• aguavivabocaina@gmail.com
  • +55 14 98183-8530

Bíblia Cronológica – Versões | Dia 042

42º Dia – 11 de Fevereiro

O POVO DE ISRAEL NO DESERTO DO SINAI

CENÁRIO HISTÓRICO: Consagrações Diversas (Aproximadamente 1.461 a.C.)CURIOSIDADES

  • Miriã com 95 anos (Irmã de Moisés)
  • Arão com 85 anos (Irmão de Moisés)
  • Moisés com 82 anos
  • Gérson com 40 anos (Filho de Moisés)
  • Calebe com 40 anos
  • Eliézer com 37 anos (Filho de Moisés)
  • Nadabe com 37 anos (Filho de Arão)
  • Abiú com 34 anos (Filho de Arão)
  • Eleazar com 31 anos (Filho de Arão)
  • Itamar com 28 anos (Filho de Arão)
  • Josué com 21 anos
  • Finéias com 6 anos (Filho de Eleazar e Neto de Arão)

DESERTO DO SINAI

A Negligência e Morte dos Sacerdotes Nadabe e Abiú

(Lv 10.1-2) 1Nadabe e Abiú, filhos de Arão, tomaram cada um o seu incensário, puseram fogo dentro deles, e sobre o fogo colocaram incenso; e trouxeram fogo estranho diante da face do Senhor Yahweh , algo que ele não lhes havia ordenado. 2Então saiu fogo de diante do Senhor Yahweh e os consumiu; e morreram diante do Senhor Yahweh (NAA).

(Lv 10.3) 3E Moisés disse a Arão: “Foi isso o que o Senhor Yahweh quis dizer quando disse: ‘Os que chegam perto de mim devem respeitar a minha santidade, e o meu povo deve me honrar’”. Mas Arão não disse nada (NTLH).

(Lv 10.4-5) 4Então Moisés chamou Misael e Elzafã, filhos de Uziel, tio de Arão, e lhes disse: “Venham cá; tirem os seus primos da frente do Santuário e levem-nos para fora do acampamento”. 5Eles foram e os puxaram pelas túnicas, para fora do acampamento, conforme Moisés tinha ordenado (NVI).

(Lv 10.6-7) 6Então Moisés disse a Arão e a seus filhos Eleazar e Itamar: “Não deixem o cabelo despenteado nem rasguem suas roupas em sinal de luto. Se o fizerem, morrerão, e a ira do Senhor Yahweh ferirá toda a comunidade de Israel. Mas outros israelitas, seus parentes, poderão ficar de luto porque o Senhor Yahweh destruiu Nadabe e Abiú com fogo (NVT). 7Não saiam da entrada da Tenda do Encontro, senão vocês morrerão, porquanto o óleo da unção do Senhor Yahweh está sobre vocês”. E eles fizeram conforme Moisés tinha ordenado (NVI).

(Nm 3.4) 4Nadabe e Abiú, porém, morreram na presença do Senhor Yahweh , no deserto do Sinai, quando trouxeram fogo estranho diante do Senhor Yahweh . Como não tinham filhos, restaram somente Eleazar e Itamar para servir como Sacerdotes junto com seu pai, Arão (NVT).

(Lv 10.8-11) 8Depois o Senhor Yahweh disse a Arão: 9Você e seus filhos não devem beber vinho nem outra bebida fermentada antes de entrar na Tenda do Encontro, senão vocês morrerão. É um decreto perpétuo para as suas gerações. 10Vocês têm que fazer separação entre o santo e o profano, entre o puro e o impuro, 11e ensinar aos israelitas todos os decretos que o Senhor Yahweh lhes deu por meio de Moisés” (NVI).

