• aguavivabocaina@gmail.com
  • +55 14 98183-8530

Bíblia Cronológica – Versões | Dia 073

73º Dia – 14 de Março

A CONQUISTA DE CANAÃ

CENÁRIO HISTÓRICO: Preparativos para a Conquista (Aproximadamente 1.422 a.C.)CURIOSIDADES

  • Gérson com 79 anos (Filho de Moisés)
  • Calebe com 79 anos
  • Eliézer com 76 anos (Filho de Moisés)
  • Eleazar com 70 anos (Filho de Arão)
  • Itamar com 67 anos (Filho de Arão)
  • Josué com 60 anos
  • Finéias com 45 anos (Filho de Eleazar e Neto de Arão)

MARGENS DO RIO JORDÃOO Povo de Israel às Margens do Rio Jordão

(Js 3.1-4) 1De manhã bem cedo Josué e todos os israelitas partiram de Sitim e foram para o Jordão, onde acamparam antes de atravessar o rio (NVI). 2Três dias depois os líderes passaram pelo meio do acampamento (NTLH)3e deram a seguinte ordem ao povo: “Quando virem a Arca da Aliança do Senhor Yahweh , seu Deus Elohym , sendo carregada pelos Sacerdotes Levitas, saiam de suas posições e sigam a Arca (NVT). 4Contudo, deixem uma distância de cerca de um quilômetro entre vocês e a Arca; não se aproximem dela. Dessa forma, vocês saberão o caminho pelo qual devem ir, visto que nunca antes passaram por tal caminho” (NAA).

(Js 3.5-8) 5Josué disse ao povo: “Santifiquem-se, porque amanhã o Senhor Yahweh fará maravilhas no meio de vocês” (NAA). 6Pela manhã, Josué disse aos Sacerdotes: “Levantem a Arca da Aliança e conduzam o povo para o outro lado do rio”. Eles levantaram a Arca da Aliança e foram à frente do povo. 7O Senhor Yahweh disse a Josué: “Hoje começarei a fazer de você um grande líder aos olhos de todo o Israel. Eles saberão que estou com você, assim como estive com Moisés (NVT). 8Portanto, você é quem dará a seguinte ordem aos Sacerdotes que carregam a Arca da Aliança: ‘Quando chegarem às margens das águas do Jordão, parem junto ao rio’(NVI).

(Js 3.9-13) 9Então Josué disse aos filhos de Israel: “Venham cá e ouçam as palavras do Senhor Yahweh , seu Deus Elohym “. 10Josué continuou: “Nisto vocês saberão que o Deus vivo El Chay está no meio de vocês e que sem falta expulsará de diante de vocês os cananeus, os heteus, os heveus, os ferezeus, os girgaseus, os amorreus e os jebuseus. 11Eis que a Arca da Aliança do Senhor Adon de toda a terra vai passar o Jordão na frente de vocês (NAA). 12Agora escolham doze homens, um de cada tribo de Israel. 13Quando os Sacerdotes que estão carregando a Arca da Aliança do Senhor Deus Yahweh , o Senhor Adon de toda a Terra, puserem os pés dentro da água, o Jordão vai parar de correr, e as águas da parte de cima ficarão amontoadas num lugar” (NTLH).

(Js 3.14-17) 14Quando, pois, o povo desmontou o acampamento para atravessar o Jordão, os Sacerdotes que carregavam a Arca da Aliança foram adiante (NVI). 15Era a estação da colheita Naquela região, a estação da colheita geralmente ocorre duas vezes por ano. A primeira estação de colheita ocorre na primavera, geralmente entre o nosso abril e junho, e é quando são colhidos grãos como cevada e trigo. A segunda estação de colheita acontece no outono, normalmente entre setembro e novembro, e inclui colheitas como azeitonas, uvas e tâmaras. Neste caso, estamos falando da primeira estação de colheita (provavelmente começo de março) , e o Jordão transbordava sobre as margens. Assim que os Sacerdotes que levavam a Arca puseram os pés na água junto às margens do rio, 16a correnteza acima daquele ponto foi interrompida e começou a se acumular a uma grande distância de lá, perto da cidade chamada Adam, nos arredores de Zaretã. E a água abaixo daquele ponto correu para o mar Morto, até o leito do rio secar. Então todo o povo atravessou em frente da cidade de Jericó. 17E os Sacerdotes que levavam a Arca da Aliança do Senhor Yahweh ficaram parados no meio do leito do rio, em terra seca, enquanto o povo passava. Esperaram ali até que todo o Israel tivesse atravessado o Jordão em terra seca (NVT).

