• aguavivabocaina@gmail.com
  • +55 14 98183-8530

Bíblia Cronológica – Versões | Dia 071

71º Dia – 12 de Março

ACAMPAMENTO DO POVO DE ISRAEL NAS CAMPINAS DE MOABE

CENÁRIO HISTÓRICO: Campinas de Moabe (Aproximadamente 1.423 a.C.)CURIOSIDADES

  • Moisés com 120 anos
  • Gérson com 78 anos (Filho de Moisés)
  • Calebe com 78 anos
  • Eliézer com 75 anos (Filho de Moisés)
  • Eleazar com 69 anos (Filho de Arão)
  • Itamar com 66 anos (Filho de Arão)
  • Josué com 59 anos
  • Finéias com 44 anos (Filho de Eleazar e Neto de Arão)

SITIM

Os Amalequitas devem ser Destruídos

(Dt 25.17-19) 17“Lembrem-se do que os amalequitas fizeram no caminho, quando vocês estavam saindo do Egito (NAA). 18Eles os atacaram quando vocês estavam cansados e esgotados e feriram mortalmente os mais fracos que ficaram para trás. Não temeram a Deus Elohym 19Portanto, quando o Senhor Yahweh , seu Deus Elohym , lhes proporcionar descanso de todos os seus inimigos na terra que ele lhes dá como herança, destruam os amalequitas e apaguem a memória deles de debaixo do céu. Jamais se esqueçam disso!” (NVT)

Instruções sobre a Leitura da Lei

(Dt 31.9-13) 9Moisés escreveu esta lei e a deu aos Sacerdotes, filhos de Levi, que transportavam a Arca da Aliança do Senhor Yahweh , e a todos os líderes de Israel (NVI)10Moisés lhes deu a seguinte ordem: “Ao final de cada sete anos, precisamente no ano do perdão das dívidas, na Festa dos Tabernáculos, 11quando todo o Israel se apresentar diante do Senhor Yahweh , seu Deus Elohym , no lugar que este escolher, vocês devem ler esta Lei diante de todo o Israel. 12Reúnam o povo, os homens, as mulheres, as crianças e os estrangeiros que se encontram nas cidades onde vocês moram, para que ouçam, aprendam e temam o Senhor Yahweh , o Deus Elohym de vocês, e cuidem de cumprir todas as palavras desta Lei (NAA)13Façam isso para que seus filhos, que não conhecem estas instruções, as ouçam e aprendam a temer o Senhor Yahweh , seu Deus Elohym . Façam isso enquanto viverem na terra da qual tomarão posse ao atravessar o Jordão” (NVT).

(Dt 31.3-6) 3O Senhor Yahweh , o Deus Elohym de vocês, passará adiante de vocês. Ele destruirá as nações que estão diante de vocês, e vocês tomarão posse delas. Josué passará adiante de vocês, como o Senhor Yahweh falou. 4O Senhor Yahweh fará com essas nações o que fez com Seom e Ogue, reis dos amorreus, e com a terra deles, que ele destruiu. 5Quando, pois, o Senhor Yahweh entregar nas suas mãos esses povos que estão diante de vocês, façam com eles segundo todo o mandamento que ordenei a vocês (NAA). 6Portanto, sejam fortes e corajosos! Não tenham medo e não se apavorem diante deles. O Senhor Yahweh , seu Deus Elohym , irá adiante de vocês. Ele não os deixará nem os abandonará” (NVT).

