• aguavivabocaina@gmail.com
  • +55 14 98183-8530

Bíblia Cronológica – Versões | Dia 072

72º Dia – 13 de Março

ACAMPAMENTO DO POVO DE ISRAEL NAS CAMPINAS DE MOABE

CENÁRIO HISTÓRICO: Campinas de Moabe (Aproximadamente 1.423 a.C.)CURIOSIDADES

  • Moisés com 120 anos
  • Gérson com 78 anos (Filho de Moisés)
  • Calebe com 78 anos
  • Eliézer com 75 anos (Filho de Moisés)
  • Eleazar com 69 anos (Filho de Arão)
  • Itamar com 66 anos (Filho de Arão)
  • Josué com 59 anos
  • Finéias com 44 anos (Filho de Eleazar e Neto de Arão)

SITIM

Os Reis vencidos por Moisés

(Js 12.1-3) 1Estes são os reis a leste do Jordão que os israelitas mataram e de cujas terras se apossaram. Seu território se estendia desde o vale do Arnom até o monte Hermom, e incluía toda a terra no lado leste do vale do Jordão. 2Derrotaram Seom, rei dos amorreus, que vivia em Hesbom. Seu reino abrangia Aroer, à beira do vale do Arnom, e se estendia desde a cidade no meio do vale até o rio Jaboque, que é a divisa com os amonitas. Esse território incluía toda a metade sul de Gileade (NVT)3Seom também controlava o vale do Jordão e algumas regiões a leste, desde o mar da Galileia, ao norte, até o mar Morto, ao sul, incluindo o caminho para Bete-Jesimote e, mais ao sul, as encostas do monte Pisga (NAA).

(Js 12.4-6) 4Também derrotaram Ogue, rei de Basã, um dos remanescentes dos refains que morava em Astarote e em Edrei (NAA)5Ele governava o território que se estendia desde o monte Hermom até Salcá, ao norte; toda a região de Basã, a leste, até a divisa com os reinos de Gesur e Maaca, a oeste. Esse território abrangia a metade norte de Gileade, até a divisa com Seom, rei de Hesbom. 6Moisés, servo do Senhor Yahweh , e os israelitas haviam destruído o povo do rei Seom e o povo do rei Ogue. Moisés havia entregado a terra deles como propriedade às tribos de Rúben e Gade e à meia tribo de Manassés (NVT).

CENÁRIO HISTÓRICO: Moisés morre aos 120 anos (Aproximadamente 1.423 a.C.)CURIOSIDADES

  • Gérson com 78 anos (Filho de Moisés)
  • Calebe com 78 anos
  • Eliézer com 75 anos (Filho de Moisés)
  • Eleazar com 69 anos (Filho de Arão)
  • Itamar com 66 anos (Filho de Arão)
  • Josué com 59 anos
  • Finéias com 44 anos (Filho de Eleazar e Neto de Arão)

MONTE NEBO

A Morte de Moisés

(Nm 27.12-14) 12Então o Senhor Yahweh disse a Moisés: “Suba a um dos montes de Abarim e olhe para a terra que dou ao povo de Israel. 13Depois de vê-la, você será reunido a seu povo, como seu irmão Arão (NVT)14pois, quando a comunidade se rebelou nas águas do deserto de Zim, vocês dois desobedeceram à minha ordem de honrar minha santidade perante eles”. Isso aconteceu nas águas de Meribá, em Cades, no deserto de Zim (NVI).

(Dt 32.48-52) 48Naquele mesmo dia, o Senhor Yahweh falou a Moisés, dizendo: 49“Suba a este monte de Abarim, ao monte Nebo, que está na terra de Moabe, em frente de Jericó, e veja a terra de Canaã, que dou como propriedade aos filhos de Israel. 50Você vai morrer no monte, ao qual terá subido, e será reunido ao seu povo, como Arão, o seu irmão, morreu no monte Hor e foi reunido ao seu povo (NAA)51Assim será porque vocês dois foram infiéis para comigo na presença dos israelitas, junto às águas de Meribá, em Cades, no deserto de Zim, e porque vocês não sustentaram a minha santidade no meio dos israelitas. 52Portanto, você verá a terra somente à distância, mas não entrará na terra que estou dando ao povo de Israel” (NVI).

