Bíblia Cronológica – Versões | Dia 084
84º Dia – 25 de Março
O PERÍODO DE JUÍZES – HISTÓRIA DE DÉBORA E BARAQUE
- Boaz com 104 anos (Bisavô de Davi)
- 80º e último ano de Eúde como Juiz sobre a Região de Gilgal
- Obede com 24 anos (Avô de Davi)
REGIÃO NORTE DE ISRAEL
(Jz 4.1-2) 1Depois da morte de Eúde, mais uma vez os israelitas fizeram o que o Senhor Yahweh reprova (NVI). 2Entregou-os o Senhor Yahweh nas mãos de Jabim, rei de Canaã, que reinava em Hazor. Sísera era o comandante do seu exército, o qual, então, habitava em Harosete-Hagoim (ARA).
(Jz 4.3) 3aSísera, que tinha novecentos carros de guerra com rodas de ferro, oprimiu cruelmente os israelitas durante vinte anos (NVT).
- Boaz com 124 anos (Bisavô de Davi)
- 20º e último ano da opressão de Jabim, rei de Canaã sobre o Norte de Israel
- Obede com 44 anos (Avô de Davi)
REGIÃO DE RAMÁ E BETEL – Débora e Baraque são Levantados como Juízes sobre Israel
(Jz 4.3) 3bEntão o povo pediu socorro ao Senhor Yahweh (NVT).
(Jz 4.4-5) 4Quem julgava Israel nessa época era Débora, uma profetisa, mulher de Lapidote (NVT). 5Ela costumava sentar-se debaixo da Palmeira de Débora, entre Ramá e Betel, na região montanhosa de Efraim, e os israelitas a procuravam para que ela julgasse suas questões (NVT).
Convocação de Baraque como Libertador de Israel
(Jz 4.6-9) 6Certo dia, mandou chamar Baraque, filho de Abinoão, que morava em Quedes, no território de Naftali, e lhe disse: “O Senhor Yahweh , o Deus Elohym de Israel, lhe dá a seguinte ordem: ‘Convoque dez mil guerreiros das tribos de Naftali e Zebulom para irem ao monte Tabor. 7Eu farei Sísera, comandante do exército de Jabim, ir com seus carros de guerra e guerreiros até o rio Quisom. Ali eu os entregarei em suas mãos’”. 8Baraque disse a Débora: “Só irei se você for comigo; senão, não irei”. 9Débora respondeu: “Está bem, eu irei, mas você não receberá a honra nesta missão, pois o Senhor Yahweh entregará Sísera nas mãos de uma mulher”. Então Débora foi com Baraque a Quedes (Jericó) (NVT).
CIDADE DE JERICÓ – Baraque Convoca o Povo para a Batalha
(Jz 4.10) 10Ali, Baraque convocou as tribos de Zebulom e Naftali, e dez mil guerreiros subiram com ele. Débora também o acompanhou (NVT).
MONTE TABOR
(Jz 4.12-14) 12Anunciaram a Sísera que Baraque, filho de Abinoão, tinha subido ao monte Tabor (NAA). 13Ele mandou trazer seus novecentos carros de guerra com rodas de ferro e todos os seus guerreiros, e eles marcharam de Harosete-Hagoim até o rio Quisom. 14Então Débora disse a Baraque: “Prepare-se! Este é o dia em que o Senhor Yahweh entregará Sísera em suas mãos, pois o Senhor Yahweh marcha adiante de você”. Baraque desceu a encosta do monte Tabor à frente de seus dez mil guerreiros para combater (NVT).
(Jz 4.15-16) 15O Senhor Yahweh derrotou totalmente as forças chefiadas por Sísera, pondo em confusão os soldados e os carros, diante de Baraque. Vendo isso, Sísera saltou do carro e fugiu a pé (BV). 16Baraque perseguiu os carros de guerra e o exército até Harosete-Hagoim. Todo o exército de Sísera caiu ao fio da espada; não sobrou um só homem (NVI).
(Jz 4.11) 11Héber, queneu descendente de Hobabe, cunhado de Moisés, havia se separado dos outros membros de sua tribo e armado suas tendas junto ao carvalho de Zaanim, perto de Quedes (NVT).
(Jz 4.17-20) 17Sísera, entretanto, fugiu a pé em direção à tenda de Jael, mulher de Héber, o quenita, porque havia paz entre Jabin, rei de Hazor, e a casa de Héber, o quenita (BJ). 18Jael saiu ao encontro de Sísera e disse: “Venha para minha tenda, senhor. Entre; não tenha medo”. Ele entrou na tenda de Jael, e ela o cobriu com uma manta (NVT). 19Então Sísera disse: “Por favor, me dê um pouco de água, porque estou com sede”. Ela abriu um odre de leite, e deu-lhe de beber. Depois o cobriu novamente (NAA). 20Sísera disse a ela: “Fique à porta da tenda. Se alguém chegar e perguntar se há alguém aqui, diga que não” (NVT).
