• aguavivabocaina@gmail.com
  • +55 14 98183-8530

Bíblia Cronológica – Versões | Dia 033

33º Dia – 2 de Fevereiro

O POVO DE ISRAEL NO DESERTO DO SINAI

CENÁRIO HISTÓRICO: Moisés no Monte Sinai (Aproximadamente 1.462 a.C.)CURIOSIDADES

  • Miriã com 94 anos (Irmã de Moisés)
  • Arão com 84 anos (Irmão de Moisés)
  • Moisés com 81 anos
  • Gérson com 39 anos (Filho de Moisés)
  • Calebe com 39 anos
  • Eliézer com 36 anos (Filho de Moisés)
  • Nadabe com 36 anos (Filho de Arão)
  • Abiú com 33 anos (Filho de Arão)
  • Eleazar com 30 anos (Filho de Arão)
  • Itamar com 27 anos (Filho de Arão)
  • Josué com 20 anos
  • Finéias com 5 anos (Filho de Eleazar e Neto de Arão)

DESERTO DO SINAI

O Altar de Bronze para os Holocaustos e seus Utensílios

(Ex 27.1-8) 1“Faça também o altar de madeira de acácia. Seu comprimento será de dois metros e vinte e a largura será de dois metros e vinte; o altar será quadrado. A altura será de um metro e trinta (NAA). 2Faça uma ponta em forma de chifre para cada um dos quatro cantos, de modo que as pontas e o altar formem uma só peça. Revista o altar com bronze (NVT). 3Faça também recipientes para recolher a cinza do altar, além de pás, bacias, garfos e braseiros; todos esses utensílios serão feitos de bronze. 4Faça também para o altar uma grelha de bronze em forma de rede e fixe quatro argolas de metal nos seus quatro cantos (NAA). 5Coloque essas argolas debaixo da beirada do altar, de maneira que a grelha chegue até a metade da altura do altar (NTLH). 6Para transportar o altar, faça varas de madeira de acácia e revista-as com bronze. 7Passe as varas por dentro das argolas dos dois lados do altar quando ele for transportado. 8O altar deve ser oco e feito de tábuas. Faça-o de acordo com o que lhe foi mostrado no monte” (NVT).

A Bacia de Bronze

(Ex 30.17-21) 17Disse então o Senhor Yahweh a Moisés (NVI): 18“Faça uma bacia de bronze com um suporte de bronze para a lavagem cerimonial. Coloque-a entre o Tabernáculo e o altar e encha-a de água (NVT). 19Arão e seus filhos lavarão as mãos e os pés com a água da bacia (NVI). 20Cada vez que entrarem no Tabernáculo, deverão se lavar com água; do contrário, morrerão. Cada vez que se aproximarem do altar para servir ao Senhor Yahweh e queimar ofertas especiais para ele, 21deverão lavar as mãos e os pés; do contrário, morrerão. Essa é uma lei permanente para Arão e seus descendentes e deve ser cumprida de geração em geração” (NVT).

O Óleo da Unção

(Ex 30.22-33) 22Em seguida o Senhor Yahweh disse a Moisés (NVI): 23“Junte as seguintes especiarias da melhor qualidade: seis quilos de mirra líquida, três quilos de canela perfumada, três quilos de cálamo perfumado (NVT), 24seis quilos de cássia, segundo o peso padrão do santuário; e três litros e meio de azeite de oliveira (NAA). 25Usando as técnicas de um perfumista habilidoso, misture esses ingredientes para fazer o óleo sagrado para a unção. 26Use esse óleo sagrado para ungir o Tabernáculo, a Arca da Aliança, 27a mesa e todos os seus utensílios, o candelabro e todos os seus acessórios, o altar de incenso, 28o altar do holocausto e todos os seus utensílios, e a bacia com o seu suporte (NVT). 29Assim você consagrará estas coisas, para que sejam santíssimas; tudo o que tocar nelas será santo. 30Você ungirá também Arão e os seus filhos e os consagrará para que me sirvam como Sacerdotes (NAA). 31E diga ao povo de Israel: ‘Este óleo sagrado é reservado para mim de geração em geração (NVT). 32Não o derramem sobre nenhum outro homem, e não façam nenhum outro óleo com a mesma composição. É óleo sagrado, e assim vocês devem considerá-lo (NVI). 33Quem preparar óleo igual a este ou com ele ungir um estranho será eliminado do meio do seu povo’” (NAA).

