• aguavivabocaina@gmail.com
  • +55 14 98183-8530

Bíblia Cronológica – Versões | Dia 074

74º Dia – 15 de Março

A CONQUISTA DE CANAÃ

CENÁRIO HISTÓRICO: A Conquista de Canaã (Aproximadamente 1.422 a.C.)CURIOSIDADES

  • Gérson com 79 anos (Filho de Moisés)
  • Calebe com 79 anos
  • Eliézer com 76 anos (Filho de Moisés)
  • Eleazar com 70 anos (Filho de Arão)
  • Itamar com 67 anos (Filho de Arão)
  • Josué com 60 anos
  • Finéias com 45 anos (Filho de Eleazar e Neto de Arão)

CIDADE DE JERICÓA derrota diante da Cidade de Ai e o pecado de Acã

(Js 7.1) 1Deus havia ordenado ao povo de Israel que ninguém guardasse nada do que era para ser destruído, mas a ordem foi desobedecida. Acã escondeu algumas coisas, e por isso o Senhor Yahweh ficou muito irado com os israelitas. Acã era filho de Carmi, descendente de Zabdi e descendente de Zera, da tribo de Judá (NTLH).

(Js 7.2-5) 2Josué enviou alguns homens de Jericó até a cidade de Ai, que está junto a Bete-Áven, a leste de Betel, e lhes falou, dizendo: “Vão e espiem a terra”. Os homens foram e espiaram a cidade (NAA)3Quando voltaram, disseram a Josué: “Não é necessário que todo o povo suba até lá; basta mandar dois ou três mil homens para atacarem Ai. Uma vez que eles são tão poucos, não canse todo o povo”. 4Portanto, subiram apenas cerca de três mil guerreiros, mas eles fugiram diante dos homens de Ai, 5que os perseguiram desde o portão da cidade até as pedreiras e mataram trinta e seis soldados que recuavam pela encosta. Com isso, o povo se encheu de medo e perdeu completamente o ânimo (NVT).

(Js 7.6-12) 6Josué e as autoridades de Israel rasgaram as roupas, jogaram terra sobre a cabeça e se prostraram com o rosto no chão diante da Arca do Senhor Yahweh até o entardecer. 7Então Josué clamou: “Ó Soberano Senhor Yahweh Adonay , por que nos fizeste atravessar o Jordão para nos entregar aos amorreus? Antes tivéssemos nos contentado em ficar do outro lado do rio! 8 Senhor Adonay , o que posso dizer agora que Israel fugiu de seus inimigos? (NVT) 9Quando os cananeus e todos os moradores da terra ouvirem isto, nos cercarão e apagarão o nosso nome da face da terra; e, então, que farás ao teu grande nome?” (NAA) 10Mas o Senhor Yahweh disse a Josué: “Levante-se! Por que você está prostrado com o rosto no chão? 11Israel pecou e quebrou a minha aliança! Roubou alguns dos objetos que eu ordenei que fossem separados para mim. E não apenas os roubou, mas também mentiu a respeito e os escondeu no meio de seus pertences. 12Por isso os israelitas foram derrotados e fugiram de seus inimigos. Agora Israel foi separado para a destruição. Não permanecerei mais com vocês, a menos que eliminem do seu meio aquilo que foi separado para a destruição” (NVT).

(Js 7.13-15) 13“Levante-se! Ordene ao povo que se purifique a fim de se preparar para amanhã. Pois isto é o que o Senhor Yahweh , o Deus Elohym de Israel, diz: ‘Ó Israel, há coisas separadas para o Senhor Yahweh escondidas em seu meio! Vocês não serão capazes de vencer seus inimigos enquanto não removerem de seu meio esses objetos (NVT). 14Amanhã vocês se apresentarão, tribo por tribo, e haverá sorteio. A tribo que eu indicar virá à frente, grupo de famílias por grupo de famílias. Aí o grupo de famílias que eu indicar virá à frente, família por família. Finalmente a família que eu indicar virá à frente, homem por homem (NTLH). 15Aquele que roubou o que foi separado para a destruição será queimado com tudo que lhe pertencer, pois quebrou a aliança do Senhor Yahweh e fez algo terrível em Israel’” (NVT).

(Js 7.16-18) 16Então Josué se levantou de madrugada e fez com que Israel se apresentasse, segundo as suas tribos; e a sorte caiu sobre a tribo de Judá (NAA)17Em seguida mandou que se apresentassem os grupos de famílias da tribo de Judá, e o grupo de Zera foi indicado. Aí chamou o grupo de Zera, família por família; e a família de Zabdi foi indicada (NTLH)18E, fazendo com que se apresentasse a família de Zabdi, homem por homem, o indicado foi Acã, filho de Carmi, filho de Zabdi, filho de Zera, da tribo de Judá (NAA).