(Lv 10.12-15) 12Moisés disse a Arão e aos filhos que lhe restaram, Eleazar e Itamar: “Peguem o que sobrar da oferta de cereal depois que uma porção tiver sido apresentada como oferta especial para o Senhor Yahweh e comam-na junto do altar. Não deverá conter fermento, pois é santíssima. 13Comam-na num lugar sagrado, pois foi dada a vocês e a seus descendentes como sua porção das ofertas especiais apresentadas ao Senhor Yahweh . Foram essas as ordens que recebi (NVT). 14Também o peito da oferta movida e a coxa da oferta vocês devem comer em lugar puro, você, seus filhos e suas filhas, porque foram dados por sua porção e por porção de seus filhos, dos sacrifícios pacíficos dos filhos de Israel. 15Trarão a coxa da oferta e o peito da oferta movida com as ofertas queimadas de gordura, para mover por oferta movida diante do Senhor Yahweh ; esta é a porção que foi dada a você e aos seus filhos, por estatuto perpétuo, como o Senhor Yahweh tem ordenado” (NAA).

(Lv 10.16-20) 16Depois, Moisés procurou cuidadosamente pelo bode da oferta pelo pecado. Quando descobriu que tinha sido queimado, ficou furioso com Eleazar e Itamar, os filhos que restaram a Arão, e lhes disse: 17“Por que não comeram a oferta pelo pecado no lugar sagrado? É uma oferta santíssima! O Senhor Yahweh a deu a vocês para remover a culpa da comunidade e fazer expiação por ela. 18Uma vez que o sangue do animal não foi levado ao lugar santo, vocês tinham a obrigação de comer a carne no lugar sagrado, conforme eu ordenei!” 19Arão respondeu a Moisés: “Hoje meus filhos apresentaram ao Senhor Yahweh sua oferta pelo pecado e seu holocausto. E, no entanto, esta tragédia aconteceu comigo. Será que o Senhor Yahweh teria se agradado se eu tivesse comido a oferta pelo pecado do povo num dia como este?” (NVT). 20E Moisés ficou satisfeito com a resposta de Arão (NTLH).

Instruções sobre o Dia da ExpiaçãoO Dia do Perdão

(Lv 16.1-4) 1Depois que morreram os dois filhos de Arão (porque se apresentaram erradamente diante do Senhor Yahweh ) o Senhor falou com Moisés (BV)2Disse o Senhor Yahweh a Moisés: “Avise seu irmão Arão que não entre quando bem entender no Lugar Santíssimo, atrás da cortina interna; se o fizer, morrerá. Ali fica a tampa da Arca da Aliança, o lugar de expiação, e eu mesmo estou presente na nuvem sobre a tampa da Arca (NVT). 3Entrará no Santuário da seguinte maneira: com um novilho destinado ao sacrifício pelo pecado e um carneiro para o holocausto (BJ). 4Ele vestirá a túnica sagrada de linho, com calções também de linho por baixo; porá o cinto de linho na cintura e também o turbante de linho. Essas vestes são sagradas; por isso ele se banhará com água antes de vesti-las” (NVI).

(Lv 16.5-10) 5“Receberá da comunidade de Israel dois bodes como oferta pelo pecado e um carneiro como holocausto (NVI). 6Arão apresentará seu próprio novilho como oferta pelo pecado para fazer expiação por si mesmo e por sua família. 7Em seguida, pegará os dois bodes e os apresentará ao Senhor Yahweh à entrada da Tenda do Encontro (NVT). 8Ali fará sorteio para decidir qual o bode que deverá ser oferecido ao Senhor e qual deverá ser mandado embora (razão por que é chamado ‘bode emissário’). 9O bode escolhido para o Senhor Yahweh será sacrificado, como oferta pelo pecado. 10O outro bode será apresentado vivo diante do Senhor Yahweh . Sobre o bode emissário será feita a cerimônia de expiação, e depois será mandado embora para o deserto, levando com ele o pecado pago por meio dele” (BV).

