• aguavivabocaina@gmail.com
  • +55 14 98183-8530

Bíblia Cronológica – Versões | Dia 041

41º Dia – 10 de Fevereiro

O POVO DE ISRAEL NO DESERTO DO SINAI

CENÁRIO HISTÓRICO: Consagrações Diversas (Aproximadamente 1.461 a.C.)CURIOSIDADES

  • Miriã com 95 anos (Irmã de Moisés)
  • Arão com 85 anos (Irmão de Moisés)
  • Moisés com 82 anos
  • Gérson com 40 anos (Filho de Moisés)
  • Calebe com 40 anos
  • Eliézer com 37 anos (Filho de Moisés)
  • Nadabe com 37 anos (Filho de Arão)
  • Abiú com 34 anos (Filho de Arão)
  • Eleazar com 31 anos (Filho de Arão)
  • Itamar com 28 anos (Filho de Arão)
  • Josué com 21 anos
  • Finéias com 6 anos (Filho de Eleazar e Neto de Arão)

DESERTO DO SINAI

Consagração de Arão e de seus Filhos

(Lv 8.1-4) 1Então o Senhor Yahweh disse a Moisés: 2“Traga Arão e seus filhos, as roupas sagradas, o óleo da unção, o novilho para a oferta pelo pecado, os dois carneiros e o cesto de pães sem fermento, 3e reúna toda a comunidade à entrada da Tenda do Encontro”. 4Moisés seguiu as instruções do Senhor Yahweh , e toda a comunidade se reuniu à entrada da Tenda do Encontro (NVT).

(Lv 8.5-9) 5Então Moisés disse à comunidade: “Foi isto que o Senhor Yahweh mandou fazer” (NVI). 6E mandou Arão e seus filhos se aproximarem e os lavou com água (BJ)7Colocou a túnica oficial em Arão e amarrou o cinturão ao redor de sua cintura. Vestiu-o com o manto, sobre o qual colocou o colete Sacerdotal, que prendeu firmemente com o cinturão decorativo. 8Colocou em Arão o peitoral e, dentro dele, o Urim e o Tumim (NVT)9E colocou o turbante na cabeça de Arão com a lâmina de ouro, isto é, a tiara sagrada, na frente do turbante, conforme o Senhor Yahweh tinha ordenado a Moisés (NVI).

(Lv 8.10-13) 10Depois, Moisés pegou o óleo da unção e ungiu o Tabernáculo e tudo que nele havia a fim de consagrá-los. 11Aspergiu o altar com óleo sete vezes para ungi-lo, bem como todos os seus utensílios, a bacia e seu suporte, para também consagrá-los (NVT). 12Depois, derramou do óleo da unção sobre a cabeça de Arão e ungiu-o, para consagrá-lo. 13Também Moisés fez chegar os filhos de Arão, vestiu-lhes as túnicas, cingiu-os com o cinto e atou-lhes os turbantes, como o Senhor Yahweh lhe havia ordenado (NAA).

(Lv 8.14-17) 14Depois disso, Moisés trouxe para perto deles o novilho da oferta pelo pecado. Arão e os filhos dele puseram as mãos sobre a cabeça do animal (BV)15Moisés sacrificou o novilho, e com o dedo pôs um pouco do sangue em todas as pontas do altar para purificá-lo. Derramou o restante do sangue na base do altar e assim o consagrou para fazer propiciação por ele (NVI)16Então Moisés pegou toda a gordura que envolve os órgãos internos, bem como os dois rins, o fígado e a gordura deles. E Moisés queimou isso tudo no altar (BV)17Pegou o restante do novilho, incluindo o couro, a carne e os excrementos, e o queimou num fogo fora do acampamento, conforme o Senhor Yahweh tinha ordenado (NVT).

(Lv 8.18-21) 18Então Moisés apresentou o carneiro para o holocausto. Arão e seus filhos colocaram as mãos sobre a cabeça do animal (NVT)19A seguir Moisés sacrificou o carneiro e derramou o sangue nos lados do altar. 20Depois, cortou o carneiro em pedaços; queimou a cabeça, os pedaços e a gordura (NVI). 21Depois de lavar os órgãos internos e as pernas com água, queimou todo o carneiro sobre o altar como holocausto. Foi um aroma agradável, uma oferta especial apresentada ao Senhor Yahweh , conforme o Senhor Yahweh tinha ordenado (NVT).

