• aguavivabocaina@gmail.com
  • +55 14 98183-8530

Bíblia Cronológica – Versões | Dia 034

34º Dia – 3 de Fevereiro

O POVO DE ISRAEL NO DESERTO DO SINAI

CENÁRIO HISTÓRICO: Moisés no Monte Sinai (Aproximadamente 1.462 a.C.)CURIOSIDADES

  • Miriã com 94 anos (Irmã de Moisés)
  • Arão com 84 anos (Irmão de Moisés)
  • Moisés com 81 anos
  • Gérson com 39 anos (Filho de Moisés)
  • Calebe com 39 anos
  • Eliézer com 36 anos (Filho de Moisés)
  • Nadabe com 36 anos (Filho de Arão)
  • Abiú com 33 anos (Filho de Arão)
  • Eleazar com 30 anos (Filho de Arão)
  • Itamar com 27 anos (Filho de Arão)
  • Josué com 20 anos
  • Finéias com 5 anos (Filho de Eleazar e Neto de Arão)

DESERTO DO SINAI

Holocaustos Diários

(Ex 29.38-46) 38“Estes são os sacrifícios que você deve oferecer regularmente sobre o altar: a cada dia, ofereça dois cordeiros de um ano (NVT). 39Ofereça um de manhã e o outro ao entardecer (NVI). 40Junto com um deles, ofereça duas medidas de farinha da melhor qualidade misturada com um litro de azeite puro de azeitonas prensadas; ofereça também um litro de vinho como oferta derramada. 41Ofereça o outro cordeiro ao entardecer, junto com ofertas de farinha e vinho iguais às da manhã. Será aroma agradável, uma oferta especial apresentada ao Senhor Yahweh . 42Esses holocaustos devem ser oferecidos todos os dias, de geração em geração. Ofereça-os à entrada do Tabernáculo, na presença do Senhor Yahweh ; ali eu virei ao encontro do povo e falarei com você (NVT). 43Ali, virei aos filhos de Israel, para que, por minha glória, sejam santificados (ARA). 44Assim consagrarei o Tabernáculo e o altar, e consagrarei também Arão e seus filhos para me servirem como Sacerdotes. 45E habitarei no meio dos israelitas e lhes serei o seu Deus Elohym . 46Saberão que eu sou o Senhor Yahweh , o seu Deus Elohym , que os tirou do Egito para habitar no meio deles. Eu sou o Senhor Yahweh , o seu Deus Elohym (NVI).

O Shabat

(Ex 31.12-17) 12Disse mais o Senhor Yahweh a Moisés (ARA): 13“Diga ao povo de Israel: ‘Guardem o meu Shabat, pois ele é um sinal entre mim e vocês de geração em geração, para que saibam que eu sou o Senhor Yahweh , que os santifica (NVT). 14Guardem o Shabat, pois é dia santo para vocês. Quem o profanar será executado; quem trabalhar nesse dia será eliminado do meio do povo. 15Em seis dias qualquer trabalho poderá ser feito, mas o sétimo dia é o Shabat, o dia de descanso, consagrado ao Senhor Yahweh . Quem fizer algum trabalho no Shabat terá que ser executado’. 16Os israelitas terão que guardar o Shabat, eles e os seus descendentes, como uma aliança perpétua. 17Isso será um sinal perpétuo entre mim e os israelitas, pois em seis dias o Senhor Yahweh fez os céus e a Terra, e no sétimo dia ele não trabalhou e descansou” (NVI).

Os Profissionais da Obra do Tabernáculo

(Ex 31.1-11) 1Disse então o Senhor Yahweh a Moisés (NVI): 2“Veja, escolhi especificamente Bezalel, filho de Uri e neto de Hur, da tribo de Judá. 3Enchi-o do Espírito de Deus Elohym e lhe dei grande sabedoria, habilidade e perícia para trabalhos artísticos de todo tipo. 4Ele é exímio artesão, perito no trabalho com ouro, prata e bronze. 5Tem aptidão para gravar e encravar pedras preciosas e entalhar madeira. É mestre em todo trabalho artístico. 6Para ajudá-lo, designei pessoalmente Aoliabe, filho de Aisamaque, da tribo de Dã. Além disso, conferi habilidade especial a todos os artesãos de talento para que façam tudo que lhe ordenei: 7o Tabernáculo; a Arca da Aliança; a tampa da arca, que é o lugar de expiação; todos os objetos do Tabernáculo; 8a mesa e seus utensílios; o candelabro de ouro puro e todos os seus acessórios; o altar de incenso; 9o altar do holocausto e todos os seus utensílios; a bacia de bronze e seu suporte (NVT); 10assim como as vestes litúrgicas, tanto as vestes sagradas para Arão, o Sacerdote, como as vestes para os seus filhos, quando servirem como Sacerdotes (NVI), 11o óleo da unção; o incenso perfumado para o lugar santo. Os artesãos deverão fazer tudo conforme eu lhe ordenei” (NVT).