As Doze Pedras retiradas do Rio Jordão

(Js 4.1-3) 1Quando todo o povo de Israel acabou de atravessar o rio Jordão, o Senhor Yahweh  disse a Josué: 2“Escolha doze homens, um de cada tribo (NTLH)3e dê a eles as seguintes ordens: ‘Peguem doze pedras do local onde os Sacerdotes estão parados no meio do rio. Levem as pedras com vocês e amontoem-nas no lugar onde vão acampar esta noite’” (NVT).

(Js 4.4-9) 4Então Josué convocou os doze homens que havia escolhido, um de cada tribo de Israel, 5e lhes disse: “Vão até o meio do Jordão, à frente da Arca do Senhor Yahweh , seu Deus Elohym . Cada um de vocês pegue uma pedra e carregue-a sobre o ombro; serão doze pedras no total, uma para cada tribo de Israel (NVT)6Elas servirão de sinal para vocês. No futuro, quando os seus filhos lhes perguntarem: ‘Que significam essas pedras?’ (NVI) 7e vocês dirão: ‘Elas servem para nos lembrar que o rio Jordão parou de correr quando a Arca da Aliança do Senhor Yahweh passou por ele’. Essas pedras serão uma recordação no meio dos israelitas para sempre”. 8Assim, os israelitas fizeram como Josué havia ordenado. Pegaram doze pedras do meio do Jordão, uma para cada tribo, exatamente como o Senhor Yahweh tinha dito a Josué. Levaram as pedras ao lugar onde acamparam aquela noite e as deixaram ali (NVT). 9Josué também levantou doze pedras no meio do Jordão, no lugar onde ficaram parados os pés dos Sacerdotes que levavam a Arca da Aliança; e essas pedras estão ali até o dia de hoje (NAA).

(Js 4.10) 10Os Sacerdotes que levavam a Arca ficaram parados no meio do rio até que fossem cumpridas todas as ordens do Senhor Yahweh transmitidas a Josué por Moisés. E o povo se apressou em atravessar o leito do rio (NVT).

(Js 4.12-13) 12Os homens das tribos de Rúben, de Gade e de Manassés do Leste atravessaram antes do resto do povo, prontos para a batalha, conforme Moisés tinha dito (NTLH)13Cerca de quarenta mil homens preparados para a guerra passaram perante o Senhor Yahweh , rumo à planície de Jericó (NVI).

(Js 4.15-18) 15O Senhor Yahweh disse a Josué: 16“Ordene aos Sacerdotes que levam a Arca da Aliança que saiam do meio do rio”. 17Então Josué ordenou: “Saiam do meio do rio!” 18Assim que os Sacerdotes que levavam a Arca da Aliança do Senhor Yahweh saíram do leito do rio e pisaram em terra seca, a água do Jordão voltou a fluir e transbordou sobre as margens como antes (NVT).

(Js 4.11) 11Quando todos chegaram ao outro lado, os Sacerdotes atravessaram com a Arca do Senhor Yahweh , enquanto o povo observava (NVT).

(Js 4.14) 14Naquele dia, o Senhor Yahweh fez de Josué um grande líder aos olhos de todo o Israel, e eles o respeitaram enquanto ele viveu, como haviam respeitado Moisés (NVT).

O Acampamento em Gilgal (Dia 10 do mês de abibe – nosso março/abril)

(Js 4.19-24) 19O povo atravessou o Jordão no dia dez do primeiro mês e acampou em Gilgal, a leste de Jericó (NTLH)20Foi ali, em Gilgal, que Josué ergueu o monumento com as doze pedras tiradas do Jordão (NVT)21E Josué disse aos filhos de Israel: “Quando, no futuro, os filhos perguntarem a seus pais: ‘O que significam estas pedras?’ (NAA)22e vocês dirão: ‘Aqui o povo de Israel atravessou o Jordão a pés enxutos’ (NVT)23Porque o Senhor Yahweh , o seu Deus Elohym , fez secar as águas do Jordão diante de vocês, até que vocês tivessem passado, como o Senhor Yahweh , o seu Deus Elohym , fez com o mar Vermelho, que ele secou diante de nós, até que tivéssemos passado (NAA)24Ele assim fez para que todos os povos da terra saibam que a mão do Senhor Yahweh é poderosa e para que vocês sempre temam o Senhor Yahweh , o seu Deus Elohym (NVI).

