• aguavivabocaina@gmail.com
  • +55 14 98183-8530

Bíblia Cronológica – Versões | Dia 040

40º Dia – 9 de Fevereiro

O POVO DE ISRAEL NO DESERTO DO SINAI

CENÁRIO HISTÓRICO: Consagrações Diversas (Aproximadamente 1.461 a.C.)CURIOSIDADES

  • Miriã com 95 anos (Irmã de Moisés)
  • Arão com 85 anos (Irmão de Moisés)
  • Moisés com 82 anos
  • Gérson com 40 anos (Filho de Moisés)
  • Calebe com 40 anos
  • Eliézer com 37 anos (Filho de Moisés)
  • Nadabe com 37 anos (Filho de Arão)
  • Abiú com 34 anos (Filho de Arão)
  • Eleazar com 31 anos (Filho de Arão)
  • Itamar com 28 anos (Filho de Arão)
  • Josué com 21 anos
  • Finéias com 6 anos (Filho de Eleazar e Neto de Arão)

DESERTO DO SINAI

O Resgate dos Primogênitos

(Nm 3.40-41) 40O Senhor Yahweh disse a Moisés: “Conte todos os primogênitos dos filhos de Israel que são do sexo masculino, cada um nominalmente, de um mês para cima (NAA). 41Os Levitas serão reservados para mim como substitutos dos filhos mais velhos dos israelitas. Eu sou o Senhor Yahweh . Os animais dos Levitas serão reservados para mim como substitutos dos machos das primeiras crias dos animais de todo o povo de Israel” (NVT).

(Nm 3.42-43) 42Como o Senhor Yahweh havia ordenado, Moisés contou todos os primogênitos entre os filhos de Israel. 43Todos os primogênitos do sexo masculino, contados nominalmente, de um mês para cima, segundo o censo, foram vinte e dois mil duzentos e setenta e três (NAA).

(Ex 22.29-30) 29“Não retenham as ofertas de suas colheitas. Consagrem-me o primeiro filho de vocês (NVI). 30Também entregue a mim os machos das primeiras crias das vacas, das ovelhas e das cabras. Deixe o animal com a mãe por sete dias e, no oitavo, entregue-o a mim” (NVT).

(Nm 3.44-48) 44Depois o Senhor Deus Yahweh disse a Moisés (NTLH): 45“Ponha os Levitas em lugar de todos os primogênitos entre os filhos de Israel e os animais dos Levitas em lugar dos animais dos filhos de Israel, porque os Levitas serão meus. Eu sou o Senhor Yahweh . 46Pelo resgate dos duzentos e setenta e três primogênitos dos filhos de Israel, que excedem o número dos Levitas, 47recolha por cabeça sessenta gramas, segundo o peso padrão do Santuário, que é de doze gramas. 48Entregue a Arão e aos seus filhos esse dinheiro com o qual são resgatados os que excedem o número dos Levitas” (NAA).

(Nm 3.49-51) 49Então Moisés recolheu o dinheiro do resgate dos que excederam os que foram resgatados pelos Levitas. 50Dos primogênitos dos filhos de Israel ele recolheu esse dinheiro, dezesseis quilos e meio de prata, segundo o peso padrão do Santuário. 51E Moisés deu o dinheiro dos resgatados a Arão e a seus filhos, segundo o mandado do Senhor Yahweh , como o Senhor Yahweh havia ordenado a Moisés (NAA).

Os Levitas e os Primogênitos

(Nm 3.11-13) 11O Senhor Deus Yahweh disse mais a Moisés (NTLH): 12“Veja, escolhi os Levitas dentre os israelitas como substitutos de todos os filhos mais velhos de Israel. Os Levitas me pertencem, 13pois todos os filhos mais velhos são meus. No dia em que feri mortalmente todos os filhos mais velhos dos egípcios, consagrei para mim todos os filhos mais velhos de Israel e todos os machos das primeiras crias dos animais. Eles são meus. Eu sou o Senhor Yahweh (NVT).

O Período de Serviço dos Levitas

(Nm 8.23-26) 23 Senhor Deus Yahweh disse a Moisés (NTLH): 24“Dê a seguinte instrução aos Levitas. Começarão a servir na Tenda do Encontro aos vinte e cinco anos (NVT), 25mas a partir da idade de cinquenta anos deixarão de estar a serviço e não mais servirão (NAA). 26Depois dessa idade os Levitas poderão ajudar os seus companheiros no trabalho deles na Tenda do Encontro, porém não serão responsáveis por nenhum serviço. É assim que você deverá organizar o serviço dos Levitas” (NTLH).