(Dt 34.1-3) 1Então Moisés subiu das campinas de Moabe ao monte Nebo, ao alto do monte Pisga, que está em frente de Jericó. E o Senhor Yahweh lhe mostrou toda a terra de Gileade até Dã (NAA)2toda a terra de Naftali; a terra de Efraim e Manassés; a terra de Judá, que se estende até o mar Mediterrâneo (NVT)3e o Neguebe e a campina do vale de Jericó, a cidade das palmeiras, até a região de Zoar (NAA).

(Dt 34.4) 4O Senhor Yahweh disse a Moisés: “Esta é a terra que prometi sob juramento a Abraão, Isaque e Jacó, quando disse: ‘Eu a darei a seus descendentes’. Sim, permiti que você a visse com seus próprios olhos, mas você não atravessará o rio para entrar nela” (NVT).

(Dt 34.5-7) 5Assim Moisés, servo do Senhor Yahweh , morreu ali, na terra de Moabe, segundo a palavra do Senhor Yahweh (NAA)6Deus o sepultou ali, em um vale que fica em frente da cidade de Bete-Peor. Até hoje ninguém sabe onde ele foi sepultado (NTLH)7Moisés tinha cento e vinte anos de idade quando morreu; todavia, nem os seus olhos nem o seu vigor se enfraqueceram (NVI).

(Dt 34.8) 8Os filhos de Israel prantearam Moisés durante trinta dias, nas campinas de Moabe; então se cumpriram os dias do pranto do luto por Moisés (NAA).

(Dt 34.10-12) 10Nunca mais apareceu em Israel um Profeta como Moisés, com quem o Senhor Yahweh  falava face a face (NTLH)11Nunca houve ninguém que fizesse todos os sinais e maravilhas que, por ordem do Senhor Yahweh , ele fez na terra do Egito, a Faraó, a todos os seus oficiais e a toda a sua terra (NAA)12Pois ninguém jamais mostrou tamanho poder como Moisés nem executou os feitos temíveis que Moisés realizou aos olhos de todo o Israel (NVI).

SALMOSDebaixo da Sombra do Altíssimo

(Sl 91.1-6) 1Aquele que habita no esconderijo do Altíssimo Elyon , à sombra do Onipotente Shadday descansará (ARC). 2Pode dizer ao Senhor Yahweh : “O Senhor é o meu refúgio e a minha fortaleza, o meu Deus Elohym , em quem confio” (NVI). 3Pois ele te livrará do laço do passarinheiro e da peste perniciosa (ARA). 4Ele te cobrirá com as suas penas, e debaixo das suas asas estarás seguro; a sua verdade é escudo e broquel (ARC). 5Você não terá medo do terror noturno, nem da flecha que voa de dia (NAA), 6nem da peste que anda na escuridão, nem da mortandade que assola ao meio-dia (ACF).

(Sl 91.7-13) 7Caiam mil ao seu lado, e dez mil, à sua direita; você não será atingido. 8Somente com os seus olhos você contemplará e verá o castigo dos ímpios. 9Você disse: “O Senhor Yahweh é o meu refúgio”. Você fez do Altíssimo Elyon a sua morada (NAA). 10Nenhum mal te sucederá, praga nenhuma chegará à tua tenda. 11Porque aos seus anjos dará ordens a teu respeito, para que te guardem em todos os teus caminhos (ARA). 12Eles o sustentarão nas suas mãos, para que você não tropece em alguma pedra. 13Você pisará o leão e a cobra; com os pés esmagará o leãozinho e a serpente (NAA).

(Sl 91.14-16) 14Deus diz: “Porque a mim se apegou com amor, eu o livrarei; eu o protegerei, porque conhece o meu nome. 15Ele me invocará, e eu lhe responderei; na sua angústia eu estarei com ele; eu o livrarei e o glorificarei (NAA). 16Vida longa eu lhe darei, e lhe mostrarei a minha salvação” (NVI).

