• aguavivabocaina@gmail.com
  • +55 14 98183-8530

Bíblia Cronológica – Versões | Dia 085

85º Dia – 26 de Março

O PERÍODO DE JUÍZES – CONTINUAÇÃO DA HISTÓRIA DE GIDEÃO

 

CENÁRIO HISTÓRICO: A Convocação de Gideão (Aproximadamente 1.202 a.C.)CURIOSIDADES

  • 14º ano de Débora e Baraque como Juízes sobre o Norte de Israel
  • Obede com 58 anos (Avô de Davi)
  • 7º e último ano da opressão Midianita sobre o Leste de Israel

VALE DE JEZREEL

(Jz 6.33-35) 33Nesse meio tempo, todos os midianitas, amalequitas e outros povos que vinham do leste uniram os seus exércitos, atravessaram o Jordão e acamparam no vale de Jezreel (NVI)34E o Espírito do Senhor Yahweh  dominou Gideão. Ele tocou uma trombeta feita de chifre de carneiro, e os homens do grupo de famílias de Abiezer foram juntar-se a ele (NTLH)35Também enviou mensageiros às tribos de Manassés, Aser, Zebulom e Naftali, convocando seus guerreiros, e todos atenderam ao chamado (NVT).

Gideão pede Sinais a Deus

(Jz 6.36-40) 36Então disse Gideão a Deus Elohym : “Se de fato o Senhor Yahweh vai usar a mim para salvar Israel, como prometeu, 37dê-me uma prova desta maneira: ‘Vou deixar um pouco de lã no pátio: se só a lã estiver molhada do orvalho, e a terra em volta estiver seca, então terei certeza de que o Senhor Yahweh vai libertar Israel por meu intermédio, como disse’” (BV). 38E assim aconteceu. No outro dia, Gideão se levantou de madrugada e, apertando a lã, do orvalho que havia nela espremeu uma taça cheia de água (NAA)39Então Gideão disse a Deus Elohym : “Peço que não fique irado comigo, mas que me permita fazer mais um pedido. Deixa-me usar esta lã para mais uma prova. Desta vez, que a lã fique seca e o chão ao redor dela fique coberto de orvalho”. 40Naquela noite, Deus Elohym fez o que Gideão havia pedido. Pela manhã, a lã estava seca, mas o chão estava coberto de orvalho (NVT).

Os Trezentos Homens de Gideão

(Jz 7.1-3) 1Então Jerubaal, isto é, Gideão, se levantou de madrugada, e todo o povo que com ele estava, e acamparam junto à fonte de Harode, de maneira que o arraial dos midianitas ficava ao norte deles, no vale, perto do monte de Moré. 2O Senhor Yahweh disse a Gideão: “É demais o povo que está com você, para eu entregar os midianitas nas suas mãos. Israel poderia se gloriar contra mim, dizendo: ‘A minha própria mão me livrou’. 3Portanto, anuncie ao povo o seguinte: ‘Quem estiver assustado e com medo, saia da região montanhosa de Gileade e volte para casa’”. Então vinte e dois mil homens voltaram, e dez mil ficaram (NAA).

(Jz 7.4-8) 4Então o Senhor Yahweh disse a Gideão: “Ainda há povo demais. Faça-os descer até as águas, e ali eu os provarei para você. Aquele de quem eu disser: ‘Este irá com você’, esse de fato irá com você; porém todo aquele de quem eu disser: ‘Este não irá com você’, esse não irá. 5Gideão fez com que os homens descessem até as águas. Então o Senhor Yahweh lhe disse: “Todos os que lamberem a água com a língua, como faz o cachorro, esses você deve pôr à parte, separando-os daqueles que se ajoelharem para beber”. 6O número dos que lamberam, levando a mão à boca, foi de trezentos homens. Todos os outros se ajoelharam para beber a água. 7Então o Senhor Yahweh disse a Gideão: “Com estes trezentos homens que lamberam a água eu livrarei vocês, e entregarei os midianitas nas suas mãos. Diga a todos os outros que voltem para casa”. 8Os trezentos homens pegaram as provisões e as trombetas dos outros. Gideão mandou todos os homens de Israel cada um à sua tenda, porém reteve consigo os trezentos homens. O arraial dos midianitas estava abaixo dele, no vale (NAA).

Deus encoraja a Gideão por meio da boca dos Inimigos

(Jz 7.9-15) 9Naquela noite, o Senhor Yahweh lhe disse: “Levante-se! Desça ao acampamento dos midianitas, pois eu os entreguei em suas mãos! 10Mas, se você tem medo de atacá-los, desça até o acampamento com seu servo Purá. 11Ouça o que os midianitas estão dizendo e você se encherá de coragem e terá ânimo para atacar”. Então Gideão e seu servo Purá desceram até os limites do acampamento inimigo. 12Os exércitos de Midiã, de Amaleque e dos povos do leste cobriam o vale como uma nuvem de gafanhotos. Seus camelos eram tão numerosos como os grãos de areia da praia, impossíveis de contar (NVT)13Gideão chegou bem no momento em que um homem estava contando seu sonho a um amigo. “Tive um sonho”, dizia ele. “Um pão de cevada vinha rolando dentro do acampamento midianita, e atingiu a tenda com tanta força que ela tombou e se desmontou” (NVI). 14O amigo respondeu: “O sonho só pode significar uma coisa: a espada de Gideão, filho de Joás, o israelita. Deus entregou todo o exército midianita nas mãos dele!” 15Quando Gideão ouviu o sonho e sua interpretação, prostrou-se em adoração. Voltou para o acampamento de Israel e gritou: “Levantem-se! O Senhor Yahweh entregou o exército midianita em suas mãos!” (NVT).