Após 1 ano da Saída do Egito o Tabernáculo é Consagrado

(Ex 40.16-19) 16Moisés fez tudo conforme o Senhor Yahweh lhe havia ordenado. 17Assim, o Tabernáculo foi armado no primeiro dia do primeiro mês do segundo ano Exatamente após um ano da saída do povo de Israel do Egito, o Tabernáculo é consagrado. Estamos no mês de Nisã ou Abibe, correspondente ao nosso março/abril, data essa em que muitos acontecimentos importantes ocorreram ao longo da história de Israel. (NVI)18Moisés ergueu o Tabernáculo, pôs as suas bases, armou as suas tábuas, colocou nele as suas vigas superiores e levantou as suas colunas (NAA)19Depois estendeu a tenda sobre o Tabernáculo e colocou a cobertura sobre ela, como o Senhor Yahweh tinha ordenado (NVI).

O Lugar Santíssimo ou Santo dos Santos

(Ex 40.20-21) 20Pegou as Tábuas da Aliança e as colocou dentro da Arca da Aliança. Prendeu à Arca da Aliança as varas para transportá-la e a cobriu com a tampa, o lugar de expiação (NVT)21Então pôs a Arca da Aliança na Tenda do Encontro e, como o Senhor Yahweh  havia ordenado, pendurou a cortina entre o Lugar Santo e o Lugar Santíssimo para que ninguém pudesse ver a Arca da Aliança (NTLH).

O Lugar Santo

(Ex 40.22-23) 22Moisés colocou a mesa na Tenda do Encontro, no lado norte do Tabernáculo, do lado de fora do véu, 23e sobre ela colocou os Pães da Presença, diante do Senhor Yahweh , como o Senhor Yahweh tinha ordenado (NVI).

(Ex 40.24-25) 24Pôs o candelabro na Tenda do Encontro, em frente da mesa, no lado sul do Tabernáculo (NVI)25Acendeu as lâmpadas na presença do Senhor Yahweh , conforme o Senhor Yahweh havia ordenado (NVT).

(Ex 40.26-27) 26Pôs o altar de ouro na Tenda do Encontro, diante do véu (NAA)27e queimou sobre ele incenso perfumado, conforme o Senhor Yahweh havia ordenado (NVT).

(Ex 40.28-29) 28Pendurou a cortina à entrada do Tabernáculo (NVT). 29Montou o altar de holocaustos à entrada do Tabernáculo, a Tenda do Encontro, e sobre ele ofereceu holocaustos e ofertas de cereal, como o Senhor Yahweh tinha ordenado (NVI).

(Ex 40.30-32) 30Em seguida, Moisés colocou a bacia entre a Tenda do Encontro e o altar e encheu-a de água para que os Sacerdotes pudessem se lavar. 31Moisés, Arão e os filhos de Arão usavam a água da bacia para lavar as mãos e os pés (NVT)32Sempre que entravam na Tenda do Encontro e se aproximavam do altar, eles se lavavam, como o Senhor Yahweh tinha ordenado a Moisés (NVI).

(Ex 40.33) 33Moisés pendurou as cortinas que cercavam o átrio ao redor do Tabernáculo e do altar e colocou a cortina à entrada do átrio. Assim, Moisés finalmente terminou o trabalho (NVT).

(Nm 7.1) 1No dia em que Moisés acabou de levantar o Tabernáculo, ele o ungiu e o consagrou juntamente com todos os seus utensílios, bem como o altar e todos os seus pertences (NAA).

A Glória do Senhor

(Ex 40.34-35) 34Então a nuvem cobriu a Tenda do Encontro, e a glória do Senhor Yahweh encheu o Tabernáculo (NVT)35Moisés não podia entrar na Tenda do Encontro, porque a nuvem permanecia sobre ela, e a glória do Senhor Yahweh enchia o Tabernáculo (NAA).

Ofertas na Dedicação do Tabernáculo

(Nm 7.10) 10Quando o altar foi ungido, os líderes das tribos apresentaram ofertas para a consagração do altar. Cada um colocou sua oferta diante do altar (NVT).

(Nm 7.2-3) 2Então os líderes de Israel, os chefes das famílias que eram os líderes das tribos encarregados do recenseamento, apresentaram ofertas (NVI)3Trouxeram seis carroças cobertas e doze bois, uma carroça para cada dois líderes e um boi para cada líder, e apresentaram essas ofertas ao Senhor Yahweh na frente do Tabernáculo (NVT).