Vestimentas do Sumo-Sacerdote e dos Sacerdotes

(Ex 28.1-5) 1“Chame seu irmão Arão e separe-o dentre os israelitas, e também os seus filhos Nadabe e Abiú, Eleazar e Itamar, para que me sirvam como Sacerdotes. 2Para o seu irmão Arão, faça vestes sagradas que lhe confiram dignidade e honra. 3Diga a todos os homens capazes, aos quais dei habilidade, que façam vestes para a consagração de Arão, para que me sirva como Sacerdote. 4São estas as vestes que farão: um peitoral, um colete Sacerdotal, um manto, uma túnica bordada, um turbante e um cinturão. Para que o Sacerdote Arão e seus filhos me sirvam como Sacerdotes, eles farão essas vestes sagradas (NVI). 5Dê a eles, portanto, linho finamente tecido com fios de ouro e de tecido azul, roxo e vermelho” (NVT).

Colete Sacerdotal, Cinturão e Pedras de Ônix

(Ex 28.6-14) 6“Faça o colete Sacerdotal de linho fino trançado e de fios de ouro e de fios de tecido azul, roxo e vermelho, trabalho artesanal (NVI). 7O colete terá duas peças, unidas nos ombros por duas ombreiras (NVT). 8O cinturão e o colete que por ele é preso serão feitos da mesma peça. O cinturão também será de linho fino trançado, de fios de ouro e de fios de tecido azul, roxo e vermelho (NVI). 9Pegue duas pedras de ônix e grave nelas os nomes dos filhos de Israel (NAA) 10por ordem de nascimento: seis nomes numa pedra e seis na outra (NVI). 11Conforme a obra de um lapidador, quando faz um sinete, você gravará os nomes dos filhos de Israel nas duas pedras, colocando encaixes de ouro ao redor delas (NAA), 12costurando-as nas ombreiras do colete Sacerdotal, como pedras memoriais para os filhos de Israel. Assim Arão levará os nomes em seus ombros como memorial diante do Senhor Yahweh (NVI). 13Faça também encaixes de ouro 14e duas correntes de ouro puro trançado. Prenda as correntes nos encaixes” (BV).

Peitoral do Juízo, Correntes de Ouro e o Cordão Azul

(Ex 28.15-29) 15“Faça um peitoral de decisões, trabalho artesanal. Faça-o como o colete Sacerdotal: de linho fino trançado e de fios de ouro e de fios de tecido azul, roxo e vermelho. 16Será quadrado, com um palmo de comprimento e um palmo de largura, e dobrado em dois (NVI). 17Coloque nele encaixes de pedras, em quatro filas. Primeira fila: sárdio, topázio e carbúnculo (BV). 18A segunda ordem será de esmeralda, safira e diamante; 19a terceira ordem será de jacinto, ágata e ametista (ARA). 20Quarta fila: berilo, ônix e jaspe. Os encaixes serão modelados em ouro. 21Cada pedra representará uma das tribos de Israel. O nome da tribo será gravado nela como um selo (BV). 22Faça para o peitoral correntes de ouro puro trançadas como cordas (NVI). 23Faça também duas argolas de ouro e as prenda nas pontas da parte de cima do peitoral (NTLH). 24Então passe as duas correntes de ouro nas duas argolas, nas extremidades do peitoral (NAA). 25As outras pontas das duas cordas ficarão presas às partes da frente dos dois encaixes de pedras de ônix, nos ombros da faixa Sacerdotal (BV). 26Faça outras duas argolas de ouro e prenda-as às outras duas extremidades do peitoral, na borda interna, próxima ao colete Sacerdotal. 27Faça mais duas argolas de ouro e prenda-as na parte inferior das ombreiras, na frente do colete Sacerdotal, próximas da costura, logo acima do cinturão do colete Sacerdotal. 28As argolas do peitoral serão amarradas às argolas do colete com um cordão azul, ligando-o ao cinturão, para que o peitoral não se separe do colete Sacerdotal” (NVI). 29Deste modo, Arão levará os nomes das tribos de Israel no peitoral, sobre o coração, quando entrar no Santo Lugar. É o Oráculo de Deus. Assim o Senhor Yahweh se lembrará sempre das tribos de Israel” (BV).

Urim e Tumim

(Ex 28.30) 30“Ponha também o Urim e o Tumim De acordo com a visão judaica, o peitoral usado pelo Sumo-Sacerdote era dobrado ao meio, formando um bolso, onde o Urim e o Tumim eram guardados. Em crença geral, acredita-se que o Urim e Tumim eram duas pedras, uma de cor branca e a outra de cor preta, contendo em uma face resposta positiva e em outra resposta negativa. Fazendo-se a pergunta, jogavam-se as pedras, e de acordo com os lados que caíssem era confirmado uma resposta negativa, positiva ou sem resultados. no peitoral das decisões, para que estejam sobre o coração de Arão sempre que ele entrar na presença do Senhor Yahweh . Assim, Arão levará sempre sobre o coração, na presença do Senhor Yahweh , os meios para tomar decisões em Israel” (NVI).