(Jz 7.16-18) 16Em seguida, dividiu os trezentos homens em três grupos e deu a cada homem uma trombeta e um vaso de barro com uma tocha dentro. 17“Olhem para mim”, disse ele. “Quando chegarmos à beira do acampamento, façam o que eu fizer. 18Assim que eu e todos os que estiverem comigo tocarmos nossas trombetas, toquem as suas também ao redor de todo o acampamento e gritem: ‘Pelo Senhor Yahweh e por Gideão!’” (NVT)

A Derrota dos Midianitas e seus Aliados

(Jz 7.19-23) 19Gideão e os cem homens que estavam com ele chegaram às imediações do arraial por volta da meia-noite, pouco tempo após a troca das guardas. Tocaram as trombetas e quebraram os cântaros que tinham nas mãos. 20Assim, as três companhias tocaram as trombetas e despedaçaram os cântaros. Seguravam a tocha na mão esquerda e a trombeta na mão direita. E gritavam: “Uma espada pelo Senhor Yahweh e por Gideão!” 21E cada um permaneceu no seu lugar ao redor do arraial. Todo o exército dos midianitas começou a correr, a gritar e a fugir (NAA)22Quando os trezentos israelitas tocaram as trombetas, o Senhor Yahweh fez os guerreiros que estavam no acampamento lutarem uns contra os outros com suas espadas. Os que sobreviveram fugiram para lugares distantes como Bete-Sita, perto de Zererá, e para a divisa de Abel-Meolá, perto de Tabate. 23Então Gideão convocou os guerreiros de Naftali, Aser e Manassés, que se juntaram aos demais para perseguir o exército midianita (NVT).

(Jz 7.24-25) 24Gideão enviou mensageiros a todas as montanhas de Efraim, dizendo: “Desçam para atacar os midianitas e impedir que eles passem pelas águas do Jordão até Bete-Bara”. Assim, todos os homens de Efraim foram convocados. E eles cortaram a passagem dos midianitas pelas águas do Jordão, até Bete-Bara. 25E prenderam dois príncipes dos midianitas, Orebe e Zeebe. Mataram Orebe no rochedo de Orebe e mataram Zeebe no lagar de Zeebe. Perseguiram os midianitas e trouxeram a cabeça de Orebe e a cabeça de Zeebe a Gideão, do outro lado do Jordão (NAA).

(Jz 8.1-3) 1Então os homens de Efraim disseram a Gideão: “Que é isto que você fez conosco, não nos chamando quando foi lutar contra os midianitas?” E discutiram fortemente com ele (NAA)2Ele, porém, lhes respondeu: “Que é que eu fiz, em comparação com vocês? O resto das uvas de Efraim não são melhores do que toda a colheita de Abiezer? (NVI) 3 Deus Elohym entregou em suas mãos Orebe e Zeebe, os comandantes do exército midianita. O que eu fiz em comparação com isso?” Quando ouviram a resposta de Gideão, a indignação dos homens de Efraim diminuiu (NVT).

Auxílio negado por parte das Cidades de Sucote e Peniel

(Jz 8.4-9) 4Então Gideão atravessou o rio Jordão com os trezentos homens e, embora estivessem exaustos, continuaram a perseguir o inimigo (NVT)5Em Sucote, disse ele aos homens dali: “Peço-lhes um pouco de pão para as minhas tropas; os homens estão cansados, e eu ainda estou perseguindo os reis de Midiã, Zeba e Zalmuna”. 6Os líderes de Sucote, porém, disseram: “Ainda não estão em seu poder Zeba e Zalmuna? Por que deveríamos dar pão às suas tropas?” (NVI) 7“Muito bem”, disse Gideão. “Depois que o Senhor Yahweh entregar Zeba e Zalmuna em minhas mãos, voltarei e rasgarei a carne de vocês com espinhos e com espinheiros do deserto”. 8Dali Gideão subiu a Peniel, onde também pediu comida e recebeu a mesma resposta. 9Disse ele ao povo de Peniel: “Quando eu voltar vitorioso, derrubarei esta torre” (NVT).

(Jz 8.10-12) 10Ora, Zeba e Zalmuna estavam em Carcor com os seus exércitos, uns quinze mil homens, todos os que restaram do exército de povos do Oriente, pois cento e vinte mil homens que puxavam da espada tinham sido mortos (NAA)11Gideão subiu pela rota das caravanas, a leste de Noba e Jogbeá, e atacou de surpresa o exército midianita. 12Zeba e Zalmuna, os dois reis midianitas, fugiram, mas Gideão os perseguiu e os capturou, derrotando seu exército (NVT).

