• aguavivabocaina@gmail.com
  • +55 14 98183-8530

Bíblia Cronológica – Versões | Dia 038

38º Dia – 7 de Fevereiro

O POVO DE ISRAEL NO DESERTO DO SINAI

CENÁRIO HISTÓRICO: A Construção do Tabernáculo (Aproximadamente 1.462 a.C.)CURIOSIDADES

  • Miriã com 94 anos (Irmã de Moisés)
  • Arão com 84 anos (Irmão de Moisés)
  • Moisés com 81 anos
  • Gérson com 39 anos (Filho de Moisés)
  • Calebe com 39 anos
  • Eliézer com 36 anos (Filho de Moisés)
  • Nadabe com 36 anos (Filho de Arão)
  • Abiú com 33 anos (Filho de Arão)
  • Eleazar com 30 anos (Filho de Arão)
  • Itamar com 27 anos (Filho de Arão)
  • Josué com 20 anos
  • Finéias com 5 anos (Filho de Eleazar e Neto de Arão)

DESERTO DO SINAI

As Vestes Sacerdotais

(Ex 39.1) 1Fizeram também de pano azul, púrpura e carmesim as vestes, finamente tecidas, para ministrar no santuário, e também fizeram as vestes sagradas para Arão, como o Senhor Yahweh havia ordenado a Moisés (NAA).

Colete Sacerdotal

(Ex 39.2-5) 2Bezalel fez o colete Sacerdotal de linho finamente tecido e bordou-o usando fios de ouro e fios de tecido azul, roxo e vermelho. 3Para fazer os fios de ouro, bateu o metal até formar lâminas finas e as cortou em fios. Com grande habilidade e cuidado, bordou os fios de ouro no linho fino, com fios de tecido azul, roxo e vermelho. 4O colete Sacerdotal tinha duas peças, unidas nos ombros por duas ombreiras. 5O cinturão decorativo era feito dos mesmos materiais: linho finamente tecido bordado com fios de ouro e fios de tecido azul, roxo e vermelho, conforme o Senhor Yahweh havia ordenado a Moisés (NVT).

(Ex 39.6-7) 6Também foram preparadas as pedras de ônix, encaixadas em bases de ouro. Nelas foram gravados os nomes das tribos de Israel. Para fazer a gravação se usou a técnica empregada para fazer selos (BV)7Então as costuraram nas ombreiras do colete Sacerdotal, como pedras memoriais para os filhos de Israel, como o Senhor Yahweh tinha ordenado a Moisés (NVI).

Peitoral Sacerdotal

(Ex 39.8-14) 8Bezalel fez o peitoral com grande habilidade e cuidado. Confeccionou-o de modo que combinasse com o colete Sacerdotal, usando linho finamente tecido, bordado com ouro e com fios de tecido azul, roxo e vermelho (NVT)9O peitoral era quadrado e duplo: de um palmo era o seu comprimento e de um palmo dobrado era a sua largura (NAA)10Colocaram nele encaixes e pedras em quatro filas. Primeira fila: sárdio, topázio e carbúnculo (BV)11Na segunda carreira puseram uma esmeralda, uma safira e um diamante (NTLH)12A terceira fileira era composta de um jacinto, uma ágata e uma ametista (NVT)13Quarta fila: berilo, ônix e jaspe. Os encaixes foram modelados em ouro (BV)14Cada pedra representava um dos doze filhos de Israel e trazia gravado o nome da tribo correspondente, como em um selo (NVT).

(Ex 39.15-21) 15Para prender o peitoral ao colete Sacerdotal, fizeram correntes de fios trançados de ouro puro. 16Fizeram também dois suportes de filigranas de ouro e duas argolas de ouro, que foram presas aos cantos superiores do peitoral (NVT)17E passaram as duas correntes trançadas de ouro nas duas argolas, nas extremidades do peitoral (NAA)18e prenderam as duas pontas dos cordões nos dois engastes de ouro do peitoral, que foram presos nas duas alças do manto, na parte da frente (NTLH)19Em seguida, fizeram mais duas argolas de ouro e as prenderam às bordas interiores do peitoral, junto ao colete (NVT)20Fizeram outras duas argolas de ouro e as prenderam às duas extremidades do peitoral na borda interna, próxima ao colete Sacerdotal. 21Amarraram as argolas do peitoral às argolas do colete com um cordão azul, ligando-o ao cinturão, para que o peitoral não se separasse do colete Sacerdotal, como o Senhor Yahweh tinha ordenado a Moisés (NVI).