O Pagamento no Recenseamento

(Ex 30.11-16) 11Disse mais o Senhor Yahweh a Moisés (ARA): 12“Quando você fizer o recenseamento dos israelitas, cada um deles terá que pagar ao Senhor Yahweh um preço pelo resgate por sua vida quando for contado. Dessa forma nenhuma praga virá sobre eles quando você os contar (NVI). 13Cada pessoa contada entregará uma pequena quantidade de prata como oferta sagrada ao Senhor Yahweh (O pagamento corresponderá a meio siclo, com base no siclo padrão do Santuário, equivalente a doze gramas) (NVT). 14Todos os alistados, da idade de vinte anos para cima, darão ao Senhor Yahweh essa oferta (NVI). 15O rico não dará mais de seis gramas, nem o pobre dará menos, quando derem a oferta ao Senhor Yahweh , para fazerem expiação pela vida de vocês. 16Você receberá o dinheiro das expiações dos filhos de Israel e o usará para o serviço do Tabernáculo; e será para memória aos filhos de Israel diante do Senhor Yahweh , para fazerem expiação pela vida de vocês” (NAA).

(Ex 31.18) 18Quando o Senhor terminou de falar com Moisés no monte Sinai, deu-lhe as duas tábuas da aliança, tábuas de pedra, escritas pelo dedo de Deus Elohym (NVI).

DESERTO DO SINAIO Bezerro de Ouro

(Ex 32.1-6) 1Quando o povo viu que Moisés demorava a descer do monte, reuniu-se ao redor de Arão e disse: “Tome uma providência! Faça para nós deuses que nos guiem. Não sabemos o que aconteceu com esse Moisés, que nos trouxe da terra do Egito para cá” (NVT). 2Respondeu-lhes Arão: “Tirem os brincos de ouro de suas mulheres, de seus filhos e de suas filhas e tragam-nos a mim”. 3Todos tiraram os seus brincos de ouro e os levaram a Arão (NVI). 4Ele recebeu o ouro, derreteu-o e trabalhou nele, dando-lhe a forma de um bezerro. Quando o povo viu o bezerro, começou a exclamar: “Ó Israel, estes são os seus deuses que o tiraram da terra do Egito!” 5Percebendo o entusiasmo do povo, Arão construiu um altar diante do bezerro e anunciou: “Amanhã haverá uma festa para o Senhor Yahweh !” (NVT) 6No dia seguinte, madrugaram, ofereceram holocaustos e trouxeram ofertas pacíficas. E o povo sentou-se para comer e beber e levantou-se para se divertir (NAA).

MONTE SINAIA Intercessão de Moisés

(Ex 32.7-10) 7Então o Senhor Yahweh disse a Moisés: “Vá, desça; porque o seu povo, o povo que você tirou do Egito, se corrompeu (NVT). 8Muito depressa se desviaram daquilo que lhes ordenei e fizeram um ídolo em forma de bezerro, curvaram-se diante dele, ofereceram-lhe sacrifícios, e disseram: ‘Eis aí, ó Israel, os seus deuses que tiraram vocês do Egito’(NVI). 9O Senhor Yahweh disse ainda a Moisés: “Tenho visto este povo, e eis que é povo teimoso (NVT). 10Deixe-me agora, para que a minha ira se acenda contra eles, e eu os destrua. Depois farei de você uma grande nação” (NVI).

(Ex 32.11-14) 11Moisés, porém, suplicou ao Senhor Yahweh , o seu Deus Elohym , clamando: “Ó Senhor Yahweh , por que se acenderia a tua ira contra o teu povo, que o Senhor tirou do Egito com grande poder e forte mão? (NVI) 12Por que deixar que os egípcios digam: ‘Ele os tirou de lá com más intenções, para matá-los nos montes e para eliminá-los da face da terra?’ Deixa de lado o furor da tua ira e muda de ideia quanto a este mal contra o teu povo. 13Lembra-te de Abraão, de Isaque e de Israel, teus servos, aos quais por ti mesmo juraste, dizendo: ‘Multiplicarei a descendência de vocês como as estrelas do céu, e toda esta terra de que tenho falado, eu a darei à sua descendência, para que a possuam por herança eternamente’ (NAA). 14E sucedeu que o Senhor Yahweh se arrependeu do mal que ameaçara trazer sobre o povo (NVI).