(Lv 8.22-26) 22Depois mandou trazer o outro carneiro, o carneiro para a oferta de ordenação, e Arão e seus filhos colocaram as mãos sobre a cabeça do carneiro. 23Moisés sacrificou o carneiro e pôs um pouco do sangue na ponta da orelha direita de Arão, no polegar da sua mão direita e no polegar do seu pé direito (NVI)24Também fez chegar os filhos de Arão; pôs daquele sangue sobre a ponta da orelha direita deles, sobre o polegar da mão direita e sobre o polegar do pé direito; e Moisés aspergiu o resto do sangue sobre o altar, ao redor (NAA)25Em seguida, pegou a gordura, incluindo a gordura da parte gorda da cauda, a gordura que envolve os órgãos internos, o lóbulo do fígado, os dois rins e a gordura ao redor deles, bem como a coxa direita. 26Sobre essas partes colocou um pão sem fermento, um pão de massa misturada com azeite e um pão fino untado com azeite, que tirou do cesto de pães sem fermento que estava na presença do Senhor Yahweh (NVT).

(Lv 8.27-28) 27E tudo isso pôs nas mãos de Arão e de seus filhos e o moveu por oferta movida diante do Senhor Yahweh (NAA)28Depois pegou tudo isso das mãos deles e queimou no altar, em cima da oferta queimada, como uma oferta de ordenação ao Sacerdócio. Foi uma oferta de alimento apresentada ao Senhor Yahweh  e produziu um cheiro agradável a Deus (NTLH).

(Lv 8.29-30) 29Moisés pegou o peito e moveu-o por oferta movida diante do Senhor Yahweh ; era a porção que cabia a Moisés, do carneiro da consagração, como o Senhor Yahweh lhe havia ordenado (NAA). 30Então pegou um pouco do óleo da unção e um pouco do sangue que estava no altar e os aspergiu sobre Arão e suas vestes, bem como sobre seus filhos e suas vestes. Assim consagrou Arão e suas vestes, e seus filhos e suas vestes (NVI).

(Lv 8.31-36) 31Por fim, Moisés disse a Arão e a seus filhos: “Cozinhem o restante da carne das ofertas à entrada da Tenda do Encontro e comam-na ali, junto com os pães que estão no cesto de ofertas para a consagração, conforme ordenei quando disse: ‘Arão e seus filhos os comerão’ (NVT)32Mas o que restar da carne e do pão vocês devem queimar (NAA)33Não saiam da entrada da Tenda do Encontro por sete dias, pois só então estará concluída a cerimônia de consagração (NVT)34Tudo que fizemos hoje foi ordenado pelo Senhor Yahweh a fim de fazer expiação por vocês. 35Vocês terão que permanecer dia e noite à entrada da Tenda do Encontro por sete dias e obedecer às exigências do Senhor Yahweh , para que não morram; pois isso me foi ordenado”. 36Arão e seus filhos fizeram tudo o que o Senhor Yahweh tinha ordenado por meio de Moisés (NVI).

(1Cr 23.13) 13bArão foi separado, ele e seus descendentes para sempre, para consagrar as coisas santíssimas, oferecer sacrifícios ao Senhor Yahweh , ministrar diante dele e pronunciar bênçãos em seu nome, para sempre (NVI).

(Nm 3.1-3) 1Esta é a descendência de Arão e de Moisés, registrada quando o Senhor Yahweh falou a Moisés no monte Sinai (NVT)2Os nomes dos filhos de Arão são os seguintes: Nadabe, o mais velho; depois Abiú, Eleazar e Itamar (NTLH)3Esses filhos de Arão foram ungidos e consagrados para o serviço Sacerdotal (NVT).

(Lv 7.28-34) 28Disse mais o Senhor Yahweh a Moisés: 29“Diga aos israelitas: ‘Todo aquele que trouxer sacrifício de comunhão ao Senhor Yahweh terá que dedicar parte dele ao Senhor Yahweh 30Com suas próprias mãos trará ao Senhor Yahweh as ofertas preparadas no fogo; trará a gordura juntamente com o peito, e o moverá perante o Senhor Yahweh como gesto ritual de apresentação. 31O Sacerdote queimará a gordura no altar, mas o peito pertence a Arão e a seus descendentes. 32Vocês deverão dar a coxa direita das ofertas de comunhão ao Sacerdote como contribuição. 33O descendente de Arão que oferecer o sangue e a gordura da oferta de comunhão receberá a coxa direita como porção (NVI)34Pois reservei para os Sacerdotes o peito da oferta especial e a coxa direita da oferta sagrada. Arão e seus descendentes têm o direito permanente de participar das ofertas de paz que os israelitas apresentarem” (NVT).