(Js 5.1) 1Quando todos os reis amorreus a oeste do Jordão e todos os reis cananeus que viviam junto ao mar souberam como o Deus Elohym havia secado o Jordão para que os israelitas atravessassem, perderam o ânimo e se encheram de medo por causa deles (NVT).

A Circuncisão da Nova Geração

(Js 5.2-7) 2Naquela ocasião, o Senhor Yahweh disse a Josué: “Prepare facas de pedra e circuncide esta segunda geração de israelitas”. 3Então Josué preparou facas de pedra e circuncidou toda a população masculina de Israel em Gibeate-Aralote. 4Josué teve de circuncidá-los porque todos os homens com idade suficiente para ir à guerra quando saíram do Egito haviam morrido no deserto. 5Todos os que saíram haviam sido circuncidados, mas isso não aconteceu com os homens que nasceram depois da saída do Egito, durante o tempo no deserto (NVT)6Porque os filhos de Israel andaram quarenta anos pelo deserto, até desaparecer toda a nação, a saber, os homens de guerra que saíram do Egito, que não obedeceram à voz do Senhor Yahweh , aos quais o Senhor Yahweh tinha jurado que não lhes deixaria ver a terra que o Senhor Yahweh , sob juramento, prometeu dar a seus pais, terra que mana leite e mel (NAA)7Assim, Josué circuncidou os filhos dos israelitas que haviam crescido e tomado o lugar de seus pais, pois não tinham sido circuncidados no caminho (NVT).

(Js 5.8-9) 8Depois que toda a população masculina foi circuncidada, o povo permaneceu no acampamento até os homens se recuperarem. 9Então o Senhor Yahweh disse a Josué: “Hoje lancei fora a vergonha de sua escravidão no Egito”. Por isso, até hoje aquele lugar se chama Gilgal (NVT).

A Primeira Páscoa em Canaã (14 e 15 do mês de Abibe – Exatamente 40 anos após a 1ª Páscoa)

(Js 5.10-12) 10Enquanto estavam acampados em Gilgal, na planície de Jericó, os israelitas celebraram a Páscoa ao entardecer do décimo quarto dia do primeiro mês (NVT)11No dia seguinte à Páscoa, comeram do fruto da terra; nesse mesmo dia comeram pães sem fermento e cereais tostados. 12Um dia depois de terem comido do produto da terra, o maná cessou, e os filhos de Israel não mais o tiveram; mas, naquele ano, comeram do que foi colhido na terra de Canaã (NAA).

(Ex 16.35) 35Os israelitas comeram maná durante quarenta anos, até chegarem à terra onde se estabeleceriam. Comeram maná até chegarem à fronteira da terra de Canaã (NVT).

O Príncipe do Exército de Deus

(Js 5.13-15) 13Quando Josué estava perto de Jericó, levantou os olhos e olhou; e eis que se achava em pé diante dele um homem que trazia na mão uma espada. Josué se aproximou dele e perguntou: “Você é dos nossos ou dos nossos adversários?” 14Ele respondeu: “Não sou nem uma coisa nem outra. Sou Príncipe do Exército do Senhor Yahweh e acabo de chegar”. Então Josué se prostrou com o rosto em terra e o adorou. E lhe disse: “Que diz, meu Senhor Adon , ao seu servo?” 15O Príncipe do Exército do Senhor Yahweh respondeu a Josué: “Tire as sandálias dos pés, porque o lugar em que você está é santo”. E Josué fez assim (NAA).

Planejamento para a Conquista de Jericó

(Js 6.1-5) 1Os portões de Jericó estavam muito bem fechados, pois seus habitantes tinham medo dos israelitas. Ninguém podia sair nem entrar (NVT). 2Então o Senhor Yahweh disse a Josué: “Olhe! Estou entregando em suas mãos a cidade de Jericó, o seu rei e os seus valentes (NAA). 3Você e seus homens de guerra marcharão ao redor da cidade uma vez por dia, durante seis dias (NVT)4Na frente da Arca da Aliança, irão sete Sacerdotes, cada um levando uma trombeta de chifre de carneiro. No sétimo dia você e os seus soldados marcharão sete vezes em volta da cidade, e os Sacerdotes tocarão as trombetas (NTLH)5Quando eles tocarem longamente a trombeta de chifre de carneiro, e vocês ouvirem o som dela, todo o povo gritará bem alto; a muralha da cidade cairá, e o povo subirá nela, cada qual em frente de si” (NAA).