DESERTO DO SINAIMoisés desce do Monte Sinai e quebra as Tábuas da Lei

(Ex 32.15-18) 15Moisés voltou-se e desceu do monte com as duas tábuas da aliança nas mãos, tábuas escritas de ambos os lados; de um e de outro lado estavam escritas. 16As tábuas eram obra de Deus Elohym ; também o que estava escrito tinha sido escrito pelo próprio Deus Elohym , esculpido nas tábuas (NAA). 17Quando Josué ouviu o barulho do povo gritando, disse a Moisés: “Há barulho de guerra no acampamento”. 18Respondeu Moisés: “Não é canto de vitória, nem canto de derrota; mas ouço o som de canções!” (NVI)

(Ex 32.19-24) 19Quando se aproximaram do acampamento, Moisés viu o bezerro e as danças e ficou furioso. Jogou as tábuas de pedra no chão e as despedaçou ao pé do monte (NVT). 20Então pegou o bezerro de ouro que eles haviam feito, queimou-o no fogo e o moeu até virar pó e espalhou o pó na água. Em seguida mandou que o povo de Israel bebesse daquela água. 21E Moisés disse a Arão: “O que é que esta gente lhe fez, para que você a levasse a cometer esse pecado tão horrível?” (NTLH) 22Arão respondeu: “Não fique irado, meu senhor. Você sabe que este povo é propenso para o mal. 23Pois me disseram: ‘Faça para nós deuses que vão adiante de nós; pois, quanto a este Moisés, o homem que nos tirou da terra do Egito, não sabemos o que lhe aconteceu’ (NAA). 24Então eu lhes disse: ‘Quem tiver enfeites de ouro, traga-os para mim’. O povo trouxe-me o ouro, eu o joguei no fogo e surgiu esse bezerro!” (NVI)

(Ex 32.25-29) 25Moisés viu que o povo estava desenfreado e que Arão o tinha deixado fora de controle, tendo se tornado motivo de riso para os seus inimigos (NVI). 26Portanto, colocou-se à entrada do acampamento e gritou: “Todos que estiverem do lado do Senhor Yahweh , venham até aqui e juntem-se a mim!” E todos os Levitas se reuniram ao redor dele (NVT). 27Declarou-lhes também: “Assim diz o Senhor Yahweh , o Deus Elohym de Israel: ‘Pegue cada um sua espada, percorra o acampamento, de tenda em tenda, e mate o seu irmão, o seu amigo e o seu vizinho’”. 28Fizeram os Levitas conforme Moisés ordenou, e naquele dia morreram cerca de três mil dentre o povo (NVI). 29Então Moisés disse aos Levitas: “Hoje vocês se consagraram para o serviço do Senhor Yahweh , pois lhe obedeceram mesmo quando tiveram de matar seus próprios filhos e irmãos. Hoje vocês receberam dele uma bênção” (NVT).

(Ex 32.35) 35Então o Senhor Yahweh castigou severamente o povo, por causa do que fizeram com o bezerro que Arão lhes tinha construído (NVT).

MONTE SINAIMoisés intercede pelo Povo

(Ex 32.30-34) 30No dia seguinte, Moisés disse ao povo: “Vocês cometeram um pecado terrível, mas eu subirei ao monte e me encontrarei com o Senhor Yahweh outra vez. Talvez eu consiga fazer expiação por este pecado!” (NVT)  31Assim tornou-se Moisés ao Senhor Yahweh , e disse: “Ora, este povo cometeu grande pecado fazendo para si deuses de ouro. 32Agora, pois, perdoa o seu pecado; se não, risca-me, peço-te, do teu livro, que tem escrito”. 33Então disse o Senhor Yahweh a Moisés: “Aquele que pecar contra mim, a este riscarei do meu livro (ACF). 34Agora vá, guie o povo ao lugar de que lhe falei, e meu anjo irá à sua frente. Todavia, quando chegar a hora de puni-los, eu os punirei pelos pecados deles” (NVI).

Instruções a Moisés acerca das Tábuas da Lei

(Ex 34.1-4) 1Disse o Senhor Yahweh a Moisés: “Talhe duas tábuas de pedra semelhantes às primeiras, e nelas escreverei as palavras que estavam nas primeiras tábuas que você quebrou. 2Esteja pronto pela manhã para subir ao monte Sinai. E lá mesmo, no alto do monte, apresente-se a mim (NVI). 3Ninguém deve acompanhá-lo. Aliás, ninguém deve aparecer em parte alguma do monte. Não permita sequer que os rebanhos pastem próximo ao monte” (NVT). 4Assim Moisés lavrou duas tábuas de pedra semelhantes às primeiras e subiu ao monte Sinai, logo de manhã, como o Senhor Yahweh lhe havia ordenado, levando nas mãos as duas tábuas de pedra (NVI).