(Jz 4.21-24) 21Mas, quando Sísera, exausto, dormia um sono profundo, Jael, a esposa de Héber, se aproximou silenciosamente com um martelo e uma estaca de tenda na mão e atravessou o crânio dele com a estaca, que ficou presa ao chão. Foi assim que Sísera morreu. 22Quando Baraque passou por lá à procura de Sísera, Jael saiu ao seu encontro e disse: “Venha! Eu lhe mostrarei o homem que o senhor está procurando”. Ele a seguiu até a tenda, onde encontrou o cadáver de Sísera, com o crânio atravessado pela estaca (NVT). 23Assim, naquele dia, Deus Elohym humilhou Jabim, rei de Canaã, diante dos filhos de Israel (NAA). 24Dali em diante, os israelitas se fortaleceram cada vez mais contra o rei Jabim, até que o eliminaram por completo (NVT).
O Cântico de Débora e Baraque
(Jz 5.1-5) 1Naquele dia, Débora e Baraque, filho de Abinoão, entoaram este cântico: 2“Os líderes de Israel assumiram o comando, e o povo os seguiu de boa vontade. Louvem ao Senhor Yahweh ! 3Ouçam, reis! Prestem atenção, governantes! Pois eu cantarei ao Senhor Yahweh ; sim, tocarei música para o Senhor Yahweh , o Deus Elohym de Israel! (NVT) 4Ó Senhor Yahweh , quando saíste de Seir, quando marchaste desde os campos de Edom, a terra estremeceu, os céus gotejaram, as nuvens despejaram água! (NVI) 5As montanhas tremeram diante do Senhor Yahweh , o Deus Elohym do monte Sinai, diante do Senhor Yahweh , o Deus Elohym de Israel” (NTLH).
(Jz 5.6-12) 6“Nos dias de Sangar, filho de Anate, nos dias de Jael, cessaram as caravanas; e os viajantes tomavam desvios tortuosos (ARA). 7Ficaram desertas as aldeias em Israel, ficaram desertas até que eu, Débora, me levantei; levantei-me por mãe em Israel (NAA). 8Quando Israel escolheu novos deuses, a guerra chegou às portas das cidades. Mas não se via um só escudo ou lança, entre quarenta mil guerreiros de Israel. 9Meu coração está com os comandantes de Israel, com aqueles que se ofereceram para lutar. Louvem o Senhor Yahweh ! 10Considerem estas coisas, vocês que montam em jumentas brancas, que se sentam em finas mantas, vocês que caminham pela estrada (NVT). 11Ao som da música daqueles que cuidam das águas das pastagens, falem dos atos justos do Senhor Yahweh em favor das aldeias de Israel permitindo então ao povo do Senhor Yahweh voltar feliz aos seus lares! 12Desperte, Débora, desperte! Desperte! Acorde e entoe uma canção; levante-se, Baraque, e leve presos aqueles que queriam prender você, ó filho de Abinoão!” (BV)
(Jz 5.13-18) 13“Então, desceu o restante dos nobres, o povo do Senhor Yahweh em meu auxílio contra os poderosos (ARA). 14De Efraim, cujas raízes estão na antiga região de Amaleque, desceram guerreiros; depois de você, ó Débora, seguiu Benjamim com seus povos; de Maquir desceram comandantes, e, de Zebulom, os que levam a vara de comando (NAA). 15Os líderes de Issacar estavam com Débora; sim, Issacar também estava com Baraque, apressando-se após ele até o vale. Nas divisões de Rúben houve muita inquietação. 16Por que vocês permaneceram entre as fogueiras a ouvir o balido dos rebanhos? Nas divisões de Rúben houve muita indecisão. 17Gileade permaneceu do outro lado do Jordão. E Dã, por que se deteve junto aos navios? Aser permaneceu no litoral e em suas enseadas ficou (NVI). 18Mas o povo de Zebulom e de Naftali arriscou a sua vida no campo de batalha” (NTLH).
