• aguavivabocaina@gmail.com
  • +55 14 98183-8530

Bíblia Cronológica – Versões | Dia 070

70º Dia – 11 de Março

ACAMPAMENTO DO POVO DE ISRAEL NAS CAMPINAS DE MOABE

CENÁRIO HISTÓRICO: Campinas de Moabe (Aproximadamente 1.423 a.C.)CURIOSIDADES

  • Moisés com 120 anos
  • Gérson com 78 anos (Filho de Moisés)
  • Calebe com 78 anos
  • Eliézer com 75 anos (Filho de Moisés)
  • Eleazar com 69 anos (Filho de Arão)
  • Itamar com 66 anos (Filho de Arão)
  • Josué com 59 anos
  • Finéias com 44 anos (Filho de Eleazar e Neto de Arão)

SITIM

Instruções Finais sobre a Bênção e a Maldição

(Dt 11.26-28) 26“Eis que hoje eu ponho diante de vocês a bênção e a maldição (NAA)27Vocês terão bênção, se obedecerem aos mandamentos do Senhor Yahweh , o seu Deus Elohym , que hoje lhes estou dando; 28mas terão maldição, se desobedecerem aos mandamentos do Senhor Yahweh , o seu Deus Elohym , e se afastarem do caminho que hoje lhes ordeno, para seguir deuses desconhecidos” (NVI). 

(Dt 11.29-32) 29“Quando o Senhor Yahweh , seu Deus Elohym , os fizer entrar na terra da qual em breve vocês tomarão posse, pronunciem a bênção no monte Gerizim e a maldição no monte Ebal (NVI). 30Esses montes estão do outro lado do Jordão, na direção do pôr do sol, na terra dos cananeus, que habitam na Arabá, em frente de Gilgal, junto aos carvalhais de Moré (NAA). 31Vocês estão prestes a atravessar o rio Jordão para tomar posse da terra que o Senhor Yahweh , seu Deus Elohym , lhes dá. Quando a conquistarem e estiverem vivendo nela, 32tenham o cuidado de cumprir todos os decretos e estatutos que hoje lhes dou” (NVI).

Deus estabelece uma Nova Aliança com o seu Povo

(Dt 29.1-6) 1São estas as palavras da aliança que o Senhor Yahweh ordenou que Moisés fizesse com os filhos de Israel na terra de Moabe, além da aliança que havia feito com eles em Horebe. 2Moisés mandou reunir todo o Israel. Então lhes disse: “Vocês viram com os seus próprios olhos tudo o que o Senhor Yahweh fez na terra do Egito com Faraó, com todos os seus servos, e com toda a sua terra (NAA)3Com os seus próprios olhos vocês viram aquelas grandes provas, aqueles sinais e grandes maravilhas (NVI)4Mas até o dia de hoje o Senhor Yahweh  não deixou que vocês percebessem, ouvissem ou entendessem tudo o que viram (NTLH). 5Durante quarenta anos eu os conduzi pelo deserto e, nesse tempo, não envelheceram as roupas que vocês usavam, nem se gastaram as sandálias que vocês calçavam. 6Vocês não comeram pão, nem beberam vinho ou bebida forte, para que soubessem que eu sou o Senhor Yahweh , seu Deus Elohym (NAA).

(Dt 29.7-9) 7“Quando chegaram a este lugar, Seom, rei de Hesbom, e Ogue, rei de Basã, saíram ao nosso encontro para lutar contra nós, e nós os derrotamos (NAA). 8Conquistamos a terra deles e a demos por herança as tribos de Rúben e de Gade e à metade da tribo de Manassés (NVI). 9Portanto, guardem e cumpram as palavras desta aliança, para que vocês prosperem em tudo o que fizerem” (NAA).

(Dt 29.10-15) 10Hoje todos vocês estão na presença do Senhor Yahweh , do seu Deus Elohym : os seus chefes e homens destacados, os seus líderes e oficiais, e todos os demais homens de Israel, 11juntamente com os seus filhos e as suas mulheres e os estrangeiros que vivem nos seus acampamentos cortando lenha e carregando água para vocês. 12Vocês estão aqui presentes para entrar em aliança com o Senhor Yahweh , o seu Deus Elohym , aliança que ele está fazendo com vocês hoje, selando-a sob juramento (NVI), 13para que hoje os estabeleça por seu povo, e ele seja o Deus Elohym de vocês, como ele lhes prometeu e como jurou aos pais de vocês, Abraão, Isaque e Jacó (NAA). 14Não faço esta aliança, sob juramento, somente com vocês (NVI). 15Faço a aliança com vocês que estão hoje na presença do Senhor Yahweh , nosso Deus Elohym , e também com as gerações futuras que não estão aqui” (NVT).