(Dt 31.24-29) 24Tendo Moisés acabado de escrever, integralmente, as palavras desta Lei num livro (NAA)25deu a seguinte ordem aos Levitas que transportavam a Arca da Aliança do Senhor Yahweh (NVT): 26“Peguem este Livro da Lei e coloquem-no ao lado da Arca da Aliança do Senhor Yahweh , seu Deus Elohym , para que fique ali como testemunha contra vocês. 27Porque conheço a rebeldia e teimosia de vocês. Porque se hoje, durante a minha vida, enquanto ainda estou aqui, vocês já são rebeldes contra o Senhor Yahweh , o que vai acontecer depois da minha morte? (NAA) 28Convoquem agora todas as autoridades e os oficiais de suas tribos para que eu lhes fale diretamente e chame os céus e a terra para testemunharem contra eles. 29Sei que depois de minha morte vocês se tornarão inteiramente corruptos e se afastarão do caminho que lhes ordenei que seguissem. Nos dias futuros, a calamidade cairá sobre vocês, pois farão o que é mau aos olhos do Senhor Yahweh e provocarão a ira dele contra seus atos” (NVT).

A Canção dada a Moisés

(Dt 31.16-21) 16O Senhor Yahweh disse a Moisés: “Você está prestes a morrer e a se reunir a seus antepassados. Quando não estiver mais aqui, este povo começará a se prostituir, adorando deuses estrangeiros, os deuses da terra para onde se dirigem. Eles me abandonarão e quebrarão a aliança que fiz com eles. 17Então minha ira arderá contra eles. Eu os abandonarei, esconderei deles minha face, e eles serão devorados. Aflições terríveis os atingirão e, naquele dia, dirão: ‘Estas calamidades nos atingiram porque o Senhor Yahweh não está mais entre nós!’ 18Naquele dia, esconderei deles minha face por causa de todo o mal que praticaram, adorando outros deuses (NVT). 19Agora escreva esta canção e ensine aos israelitas. Mande que eles a aprendam de cor, pois ela será minha testemunha contra eles (NTLH)20Pois eu os farei entrar na terra que jurei dar a seus antepassados, uma terra que produz leite e mel com fartura. Lá, eles se tornarão prósperos, comerão à vontade e engordarão. Contudo, começarão a adorar outros deuses; eles me desprezarão e quebrarão a minha aliança. 21E, quando grandes calamidades lhes ocorrerem, esta canção servirá de prova contra eles, pois seus descendentes jamais se esquecerão dela. Eu conheço as intenções deles, mesmo antes de entrarem na terra que jurei lhes dar” (NVT).

(Dt 31.22) 22Assim, naquele mesmo dia, Moisés escreveu as palavras da canção e a ensinou aos israelitas (NVT).

(Dt 31.30) 30Então Moisés recitou a canção inteira diante de toda a comunidade de Israel (NVT):

(Dt 32.1-2) 1“Inclinem os ouvidos, ó céus, e falarei; e ouça a terra as palavras da minha boca. 2Goteje a minha doutrina como a chuva, destile a minha palavra como o orvalho, como chuvisco sobre a relva e como gotas de água sobre a erva” (NAA).

(Dt 32.3-6) 3“Porque proclamarei o nome do Senhor Yahweh . Louvem a grandeza do nosso Deus Elohym (NAA). 4Ele é a Rocha, e suas obras são perfeitas; tudo que ele faz é certo. É um Deus El fiel, que nunca erra, é justo e verdadeiro! 5Seu povo o tratou de maneira desleal, agiu maldosamente, e não como seus filhos; são uma geração perversa e corrompida (NVT). 6É assim que retribuem ao Senhor Yahweh , povo insensato e ignorante? Não é ele o Pai de vocês, o seu Criador, que os fez e os formou?” (NVI)

(Dt 32.7-9) 7“Lembrem-se dos dias de muito tempo atrás, pensem nas gerações passadas. Perguntem a seus pais, e eles os informarão; consultem os líderes, e eles lhes contarão (NVT). 8Quando o Altíssimo deu às nações a sua herança, quando dividiu toda a humanidade, estabeleceu fronteiras para os povos de acordo com o número dos filhos de Israel (NVI). 9Pois o povo de Israel pertence ao Senhor Yahweh ; Jacó é sua propriedade especial” (NVT).