(Jz 5.19-23) 19“Vieram reis e lutaram. Os reis de Canaã lutaram em Taanaque, junto às águas de Megido, mas não levaram nenhum despojo de prata (NAA). 20Até as estrelas lutaram: enquanto caminhavam pelo céu, elas lutaram contra Sísera (NTLH). 21O rio Quisom os arrastou, o antigo ribeiro, o Quisom; que eu marche adiante com coragem! (NVT) 22Os cascos dos cavalos faziam tremer o chão; galopavam, galopavam os seus poderosos cavalos (NVI). 23‘Amaldiçoem os habitantes de Meroz’, disse o anjo do Senhor Yahweh . ‘Amaldiçoem duramente, pois não vieram ajudar o Senhor Yahweh , ajudar o Senhor Yahweh contra fortes guerreiros’” (NVT).
(Jz 5.24-30) 24“Que Jael seja a mais bendita das mulheres, Jael, mulher de Héber, o queneu! Seja ela bendita entre as mulheres que habitam em tendas! (NVI) 25Sísera pediu água, e ela lhe deu leite; em taça de príncipes lhe ofereceu nata (NAA). 26Com a mão esquerda, pegou uma estaca de tenda; com a direita, o martelo de trabalhador. Com eles atacou Sísera e esmagou sua cabeça; de um só golpe, rachou e atravessou seu crânio (NVT). 27Aos pés dela ele se encurvou, caiu e ficou estirado; a seus pés se encurvou e caiu; onde se encurvou, ali caiu morto (NAA). 28Pela janela olhava a mãe de Sísera; atrás da grade ela exclamava: ‘Por que o seu carro se demora tanto? Por que custa a chegar o ruído de seus carros?’ 29As mais sábias de suas damas responderam, e ela continuava falando consigo mesma: 30‘Estarão achando e repartindo os despojos? Uma moça ou duas moças para cada homem, roupas coloridas como despojo para Sísera, roupas coloridas e bordadas, tecidos bordados para o meu pescoço, tudo isso como despojo?’” (NVI)
(Jz 5.31) 31a“Assim, ó Senhor Yahweh , pereçam todos os teus inimigos! Porém os que te amam brilhem como o sol quando se levanta no seu esplendor” (NAA).
O PERÍODO DE JUÍZES – HISTÓRIA DE GIDEÃO
- 7º ano de Débora e Baraque como Juízes sobre o Norte de Israel
- Obede com 51 anos (Avô de Davi)
REGIÃO LESTE DE ISRAEL
(Jz 6.1-6) 1Os filhos de Israel fizeram o que era mau aos olhos do Senhor Yahweh e por isso o Senhor Yahweh os entregou nas mãos dos midianitas durante sete anos (NAA). 2Os midianitas eram tão cruéis que os israelitas fizeram para si esconderijos nas montanhas, nas cavernas e nas fortalezas. 3Sempre que os israelitas faziam o plantio, saqueadores de Midiã, de Amaleque e de outros povos do leste atacavam Israel, 4acampavam na terra e destruíam as plantações até Gaza. Levavam ovelhas, bois e jumentos, e não deixavam coisa alguma para Israel comer. 5Esses bandos inimigos, que vinham com seus rebanhos e tendas, eram como uma praga de gafanhotos. Chegavam em camelos, tão numerosos que era impossível contá-los, e só partiam quando a terra estava devastada (NVT). 6Assim os midianitas deixaram o povo de Israel na maior miséria e fraqueza. Então os israelitas clamaram ao Senhor Yahweh por socorro (BV).
(Jz 6.7-10) 7Quando os filhos de Israel clamaram ao Senhor Yahweh por causa dos midianitas, 8o Senhor Yahweh lhes enviou um Profeta, que lhes disse: “Assim diz o Senhor Yahweh , Deus Elohym de Israel: ‘Eu tirei vocês do Egito, da casa da servidão (NAA). 9Eu os livrei do poder do Egito e das mãos de todos os seus opressores. Expulsei-os e dei a vocês a terra deles. 10E também disse a vocês: Eu sou o Senhor Yahweh , o seu Deus Elohym ; não adorem os deuses dos amorreus, em cuja terra vivem, mas vocês não me deram ouvidos’“ (NVI).
