• aguavivabocaina@gmail.com
  • +55 14 98183-8530

Bíblia Cronológica – Versões | Dia 036

36º Dia – 5 de Fevereiro

O POVO DE ISRAEL NO DESERTO DO SINAI

CENÁRIO HISTÓRICO: Moisés no Monte Sinai (Aproximadamente 1.462 a.C.)CURIOSIDADES

  • Miriã com 94 anos (Irmã de Moisés)
  • Arão com 84 anos (Irmão de Moisés)
  • Moisés com 81 anos
  • Gérson com 39 anos (Filho de Moisés)
  • Calebe com 39 anos
  • Eliézer com 36 anos (Filho de Moisés)
  • Nadabe com 36 anos (Filho de Arão)
  • Abiú com 33 anos (Filho de Arão)
  • Eleazar com 30 anos (Filho de Arão)
  • Itamar com 27 anos (Filho de Arão)
  • Josué com 20 anos
  • Finéias com 5 anos (Filho de Eleazar e Neto de Arão)

DESERTO DO SINAI

Lei dos Votos

(Lv 27.1-8) 1Disse também o Senhor Yahweh a Moisés (NVI): 2“Fale aos filhos de Israel e diga-lhes: ‘Quando alguém fizer um voto especial ao Senhor Yahweh com respeito a pessoas, o resgate será feito conforme a seguinte avaliação. 3Se o objeto da avaliação for um homem, da idade de vinte anos até a de sessenta, a avaliação será de seiscentos gramas de prata, segundo o peso padrão do Santuário. 4Porém, se for mulher, a avaliação será de trezentos e sessenta gramas. 5Se a idade for de cinco anos até vinte, a avaliação do homem será de duzentos e quarenta gramas, e a da mulher será de cento e vinte gramas. 6Se a idade for de um mês até cinco anos, a avaliação do homem será de sessenta gramas de prata, e a avaliação pela mulher será de trinta e seis gramas de prata. 7De sessenta anos para cima, se for homem, a avaliação será de cento e oitenta gramas; se mulher, cento e vinte gramas (NAA). 8E quem fizer o voto for pobre demais para pagar o valor especificado, apresentará a pessoa ao Sacerdote, que estabelecerá o valor de acordo com as possibilidades do homem que fez o voto’” (NVI).

(Lv 27.9-13) 9Se o que ele prometeu mediante voto for um animal aceitável como oferta ao Senhor Yahweh , um animal assim dado ao Senhor Yahweh torna-se santo. 10Ele não poderá trocá-lo nem substituir um animal ruim por um bom, nem um animal bom por um ruim; caso troque um animal por outro, tanto o substituto quanto o substituído se tornarão santos. 11Se o que ele prometeu mediante voto for um animal impuro, não aceitável como oferta ao Senhor Yahweh , o animal será apresentado ao Sacerdote, 12que o avaliará por suas qualidades. A avaliação do Sacerdote determinará o valor do animal. 13Se o dono desejar resgatar o animal, terá que acrescentar um quinto ao seu valor” (NVI).

(Lv 27.14-15) 14Se um homem consagrar a sua casa ao Senhor Yahweh , o Sacerdote avaliará a casa por suas qualidades. A avaliação do Sacerdote determinará o valor da casa. 15Se o homem que consagrar a sua casa quiser resgatá-la, terá que acrescentar um quinto ao seu valor, e a casa voltará a ser sua” (NVI).

(Lv 27.16-21) 16“Se alguém dedicar ao Senhor Yahweh parte do campo da sua herança, então a avaliação será segundo a semente necessária para o semear: cem quilos de cevada será avaliado por seiscentos gramas de prata. 17Se dedicar o seu campo desde o Ano do Jubileu, a avaliação será pelo valor integral (NAA). 18Mas, se a consagrar depois do Jubileu, o Sacerdote calculará o valor de acordo com o número de anos que faltarem para o próximo Ano do Jubileu, e o valor será reduzido. 19Se o homem que consagrar a sua terra desejar resgatá-la, terá que acrescentar um quinto ao seu valor, e a terra voltará a ser sua (NVI). 20Se não quiser resgatar o campo ou se o vender a outro homem, nunca mais poderá ser resgatado (NAA). 21Quando a terra for liberada no Jubileu, será santa, consagrada ao Senhor Yahweh , e se tornará propriedade dos Sacerdotes” (NVI).