Manto Sacerdotal e Sinos de Ouro

(Ex 28.31-35) 31“De uma só peça de tecido azul, confeccione o manto que é usado com o colete Sacerdotal (NVT). 32No meio dela haverá uma abertura para a cabeça. Essa abertura será rematada, como a abertura de uma gola, para que não se rasgue (NAA). 33Faça romãs de fios de tecido azul, roxo e vermelho em volta da borda do manto, intercaladas com pequenos sinos de ouro. 34Os sinos de ouro e as romãs se alternarão por toda a volta da borda do manto. 35Arão o vestirá quando ministrar. O som dos sinos será ouvido quando ele entrar no Lugar Santo diante do Senhor Yahweh e quando sair, para que não morra” (NVI).

Turbante, Cordão Azul e a Tiara

(Ex 28.36-38) 36“Em seguida, faça uma tiara de ouro puro e grave nela, como em um selo, as palavras ‘ Santidade ao Senhor Kodesh Yahweh ’. 37Prenda a tiara com um cordão azul à parte da frente do turbante de Arão (NVT). 38Estará sobre a testa de Arão; assim ele levará a culpa de qualquer pecado que os israelitas cometerem em relação às coisas sagradas, ao fazerem todas as suas ofertas. Estará sempre sobre a testa de Arão, para que as ofertas sejam aceitas pelo Senhor Yahweh (NVI).

Túnica de Linho

(Ex 28.39) 39“Teça a túnica bordada de Arão com linho fino. Com o mesmo linho, faça o turbante. Confeccione também um cinturão e enfeite-o com bordados coloridos” (NVT).

Vestes dos Sacerdotes

(Ex 28.40) 40“Faça também túnicas, cinturões e turbantes para os filhos de Arão, para conferir-lhes honra e dignidade” (NVI).

Calções de Linho

(Ex 28.42-43) 42“Faça calções de linho para cobrir a nudez deles, calções que vão da cintura até as coxas (NTLH). 43Arão e seus filhos terão que vesti-los sempre que entrarem no Tabernáculo ou quando se aproximarem do altar para ministrar no Lugar Santo, para que não incorram em culpa e morram. Este é um decreto perpétuo para Arão e para os seus descendentes” (NVI).

(Ex 29.29-30) 29“As roupas sagradas de Arão deverão ser preservadas para seus descendentes, que as vestirão quando forem ungidos e consagrados (NVT). 30O filho que o suceder como Sacerdote e vier ao Tabernáculo para ministrar no Lugar Santo terá que usá-las durante sete dias” (NVI).

(Ex 28.41) 41“Depois de vestir seu irmão Arão e os filhos dele, unja-os e consagre-os, para que me sirvam como Sacerdotes (NVI).

Consagração dos Sacerdotes

(Ex 29.1-7) 1“Quando consagrar Arão e seus filhos para me servirem como Sacerdotes, realize a seguinte cerimônia: tome um novilho e dois carneiros sem defeito. 2Em seguida, usando farinha de trigo da melhor qualidade e sem fermento, faça pães, bolos misturados com azeite e pães finos untados com azeite. 3Coloque-os em um só cesto e apresente-os, junto com o novilho e os dois carneiros (NVT). 4Então você fará com que Arão e seus filhos se aproximem à porta do Tabernáculo e mandará que se lavem com água (NAA). 5Vista Arão com as roupas sacerdotais: a túnica, o manto usado com o colete Sacerdotal, o colete propriamente dito e o peitoral. Amarre o cinturão do colete na cintura (NVT). 6Ponha-lhe o turbante na cabeça e prenda no devido lugar a tiara sagrada do turbante. 7Então você pegará o óleo da unção e o derramará sobre a cabeça dele; assim você o ungirá” (NAA).

(Ex 29.8-9) 8“Depois você fará com que os filhos de Arão se aproximem e os vestirá com túnicas (NAA). 9Amarre o cinturão em volta da cintura de Arão e de seus filhos e coloque o turbante especial na cabeça de cada um. Assim, o direito de Sacerdócio lhes pertencerá por lei para sempre. Desse modo, você consagrará Arão e seus filhos” (NVT).

(Ex 29.10-14) 10“Traga o novilho para a frente do Tabernáculo. Arão e seus filhos colocarão as mãos sobre a cabeça do novilho Este ato, realizado em todos os holocaustos, significa a transferência dos pecados da pessoa para a vítima inocente (o animal a ser sacrificado)., 11e você o sacrificará na presença do Senhor Yahweh , defronte do Tabernáculo. 12Com o dedo, coloque um pouco do sangue do novilho nas pontas do altar e derrame o resto do sangue na base do altar (NVI). 13Em seguida queime no altar, como oferta para mim, as seguintes partes do animal: toda a gordura que cobre os miúdos, a melhor parte do fígado, os dois rins e a gordura que os cobre. 14Mas queime fora do acampamento a carne do animal, o couro e as tripas. Essa é uma oferta para tirar os pecados dos Sacerdotes” (NTLH).