- 14º ano de Débora e Baraque como Juízes sobre o Norte de Israel
- Obede com 58 anos (Avô de Davi)
- 7º e último ano da opressão Midianita sobre o Leste de Israel
POVOADO DE OFRA
(Jz 6.11-18) 11Então o Anjo do Senhor Yahweh veio e sentou-se debaixo de um carvalho que havia perto do povoado de Ofra. Esse carvalho pertencia a Joás, que era da família de Abiezer. O seu filho, Gideão, estava malhando trigo no tanque de pisar uvas, escondido, para que os midianitas não o encontrassem (NTLH). 12Então o Anjo do Senhor Yahweh apareceu a Gideão e lhe disse: “O Senhor Yahweh está com você, poderoso guerreiro” (NVI). 13Gideão respondeu: “Ah! Meu senhor! Se o Senhor Deus Yahweh está conosco, por que nos aconteceu tudo isto? E onde estão todas as suas maravilhas que os nossos pais nos contaram? Eles disseram: ‘O Senhor Yahweh nos tirou do Egito!’ Porém, agora, o Senhor Yahweh nos abandonou e nos entregou nas mãos dos midianitas”. 14Então o Senhor Yahweh se virou para Gideão e disse: “Vá nessa força que você tem e livre Israel das mãos dos midianitas. Não é verdade que eu estou enviando você?” 15Gideão respondeu: “Ah! Meu Senhor Yahweh ! Como livrarei Israel? Eis que a minha família é a mais pobre em Manassés, e eu sou o menor na casa de meu pai” (NAA). 16“Eu estarei com você”, respondeu o Senhor Yahweh , “e você derrotará todos os midianitas como se fossem um só homem” (NVI). 17Gideão respondeu: “Se, de fato, posso contar com tua ajuda, dá-me um sinal de que é mesmo o Senhor Yahweh quem fala comigo. 18Por favor, não vá embora até que eu te traga a minha oferta”. Ele respondeu: “Ficarei aqui até você voltar” (NVT).
(Jz 6.19-24) 19Gideão entrou em casa, preparou um cabrito e fez pães sem fermento com vinte litros de farinha. Pôs a carne num cesto, e o caldo, numa panela. Depois, trouxe tudo até debaixo do carvalho e o entregou ao Anjo. 20Porém o Anjo de Deus Elohym lhe disse: “Pegue a carne e os pães sem fermento e coloque-os sobre esta rocha. Depois, derrame o caldo em cima”. Foi o que Gideão fez. 21Então o Anjo do Senhor Yahweh estendeu a ponta do cajado que trazia na mão e tocou a carne e os pães sem fermento. Saiu fogo da rocha e queimou a carne e os pães. E o Anjo do Senhor Yahweh desapareceu da presença dele. 22Quando Gideão viu que era o Anjo do Senhor Yahweh , disse: “Ai de mim, Senhor Deus Yahweh ! Pois vi o Anjo do Senhor Yahweh face a face”. 23Mas o Senhor Yahweh lhe disse: “Que a paz esteja com você! Não tenha medo! Você não morrerá!” 24Então Gideão edificou ali um altar ao Senhor Yahweh e lhe deu o nome de “O Senhor é Paz Yahweh Shalom “. Até o dia de hoje esse altar está em Ofra, que pertence à família de Abiezer (NAA).
Gideão destrói os Altares de sua Família
(Jz 6.25-27) 25Naquela noite, o Senhor Yahweh disse a Gideão: “Tome o segundo touro do rebanho de seu pai, aquele de sete anos. Derrube o altar que seu pai fez para Baal e corte o poste de Aserá que fica ao lado do altar. 26Depois, construa um altar para o Senhor Yahweh , seu Deus Elohym , no alto desta colina, arrumando as pedras com cuidado. Sacrifique o touro sobre o altar como holocausto e use como lenha a madeira do poste de Aserá que você cortará” (NVT). 27Assim Gideão chamou dez dos seus servos e fez como o Senhor Yahweh lhe ordenara. Mas, com medo da sua família e dos homens da cidade, fez tudo de noite, e não durante o dia (NVI).
(Jz 6.28-32) 28Logo cedo no dia seguinte, quando os habitantes da cidade começaram a despertar, alguém descobriu que o altar de Baal havia sido derrubado e que o poste de Aserá ao lado dele tinha sido cortado. Em seu lugar, havia um novo altar, sobre o qual estavam os restos do touro sacrificado. 29Os habitantes perguntaram uns aos outros: “Quem fez isso?”. Depois de uma investigação cuidadosa, descobriram que tinha sido Gideão, filho de Joás (NVT). 30Então os homens daquela cidade disseram a Joás: “Traga o seu filho para fora, para que seja morto, pois derrubou o altar de Baal e cortou o poste da deusa Aserá que estava junto dele” (NAA). 31Joás, porém, gritou para a multidão que o confrontava: “Por que vocês defendem Baal? Acaso pretendem salvá-lo? Quem lutar pela causa dele será morto pela manhã! Se Baal é realmente um deus, que ele próprio se defenda e destrua quem derrubou seu altar!” (NVT) 32Daquele dia em diante, Gideão passou a ser chamado de Jerubaal, pois Joás tinha dito: “Que Baal mesmo se defenda. O altar dele é que foi derrubado” (NTLH).