(Lv 27.22-24) 22Se um homem consagrar ao Senhor Yahweh terras que tenha comprado, terras que não fazem parte da propriedade da sua família (NVI), 23então o Sacerdote calculará o valor da avaliação até o Ano do Jubileu; e, no mesmo dia, pagará o valor da avaliação como coisa santa ao Senhor Yahweh (NAA). 24No Ano do Jubileu as terras serão devolvidas àquele de quem ele as comprou” (NVI).

(Lv 27.25) 25Toda a avaliação se fará segundo o peso padrão do Santuário; o peso padrão será de doze gramas” (NAA).

Resgate das Ofertas

(Lv 27.26-27) 26Ninguém poderá consagrar a primeira cria de um animal, pois já pertence ao Senhor Yahweh ; seja cria de vaca, seja de cabra, seja de ovelha, pertence ao Senhor Yahweh . 27Mas se for a cria de um animal impuro, poderá resgatá-la pelo valor estabelecido, acrescentando um quinto a esse valor. Se não for resgatada, será vendida pelo valor estabelecido” (NVI).

(Lv 27.28-29) 28“Contudo, qualquer coisa totalmente dedicada ao Senhor Yahweh , seja uma pessoa, um animal ou uma propriedade familiar, jamais será vendida ou comprada de volta. Tudo que é assim consagrado é santíssimo e pertence ao Senhor Yahweh (NVT). 29Nem mesmo alguém que for condenado à morte, segundo as leis do Senhor Yahweh , não poderá ser resgatado. Será morto” (BV).

(Lv 27.30-33) 30“Também todos os dízimos da terra, tanto dos cereais do campo como dos frutos das árvores, são do Senhor Yahweh ; são santos ao Senhor Yahweh (NAA). 31Se um homem desejar resgatar parte do seu dízimo, terá que acrescentar um quinto ao seu valor. 32O dízimo dos seus rebanhos, um de cada dez animais que passem debaixo da vara do pastor, será consagrado ao Senhor Yahweh (NVI). 33Não faça distinção entre animais bons e ruins nem substitua um pelo outro. Mas, se trocar um animal por outro, tanto o primeiro como o seu substituto serão considerados santos e não poderão ser comprados de volta” (NVT).

(Lv 27.34) 34São estes os mandamentos que o Senhor Yahweh ordenou a Moisés, para os filhos de Israel, no monte Sinai (NAA).

Moisés vê a Glória de Deus

(Ex 33.12-23) 12Disse Moisés ao Senhor Yahweh : “O Senhor me ordenou: ‘Conduza este povo’, mas não me permite saber quem o Senhor enviará comigo. O Senhor disse: ‘Eu o conheço pelo nome e de você tenho me agradado’. 13Se o Senhor me vê com agrado, revela-me os teus propósitos, para que eu te conheça e continue sendo aceito por ti. Lembra-te de que esta nação é o teu povo”. 14Respondeu o Senhor: “Eu mesmo o acompanharei, e lhe darei descanso”. 15Então, lhe disse Moisés: “Se a tua presença não vai conosco, não nos faça subir deste lugar (NVI). 16Se o Senhor não nos acompanhar, como os outros saberão que meu povo e eu contamos com teu favor? Pois é tua presença em nosso meio que nos distingue, teu povo e eu, de todos os outros povos da terra”. 17O Senhor Yahweh respondeu a Moisés: “Certamente farei o que me pede, pois me agrado de você e o conheço pelo nome” (NVT). 18Então disse Moisés: “Peço-te que me mostre a tua glória” (NVI). 19O Senhor respondeu: “Farei passar diante de você toda a minha bondade e anunciarei diante de você o meu nome, ‘ Senhor Yahweh ’. Pois terei misericórdia de quem eu quiser, e mostrarei compaixão a quem eu quiser (NVT). 20E acrescentou: “Você não poderá ver a minha face, porque ninguém poderá ver-me e continuar vivo”. 21E prosseguiu o Senhor Yahweh : “Há aqui um lugar perto de mim, onde você ficará, em cima de uma rocha. 22Quando a minha glória passar, eu o colocarei numa fenda da rocha e o cobrirei com a minha mão até que eu tenha acabado de passar. 23Então tirarei a minha mão e você verá as minhas costas; mas a minha face ninguém poderá ver” (NVI).

