• aguavivabocaina@gmail.com
  • +55 14 98183-8530

Bíblia Cronológica – Versões | Dia 039

39º Dia – 8 de Fevereiro

O POVO DE ISRAEL NO DESERTO DO SINAI

CENÁRIO HISTÓRICO: Consagrações Diversas (Aproximadamente 1.461 a.C.)CURIOSIDADES

  • Miriã com 95 anos (Irmã de Moisés)
  • Arão com 85 anos (Irmão de Moisés)
  • Moisés com 82 anos
  • Gérson com 40 anos (Filho de Moisés)
  • Calebe com 40 anos
  • Eliézer com 37 anos (Filho de Moisés)
  • Nadabe com 37 anos (Filho de Arão)
  • Abiú com 34 anos (Filho de Arão)
  • Eleazar com 31 anos (Filho de Arão)
  • Itamar com 28 anos (Filho de Arão)
  • Josué com 21 anos
  • Finéias com 6 anos (Filho de Eleazar e Neto de Arão)

DESERTO DO SINAI

Instruções sobre os Deveres dos Levitas

(Nm 3.5-10) 5O Senhor Deus Yahweh disse a Moisés: 6“Mande chamar a tribo de Levi e ponha os seus membros para ajudarem Arão, o Sacerdote, no serviço religioso (NTLH)7e cumpram seus deveres para com ele e para com todo o povo, diante da Tenda do Encontro, para ministrarem no Tabernáculo. 8Terão cuidado de todos os utensílios da Tenda do Encontro e cumprirão o seu dever para com os filhos de Israel, ao ministrarem no Tabernáculo (NAA). 9A única responsabilidade dos Levitas é servir Arão e os seus descendentes. 10Mas você ordenará a Arão e aos seus descendentes que cuidem somente dos seus serviços como Sacerdotes. Qualquer outro homem que tentar fazer esse serviço será condenado à morte” (NTLH).

Instruções sobre os Deveres dos Coatitas

(Nm 4.1-3) 1O Senhor Deus Yahweh disse a Moisés: 2“Faça a contagem dos Levitas descendentes de Coate, por grupos de famílias e por famílias (NTLH)3Contem todos os homens entre trinta e cinquenta anos, aptos para servir, para que façam o serviço da Tenda do Encontro” (NVI).

(Nm 4.4-6) 4“O serviço dos coatitas na Tenda do Encontro é o de cuidar das coisas santíssimas. 5Quando o acampamento for desarmado, Arão e os seus filhos entrarão na Tenda do Encontro, tirarão o véu que está em frente da Arca da Aliança e cobrirão a Arca com ele (NTLH)6Depois, cobrirão a cortina interna com couro fino e, por cima do couro, estenderão uma peça única de pano azul. Por fim, colocarão no devido lugar as varas usadas para transportar a Arca da Aliança” (NVT).

(Nm 4.7-8) 7“Sobre a Mesa da Presença eles estenderão um pano azul e colocarão os pratos, os recipientes para incenso, as tigelas e as bacias para as ofertas derramadas, e os Pães da Presença, que devem estar sempre sobre ela (NVI). 8Sobre tudo isso estenderão um pano vermelho e, por cima dele, uma cobertura de couro fino. Por fim, colocarão no devido lugar as varas usadas para transportar a Mesa da Presença” (NVT).

(Nm 4.9-10) 9“Depois, cobrirão com um pano azul o candelabro, suas lâmpadas, os cortadores de pavio, os apagadores e as vasilhas especiais para o óleo. 10Cobrirão o candelabro e seus acessórios com couro fino e os colocarão sobre o suporte usado para transportá-los” (NVT).

(Nm 4.11-12) 11“Em seguida, estenderão um pano azul sobre o altar de ouro e cobrirão o pano com couro fino. Por fim, colocarão no devido lugar as varas usadas para transportar o altar. 12Os demais utensílios usados no serviço do Santuário serão embrulhados em pano azul, cobertos com couro fino e colocados sobre o suporte usado para transportá-los” (NVT).

(Nm 4.13-14) 13“Do altar tirarão as cinzas e, por cima dele, estenderão um pano de púrpura (NAA). 14Colocarão todos os utensílios do altar: os braseiros, os garfos para a carne, as pás, as bacias e todos os recipientes, sobre o pano e os cobrirão com couro fino. Por fim, colocarão no devido lugar as varas usadas para transportar o altar” (NVT).

(Nm 4.15) 15“O acampamento estará pronto para se deslocar quando Arão e seus filhos tiverem terminado de cobrir o Santuário e todos os objetos sagrados. Os coatitas virão e transportarão tudo até o lugar de destino. Contudo, não tocarão nos objetos sagrados, pois, se o fizerem, morrerão. Esses são os utensílios da Tenda do Encontro que os coatitas transportarão” (NVT).