(Dt 29.16-18) 16Vocês mesmos sabem como vivemos no Egito e como passamos por várias nações até chegar aqui (NVI). 17Viram as suas abominações e os seus ídolos, feitos de madeira e de pedra, e viram também a prata e o ouro que havia entre elas (NAA). 18Portanto, que nenhum de vocês, quer seja homem, mulher, família ou tribo, abandone o Senhor Yahweh , nosso Deus Elohym , para adorar os deuses daqueles povos. Isso seria como uma planta que brota e cresce e dá frutas amargas e venenosas” (NTLH).

(Dt 29.19-21) 19“Se alguém, cujo coração se afastou do Senhor Yahweh para adorar outros deuses, ouvir as palavras deste juramento, invocar uma bênção sobre si mesmo e pensar: ‘Estarei em segurança, muito embora persista em seguir o meu próprio caminho’, trará desgraça tanto à terra irrigada quanto à terra seca (NVI). 20O Senhor Yahweh não perdoará! A ira e o zelo do Senhor Yahweh arderão em chamas contra aquele que fizer isso! Todas as maldições escritas neste livro cairão sobre ele, e o Senhor Yahweh apagará o nome dele de debaixo do céu (BV). 21O Senhor Yahweh o separará de todas as tribos de Israel para calamidade, segundo todas as maldições da aliança escrita neste Livro da Lei” (ARA).

(Dt 29.22-28) 22“Então a geração vindoura, os filhos que vierem depois de vocês e os estrangeiros que virão de terras remotas verão as pragas desta terra e as suas doenças, com que o Senhor Yahweh a terá afligido (NAA). 23A terra inteira será um deserto abrasador de sal e enxofre, no qual nada que for plantado brotará, onde nenhuma vegetação crescerá. Será como a destruição de Sodoma e Gomorra, de Admá e Zeboim, que o Senhor Yahweh destruiu com ira e furor (NVI). 24Sim, todas as nações verão isso e perguntarão: ‘Por que o Senhor Yahweh fez isso com esta terra? Qual foi a causa do furor de tamanha ira?’ (NAA) 25E a resposta será: ‘Foi porque este povo abandonou a aliança do Senhor Yahweh , o Deus Elohym dos seus antepassados, aliança feita com eles quando os tirou do Egito (NVI). 26Afastaram-se dele para servir e adorar outros deuses que não conheciam, deuses que não lhes era permitido adorar (NVT). 27Por isso a ira do Senhor Yahweh se acendeu contra esta terra, trazendo sobre ela toda a maldição que está escrita neste livro (NAA). 28Cheio de ira, indignação e grande furor, o Senhor Yahweh os desarraigou da sua terra e os lançou numa outra terra, como hoje se vê’” (NVI).

(Dt 29.29) 29“As coisas encobertas pertencem ao Senhor Yahweh , ao nosso Deus Elohym , mas as reveladas pertencem a nós e aos nossos filhos para sempre, para que sigamos todas as palavras desta lei” (NVI).

Promessas de Misericórdia mediante Arrependimento

(Dt 30.1-5) 1“No futuro, quando vocês experimentarem todas as bênçãos e maldições que lhes relatei, e quando estiverem vivendo entre as nações onde o Senhor Yahweh , seu Deus Elohym , os exilou, levem todas estas instruções a sério. 2Se, nessa ocasião, vocês e seus filhos voltarem para o Senhor Yahweh , seu Deus Elohym , e se obedecerem de todo o coração e de toda a alma a todos os mandamentos que hoje lhes dou (NVT), 3então o Senhor Yahweh , seu Deus Elohym , mudará a sorte de vocês, e se compadecerá de vocês, e os reunirá de todos os povos entre os quais o Senhor Yahweh , o Deus Elohym de vocês, os havia espalhado (NAA). 4Mesmo que tenham sido levados para a terra mais distante debaixo do céu, de lá o Senhor Yahweh , o seu Deus Elohym , os reunirá e os trará de volta (NVI). 5O Senhor Yahweh , seu Deus Elohym , os trará à terra que pertencia a seus antepassados, e ela será sua outra vez. Então ele os tornará ainda mais prósperos e numerosos que seus antepassados! (NVT)