(Ex 34.28) 28Moisés permaneceu no monte com o Senhor Yahweh quarenta dias e quarenta noites. Durante todo esse tempo, não comeu pão nem bebeu água. E escreveu os termos da aliança, os dez mandamentos, nas tábuas de pedra (NVT).

DESERTO DO SINAIO Rosto de Moisés Resplandece

(Ex 34.29-31) 29Quando Moisés desceu do monte Sinai carregando as duas tábuas da aliança, não percebeu que seu rosto brilhava, pois ele havia falado com o Deus Elohym (NVT). 30Quando Arão e todos os filhos de Israel viram Moisés, com o rosto resplandecente, tiveram medo de aproximar-se dele (NVI). 31Moisés, porém, chamou Arão e os líderes da comunidade, que se aproximaram, e Moisés falou com eles (NVT).

(Ex 34.32-35) 32Em seguida, todo o povo se aproximou, e Moisés lhes transmitiu todas as instruções que o Senhor Yahweh lhe tinha dado no monte Sinai (NVT). 33Quando acabou de falar com eles, cobriu o rosto com um véu (NVI). 34Porém, quando Moisés vinha diante do Senhor Yahweh para falar-lhe, removia o véu até sair; e, saindo, dizia aos filhos de Israel tudo o que lhe tinha sido ordenado. 35Assim, os filhos de Israel viam o rosto de Moisés, viam que a pele do seu rosto resplandecia; porém Moisés cobria de novo o rosto com o véu até entrar para falar com o Senhor (NAA).

A Tenda da Congregação

(Ex 33.7-11) 7Moisés costumava montar uma tenda do lado de fora do acampamento; ele a chamava Tenda da Congregação. Quem quisesse consultar a Senhor Yahweh ia à tenda, fora do acampamento. 8Sempre que Moisés ia até lá, todo o povo se levantava e ficava de pé à entrada de suas tendas, observando-o, até que ele entrasse na tenda. 9Assim que Moisés entrava, a coluna de nuvem descia e ficava à entrada da tenda, enquanto o Senhor Yahweh falava com Moisés (NVI). 10Todo o povo via a coluna de nuvem que se detinha à porta da tenda; todo o povo se levantava, e cada um, à porta da sua tenda, adorava o Senhor Yahweh (NAA). 11O Senhor Yahweh falava com Moisés face a face, como quem fala com seu amigo. Depois Moisés voltava ao acampamento; mas Josué, filho de Num, que lhe servia como auxiliar, não se afastava da tenda (NVI).

Contribuições para o Tabernáculo

(Ex 35.4-9) 4Disse Moisés a toda a comunidade de Israel: “Foi isto que o Senhor Yahweh ordenou: 5 Separem dentre os seus bens uma oferta para o Senhor Yahweh . Todo aquele que, de coração, estiver disposto, trará como oferta ao Senhor Yahweh ouro, prata e bronze (NVI); 6fios de tecido azul, roxo e vermelho; linho fino e pelos de cabra para confeccionar tecidos; 7peles de carneiro tingidas de vermelho e couro fino; madeira de acácia; 8óleo de oliva para as lâmpadas; especiarias para o óleo da unção e para o incenso perfumado; 9pedras de ônix e outras pedras preciosas para serem fixadas no colete e no peitoral do Sacerdote’(NVT).