(Dt 32.10-11) 10“Encontrou-os numa terra deserta, numa região desolada e de ventos uivantes. Cercou-os e cuidou deles, protegeu-os como a pupila de seus olhos. 11Como a águia que incentiva seus filhotes e paira sobre a ninhada, ele estendeu as asas para tomá-los e levá-los em segurança sobre suas penas” (NVT).

(Dt 32.12-14) 12O Senhor Yahweh sozinho o levou; nenhum deus estrangeiro o ajudou (NVI). 13Ele os fez cavalgar sobre os lugares altos da terra e alimentar-se dos frutos dos campos. Nutriu-os com mel da rocha e azeite dos altos rochedos. 14Alimentou-os com coalhada do gado e leite do rebanho, com a gordura de cordeiros, de carneiros e de bodes de Basã. Comeram o melhor do trigo e beberam do vinho mais fino que as uvas podem dar” (NVT).

(Dt 32.15-18) 15“Mas Jesurum Jesurum é um termo usado como um epíteto poético para se referir a Israel. É uma forma poética que significa “o amado” ou “o reto”, enfatizando o relacionamento especial entre Deus e o povo de Israel. engordou e deu coices — vocês engordaram, engrossaram, se estufaram! Ele abandonou a Deus Eloah , que o fez, desprezou a Rocha da sua salvação (NAA). 16Eles o deixaram com ciúmes por causa dos deuses estrangeiros, e o provocaram com os seus ídolos abomináveis (NVI). 17Ofereceram sacrifícios aos demônios, não a Deus Eloah ; sacrificaram a deuses que não conheceram, novos deuses que vieram há pouco, diante dos quais os seus pais não tremeram (NAA). 18Vocês abandonaram a Rocha, que os gerou; vocês se esqueceram do Deus El que os fez nascer” (NVI).

(Dt 32.19-27) 19“O Senhor Yahweh viu isso e se afastou, provocado à ira por seus filhos e filhas (NVT). 20Ele disse: ‘Esconderei deles o rosto, verei qual será o seu fim; porque são uma geração perversa, filhos em quem não há lealdade (NAA). 21Provocaram-me os ciúmes com aquilo que nem deus é e irritaram-me com seus ídolos inúteis. Farei que tenham ciúmes de quem não é meu povo; eu os provocarei à ira por meio de uma nação insensata. 22Pois um fogo foi aceso pela minha ira, fogo que queimará até as profundezas do Sheol. Ele devorará a terra e as suas colheitas e consumirá os alicerces dos montes (NVI). 23Amontoarei males sobre eles; esgotarei as minhas flechas contra eles (NAA). 24Eu os enfraquecerei com fome, febre alta e enfermidade mortal. Enviarei as presas de animais selvagens, e o veneno das serpentes que se arrastam no pó (NVT). 25Fora de casa morrerão na guerra e dentro de casa morrerão de medo. Serão mortos os moços e as moças, as crianças e os velhos também. 26Eu os poderia ter espalhado pelo mundo inteiro, e todos os esqueceriam (NTLH). 27Mas temi a reação dos inimigos de Israel, que entenderiam mal e diriam: ‘Foi o nosso poder que triunfou! O Senhor Yahweh nada teve a ver com isso!’’” (NVT)

(Dt 32.28-30) 28“Israel, porém, é uma nação sem juízo; seu povo é tolo, sem entendimento (NVT). 29Quem dera fossem sábios e entendessem; e compreendessem qual será o seu fim! (NVI) 30Por que foi que mil deles fugiram de um só inimigo, e dez mil foram perseguidos por dois? Foi porque o seu protetor os abandonou; o Senhor Deus Yahweh os vendeu aos inimigos” (NTLH).

(Dt 32.31-35) 31“Os deuses dos nossos inimigos não são tão poderosos como o nosso Deus; os próprios inimigos dizem isso (NTLH). 32A videira deles vem da videira de Sodoma, dos campos de Gomorra. As uvas deles são veneno, e seus cachos são amargos (NVT). 33O vinho deles é veneno de serpentes e peçonha terrível de víboras (NAA). 34Acaso não guardei isto em segredo? Não o selei em meus tesouros? (NVI) 35A mim pertence a vingança, a retribuição, a seu tempo, quando o pé deles resvalar; porque o dia da sua calamidade está próximo, e o seu destino se apressa em chegar” (NAA).

