19.1-12) 1Então em resposta Jó disse: 2Até quando vocês vão ficar me atormentando e me ferindo com as suas palavras? (NTLH) 3Já dez vezes vocês me insultaram e não se envergonham de me injuriar (NAA). 4Se é verdade que me desviei, meu erro só interessa a mim (NVI). 5Vocês pensam que são melhores do que eu e acham que a minha desgraça prova que sou culpado (NTLH). 6Saibam que foi Deus Eloah que me tratou mal e me envolveu em sua rede. 7Se grito: ‘É injustiça!’ Não obtenho resposta; clamo por socorro, todavia não há justiça. 8Ele bloqueou o meu caminho, e não consigo passar; cobriu de trevas as minhas veredas (NVI). 9Ele acabou com a minha honra e tirou a coroa da minha cabeça (BV). 10Arruinou-me de todos os lados, e eu me vou; tirou-me a esperança, como se arranca uma árvore (NVT). 11Sua ira acendeu-se contra mim; ele me vê como inimigo (NVI). 12Juntas vieram as suas tropas, prepararam contra mim o seu caminho e se acamparam ao redor da minha tenda” (ARA).

(Jó 19.13-20) 13“Pôs longe de mim a meus irmãos, e os que me conhecem, como estranhos, se apartaram de mim (ARA). 14Os meus parentes me abandonaram e os meus amigos esqueceram-se de mim (NVI). 15Os que se abrigam na minha casa e as minhas servas me têm por estranho, e vim a ser estrangeiro aos seus olhos (ARA). 16Chamo o meu servo, mas ele não me responde, ainda que eu lhe implore pessoalmente. 17O meu hálito é intolerável à minha mulher, e pelo mau cheiro sou repugnante aos meus irmãos. 18Até as crianças me desprezam, e, quando tento me levantar, zombam de mim (NAA). 19Todos os meus amigos íntimos me abominam, e até os que eu amava se tornaram contra mim (ARA). 20Debaixo da pele minha carne apodrece e os meus ossos se desnudam como os dentes” (BJ).

Apesar do Sofrimento, Jó Acredita na Misericórdia

(Jó 19.21-22) 21“Tenham misericórdia de mim, meus amigos! Tenham misericórdia, pois a mão de Deus Eloah me feriu (NVT). 22Por que vocês me perseguem como Deus El me persegue e não cessam de devorar a minha carne?” (NAA)

(Jó 19.23-27) 23“Quem dera as minhas palavras fossem registradas! Quem dera fossem escritas num livro (NVI), 24ou que com uma ponteira de ferro elas fossem gravadas para sempre no chumbo ou na pedra! (NTLH) 25Porque eu sei que o meu Redentor vive (ARA) e que no fim se levantará sobre o pó (BJ). 26Mesmo que a minha pele seja toda comida pela doença, ainda neste corpo eu verei a Deus Eloah . 27Eu o verei com os meus olhos; os meus olhos o verão, e ele não será um estranho para mim. E desejo tanto que isso aconteça!” (NTLH)

Jó Adverte os seus Amigos

(Jó 19.28-29) 28“Por isso, se vocês insistem em me acusar e em dizer que estou sofrendo por causa de meus muitos pecados (BV), 29melhor será que temam a espada, porquanto por meio dela a ira lhes trará castigo, e então vocês saberão que há julgamento” (NVI).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você não pode copiar o conteúdo desta página.