(Dt 30.6-10) 6“O Senhor Yahweh , seu Deus Elohym , circuncidará o coração de vocês e o coração dos seus descendentes, para que vocês amem o Senhor Yahweh , seu Deus Elohym , de todo o coração e de toda a alma, para que vocês tenham vida (NAA). 7O Senhor Yahweh , o seu Deus Elohym , enviará então todas essas maldições sobre os inimigos que os odeiam e os perseguem (NVI). 8Então vocês voltarão a obedecer ao Senhor Yahweh e a cumprir todos os mandamentos que hoje lhes dou (NVT). 9Então o Senhor Yahweh , o seu Deus Elohym , abençoará o que as suas mãos fizerem, os filhos do seu ventre, a cria dos seus animais e as colheitas da sua terra. O Senhor Yahweh se alegrará novamente em vocês e os tornará prósperos, como se alegrou em seus antepassados (NVI), 10se derem ouvidos à voz do Senhor Yahweh , seu Deus Elohym , guardando os seus mandamentos e os seus estatutos, escritos neste Livro da Lei, se vocês se converterem ao Senhor Yahweh , seu Deus Elohym , de todo o coração e de toda a alma” (NAA).

A Escolha da Vida ou da Morte

(Dt 30.11-14) 11O que hoje lhes estou ordenando não é difícil fazer, nem está além do seu alcance (NVI). 12Não está guardado no céu, tão longe que vocês tenham de perguntar: ‘Quem subirá ao céu a fim de trazê-lo até nós aqui embaixo, para que possamos ouvir e obedecer?’ 13Não está guardado além do mar, tão distante que vocês tenham de perguntar: ‘Quem atravessará o mar a fim de trazê-lo até nós, para que possamos ouvir e obedecer?’ 14Não, a mensagem está bem perto; está em seus lábios e em seu coração, para que possam obedecer” (NVT).

(Dt 30.15-18) 15Olhem! Hoje proponho a vida ou a morte, o bem ou o mal.’ Depende de que estejam dispostos a obedecer ou a desobedecer (BV). 16Se guardarem o mandamento que hoje lhes ordeno, que amem o Senhor Yahweh , seu Deus Elohym , andem nos seus caminhos e guardem os seus mandamentos, os seus estatutos e os seus juízos, então vocês viverão e se multiplicarão, e o Senhor Yahweh , seu Deus Elohym , os abençoará na terra em que estão entrando para dela tomar posse (NAA). 17Se, todavia, o seu coração se desviar e vocês não forem obedientes, e se deixarem levar, prostrando-se diante de outros deuses para adorá-los (NVI), 18eu os advirto hoje de que certamente serão destruídos. Não terão uma vida longa e boa na terra que estão atravessando o Jordão para ocupar” (NVT).

(Dt 30.19-20) 19“Hoje invoco os céus e a terra como testemunhas contra vocês, de que coloquei diante de vocês a vida e a morte, a bênção e a maldição. Agora escolham a vida, para que vocês e os seus filhos vivam (NVI), 20amando o Senhor Yahweh , seu Deus Elohym , dando ouvidos à sua voz e apegando-se a ele; pois disto depende a vida e a longevidade de vocês. Escolham a vida, para que habitem na terra que o Senhor Yahweh , sob juramento, prometeu dar aos pais de vocês, a Abraão, Isaque e Jacó” (NAA).

Profetas serão a Voz de Deus em meio ao Povo

(Dt 18.15-19) 15“O Senhor Yahweh , seu Deus Elohym , fará com que do meio de vocês, do meio dos seus irmãos, se levante um Profeta semelhante a mim; a ele vocês devem ouvir. 16Porque isso foi o que vocês pediram ao Senhor Yahweh , seu Deus Elohym , em Horebe, no dia em que o povo estava reunido. Vocês disseram: ‘Não nos faça ouvir de novo a voz do Senhor Yahweh , nosso Deus Elohym , nem ver este grande fogo, para que não morramos’. 17Então o Senhor Yahweh me disse: ‘Eles estão corretos naquilo que disseram. 18Farei com que se levante do meio de seus irmãos um Profeta semelhante a você, em cuja boca porei as minhas palavras, e ele lhes falará tudo o que eu lhe ordenar (NAA). 19Se alguém não ouvir as minhas palavras, que o Profeta falará em meu nome, eu mesmo lhe pedirei contas’ (NVI).