Manto Sacerdotal

(Ex 39.22-26) 22Bezalel fez de uma só peça de tecido azul o manto que é usado com o colete Sacerdotal, 23com uma abertura no meio da peça para a cabeça de Arão. A abertura foi reforçada com uma gola, para que não se rasgasse. 24Fizeram romãs de fios de tecido azul, roxo e vermelho e as prenderam à borda do manto (NVT)25Fizeram ainda pequenos sinos de ouro puro, atando-os em volta da borda, entre as romãs. 26Os sinos e as romãs se alternavam por toda a borda do manto. Tudo feito para ser usado ao se ministrar, como o Senhor Yahweh tinha ordenado a Moisés (NVI).

Túnicas de Linho

(Ex 39.27-29) 27Fizeram também as túnicas de linho fino, de obra tecida, para Arão e para seus filhos (NAA)28O turbante especial e os outros turbantes também foram confeccionados de linho fino, e as roupas de baixo foram feitas de linho finamente tecido. 29Os cinturões foram feitos de linho finamente tecido e bordados com fios de tecido azul, roxo e vermelho, conforme o Senhor Yahweh havia ordenado a Moisés (NVT).

Tiara Sagrada

(Ex 39.30-31) 30Fizeram de ouro puro a tiara sagrada, o emblema de santidade. Gravaram nela, como em um selo, as palavras ‘Santidade ao Senhor Yahweh ’. 31Prenderam a tiara com um cordão azul à parte da frente do turbante de Arão, conforme o Senhor Yahweh havia ordenado a Moisés (NVT).

CENÁRIO HISTÓRICO: Resumo da Construção do Tabernáculo (Aproximadamente 1.461 a.C.)CURIOSIDADES

  • Miriã com 95 anos (Irmã de Moisés)
  • Arão com 85 anos (Irmão de Moisés)
  • Moisés com 82 anos
  • Gérson com 40 anos (Filho de Moisés)
  • Calebe com 40 anos
  • Eliézer com 37 anos (Filho de Moisés)
  • Nadabe com 37 anos (Filho de Arão)
  • Abiú com 34 anos (Filho de Arão)
  • Eleazar com 31 anos (Filho de Arão)
  • Itamar com 28 anos (Filho de Arão)
  • Josué com 21 anos
  • Finéias com 6 anos (Filho de Eleazar e Neto de Arão)

(Ex 38.21-23) 21Esta é uma relação dos materiais usados na construção do Tabernáculo, o Santuário da Aliança. Os Levitas registraram os valores totais conforme Moisés os havia instruído, e Itamar, filho do Sacerdote Arão, supervisionou esse trabalho. 22Bezalel, filho de Uri e neto de Hur, da tribo de Judá, fez tudo exatamente conforme o Senhor Yahweh havia ordenado a Moisés (NVT)23Com ele estava Aoliabe, filho de Aisamaque, da tribo de Dã, mestre de obras, desenhista e bordador em pano azul, púrpura, carmesim e linho fino (NAA).

(Ex 38.24-28) 24O peso total do ouro recebido na oferta movida e utilizado para a obra do santuário foi de uma tonelada, com base no peso padrão do Santuário. 25O peso da prata recebida dos que foram contados no recenseamento da comunidade foi superior a três toneladas e meia, com base no peso padrão do Santuário: 26seis gramas para cada um dos recenseados, seiscentos e três mil, quinhentos e cinquenta homens de vinte anos de idade para cima. 27As três toneladas e meia de prata foram usadas para fundir as bases do Santuário e do véu: cem bases feitas das três toneladas e meia, trinta e cinco quilos para cada base (NVI)28Dos vinte e um quilos de prata que restaram, fez os colchetes das colunas, e cobriu as suas cabeças, e lhes fez as vigas superiores (NAA).

(Ex 38.29-31) 29O peso do bronze da oferta movida foi de duas toneladas e meia. 30Ele o utilizou para fazer as bases da entrada do Tabernáculo, o altar de bronze, a sua grelha e todos os seus utensílios (NVI)31O bronze também foi usado para fazer as bases das colunas nas quais era pendurada a cortina da entrada do átrio e para todas as estacas ao redor do Tabernáculo e o átrio (NVT).