(Js 7.19-23) 19Então Josué disse a Acã: “Meu filho, para a glória do Senhor Yahweh , o Deus Elohym de Israel, diga a verdade. Conte-me o que você fez; não me esconda nada”. 20Acã respondeu: “É verdade que pequei contra o Senhor Yahweh , contra o Deus Elohym de Israel. O que fiz foi o seguinte (NVI): 21‘Entre os despojos, vi uma bela capa da Babilônia, cerca de dois quilos e meio de prata e uma barra de ouro com pouco mais de meio quilo. Eu os desejei tanto que os tomei para mim’. Estão escondidos no chão, debaixo de minha tenda, com a prata por baixo”. 22Josué mandou alguns homens fazerem uma busca. Eles correram até a tenda e encontraram escondidos ali os bens roubados como Acã tinha dito, com a prata por baixo (NVT)23Tiraram aquelas coisas do meio da tenda, e as trouxeram a Josué e a todos os filhos de Israel, e as colocaram diante do Senhor Yahweh (NAA).

(Js 7.24-26) 24Então Josué e todo o Israel com ele pegaram Acã, filho de Zera, e a prata, a capa, a barra de ouro, os filhos e as filhas dele, os seus bois, os seus jumentos, as suas ovelhas, a sua tenda e tudo o que ele tinha e os levaram para o vale de Acor (NAA)25Josué disse a Acã: “Por que você trouxe desgraça sobre nós? Agora o Senhor Yahweh trará desgraça sobre você!” Então todo o povo apedrejou Acã e sua família e queimou os corpos. 26Ergueram sobre Acã um grande monte de pedras que continua lá até hoje. Por isso, desde então, aquele lugar é chamado de vale de Acor. Com isso, a ira ardente do Senhor Yahweh se apagou (NVT).

CIDADE DE AIA vitória sobre a Cidade de Ai

(Js 8.1-2) 1E disse o Senhor Yahweh a Josué: “Não tenha medo! Não se desanime! Leve todo o exército com você e avance contra Ai. Eu entreguei nas suas mãos o rei de Ai, seu povo, sua cidade e sua terra (NVI). 2Vocês vão fazer com essa cidade o que fizeram com Jericó, mas desta vez todos os objetos e o gado vão ficar para vocês. Preparem-se para atacar a cidade de surpresa e por trás” (NTLH).

(Js 8.3-8) 3Então Josué e todos os seus homens de guerra partiram para atacar Ai. Josué escolheu trinta mil de seus melhores guerreiros e, de noite, os enviou (NVT) 4com a seguinte ordem: “Atenção! Preparem uma emboscada atrás da cidade, e não se afastem muito dela. Fiquem todos alerta (NVI). 5Eu e os meus soldados vamos avançar na direção da cidade. Quando os soldados de Ai saírem contra nós, vamos fugir como na primeira vez. 6Eles vão sair atrás de nós, afastando-se da cidade. Vão pensar que estamos fugindo deles como na primeira vez (NTLH)7Então vocês sairão da emboscada e tomarão a cidade; porque o Senhor Yahweh , o seu Deus Elohym , entregará a cidade nas mãos de vocês (NAA)8Depois que tomarem a cidade, vocês a incendiarão. Façam o que o Senhor Yahweh ordenou. Atentem bem para as minhas instruções” (NVI).

(Js 8.9-13) 9Josué os enviou, e eles foram ao lugar da emboscada, entre Betel e o lado oeste de Ai. Josué, porém, passou a noite com o povo no acampamento. 10No dia seguinte, logo cedo, Josué passou em revista a tropa e partiu para Ai acompanhado dos líderes de Israel. 11Todos os homens de guerra que estavam com Josué se aproximaram da cidade e acamparam do lado norte de Ai, onde um vale os separava da cidade. 12Naquela noite, Josué enviou cerca de cinco mil homens para esperarem escondidos entre Betel e Ai, do lado oeste da cidade (NVT)13Assim foi disposto o povo: Todo o acampamento ao norte da cidade e a emboscada a oeste dela. E naquela noite Josué foi até o meio do vale (NAA).

(Js 8.14-17) 14E sucedeu que, vendo-o o rei de Ai, ele e todo o seu povo se apressaram, e se levantaram de madrugada, e os homens da cidade saíram ao encontro de Israel ao combate, ao tempo determinado, defronte das campinas; porém ele não sabia que se achava uma emboscada contra ele atrás da cidade (ACF)15Josué e todo o Israel fizeram de conta que estavam sendo derrotados por eles e fugiram pelo caminho do deserto (NAA)16Todos os homens de Ai tinham sido convocados para ir atrás dos israelitas; e, enquanto perseguiam Josué, iam se afastando cada vez mais da cidade (NTLH). 17Não restou um só homem em Ai e em Betel que não perseguisse Israel, e as cidades ficaram totalmente desprotegidas (NVT).