(Dt 32.36-38) 36“Por certo o Senhor Yahweh julgará seu povo, e mudará seus planos para seus servos, quando vir que a força deles se esgotou e que ninguém sobrou, nem escravo nem livre. 37Então ele perguntará: ‘Onde estão seus deuses, as rochas em que se refugiaram? 38Onde estão os deuses que comeram a gordura de seus sacrifícios e beberam o vinho de suas ofertas? Que esses deuses se levantem e os socorram! Que eles lhes deem abrigo!’” (NVT)

(Dt 32.39-42) 39“Vejam agora que eu sou o único; não há outro deus além de mim! Causo a morte e dou a vida, causo a ferida e faço sarar; ninguém pode escapar de minha mão poderosa! (NVT) 40Ergo a minha mão para os céus e declaro: ‘Juro pelo meu nome que (NVI), 41quando eu afiar minha espada reluzente, e começar a fazer justiça, eu me vingarei de meus inimigos e darei o troco aos que me rejeitaram. 42Farei minhas flechas se embebedarem de sangue, e minha espada devorará carne: o sangue dos massacrados e dos prisioneiros, e as cabeças dos líderes inimigos’” (NVT).

(Dt 32.43) 43Ó nações, louvem com o povo de Deus, porque o Senhor vingará o sangue dos seus servos, tomará vingança dos seus adversários e fará expiação pela terra do seu povo” (NAA).

(Dt 32.44) 44Então Moisés foi com Josué, filho de Num, e recitou todas as palavras dessa canção para o povo (NVT).

A Bênção Final de Moisés

(Dt 33.1-5) 1Esta é a bênção com a qual Moisés, homem de Deus Elohym , abençoou os israelitas antes da sua morte (NVI): 2“O Senhor Yahweh veio do monte Sinai e alvoreceu sobre nós desde o monte Seir; resplandeceu desde o monte Parã e veio de Meribá-Cades com fogo ardente em sua mão direita. 3Na verdade ama os povos; todos os seus santos estão na sua mão; postos serão no meio, entre os teus pés, e cada um receberá das tuas palavras (ACF). 4Moisés nos deu a lei, a propriedade especial do povo de Israel. 5O Senhor era rei em Jesurum, quando os líderes do povo se reuniram, quando as tribos de Israel se juntaram como uma só” (NVT).

(Dt 33.6) 6Moisés disse isto a respeito da tribo de Rúben: “Que Rúben viva e nunca morra! Que o seu povo seja sempre numeroso!” (NTLH)

(Dt 33.7) 7Foi isto que Moisés disse a respeito da tribo de Judá: “Ó Senhor Yahweh , ouve o clamor de Judá e reúne-os como um só povo. Dá-lhes forças para defender sua causa; ajuda-os contra seus inimigos” (NVT).

(Dt 33.8-11) 8A respeito da tribo de Levi, disse: “Ó Senhor, o Senhor deu o Tumim e o Urim, as sortes sagradas, a teus servos fiéis. O Senhor os provou em Massá e lutou com eles junto às águas de Meribá. 9Os Levitas obedeceram à tua palavra e guardaram a tua aliança. Foram mais leais a ti que aos próprios pais. Ignoraram os parentes e não reconheceram os próprios filhos. 10Ensinaram teus estatutos a Jacó, deram tuas instruções a Israel. Oferecem incenso diante de ti e apresentam holocaustos inteiros no teu altar. 11Abençoa o serviço dos Levitas, ó Senhor Yahweh , e aceita todo o trabalho de suas mãos. Quebra os quadris de seus inimigos; derruba seus adversários, para que nunca voltem a se levantar” (NVT).