(Ex 39.32-41) 32Assim, a construção do Tabernáculo, a Tenda do Encontro, foi concluída. Os israelitas fizeram tudo conforme o Senhor Yahweh havia ordenado a Moisés. 33Então apresentaram a Moisés o Tabernáculo completo: a Tenda do Encontro com toda a sua mobília, os colchetes, as tábuas, os travessões, as colunas e as bases; 34levaram a cobertura de peles de carneiro tingidas de vermelho, a cobertura de peles finas, o véu que separava o Lugar Santíssimo do Lugar Santo, 35a Arca da Aliança e as varas para transportá-la; a tampa da arca, que é o lugar de expiação (NVT)36a mesa com todos os seus utensílios e os pães da proposição (ARA)37o candelabro de ouro puro, com suas lâmpadas simétricas, todos os seus acessórios e o óleo de oliva para a iluminação; 38o altar de ouro; o óleo da unção e o incenso perfumado; a cortina para a entrada da Tenda do Encontro; 39o altar de bronze com a grelha de bronze, as varas para transportá-lo e seus utensílios; a bacia de bronze e seu suporte; 40a cortina para as divisórias do átrio; as colunas e suas bases; a cortina para a entrada do átrio; as cordas e as estacas; todos os utensílios a serem usados durante as cerimônias no Tabernáculo, a Tenda do Encontro; 41as roupas finamente confeccionadas para os Sacerdotes vestirem enquanto estiverem servindo no Lugar Santo, as roupas sacerdotais sagradas de Arão e as roupas que seus filhos vestiriam durante o serviço (NVT).

(Ex 39.42-43) 42Os israelitas seguiram todas as instruções que o Senhor Yahweh tinha dado a Moisés acerca da obra. 43Então Moisés inspecionou todo o trabalho. Quando verificou que tinha sido feito conforme o Senhor Yahweh havia ordenado, abençoou o povo (NVT).

Instruções para a Consagração do Tabernáculo

(Ex 40.1-5) 1Depois destas coisas, o Senhor Yahweh disse a Moisés: 2No primeiro dia do mês, arme o Tabernáculo completo (BV). 3Coloque nele a Arca da Aliança e proteja-a com o véu (NVI). 4Depois, traga a mesa para dentro e coloque sobre ela os utensílios. Traga também o candelabro e instale suas lâmpadas. 5Ponha o altar de ouro para o incenso diante da Arca da Aliança e pendure a cortina à entrada da Tenda do Encontro” (NVT).

(Ex 40.6-8) 6Coloque o altar do holocausto diante da entrada do Tabernáculo, a Tenda do Encontro. 7Ponha a bacia entre a Tenda do Encontro e o altar, e encha-a de água (NVI). 8Em seguida, arme o átrio ao redor da Tenda do Encontro e pendure a cortina da entrada do átrio” (NVT).

(Ex 40.9-11) 9“Pegue o óleo da unção e unja o Tabernáculo e toda a sua mobília, para consagrá-los; assim, ele será santo. 10Unja o altar do holocausto e seus utensílios para consagrá-los; assim, ele será santíssimo. 11Depois, unja a bacia e seu suporte para consagrá-los” (NVT).

Instruções para a Consagração de Arão e seus Filhos

(Lv 6.19-23) 19Então o Senhor Yahweh disse a Moisés: 20 “No dia em que Arão e seus filhos forem ungidos, apresentarão ao Senhor Yahweh a oferta padrão de cereal de dois litros de farinha da melhor qualidade; metade pela manhã e metade à tarde (NVT). 21A farinha deverá ser bem misturada com azeite, e o pão deverá ser assado numa grelha. Depois o pão será partido em pedaços, e o Sacerdote o apresentará a Deus Yahweh como uma oferta de cereais. O cheiro dessa oferta é agradável ao Senhor Yahweh (NTLH)22A cada geração, o Sacerdote ungido que suceder a Arão preparará essa mesma oferta. Ela pertence ao Senhor Yahweh e será totalmente queimada. Essa é uma lei permanente. 23Todas as ofertas de cereal do Sacerdote serão totalmente queimadas. Nenhuma parte poderá ser consumida como alimento” (NVT).