(Js 8.18-19) 18Então o Deus Elohym disse a Josué: “Estenda na direção da cidade de Ai a lança que você tem na mão, porque entregarei a cidade nas suas mãos”. E Josué estendeu a sua lança na direção da cidade (NAA)19e, assim que deu esse sinal, todos os homens da emboscada saíram correndo de sua posição e invadiram a cidade. Em pouco tempo, eles a capturaram e a incendiaram (NVT)

(Js 8.21) 21Quando Josué e todo o Israel viram que a emboscada havia tomado a cidade e que a fumaça da cidade subia, voltaram e atacaram os homens de Ai (NAA).

(Js 8.20) 20Quando os homens da cidade de Ai se viraram para trás, olharam, e eis que a fumaça da cidade subia ao céu, e não puderam fugir nem para um lado nem para outro; porque o povo que fugia para o deserto se voltou contra os que os perseguiam (NAA).

(Js 8.22-23) 22Da cidade saíram os outros ao encontro do inimigo, que, assim, ficou no meio de Israel, uns de uma parte, outros de outra. E os atacaram de tal maneira, que nenhum deles sobreviveu, nem escapou (NAA)23Somente o rei de Ai foi capturado vivo e levado a Josué (NVT).

(Js 8.24-27) 24Quando o exército israelita terminou de perseguir e matar todos os homens de Ai nos campos abertos, voltou e acabou com quem tinha ficado dentro da cidade. 25Toda a população de Ai, no total de doze mil homens e mulheres, foi exterminada naquele dia (NVT)26Josué continuou a apontar a lança na direção de Ai e não a abaixou até que todas as pessoas da cidade foram mortas (NTLH)27Os israelitas saquearam para si o gado e os despojos daquela cidade, segundo a palavra do Deus Elohym , que havia ordenado a Josué (NAA).

(Js 8.28-29) 28Então Josué pôs fogo na cidade de Ai, e ela se tornou, para sempre, uma pilha de ruínas, um lugar desolado até hoje. 29Josué enforcou o rei de Ai numa árvore e ali o deixou até a tarde. Ao pôr do sol, os israelitas retiraram o corpo da árvore e, por ordem de Josué, o lançaram em frente à porta da cidade. Sobre ele levantaram uma pilha de pedras, que permanece lá até hoje (NVT).

MONTES EBAL E GERIZIMRenovação da Aliança com Deus

(Js 8.30-35) 30Nessa ocasião Josué construiu no monte Ebal um altar ao Senhor Yahweh , o Deus Elohym de Israel (NTLH)31Seguiu as ordens que Moisés, servo do Senhor Yahweh , havia escrito no Livro da Lei: “Façam um altar de pedras inteiras, em sua forma natural, que não tenham sido trabalhadas com ferramentas de ferro”. Sobre o altar, apresentaram ao Senhor Yahweh holocaustos e ofertas de paz (NVT)32Ali, na presença dos israelitas, Josué copiou nas pedras a Lei que Moisés havia escrito (NVI)33Todo o Israel, tanto os estrangeiros como os israelitas de nascimento, junto com os líderes, oficiais e juízes, se dividiu em dois grupos. Um grupo ficou em frente ao monte Gerizim, e o outro, em frente ao monte Ebal. Entre os dois grupos, que estavam voltados um para o outro, ficaram os Sacerdotes Levitas que levavam a Arca da Aliança do Senhor Yahweh . Tudo foi feito de acordo com as ordens transmitidas de antemão por Moisés, servo do Senhor Yahweh , para que o povo de Israel fosse abençoado (NVT)34Em seguida Josué leu todas as palavras da Lei, a bênção e a maldição, segundo o que está escrito no Livro da Lei (NVI)35Cada palavra de cada ordem de Moisés foi lida para toda a comunidade de Israel, incluindo as mulheres, as crianças e os estrangeiros que viviam entre eles (NVT).

ACAMPAMENTO EM GILGALIsrael é enganado pelos Gibeonitas

(Js 9.1-2) 1Todos os reis que estavam do lado oeste do Jordão, nas montanhas e nas campinas, em toda a costa do mar Grande até o Líbano ficaram sabendo disso. Eram os reis dos heteus, dos amorreus, dos cananeus, dos ferezeus, dos heveus e dos jebuseus (NAA)2E todos eles se reuniram para guerrear contra Josué e o povo de Israel (NTLH).