CIDADE DE JERICÓ

(Js 6.6-11) 6Então Josué, filho de Num, chamou os Sacerdotes e disse: “Levem a Arca da Aliança, e sete Sacerdotes levem sete trombetas de chifre de carneiro adiante da Arca do Senhor Yahweh (NAA). 7Em seguida, ordenou ao povo: “Marchem ao redor da cidade. Os homens armados irão à frente da Arca do Senhor Yahweh (NVT). 8E assim foi que, como Josué havia falado ao povo, os sete Sacerdotes, com as sete trombetas de chifre de carneiro diante do Senhor Yahweh , passaram e tocaram as trombetas; e a Arca da Aliança do Senhor Yahweh os seguia (NAA)9Alguns dos homens armados iam à frente dos Sacerdotes que tocavam as trombetas e outros iam atrás da Arca, enquanto os Sacerdotes tocavam sem parar (NVT)10Mas Josué tinha dado ordens ao povo, dizendo: “Não gritem, nem façam ouvir a sua voz. Não digam uma palavra sequer, até o dia em que eu disser: ‘Gritem!’ Então vocês gritarão” (NAA)11Assim, a Arca do Senhor Yahweh foi levada ao redor da cidade apenas uma vez naquele dia; depois, voltaram ao acampamento e ali passaram a noite (NVT).

(Js 6.12-14) 12Na manhã seguinte, Josué se levantou cedo e, mais uma vez, os Sacerdotes levaram a Arca do Senhor Yahweh (NVT)13Os sete Sacerdotes que levavam as trombetas iam adiante da Arca do Senhor Yahweh , tocando as trombetas. Os homens armados iam à frente deles, e o restante dos soldados seguia a Arca do Senhor Yahweh , enquanto as trombetas tocavam continuamente (NVI)14No segundo dia, marcharam ao redor da cidade uma vez e depois voltaram ao acampamento. Fizeram o mesmo por seis dias (NVT).

(Js 6.15-19) 15No sétimo dia, os israelitas se levantaram ao amanhecer e marcharam ao redor da cidade, como haviam feito antes. Dessa vez, porém, rodearam a cidade sete vezes. 16Na sétima vez, enquanto os Sacerdotes faziam soar um toque longo das trombetas, Josué ordenou ao povo: “Gritem! O Senhor Yahweh lhes entregou a cidade! 17Jericó e tudo que há dentro dela serão completamente destruídos como oferta ao Senhor Yahweh . Somente a prostituta Raabe e os outros que estiverem em sua casa serão poupados, pois ela protegeu nossos espiões. 18Não levem coisa alguma daquilo que foi separado para destruição, ou vocês mesmos serão completamente destruídos e trarão desgraça ao acampamento de Israel (NVT)19Toda a prata, todo o ouro e todos os utensílios de bronze e de ferro são sagrados e pertencem ao Senhor Yahweh e deverão ser levados para o seu tesouro” (NVI).

(Js 6.20-25) 20Assim, o povo gritou, e os Sacerdotes tocaram as trombetas. Ao ouvir o som da trombeta, o povo gritou com toda a força, as muralhas ruíram, e o povo subiu à cidade, cada qual em frente de si, e a tomaram. 21Destruíram totalmente a fio de espada tudo o que havia na cidade, tanto homens como mulheres, tanto jovens como velhos, também bois, ovelhas e jumentos (NAA). 22Depois Josué disse aos dois homens que haviam servido como espiões: “Entrem na casa de Raabe, a prostituta, e tragam a família dela para fora, conforme vocês prometeram” (NTLH). 23Então os homens que haviam espionado a terra entraram na cidade e tiraram de lá Raabe, seu pai, sua mãe, seus irmãos e todos os outros parentes que estavam com ela. Levaram a família toda para um lugar seguro fora do acampamento de Israel (NVT)24Depois incendiaram a cidade inteira e tudo o que nela havia, mas entregaram a prata, o ouro e os utensílios de bronze e de ferro ao tesouro do Santuário do Senhor Yahweh (NVI). 25Josué deixou que Raabe, a prostituta, e todos os seus parentes ficassem vivos porque ela havia escondido os espiões que ele havia mandado a Jericó. E os descendentes dela vivem no meio do povo de Israel até hoje (NTLH).

(Js 6.26-27) 26Naquele tempo, Josué fez o povo jurar e dizer: “Maldito diante do Senhor Yahweh seja o homem que se levantar e reedificar esta cidade de Jericó; com a perda do seu primogênito lançará os seus alicerces e, à custa do filho mais novo, lhe colocará os portões” (NAA). 27Assim, o Senhor Yahweh estava com Josué, e sua fama se espalhou por toda a terra (NVT).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você não pode copiar o conteúdo desta página.