(Ex 40.12-15) 12“Faça com que Arão e seus filhos se aproximem da porta da Tenda do Encontro e mande que se lavem com água. 13Vista Arão com as vestes sagradas, unja-o e consagre-o para que me sirva como Sacerdote (NAA). 14Faça a mesma coisa com os filhos dele. Ponha neles as roupas sacerdotais (BV). 15Unja-os como ungiu o pai deles, para que também me sirvam como Sacerdotes. Com a unção, os descendentes de Arão são separados para o Sacerdócio para sempre, de geração em geração” (NVT).

Instruções sobre a Função de EleazarFilho de Arão

(Nm 4.16) 16“Eleazar, filho do Sacerdote Arão, será responsável pelo óleo usado no candelabro, pelo incenso perfumado, pelas ofertas diárias de cereal e pelo óleo da unção. De fato, será responsável por todo o Tabernáculo e tudo que nele há, incluindo o Santuário e seus objetos” (NVT).

Instruções sobre a Consagração dos Levitas

(Nm 8.5-11) 5 Senhor Deus Yahweh disse a Moisés (NTLH): 6“Separe os Levitas do meio dos israelitas e os purifique (NVI). 7Faça o seguinte para purificá-los: você aspergirá sobre eles a água da expiação; e eles farão passar a navalha sobre todo o corpo deles, lavarão as suas roupas e se purificarão. 8A seguir, pegarão um novilho, com a sua oferta de cereais, feita da melhor farinha, amassada com azeite; e você pegará outro novilho para oferta pelo pecado (NAA). 9Você levará os Levitas para a frente da Tenda do Encontro e reunirá toda a comunidade de Israel. 10Levará os Levitas à presença do Senhor Yahweh , e os israelitas imporão as mãos sobre eles. 11Arão apresentará os Levitas ao Senhor Yahweh como oferta ritualmente movida da parte dos israelitas: eles serão dedicados ao trabalho do Senhor Yahweh (NVI).

(Nm 8.12-14) 12“Os Levitas porão as mãos sobre a cabeça dos novilhos; e você sacrificará um dos novilhos para oferta pelo pecado e o outro para holocausto ao Senhor Yahweh , para fazer expiação pelos Levitas (NAA). 13Você porá os Levitas diante de Arão e diante dos seus filhos e os apresentará por oferta movida ao Senhor Yahweh (NAA). 14Assim, você separará os Levitas do restante dos israelitas, e os Levitas serão meus (NVT).

Instruções sobre a Substituição do Filhos Primogênitos pelos Levitas

(Nm 8.15-19) 15“Depois que você purificar os Levitas e os apresentar como oferta movida, eles entrarão na Tenda do Encontro para ministrar (NVI)16Dentre todos os israelitas, os Levitas são reservados para mim. Tomei-os para mim em lugar de todos os filhos mais velhos dos israelitas; tomei os Levitas como seus substitutos (NVT)17Todo primogênito em Israel, entre os homens ou entre os rebanhos, é meu. Eu os separei para mim quando feri todos os primogênitos no Egito (NVI)18Agora estou ficando com os Levitas em lugar de todos os primeiros filhos dos israelitas (NTLH)19E, dentre todos os israelitas, designei os Levitas para Arão e seus filhos. Eles servirão na Tenda do Encontro em favor dos israelitas e oferecerão sacrifícios para fazer expiação pelo povo, de modo que nenhuma praga os atinja quando se aproximarem do Santuário” (NVT).

3 thoughts on “Bíblia Cronológica – Versões | Dia 038”

  1. Rosilda Ianni Amaragi disse:

    Os levitas, foi algo tão sério…o Senhor Deus os tomou para si….. tinham a função de fazer expiação dos pecados do povo, além de ministrar….. como podemos entender isso hoje?….. todos os adoradores verdadeiros tem essa autoridade?
    O Senhor ainda separa pessoas ?
    Como está difícil encontrar verdadeiros levitas….. será essas pessoas não estão respondendo ao chamado ?..

  2. Bryan da silva França disse:

    Boa noite

  3. 🙏🙏🙏🙏🙏🙏🙏🤲🤝🤝🤝🤝🤝🙌🙌🙌

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você não pode copiar o conteúdo desta página.