(Lv 7.35-36) 35Essa é sua porção por direito das ofertas especiais apresentadas ao Senhor Yahweh , reservada para Arão e seus descendentes desde o dia em que eles foram separados para servir ao Senhor Yahweh como Sacerdotes. 36No dia em que foram ungidos, o Senhor Yahweh ordenou que os israelitas entregassem essas partes aos Sacerdotes como sua porção permanente, de geração em geração (NVT).

O Início do Ministério Sacerdotal

(Lv 9.1) 1Oito dias depois Moisés convocou Arão e seus filhos e as autoridades de Israel (NVI).

Instruções sobre as Trombetas de Prata

(Nm 10.1-7) 1O Senhor Deus Yahweh disse a Moisés o seguinte (NTLH): 2“Faça duas trombetas de prata batida. Com elas você chamará a comunidade para se reunir e dará o sinal para levantar acampamento. 3Quando as duas trombetas soarem, todos se reunirão diante de você à entrada da Tenda do Encontro (NVT). 4Mas se tocar uma só trombeta, então apenas os líderes das tribos é que devem se reunir com você (BV). 5Quando tocarem sons curtos e fortes, as tribos acampadas a leste deverão começar a sair. 6Quando tocarem pela segunda vez sons curtos e fortes, as tribos que estão ao sul começarão a sair. O sinal para partida serão toques curtos e fortes; 7mas, para reunir o povo, deverão ser dados toques longos” (NTLH).

(Nm 10.8-10) 8“Apenas os Sacerdotes, os descendentes de Arão, tocarão as trombetas. Essa é uma lei permanente para vocês, a ser cumprida de geração em geração (NVT). 9Quando vocês estiverem em guerra no seu próprio país, defendendo-se de um inimigo que os atacou, toquem o sinal para a batalha com essas trombetas. Eu, o Senhor Yahweh , o Deus Elohym de vocês, os ajudarei e os livrarei dos seus inimigos (NTLH)10Façam soar as trombetas também em ocasiões alegres, nas Festas Anuais e no começo de cada mês, e toquem as trombetas ao apresentarem holocaustos e ofertas de paz. As trombetas lhes servirão de recordação diante de seu Deus Elohym . Eu sou o Senhor Yahweh , seu Deus Elohym (NVT).

Cuidados com as Lâmpadas do Candelabro

(Nm 8.1-2) 1O Senhor Deus Yahweh disse a Moisés (NTLH): 2“Fale a Arão e diga-lhe: ‘Quando você colocar as lâmpadas, seja de tal maneira que as sete venham a iluminar o espaço diante do candelabro’” (NAA).

(Nm 8.3-4) 3Arão assim fez; dispôs as lâmpadas de modo que estivessem voltadas para a frente do candelabro, como o Senhor Yahweh tinha ordenado a Moisés (NVI)4O candelabro todo, desde a base até as flores, era de ouro batido. Foi feito exatamente de acordo com o modelo que o Senhor Yahweh havia mostrado a Moisés (NVT).

O Vaso com o Maná

(Ex 16.32-34) 32Então Moisés disse: “É isto que o Senhor Yahweh ordenou: ‘Encham uma vasilha de dois litros com maná e preservem-no para seus descendentes. Assim, as gerações futuras poderão ver o alimento que eu lhes dei no deserto quando os libertei do Egito’”. 33Moisés disse a Arão: “Pegue uma vasilha e encha-a com dois litros de maná. Em seguida, coloque-a diante do Senhor Yahweh , a fim de preservar o maná para as gerações futuras” (NVT). 34Arão fez como o Senhor Yahweh  havia ordenado a Moisés e colocou a vasilha diante da Arca da Aliança para que ficasse guardada ali (NTLH).

Sacrifícios por Arão e pelo Povo

(Lv 9.2-4) 2E disse a Arão: “Traga um bezerro para a oferta pelo pecado e um carneiro para o holocausto, ambos sem defeito, e apresente-os ao Senhor Yahweh (NVI). 3Depois diga aos israelitas: ‘Tragam um bode para oferta pelo pecado, um bezerro e um cordeiro, ambos de um ano de idade e sem defeito, para holocausto (NVI)4escolham também um boi e um carneiro para a oferta de paz, além de farinha misturada com azeite para a oferta de cereal. Apresentem todas essas ofertas ao Senhor Yahweh , pois hoje o Senhor Yahweh aparecerá a vocês’” (NVT).