(Dt 18.20-22) 20“‘Porém o profeta que tiver a presunção de falar alguma palavra em meu nome, algo que eu não mandei que falasse, ou o que falar em nome de outros deuses, esse profeta deve ser morto’ (NAA). 21Talvez vocês se perguntem: ‘Como saberemos se uma profecia vem do Senhor Yahweh ou não?’ (NVT). 22Se o que o profeta proclamar em nome do Senhor Yahweh não acontecer nem se cumprir, essa mensagem não vem do Senhor Yahweh . Aquele profeta falou com presunção. Não tenham medo dele” (NVI).

Josué: Sucessor de Moisés à Frente o Povo de Israel

(Dt 31.1-2) 1Moisés foi e falou estas palavras a todo o Israel. 2Ele disse: “Hoje estou com cento e vinte anos de idade. Já não tenho forças para fazer o meu trabalho, e o Senhor Yahweh me disse: ‘Você não passará o Jordão’ (NVI).

(Nm 27.15-21) 15Moisés disse ao Senhor Yahweh : 16“Que o Senhor Yahweh , o Deus Elohym que a todos dá vida, designe um homem como líder desta comunidade (NVI). 17Dá a eles alguém que os guie aonde quer que forem e os conduza nas batalhas, para que a comunidade do Senhor Yahweh não seja como ovelhas sem pastor” (NVT). 18Então o Senhor Yahweh disse a Moisés: “Chame Josué, filho de Num, homem em quem está o Espírito, e imponha as mãos sobre ele (NVI). 19Apresente-o ao Sacerdote Eleazar e a toda a congregação, e, à vista de todos, transmita-lhe as suas ordens (NAA). 20Transfira a ele parte de sua autoridade, para que toda a comunidade de Israel lhe obedeça. 21Quando for necessário receber orientação do Senhor Yahweh , Josué se apresentará diante do Sacerdote Eleazar, que usará o Urim perante o Senhor Yahweh para determinar sua vontade. É pela palavra de Eleazar que Josué e toda a comunidade de Israel decidirão tudo que devem fazer” (NVIT).

(Dt 31.14) 14O Senhor disse a Moisés: “Eis que está chegando o dia em que você vai morrer. Chame Josué, e apresentem-se na Tenda do Encontro, para que eu lhe dê ordens”. Assim, Moisés e Josué foram e se apresentaram na Tenda do Encontro (NAA).

(Nm 27.22-23) 22Moisés fez como o Senhor Yahweh lhe ordenou. Chamou Josué e o apresentou ao Sacerdote Eleazar e a toda a comunidade (NVI)23colocou as mãos sobre ele e o encarregou de liderar o povo, exatamente como o Senhor Yahweh havia ordenado por meio de Moisés (NVT).

(Dt 31.15) 15Então o Senhor Yahweh apareceu na Tenda, numa coluna de nuvem, e a coluna pairou sobre a entrada da Tenda (NVI).

(Dt 34.9) 9Ora, Josué, filho de Num, estava cheio do Espírito de Sabedoria, porque Moisés tinha imposto as suas mãos sobre ele. De modo que os israelitas lhe obedeceram e fizeram o que o Senhor Yahweh tinha ordenado a Moisés (NVI).

(Dt 31.7-8) 7Então Moisés convocou Josué e lhe disse na presença de todo o Israel: “Seja forte e corajoso, pois você irá com este povo para a terra que o Senhor Yahweh jurou aos seus antepassados que lhes daria, e você a repartirá entre eles como herança (NVI). 8Não tenha medo nem desanime, pois o próprio Senhor Yahweh irá adiante de vocês. Ele estará com vocês; não os deixará nem os abandonará’ (NVT).

(Dt 31.23) 23Então o Senhor Yahweh deu ordens a Josué, filho de Num, com as seguintes palavras: “Seja forte e corajoso, pois você conduzirá o povo de Israel à terra que jurei lhes dar. Eu estarei com você” (NVT).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você não pode copiar o conteúdo desta página.