(Ex 34.5-9) 5Então o Senhor Yahweh desceu em uma nuvem, ficou ali com Moisés e anunciou seu nome, Senhor Yahweh ’. 6O Senhor Yahweh passou diante de Moisés, proclamando: Senhor Yahweh ! O Senhor ! O Deus Elohym de compaixão e misericórdia! Sou lento para me irar e cheio de amor e fidelidade. 7Cubro de amor mil gerações e perdoo o mal, a rebeldia e o pecado. Contudo, não absolvo o culpado; trago as consequências do pecado dos pais sobre os filhos até a terceira e quarta geração” (NVT). 8Imediatamente Moisés prostrou-se, rosto em terra, e o adorou, dizendo (NVI): 9 Senhor Adonay , se de fato me aceita com agrado, acompanha-nos o Senhor. Mesmo sendo esse um povo obstinado, perdoa a nossa maldade e o nosso pecado e faça de nós a tua herança” (NVI).

MONTE SINAIA Aliança Renovada

(Ex 34.10-17) 10O Senhor Deus disse a Moisés: “Eu estou fazendo agora uma aliança com o seu povo. Na presença deles farei maravilhas como nunca foram feitas em toda a Terra e em nenhuma nação. Todo o povo verá que milagres eu, o Senhor Yahweh , posso fazer, pois vou realizar uma coisa terrível em favor de vocês (NTLH). 11Observe o que hoje eu ordeno a vocês: eis que expulsarei da frente de vocês os amorreus, os cananeus, os heteus, os ferezeus, os heveus e os jebuseus. 12Abstenham-se de fazer aliança com os moradores da terra para onde vocês vão, para que isso não seja uma armadilha no meio de vocês (NAA). 13Pelo contrário, derrube os altares deles, quebre as suas colunas sagradas e corte os seus postes sagrados (NVI). 14Não adore outros deuses, pois o Senhor Yahweh , cujo nome é Zeloso, é Deus Zeloso El Kannah de seu relacionamento com vocês (NVT). 15Não façam aliança com os moradores da terra, para não acontecer que, em se prostituindo eles com os deuses e lhes sacrificando, alguém os convide, e vocês comam dos seus sacrifícios. 16Também para que não aconteça que vocês escolham para os seus filhos mulheres do meio das filhas deles, e estas, ao se prostituírem com os deuses que adoram, façam com que também os seus filhos se prostituam com esses deuses (NAA). 17Não faça para si deuses de metal fundido” (NVT).

(Ex 34.18-20) 18“Celebre a Festa da Páscoa. Durante sete dias, coma seu pão sem fermento, conforme eu lhe ordenei. Celebre essa festa anualmente no tempo determinado, no mês de abibe, pois é o aniversário de sua partida do Egito. 19As primeiras crias de todos os animais me pertencem, incluindo os machos das primeiras crias de seus rebanhos de bois e ovelhas. 20Para resgatar a primeira cria de uma jumenta, entregue ao Senhor, como substituto, um cordeiro ou um cabrito. Caso você não resgate o animal, terá de quebrar o pescoço dele. Quanto aos primeiros filhos homens, será obrigatório resgatá-los. Ninguém deve se apresentar diante de mim de mãos vazias” (NVT).

(Ex 34.21-24) 21“Seis dias vocês trabalharão, mas no sétimo dia vocês descansarão. Mesmo no tempo de arar e de colher vocês deverão descansar (NAA). 22Celebre a Festa de Pentecostes com os primeiros frutos da colheita do trigo. Celebre também a Festa dos Tabernáculos no final da safra. 23Três vezes por ano Os israelitas deveriam comparecer diante de Deus na Festa da Páscoa (Pessach) que ocorre no mês de Nisã ou Abibe, e que geralmente no nosso calendário corresponde a março/abril. A Festa de Pentecostes (Shavuot) no mês de Sivan, que geralmente é o nosso maio/junho. E a Festa dos Tabernáculos (Sucot) que ocorre no mês de Tisri, que corresponde ao setembro/outubro., todos os homens de Israel comparecerão diante do Soberano Adôn , o Senhor Yahweh , o Deus Elohym de Israel (NVT). 24Expulsarei nações de diante de você e ampliarei o seu território. Quando você subir três vezes por ano para apresentar-se ao Senhor Yahweh , o seu Deus Elohym , ninguém cobiçará a sua terra” (NVI).

(Ex 34.25-27) 25“Não me ofereça o sangue de nenhum sacrifício misturado com algo fermentado, e não deixe sobra alguma do sacrifício da Festa da Páscoa até a manhã seguinte. 26Traga o melhor dos primeiros frutos da terra ao Santuário do Senhor Yahweh , o seu Deus Elohym . Não cozinhe o cabrito no leite da própria mãe” (NVI). 27Disse o Senhor Yahweh a Moisés: “Escreva essas palavras; porque é de acordo com elas que faço aliança com você e com Israel” (NVI).

2 thoughts on “Bíblia Cronológica – Versões | Dia 034”

  1. Maicon França disse:

    🙌🏽🙌🏽

  2. Bryan da silva França disse:

    Boa tarde👍

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você não pode copiar o conteúdo desta página.