(Dt 33.12) 12A respeito de Benjamim disse: “Que o amado do Senhor Yahweh descanse nele em segurança, pois ele o protege o tempo inteiro, e aquele a quem o Senhor ama descansa nos seus braços” (NVI).

(Dt 33.13-17) 13De José disse: “Bendita do Senhor Yahweh seja a sua terra, com o que é mais excelente dos céus, do orvalho e das profundezas; 14com o que é mais excelente daquilo que o sol amadurece e daquilo que os meses produzem; 15com o que é mais excelente dos montes antigos e mais excelente das colinas eternas; 16com o que é mais excelente da terra e da sua plenitude e da bondade daquele que apareceu na sarça. Que tudo isto venha sobre a cabeça de José, sobre a cabeça do príncipe entre seus irmãos (NAA). 17José é majestoso como um touro jovem; tem a força de um boi selvagem. Com seus chifres expulsará as nações distantes até os confins da terra. Essa é a minha bênção para as multidões de Efraim e para os milhares de Manassés” (NVT).

(Dt 33.18-19) 18A respeito das tribos de Zebulom e de Issacar foi isto o que Moisés disse: “Que Zebulom fique rico no comércio com outros países, e Issacar enriqueça negociando dentro do país! 19Eles convidam os povos para virem à sua montanha e ali oferecem os sacrifícios aceitáveis a Deus. Eles aproveitam os enormes recursos do mar e as riquezas das suas praias” (NTLH).

(Dt 33.20-21) 20A respeito da tribo de Gade, disse: “Abençoado é aquele que expande o território de Gade! Gade fica à espreita como leão, para arrancar um braço ou uma cabeça. 21O povo de Gade tomou para si a melhor parte da terra; a ele foi entregue a porção do líder. Quando os líderes do povo estavam reunidos, executou a justiça do Senhor Yahweh e obedeceu a seus estatutos para Israel” (NVT).

(Dt 33.22) 22A respeito de Dã disse: “Dã é um filhote de leão, que vem saltando desde Basã” (NVI).

(Dt 33.23) 23A respeito da tribo de Naftali, disse: “Ó Naftali, você é rico em favor e repleto das bênçãos do Senhor Yahweh ; herdará as terras do oeste e do sul” (NVT).

(Dt 33.24-25) 24E, a respeito da tribo de Aser, disse: “Que Aser seja mais abençoado que os outros filhos; seja ele estimado por seus irmãos e banhe os pés em óleo de oliva. 25Que as trancas de suas portas sejam de ferro e bronze e sua força dure por todos os seus dias” (NVI).

(Dt 33.26-29) 26“Não há ninguém como o Deus El de Jesurum! Ele cavalga pelos céus para ajudá-los e monta as nuvens com majestoso esplendor. 27O Deus Elohym eterno é seu refúgio, e seus braços eternos os sustentam. Expulsa os inimigos de diante de vocês e grita: ‘Destruam esses povos!’ (NVT). 28Israel, pois, habitará seguro, a fonte de Jacó habitará a sós numa terra de cereal e de vinho; e os seus céus destilarão orvalho. 29Feliz é você, ó Israel! Quem é como você? Povo salvo pelo Senhor Yahweh , que é o escudo que o socorre, a espada que lhe dá alteza. Assim, os seus inimigos se sujeitarão a você, e você pisará os seus altos” (NAA).

(Dt 32.45-47) 45Quando Moisés terminou de recitar todas essas palavras ao povo de Israel (NVT)46disse-lhes: “Guardem no coração todas as palavras que hoje lhes declarei solenemente, para que ordenem aos seus filhos que obedeçam fielmente a todas as palavras desta lei (NVI). 47Porque esta palavra não é para vocês coisa vã; pelo contrário, é a sua vida; e, por esta mesma palavra, vocês prolongarão os dias na terra em que, passando o Jordão, vocês vão entrar e da qual tomarão posse” (NAA).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você não pode copiar o conteúdo desta página.