(Lv 9.5-6) 5O povo trouxe todas essas coisas à entrada da Tenda do Encontro, conforme Moisés tinha ordenado. Assim, toda a comunidade se aproximou e permaneceu em pé diante do Senhor Yahweh 6Então Moisés disse: “É isto que o Senhor Yahweh ordenou que façam para que a glória do Senhor Yahweh lhes apareça” (NVT).

(Lv 9.7-11) 7Em seguida, Moisés disse a Arão: “Venha até o altar e apresente sua oferta pelo pecado e seu holocausto para fazer expiação por si mesmo e pelo povo. Apresente as ofertas do povo para fazer expiação por eles, conforme o Senhor Yahweh ordenou” (NVT). 8Arão foi até o altar e ofereceu o bezerro como sacrifício pelo pecado por si mesmo (NVI)9Seus filhos lhe trouxeram o sangue, e Arão molhou o dedo nele e o colocou nas pontas do altar. O restante do sangue ele derramou na base do altar. 10Queimou no altar a gordura, os rins e o lóbulo do fígado da oferta pelo pecado, conforme o Senhor Yahweh havia ordenado a Moisés (NVT)11A carne e o couro, porém, queimou fora do acampamento (NVI).

(Lv 9.12-14) 12Depois sacrificou o holocausto. Seus filhos lhe entregaram o sangue, e ele o derramou nos lados do altar. 13Entregaram-lhe em seguida o holocausto pedaço por pedaço, inclusive a cabeça, e ele os queimou no altar (NVI)14Lavou os órgãos internos e as pernas e os queimou no altar junto com o restante do holocausto (NVT).

(Lv 9.15) 15Depois Arão apresentou a oferta pelo povo. Pegou o bode para a oferta pelo pecado do povo e o ofereceu como sacrifício pelo pecado, como fizera com o primeiro (NVI).

(Lv 9.16-17) 16Depois, apresentou o holocausto e o ofereceu de acordo com a forma prescrita (NVT)17Também apresentou a oferta de cereal, pegou um punhado dela e a queimou no altar, além do holocausto da manhã (NVI).

(Lv 9.18-21) 18Depois, Arão matou o boi e o carneiro em sacrifício pacífico, que era pelo povo; e os filhos de Arão entregaram-lhe o sangue, que aspergiu sobre o altar, ao redor (NAA)19Depois, pegou a gordura do boi e do carneiro, incluindo a gordura da parte gorda da cauda e a gordura que envolve os órgãos internos, bem como os rins e o lóbulo do fígado de cada animal, 20colocou as porções de gordura sobre o peito dos animais e as queimou no altar (NVT)21mas o peito e a coxa direita Arão moveu por oferta movida diante do Senhor Yahweh , como Moisés havia ordenado (NAA).

(Lv 9.22) 22Por fim, Arão ergueu as mãos na direção do povo e o abençoou. Depois de apresentar a oferta pelo pecado, o holocausto e a oferta de paz, desceu do altar.

(Lv 9.23-24) 23Então Moisés e Arão entraram na Tenda do Encontro e, quando voltaram, abençoaram o povo novamente, e a glória do Senhor Yahweh apareceu a todo o povo (NVT)24Saiu fogo da presença do Senhor Yahweh e consumiu o holocausto e as porções de gordura sobre o altar. E, quando todo o povo viu isso, gritou de alegria e prostrou-se rosto em terra (NVI).

Consagração dos Levitas

(Nm 8.21) 21Os Levitas se purificaram e lavaram as roupas, e Arão os apresentou ao Senhor Yahweh como oferta especial. Em seguida, ofereceu um sacrifício e fez expiação por eles, a fim de purificá-los (NVT).

(Nm 8.20) 20Assim, Moisés, Arão e toda a comunidade de Israel consagraram os Levitas, seguindo todas as instruções que o Senhor Yahweh deu a Moisés.

(Nm 8.22) 22O povo fez tudo o que o Senhor Yahweh  havia ordenado a Moisés a respeito dos Levitas. Assim, eles foram escolhidos para trabalhar na Tenda do Encontro, dirigidos por Arão e pelos seus filhos (NTLH).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você não pode copiar o conteúdo desta página.