(Lv 16.11-14) 11“Arão trará o novilho como oferta por seu próprio pecado para fazer propiciação por si mesmo e por sua família, e ele o oferecerá como sacrifício pelo seu próprio pecado. 12Pegará o incensário cheio de brasas do altar que está perante o Senhor Yahweh e dois punhados de incenso aromático em pó, e os levará para trás do véu (NVI). 13Ali, na presença do Senhor Yahweh , colocará o incenso sobre as brasas ardentes, para que uma nuvem de incenso se eleve sobre a tampa da Arca, o lugar de expiação, que está sobre a Arca da Aliança. Se seguir essas instruções, não morrerá. 14Depois, pegará um pouco do sangue do novilho, molhará nele o dedo e aspergirá o lado leste da tampa. Então, com o dedo, aspergirá com o sangue sete vezes diante da tampa” (NVT).

(Lv 16.15-19) 15“Então sacrificará o bode da oferta pelo pecado, em favor do povo, e trará o sangue para trás do véu; fará com o sangue o que fez com o sangue do novilho; ele o aspergirá sobre a tampa e na frente dela (NVI). 16Desse modo, fará expiação pelo Lugar Santíssimo e fará o mesmo com toda a Tenda do Encontro por causa da contaminação pelo pecado e da rebeldia do povo. 17Ninguém mais poderá ficar na Tenda do Encontro quando Arão entrar para realizar a cerimônia de expiação no Lugar Santíssimo. Ninguém entrará até que ele saia depois de fazer expiação por si mesmo, por sua família e por toda a comunidade de Israel. 18Em seguida, Arão sairá para fazer expiação pelo altar que está diante do Senhor Yahweh . Para isso, pegará um pouco do sangue do novilho e do bode e o colocará em cada ponta do altar. 19Então, com o dedo, aspergirá o sangue sete vezes sobre o altar. Desse modo, ele o purificará da contaminação dos israelitas e o tornará santo” (NVT).

(Lv 16.20-22) 20“Quando Arão terminar de fazer expiação pelo Lugar Santíssimo, pela Tenda do Encontro e pelo altar, apresentará o bode vivo. 21Colocará as duas mãos sobre a cabeça do bode e confessará sobre ele toda a maldade, a rebeldia e os pecados dos israelitas. Assim, transferirá os pecados do povo para a cabeça do bode. Depois, um homem escolhido especialmente para essa tarefa levará o bode para o deserto (NVT). 22O bode levará consigo todas as iniquidades deles para um lugar solitário. E o homem soltará o bode no deserto” (NVI).

(Lv 16.23-25) 23“Depois Arão entrará na Tenda do Encontro, tirará as vestes de linho que usou para entrar no Lugar Santíssimo e as deixará ali (NVI). 24Naquele lugar sagrado ele tomará um banho e, depois de se vestir, sairá para apresentar a Deus a sua própria oferta, que será completamente queimada, e a oferta do povo, que também será completamente queimada. Assim, ele conseguirá o perdão dos seus próprios pecados e dos pecados do povo. 25E queimará no altar a gordura do animal oferecido em sacrifício para tirar pecados” (NTLH).

(Lv 16.26-28) 26“O homem que tiver levado o bode para o deserto deverá lavar a roupa que estiver vestindo e tomar um banho antes de entrar de novo no acampamento (NTLH). 27O novilho e o bode apresentados como ofertas pelo pecado, cujo sangue Arão trouxer ao Lugar Santíssimo para a cerimônia de expiação, serão levados para fora do acampamento. O couro, a carne e os excrementos dos animais serão queimados (NVT). 28Aquele que os queimar lavará as suas roupas e se banhará com água; depois poderá entrar no acampamento” (NVI).