SITIMDeus instrui Josué

(Js 1.1-9) 1Sucedeu, depois da morte de Moisés, servo do Senhor Yahweh , que este falou a Josué, filho de Num, servidor de Moisés, dizendo (ARA): 2“Moisés, meu servo, está morto. Prepare-se, agora, e passe este Jordão, você e todo este povo, e entre na terra que eu vou dar aos filhos de Israel. 3Todo lugar em que puserem a planta do pé eu darei a vocês, como prometi a Moisés (NAA)4Desde o deserto do Neguebe, ao sul, até os montes do Líbano, ao norte; desde o rio Eufrates, a leste, até o mar Mediterrâneo, a oeste, incluindo toda a terra dos heteus (NVT). 5Ninguém poderá resistir a você todos os dias da sua vida. Assim como estive com Moisés, estarei com você. Não o deixarei, nem o abandonarei. 6Seja forte e corajoso, porque você fará este povo herdar a terra que, sob juramento, prometi dar aos pais deles. 7Tão somente seja forte e muito corajoso para que você tenha o cuidado de fazer segundo toda a Lei que o meu servo Moisés lhe ordenou. Não se desvie dela, nem para a direita nem para a esquerda, para que seja bem-sucedido por onde quer que você andar. 8Não cesse de falar deste Livro da Lei; pelo contrário, medite nele dia e noite, para que você tenha o cuidado de fazer segundo tudo o que nele está escrito; então você prosperará e será bem-sucedido (NAA)9Não te mandei eu? Seja forte e corajoso; não tema, nem se espante, porque o Senhor Yahweh , teu Deus Elohym , é contigo por onde quer que andar” (ARA).

CENÁRIO HISTÓRICO: Preparativos para a Conquista (Aproximadamente 1.422 a.C.)CURIOSIDADES

  • Gérson com 79 anos (Filho de Moisés)
  • Calebe com 79 anos
  • Eliézer com 76 anos (Filho de Moisés)
  • Eleazar com 70 anos (Filho de Arão)
  • Itamar com 67 anos (Filho de Arão)
  • Josué com 60 anos
  • Finéias com 45 anos (Filho de Eleazar e Neto de Arão)

CIDADE DE JERICÓEspiões são enviados à Cidade de Jericó

(Js 2.1-5) 1Então Josué, filho de Num, enviou secretamente de Sitim dois espiões e lhes disse: “Vão examinar a terra, especialmente Jericó”. Eles foram e entraram na casa de uma prostituta chamada Raabe, e ali passaram a noite (NVI)2Então, se deu notícia ao rei de Jericó, dizendo: “Eis que, esta noite, vieram aqui uns homens dos filhos de Israel para espiar a terra” (ARA). 3Por isso, o rei de Jericó mandou dizer a Raabe: “Traga para fora esses homens que vieram a você e que estão aí em sua casa, porque vieram espiar toda a terra” (NAA). 4Mas Raabe já os havia escondido. Ela respondeu aos mensageiros do rei: “É verdade que alguns homens vieram à minha casa, mas eu não sabia de onde eram. 5Quando já estava escuro, e o portão da cidade ia ser fechado, eles saíram. Eu não sei para onde foram. Mas, se vocês forem depressa atrás deles, ainda poderão pegá-los” (NTLH).

(Js 2.6-7) 6Na verdade, ela havia levado os homens para o terraço e os escondido debaixo dos feixes de linho que tinha posto ali. 7Os homens do rei procuraram os espiões pelo caminho que ia até a parte rasa do Jordão, onde se podia atravessar. Assim que eles saíram, os portões de Jericó foram fechados (NVT).

(Js 2.8-11) 8Antes que os espiões fossem dormir, Raabe subiu ao terraço e disse a eles (NTLH): 9“Sei que o Senhor Yahweh lhes deu esta terra. Vocês nos causaram um medo terrível, e todos os habitantes desta terra estão apavorados por causa de vocês (NVI)10Soubemos que o Senhor Yahweh  secou o mar Vermelho diante de vocês quando saíram do Egito. Também ficamos sabendo como, a leste do rio Jordão, vocês mataram Seom e Ogue, os reis dos amorreus, e destruíram os seus exércitos (NTLH)11Quando soubemos disso, o povo desanimou-se completamente, e por causa de vocês todos perderam a coragem, pois o Senhor Yahweh , o seu Deus Elohym , é Deus Elohym em cima nos céus e embaixo na terra” (NVI).