(Nm 7.4-5) 4O Senhor Yahweh disse a Moisés: 5“Receba as ofertas deles para usar no serviço na Tenda do Encontro. Distribua-as entre os Levitas conforme o trabalho de cada um” (NVT).

(Nm 7.6-9) 6Então Moisés recebeu as carroças e os bois e os entregou aos Levitas (NVI)7Aos descendentes de Gérson ele deu duas carroças e quatro bois, de acordo com o serviço que faziam (NTLH)8Quatro carros e oito bois deu aos filhos de Merari, segundo o seu serviço, sob a direção de Itamar, filho de Arão, o Sacerdote (NAA)9Porém Moisés não deu aos descendentes de Coate nem carroças nem bois, pois os objetos sagrados de que eles cuidavam tinham de ser carregados nos ombros (NTLH).

(Nm 7.11) 11O Senhor Yahweh disse a Moisés: “Cada dia um líder trará sua oferta para a consagração do altar” (NVT).

(Nm 7.12-83) 12No primeiro dia, Naassom, filho de Aminadabe, da tribo de Judá, trouxe a sua oferta. 18No segundo dia, Natanael, filho de Zuar e líder de Issacar, trouxe a sua oferta. 24No terceiro dia, Eliabe, filho de Helom e líder de Zebulom, trouxe a sua oferta. 30No quarto dia, Elizur, filho de Sedeur e líder de Rúben, trouxe a sua oferta. 36No quinto dia, Selumiel, filho de Zurisadai e líder de Simeão, trouxe a sua oferta. 42No sexto dia, Eliasafe, filho de Deuel e líder de Gade, trouxe a sua oferta. 48No sétimo dia, Elisama, filho de Amiúde e líder de Efraim, trouxe a sua oferta. 54No oitavo dia, Gamaliel, filho de Pedazur e líder de Manassés, trouxe a sua oferta. 60No nono dia, Abidã, filho de Gideoni e líder de Benjamim, trouxe a sua oferta. 66No décimo dia, Aieser, filho de Amisadai e líder de Dã, trouxe a sua oferta. 72No décimo primeiro dia, Pagiel, filho de Ocrã e líder de Aser, trouxe a sua oferta. 78No décimo segundo dia, Aira, filho de Enã e líder de Naftali, trouxe a sua oferta (NVI). 13-83As ofertas que cada um trouxe eram iguais: Uma bandeja de prata pesando um quilo e meio; uma bacia de prata pesando oitocentos gramas, segundo a tabela oficial (a bandeja e a bacia estavam cheias de farinha de trigo misturada com azeite, para a oferta de cereais); um prato de ouro pesando cento e quinze gramas, cheio de incenso; um touro novo, um carneiro e um carneirinho de um ano para serem completamente queimados; um bode como oferta para tirar pecados; e, como oferta de paz, dois bois, cinco carneiros, cinco bodes e cinco carneirinhos de um ano (NTLH).

(Nm 7.84-88) 84Estas foram as ofertas de consagração apresentadas pelos líderes de Israel quando o altar foi ungido: Doze bandejas de prata, doze bacias de prata e doze vasilhas de ouro com incenso (NVT). 85Cada prato de prata pesava um quilo e quinhentos e sessenta gramas, e cada bacia para as aspersões pesava oitocentos e quarenta gramas. O total de peças de prata pesava vinte e oito quilos e oitocentos gramas, com base no peso padrão do santuário. 86As doze vasilhas de ouro cheias de incenso pesavam cada uma cento e vinte gramas, com base no peso padrão do santuário. O total de vasilhas de ouro pesava um quilo e quatrocentos e quarenta gramas. 87O total de animais oferecidos em holocausto foi doze novilhos, doze carneiros e doze cordeiros de um ano, juntamente com as ofertas de cereal. Doze bodes foram trazidos para a oferta pelo pecado. 88O total de animais oferecidos em sacrifício de comunhão foi vinte e quatro bois, sessenta carneiros, sessenta bodes e sessenta cordeiros de um ano. Foram essas as ofertas trazidas para a dedicação do altar depois que este foi ungido (NVI).

Moisés no Tabernáculo

(Nm 7.89) 89Cada vez que Moisés entrava na Tenda do Encontro para falar com o Senhor Yahweh , ouvia uma voz que falava com ele por entre os dois querubins em cima da tampa da Arca, o lugar de expiação, que fica sobre a Arca da Aliança. De lá o Senhor Yahweh falava com Moisés (NVT).

1 thoughts on “Bíblia Cronológica – Versões | Dia 040”

  1. Bryan da silva França disse:

    Boa noite

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você não pode copiar o conteúdo desta página.