Instruções sobre os Deveres dos Gersonitas

(Nm 4.21-23) 21 Senhor Deus Yahweh disse ainda a Moisés: 22“Faça a contagem dos descendentes de Gérson, por grupos de famílias e por famílias (NTLH)23Conte todos os homens entre trinta e cinquenta anos, aptos para servir, para que façam o serviço da Tenda do Encontro” (NVI).

(Nm 4.24-28) 24“Este será o Ministério das gerações dos gersonitas, no serviço e na carga (ARC): 25Eles levarão as cortinas internas do Tabernáculo, a Tenda do Encontro, a sua cobertura, a cobertura exterior de couro, as cortinas da entrada da Tenda do Encontro (NVI). 26Levarão também as cortinas divisórias do átrio ao redor do Tabernáculo e do altar, a cortina da entrada do átrio, as cordas e todos os objetos relacionados ao seu uso. Os gersonitas são responsáveis por todos esses itens. 27Arão e seus filhos orientarão os gersonitas a respeito de suas funções, seja o transporte dos objetos ou a execução de outras tarefas. Encarregarão os gersonitas daquilo que devem transportar (NVT). 28Esse é o serviço dos clãs gersonitas na Tenda do Encontro. Suas atividades estarão sob a supervisão de Itamar, filho do Sacerdote Arão” (NVI).

Instruções sobre os Deveres dos Meraritas

(Nm 4.29-33) 29 Senhor Yahweh disse também a Moisés: “Faça a contagem dos descendentes de Merari, por famílias e por grupos de famílias (NTLH)30todos os homens entre trinta e cinquenta anos, aptos para servir, para que façam o serviço da Tenda do Encontro (NVI). 31Esta é a responsabilidade deles no serviço que realizam na Tenda do Encontro: carregar as tábuas do Tabernáculo, seus travessões, suas colunas e suas bases (NVI), 32as colunas das divisórias do átrio com suas bases, estacas e cordas, e todos os utensílios e objetos relacionados ao seu uso. Encarregue cada um, por nome, daquilo que deve transportar (NVT). 33Este é o serviço dos clãs meraritas. Todo o serviço deles na Tenda do Encontro estará sob a supervisão de Itamar, filho do Sacerdote Arão” (NVI).

A Contagem dos Levitas

(Nm 4.34-37) 34Moisés, Arão e os líderes da comunidade fizeram uma lista com os nomes dos membros da divisão coatita de acordo com seus clãs e famílias. 35A lista incluía todos os homens de trinta a cinquenta anos qualificados para servir na Tenda do Encontro (NVT). 36Os que deles foram contados, segundo as suas famílias, foram dois mil setecentos e cinquenta. 37São estes os que foram contados das famílias dos coatitas, todos os que serviam na Tenda do Encontro, os quais Moisés e Arão contaram, segundo o mandado do Senhor Yahweh , por Moisés (NAA).

(Nm 4.38-41) 38Os que foram contados dos filhos de Gérson, segundo as suas famílias e segundo a casa de seus pais, 39da idade de trinta anos para cima até os cinquenta, todo aquele que entrou neste serviço, para exercer algum encargo na Tenda do Encontro, 40os que deles foram contados, segundo as suas famílias, segundo a casa de seus pais, foram dois mil seiscentos e trinta. 41São estes os que foram contados das famílias dos filhos de Gérson, todos os que serviam na Tenda do Encontro, os quais Moisés e Arão contaram, segundo o mandado do Senhor Yahweh (NAA).

(Nm 4.42-45) 42Os que foram contados das famílias dos filhos de Merari, segundo as suas famílias e segundo a casa de seus pais, 43da idade de trinta anos para cima até os cinquenta, todo aquele que entrou neste serviço, para exercer algum encargo na Tenda do Encontro, 44os que deles foram contados, segundo as suas famílias, foram três mil e duzentos. 45São estes os que foram contados das famílias dos filhos de Merari, os quais Moisés e Arão contaram, segundo o mandado do Senhor Yahweh , por Moisés (NAA).

(Nm 4.46-48) 46Todos os que foram contados dos Levitas, contados por Moisés, Arão e os chefes de Israel, segundo as suas famílias e segundo a casa de seus pais, 47da idade de trinta anos para cima até os cinquenta, todos os que entraram para cumprir a tarefa do serviço e a de levarem cargas na Tenda do Encontro, 48os que deles foram contados foram oito mil quinhentos e oitenta (NAA).

(Nm 4.49) 49Quando registraram os nomes, conforme o Senhor havia ordenado, encarregaram cada homem de sua tarefa e lhe disseram o que devia transportar. Desse modo, o registro foi completado, conforme o Senhor Yahweh havia ordenado a Moisés (NVT).