(Js 2.12-14) 12“Agora, portanto, jurem-me pelo Senhor Yahweh que, assim como os tratei com bondade, vocês serão bondosos comigo e com minha família. Deem-me alguma garantia de que, 13quando Jericó for conquistada, vocês pouparão a minha vida e a vida de meu pai e minha mãe, e também a de meus irmãos e irmãs e de suas famílias” (NVT). 14Então os homens lhe disseram: “A nossa vida responderá pela de vocês, se vocês não denunciarem esta nossa missão. E, quando o Senhor Yahweh nos der esta terra, usaremos de bondade e de fidelidade para com você” (NAA).

(Js 2.15-21) 15Raabe morava numa casa construída na muralha da cidade. Por isso ela pôde fazer os espiões descerem pela janela, usando uma corda. 16Ela disse: “Vão para as montanhas. Se não, os homens que estão procurando vocês vão achá-los. Escondam-se lá três dias, até que eles voltem. Depois vocês podem ir embora” (NTLH). 17Os homens lhe disseram: “Estaremos livres do juramento que você nos levou a fazer 18se, quando entrarmos na terra, você não tiver amarrado este cordão vermelho na janela pela qual nos ajudou a descer, e se não tiver trazido para a sua casa o seu pai e a sua mãe, os seus irmãos e toda a sua família (NVI)19Se alguém sair da casa, será culpado da sua própria morte, e nós não seremos responsáveis. Mas, se alguém que estiver com você for ferido dentro de casa, a culpa será nossa (NTLH)20E, se você denunciar esta nossa missão, estaremos desobrigados do juramento que você nos fez jurar” (NAA). 21“Seja como vocês disseram”, respondeu Raabe. Assim ela os despediu, e eles partiram. Depois ela amarrou o cordão vermelho na janela (NVI).

(Js 2.22-24) 22Os espiões foram para as montanhas e se esconderam lá três dias enquanto os soldados do rei os procuravam por toda aquela região. Os soldados não acharam ninguém e voltaram para Jericó (NTLH)23Então os dois espiões desceram da região montanhosa, atravessaram o Jordão e relataram a Josué, filho de Num, tudo que lhes havia acontecido (NVT)24E disseram a Josué: “Sem dúvida o Senhor Yahweh entregou a terra toda em nossas mãos; todos estão apavorados por nossa causa” (NVI).

Josué instrui o Povo

(Js 1.10-18) 10Então Josué ordenou aos líderes israelitas (NTLH): 11“Percorram o acampamento e ordenem ao povo que preparem as provisões. Daqui a três dias vocês atravessarão o Jordão neste ponto para entrar e tomar posse da terra que o Senhor Yahweh , o seu Deus Elohym , lhes dá” (NVI). 12Em seguida, Josué convocou as tribos de Rúben e Gade e a meia tribo de Manassés e disse: 13“Lembrem-se do que Moisés, servo do Senhor Yahweh , lhes ordenou: ‘O Senhor Yahweh , seu Deus Elohym , lhes concede um lugar de descanso e lhes dá esta terra’. 14Suas esposas, seus filhos e seus animais ficarão na terra que Moisés designou para vocês a leste do Jordão. Mas seus guerreiros valentes, completamente armados, atravessarão o Jordão à frente das outras tribos e as ajudarão. 15Permaneçam com seus irmãos até que o Senhor Yahweh conceda descanso a eles como concedeu a vocês, e até que eles também tomem posse da terra que o Senhor Yahweh , seu Deus Elohym , lhes dá. Só então vocês voltarão e se estabelecerão na terra a leste do Jordão, o lugar que Moisés, servo do Senhor Yahweh , designou para que vocês tomassem posse”. 16Eles responderam a Josué: “Faremos tudo que você ordenar e iremos aonde nos enviar (NVT). 17Assim como sempre obedecemos a Moisés, também obedeceremos a você. Que o Senhor Yahweh , seu Deus Elohym , esteja com você como esteve com Moisés! (NTLH) 18Todo aquele que se rebelar contra as suas instruções e não obedecer às suas ordens, seja o que for que você lhe ordenar, será morto. Somente seja forte e corajoso! (NVI)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você não pode copiar o conteúdo desta página.