(Js 9.3-13) 3Contudo, quando os habitantes de Gibeon souberam o que Josué tinha feito com Jericó e Ai (NVI)4usaram de astúcia: Foram e se fingiram de embaixadores, levando sacos velhos sobre os seus jumentos e odres de vinho, velhos, rasgados e cheios de remendos (NAA)5calçaram sandálias velhas e remendadas e vestiram roupas bem gastas. E levaram para comer pão seco e bolorento (NTLH)6Chegando ao acampamento de Gilgal, disseram a Josué e aos homens de Israel: “Viemos de uma terra distante para fazer um tratado de paz com vocês” (BV). 7Os israelitas disseram a esses heveus: “Como podemos ter certeza de que não vivem aqui por perto? Pois, se for o caso, não podemos fazer tratado algum com vocês” (NVT). 8Somos seus servos”, disseram a Josué. Josué, porém, perguntou: “Quem são vocês? De onde vocês vêm?” (NVI) 9Eles responderam: “Estes seus servos vieram de uma terra muito distante, por causa do nome do Senhor Yahweh , seu Deus Elohym . Pois ouvimos a sua fama e tudo o que fez no Egito (NAA)10Também soubemos do que ele fez aos dois reis amorreus a leste do Jordão: Seom, rei de Hesbom, e Ogue, rei de Basã, que vivia em Astarote. 11Por isso, nossos líderes e todo o nosso povo nos instruíram: ‘Levem provisões para uma viagem longa. Vão encontrar-se com os israelitas e digam-lhes: ‘Somos seus servos; por favor, façam um tratado conosco’’ (NVT)12Estes pães tinham acabado de sair do forno quando partimos, mas agora, vocês veem, estão duros e bolorentos! (BV) 13Estes odres eram novos quando os enchemos de vinho, mas agora já estão rasgados. E estas nossas roupas e estas nossas sandálias já envelheceram, por causa da longa viagem” (NAA).

(Js 9.14-15) 14Os israelitas examinaram as provisões deles, mas não consultaram o Senhor Yahweh a respeito. 15Josué fez um tratado de paz com aqueles homens e garantiu que pouparia a vida deles, e os líderes da comunidade confirmaram o acordo com um juramento (NVT).

(Js 9.16-21) 16Três dias depois de fazerem o acordo com os gibeonitas, os israelitas souberam que eram vizinhos e que viviam perto deles (NVI)17Pois, partindo os filhos de Israel, chegaram às cidades deles ao terceiro dia. E as cidades deles eram Gibeon, Cefira, Beerote e Quiriate-Jearim (NAA)18Contudo, não atacaram as cidades, pois os líderes da comunidade haviam feito um juramento em nome do Senhor Yahweh , o Deus Elohym de Israel. Toda a comunidade se queixou contra seus líderes por causa do tratado, 19mas eles responderam: “Uma vez que fizemos um juramento na presença do Senhor Yahweh , o Deus Elohym de Israel, não podemos tocar neles (NVT)20Todavia, nós os trataremos assim: Vamos deixá-los viver, para que não caia sobre nós a ira divina por quebrarmos o juramento que lhes fizemos”. 21E acrescentaram: “Eles ficarão vivos, mas serão lenhadores e carregadores de água para toda a comunidade”. E assim se manteve a promessa dos líderes (NVI).

(Js 9.22-25) 22Josué reuniu os gibeonitas e lhes disse: “Por que vocês mentiram para nós? Por que disseram que viviam numa terra distante da nossa quando, na verdade, vivem aqui perto? (NVT) 23Agora vocês estão debaixo de maldição: Nunca deixarão de ser escravos, rachando lenha e carregando água para a casa do meu Deus Elohym “. 24Eles responderam a Josué: “Os seus servos ficaram sabendo como o Senhor Yahweh , o seu Deus Elohym , ordenou que o seu servo Moisés lhes desse toda esta terra e que destruísse todos os seus habitantes da presença de vocês. Tivemos medo do que poderia acontecer conosco por causa de vocês. Por isso agimos assim. 25Estamos agora nas suas mãos. Faça conosco o que lhe parecer bom e justo” (NVI).

(Js 9.26-27) 26Josué protegeu os gibeonitas e não deixou que fossem mortos (NTLH)27Naquele dia, porém, encarregou-os de cortar lenha e carregar água para toda a comunidade de Israel e para o altar do Senhor Yahweh , no lugar que o Senhor Yahweh escolhesse construí-lo. Isso é o que fazem até hoje (NVT).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você não pode copiar o conteúdo desta página.