O Recenseamento dos Levitas e Posição no Acampamento

(Nm 3.14-17) 14Falou o Senhor Yahweh a Moisés no deserto do Sinai, dizendo (ARA)15“Registre os nomes dos membros da tribo de Levi por famílias e clãs. Faça uma lista de todos os indivíduos do sexo masculino de um mês de idade para cima” (NVT). 16Então Moisés os contou, conforme a ordem que recebera do Senhor Yahweh (NVI)17São estes os filhos de Levi pelos seus nomes: Gérson, Coate e Merari (NAA).

(Nm 3.18) 18E estes são os nomes dos filhos de Gérson pelas suas famílias: Libni e Simei (NAA).

(Nm 3.21-24) 21O grupo de famílias de Gérson era formado pelas famílias de Libni e de Simei (NTLH). 22Todos os homens que deles foram contados, cada um nominalmente, de um mês para cima, foram sete mil e quinhentos. 23“As famílias dos gersonitas acamparão atrás do Tabernáculo, a oeste. 24O chefe da casa paterna dos gersonitas será Eliasafe, filho de Lael” (NAA).

(Nm 3.25-26) 25“Os filhos de Gérson terão a seu encargo, na Tenda do Encontro, o Tabernáculo, a Tenda e sua cobertura, o cortinado para a porta da Tenda do Encontro, 26as cortinas do átrio, o cortinado da porta do átrio, que rodeia o Tabernáculo e o altar, as suas cordas e todo o serviço a eles devido” (NAA).

(Nm 3.19) 19E os filhos de Coate pelas suas famílias: Anrão, Isar, Hebrom e Uziel (NAA).

(Ex 6.21-22) 21Os filhos de Isar foram: Corá, Nefegue e Zicri. 22Os filhos de Uziel foram: Misael, Elzafã e Sitri (NVT).

(Ex 6.24) 24Corá foi pai de três filhos: Assir, Elcana e Abiasafe. São esses os grupos de famílias de Corá (NTLH).

(Nm 3.27-31) 27O grupo de famílias de Coate era formado pelas famílias de Anrão, Isar, Hebrom e Uziel. 28O número total das pessoas do sexo masculino, da idade de um mês para cima, foi de oito mil e seiscentas; e essas pessoas tinham de cuidar da Tenda do Encontro (NTLH)29“As famílias dos filhos de Coate acamparão ao lado do Tabernáculo, do lado sul. 30O chefe da casa paterna das famílias dos coatitas será Elisafã, filho de Uziel. 31Terão eles a seu encargo a Arca da Aliança, a Mesa da Presença, o candelabro, os altares, os utensílios do Santuário com que ministram, o cortinado e todo o serviço a eles devido” (NAA).

(Nm 3.20) 20aE os filhos de Merari pelas suas famílias: Mali e Musi (NAA).

(Nm 3.33-37) 33O grupo de famílias de Merari era formado pelas famílias de Mali e Musi. 34O número total das pessoas do sexo masculino, da idade de um mês para cima, foi de seis mil e duzentas. 35“O chefe da casa paterna das famílias de Merari será Zuriel, filho de Abiail; eles acamparão ao lado do Tabernáculo, do lado norte. 36Os filhos de Merari, por designação, terão a seu encargo as tábuas do Tabernáculo, as suas travessas, as suas colunas, as suas bases, todos os seus utensílios e todo o serviço a eles devido; 37também as colunas do átrio ao redor, as suas bases, as suas estacas e as suas cordas” (NAA).

(Nm 3.38) 38Os que acamparão diante do Tabernáculo, ao leste, diante da Tenda do Encontro, para o lado do nascente, serão Moisés e Arão, com seus filhos, tendo a seu encargo os ritos do Santuário, para cumprirem seus deveres prescritos, em prol dos filhos de Israel; o estranho que se aproximar será morto” (NAA).

(Nm 3.32) 32“O líder dos chefes de Levi será Eleazar, filho de Arão, o Sacerdote; terá a superintendência dos que têm a seu encargo o Santuário” (NAA).

(Nm 3.39) 39Todos os que foram contados dos Levitas, contados por Moisés e Arão, por mandado do Senhor Yahweh , segundo as suas famílias, todo homem de um mês para cima, foram vinte e dois mil (NAA).

(Nm 3.20) 20bSão estas as famílias dos Levitas, segundo a casa de seus pais (NAA).

(Ex 6.25) 25bEsses são os chefes dentre os antepassados das famílias Levitas, relacionados de acordo com seus clãs (NVT).

3 thoughts on “Bíblia Cronológica – Versões | Dia 039”

  1. Bryan da silva França disse:

    Boa noite

    1. Laura da silva França França disse:

      🙏🙏🙏🙏🙏👍

  2. Laura da silva França França disse:

    🙏🙏🙏🙏🙏🙏🙏🙏🙏🙏🙌🙌🙌🙌🤝🤝🤝🤝🤝

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você não pode copiar o conteúdo desta página.