(Lv 16.29-34) 29“Este é um decreto perpétuo para vocês: No décimo dia do sétimo mês Dia 10 do mês de Tishrei, é o Dia da Expiação ou o Dia do Perdão, chamado também de Yom Kippur. É um dia de jejum e arrependimento, onde os pecados do povo são expiados por meio de sacrifícios e rituais conduzidos pelo Sumo Sacerdote. Este dia é observado anualmente como um tempo de purificação espiritual e reconciliação com Deus. O mês de Tishrei correspondo ao nosso setembro/outubro. vocês se humilharão a si mesmos e não poderão realizar trabalho algum, nem o natural da terra, nem o estrangeiro residente (NVI). 30Porque, naquele dia, se fará expiação por vocês, para purificá-los; e vocês serão purificados de todos os seus pecados, diante do Senhor Yahweh (NAA). 31Será um Shabat de descanso absoluto, no qual se humilharão. Essa é uma lei permanente para vocês (NVT). 32O Sacerdote que for ungido e ordenado para suceder seu pai como Sumo Sacerdote fará a propiciação. Porá as vestes sagradas de linho (NVI) 33e fará expiação pelo Lugar Santíssimo, pela Tenda do Encontro, pelo altar, pelos Sacerdotes e por toda a comunidade. 34Essa é uma lei permanente para vocês, para que se faça expiação pelos pecados dos israelitas uma vez por ano”. Moisés seguiu todas essas instruções exatamente conforme o Senhor Yahweh havia ordenado (NVT).

Instruções sobre o Local do Sacrifício

(Lv 17.1-6) 1Então o Senhor Yahweh disse a Moisés: 2“Dê as seguintes instruções a Arão, a seus filhos e a todo o povo de Israel. Isto é o que o Senhor Yahweh ordenou (NVT): 3‘Qualquer israelita que sacrificar um boi, um cordeiro ou um cabrito dentro ou fora do acampamento (NVI), 4em vez de levá-lo à entrada da Tenda do Encontro e apresentá-lo como oferta ao Senhor Yahweh , será tão culpado quanto um assassino. Derramou sangue e será eliminado do meio do povo. 5A finalidade é evitar que os israelitas sacrifiquem animais em campo aberto. Isso garantirá que levem os sacrifícios ao Sacerdote à entrada da Tenda do Encontro, para que ele os apresente ao Senhor Yahweh como ofertas de paz. 6Então o Sacerdote derramará o sangue no altar do Senhor Yahweh à entrada da Tenda do Encontro e queimará a gordura como aroma agradável ao Senhor Yahweh ’” (NVT).

(Lv 17.7-9) 7“Não oferecerão mais sacrifícios aos ídolos em forma de bode, aos quais prestam culto imoral. Este é um decreto perpétuo para eles e para as suas gerações. 8Diga-lhes: ‘Todo israelita ou estrangeiro residente que oferecer holocausto ou sacrifício, 9e não o trouxer à entrada da Tenda do Encontro para oferecê-lo ao Senhor Yahweh , será eliminado do meio do seu povo’” (NVI).

A Necessidade do Sangue nos Sacrifícios

(Lv 17.10-12) 10“Se algum israelita de nascimento ou um estrangeiro que vive entre vocês comer sangue, sob qualquer circunstância, eu me voltarei contra ele e o eliminarei do meio do povo, 11pois a vida do corpo está no sangue. Eu lhes dei o sangue no altar para fazer expiação por vocês. É o sangue oferecido que faz a expiação em lugar de uma vida (NVT). 12Portanto, tenho dito aos filhos de Israel: ‘Nenhum de vocês comerá sangue, nem o estrangeiro que peregrina entre vocês o comerá’” (NAA).

(Lv 17.13-14) 13“Quando um israelita ou um estrangeiro que vive no meio do povo caçar um animal ou uma ave que se pode comer, ele deverá deixar que o sangue corra para o chão e depois deverá cobri-lo com terra (NTLH)14A vida de toda criatura está no sangue. Por isso eu disse aos israelitas: ‘Jamais comam sangue, pois a vida de toda criatura está no sangue’. Quem consumir sangue será eliminado” (NVT).

(Lv 17.15-16) 15“E, se um israelita de nascimento ou um estrangeiro comer a carne de um animal que morreu de forma natural ou foi despedaçado por animais selvagens, lavará as roupas e se banhará com água. Ficará cerimonialmente impuro até o entardecer, mas depois disso estará puro. 16Se, contudo, não lavar as roupas e não se banhar, será castigado por causa de seu pecado” (NVT).

1 thoughts on “Bíblia Cronológica – Versões | Dia 042”

  1. Maicon França disse:

    🙌🏽🙌🏽

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você não pode copiar o conteúdo desta página.