(Ex 29.15-18) 15“Em seguida, Arão e seus filhos colocarão as mãos sobre a cabeça de um dos carneiros. 16Sacrifique o carneiro e derrame o sangue dele em todos os lados do altar. 17Corte o carneiro em pedaços e lave os órgãos internos e as pernas. Coloque-os junto à cabeça e aos demais pedaços do corpo 18e queime o animal inteiro no altar. Esse é um holocausto ao Senhor Yahweh , é aroma agradável, uma oferta especial apresentada ao Senhor Yahweh (NVT).

(Ex 29.19-21) 19“Tome o outro carneiro e peça a Arão e seus filhos que coloquem as mãos sobre a cabeça do animal. 20Sacrifique-o e coloque um pouco do sangue na ponta da orelha direita O sangue colocado na ponta da orelhas direita representa a disposição para ouvir a voz de Deus, no polegar da mão direita representa a prontidão para o serviço e no polegar do pé direito representa a direção do caminhar de acordo com a vontade divina. de Arão e seus filhos. Coloque também um pouco do sangue no polegar da mão direita e do pé direito de cada um deles. Derrame o sangue restante em todos os lados do altar (NVT). 21Pegue, então, um pouco do sangue do altar e um pouco do óleo da unção, e faça aspersão com eles sobre Arão e suas vestes, sobre seus filhos e as vestes deles. Assim serão consagrados, ele e suas vestes, seus filhos e as vestes deles” (NVI).

(Ex 29.22-25) 22“Uma vez que esse é o carneiro da consagração de Arão e seus filhos, pegue a gordura do animal, incluindo a parte gorda da cauda, a gordura que envolve os órgãos internos, o lóbulo do fígado, os dois rins, a gordura em volta deles e a coxa direita. 23Pegue também um pão redondo, um bolo misturado com azeite e um pão fino de dentro do cesto de pães sem fermento colocado na presença do Senhor Yahweh (NVT). 24Ponha todas estas coisas nas mãos de Arão e dos filhos dele e, movendo-as para a frente e para trás, ofereça-as como ofertas movidas diante do Senhor Yahweh . 25Depois pegue todas as coisas das mãos deles e queime-as sobre o altar; é holocausto para o Senhor Yahweh , de aroma agradável, oferta queimada ao Senhor Yahweh (NAA).

Os Alimentos dos Sacerdotes

(Ex 29.26-28) 26“Pegue o peito do carneiro da consagração de Arão e, movendo-o para a frente e para trás, ofereça-o como oferta movida diante do Senhor Yahweh ; e esta será a porção que fica para você. 27Consagre o peito da oferta movida e a coxa da porção que foi movida, a qual se tirou do carneiro da consagração, que é de Arão e de seus filhos (NAA). 28Essas partes sempre serão dadas pelos israelitas a Arão e a seus filhos. É a contribuição obrigatória que lhes farão, das suas ofertas de comunhão ao Senhor Yahweh (NVI).

(Ex 29.31-34) 31“Tome o carneiro usado na cerimônia de consagração e cozinhe a carne dele em um lugar sagrado (NVT). 32À entrada do Tabernáculo, Arão e seus filhos deverão comer a carne do carneiro e o pão que está na cesta (NVI). 33Somente eles poderão comer a carne e o pão usados para sua expiação na cerimônia de consagração. Ninguém mais poderá consumir esses alimentos, pois são sagrados. 34Se sobrar alguma carne ou pão da consagração até a manhã seguinte, essa sobra deverá ser queimada. Não se deve comer desse alimento, pois é sagrado” (NVT).

(Ex 29.35-37) 35“É desse modo que você realizará a consagração de Arão e seus filhos, de acordo com todas as minhas instruções. A cerimônia de consagração durará sete dias. 36A cada dia, sacrifique um novilho como oferta pelo pecado, para fazer expiação. Depois, purifique o altar, fazendo expiação por ele, e unja-o com óleo, para consagrá-lo. 37Faça expiação pelo altar e consagre-o diariamente por sete dias. No final desse período, o altar será absolutamente santo, e tudo que o tocar se tornará santo” (NVT).

2 thoughts on “Bíblia Cronológica – Versões | Dia 033”

  1. Maicon França disse:

    🙌🏽🙌🏽🙌🏽🇧🇷

  2. BRYAN França disse:

    Boa tarde

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você não pode copiar o conteúdo desta página.