(Ex 35.10-19) 10“Todos os homens habilidosos deverão vir e fazer tudo o que o Senhor Yahweh mandou, isto é (NTLH), 11o Tabernáculo com a sua tenda e a sua cobertura, os seus ganchos, as suas tábuas, as suas vigas superiores, as suas colunas e as suas bases (NAA); 12a Arca da Aliança, as suas varas de madeira, a sua tampa e a cortina para separar o Lugar Santíssimo do Lugar Santo (NTLH); 13a mesa, as varas para transportá-la e todos os seus utensílios (NVT); os pães oferecidos a Deus (NTLH); 14o candelabro, seus acessórios, as lâmpadas e o óleo de oliva para a iluminação; 15o altar de incenso e as varas para transportá-lo; o óleo da unção e o incenso perfumado; a cortina para a entrada do Tabernáculo; 16o altar do holocausto; a grelha de bronze do altar, as varas para transportá-lo e seus utensílios; a bacia de bronze e seu suporte (NVT); 17as cortinas do átrio, as suas colunas, as suas bases e o cortinado da porta do átrio; 18as estacas do Tabernáculo, as estacas do átrio e as suas cordas (NAA); 19as roupas finamente confeccionadas para os Sacerdotes vestirem durante o serviço no Lugar Santo, as roupas sagradas do Sacerdote Arão e de seus filhos que também são Sacerdotes” (NVT).

Regras sobre o Shabat

(Ex 35.1-3) 1Moisés reuniu toda a comunidade de Israel e disse: “Estas são as instruções que o Senhor Yahweh mandou que seguissem (NVT). 2Vocês têm seis dias na semana para fazer o trabalho habitual, mas o sétimo dia será o Shabat de descanso total, um dia consagrado ao Senhor Yahweh . Quem trabalhar no Shabat será executado. 3No Shabat, nem mesmo acendam fogo nas suas casas” (NTLH).

(Ex 35.20-29) 20Então toda a comunidade de Israel saiu da presença de Moisés (NVI). 21Todos aqueles cujo coração foi movido e cujo espírito foi tocado voltaram com ofertas para o Senhor Yahweh . Trouxeram todos os materiais necessários para a construção do Tabernáculo, para a realização das cerimônias e para a confecção das roupas sagradas (NVT). 22Todos os que se dispuseram, tanto homens como mulheres, trouxeram joias de ouro de todos os tipos: broches, brincos, anéis e ornamentos; e apresentaram seus objetos de ouro como oferta ritualmente movida perante o Senhor Yahweh (NVI). 23Todos os que tinham fios de tecido azul, roxo e vermelho, linho fino e pelo de cabra para fazer tecidos, peles de carneiro tingidas de vermelho e couro fino os trouxeram. 24Todos os que tinham objetos de prata e bronze os entregaram como oferta para o Senhor Yahweh . E todos os que tinham madeira de acácia a trouxeram para ser usada na obra. 25Todas as mulheres com habilidade para costurar e fiar prepararam fios de tecido azul, roxo e vermelho e tecido de linho fino (NVT). 26E todas as mulheres cujo coração as moveu em habilidade fiavam os pelos de cabra (NAA). 27Os líderes trouxeram pedras de ônix e outras pedras preciosas para serem encravadas no colete Sacerdotal e no peitoral (NVI). 28Trouxeram também especiarias e óleo de oliva para a iluminação, para o óleo da unção e para o incenso perfumado. 29Assim, todos os israelitas, todos os homens e mulheres dispostos a ajudar no trabalho que o Senhor Yahweh havia ordenado por meio de Moisés, trouxeram suas ofertas e as entregaram de bom grado ao Senhor Yahweh (NVT).

2 thoughts on “Bíblia Cronológica – Versões | Dia 036”

  1. Maria disse:

    Meu DEUS como tenho dificuldade de entender essas leis

  2. Bryan da silva França disse:

    Bom dia🙌

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você não pode copiar o conteúdo desta página.