(Jz 8.13-21) 13Quando Gideão, filho de Joás, voltou da batalha, pela subida de Heres, 14ele capturou um jovem de Sucote e o interrogou, e o jovem escreveu para Gideão os nomes dos setenta e sete líderes e autoridades da cidade (NVI)15Então Gideão retornou a Sucote e disse ao povo: “Aqui estão Zeba e Zalmuna. Quando estivemos aqui antes, vocês zombaram de mim e disseram: ‘Primeiro capture Zeba e Zalmuna, e então daremos comida aos seus guerreiros exaustos’” (NVT). 16Gideão prendeu os líderes da cidade de Sucote, castigando-os com espinhos e espinheiros do deserto (NVI)17Também derrubou a torre de Peniel e matou os homens da cidade (NVT). 18Então perguntou a Zeba e a Zalmuna: “Como eram os homens que vocês mataram em Tabor?” “Eram como você”, responderam, “cada um tinha o porte de um príncipe” (NVI). 19Gideão disse: “Eram meus irmãos, filhos de minha mãe. Tão certo como vive o Senhor Yahweh , se vocês os tivessem deixado com vida, eu não mataria vocês” (NAA). 20E Gideão voltou-se para Jéter, seu filho mais velho, e lhe disse: “Mate-os!” Jéter, porém, teve medo e não desembainhou a espada, pois era muito jovem (NVI)21Então disseram Zeba e Zalmuna a Gideão: “Faça isso você mesmo! Mostre que é homem!” Gideão matou, pois, Zeba e Zalmuna, e tirou os enfeites em forma de meia-lua, que adornavam os pescoços dos camelos deles (BV).

POVOADO DE OFRA

 – Gideão e o Manto Sacerdotal

(Jz 8.22-27) 22Os israelitas disseram a Gideão: “Reine sobre nós! você, seu filho e seu neto, pois você nos libertou das mãos de Midiã”. 23“Não reinarei sobre vocês”, respondeu-lhes Gideão, “nem meu filho reinará sobre vocês. O Senhor Yahweh reinará sobre vocês (NVI). 24Mas tenho um pedido a fazer. Cada um de vocês me dê uma argola de ouro que tomou de seus inimigos como despojo”. (Uma vez que os inimigos eram ismaelitas, todos usavam argolas de ouro) (NVT). 25Então eles responderam: “De bom grado as daremos”. E estenderam uma capa, e cada um deles colocou ali uma argola do seu despojo (NAA)26O peso das argolas de ouro totalizou pouco mais de vinte quilos, sem contar os enfeites, os pendentes e as roupas de púrpura que os reis de Midiã usavam, além das correntes que estavam no pescoço de seus camelos (NVT)27Gideão usou o ouro para fazer um manto Sacerdotal, que ele colocou em sua cidade, em Ofra. Todo o Israel prostituiu-se, fazendo dele objeto de adoração; e veio a ser uma armadilha para Gideão e sua família (NVI).

CENÁRIO HISTÓRICO: Nascimento do Sacerdote Eli (Aproximadamente 1.192 a.C.)CURIOSIDADES

  • 24º ano de Débora e Baraque como Juízes sobre o Norte de Israel
  • Obede com 68 anos (Avô de Davi)
  • 10º ano de Gideão como Juiz sobre o Leste de Israel
CENÁRIO HISTÓRICO: Nascimento de Abimeleque (Filho de Gideão) (Aproximadamente 1.187 a.C.)CURIOSIDADES

  • 29º ano de Débora e Baraque como Juízes sobre o Norte de Israel
  • Obede com 75 anos (Avô de Davi)
  • 15º ano de Gideão como Juiz sobre o Leste de Israel
  • Eli com 5 anos (Sacerdote de Israel)

CIDADE DE SIQUÉM

(Jz 8.29-31) 29Jerubaal, filho de Joás, retirou-se e ficou morando em sua casa. 30Gideão teve setenta filhos, todos provindos dele, porque tinha muitas mulheres (NAA)31Também teve uma concubina em Siquém que deu à luz um filho seu, a quem ele chamou Abimeleque (NVT).

CENÁRIO HISTÓRICO: Fim dos 40 anos do Juízo de Débora e Baraque ao Norte de Israel (Aproximadamente 1.176 a.C.)CURIOSIDADES

  • 40º e último ano de Débora e Baraque como Juízes sobre o Norte de Israel
  • Obede com 86 anos (Avô de Davi)
  • 26º ano de Gideão como Juiz sobre o Leste de Israel
  • Eli com 16 anos (Sacerdote de Israel)
  • Abimeleque com 11 anos (Filho de Gideão)

(Jz 5.31) 31bE a terra ficou em paz durante quarenta anos (NAA).

CENÁRIO HISTÓRICO: Fim dos 40 anos do Juízo de Gideão a Leste de Israel (Aproximadamente 1.162 a.C.)CURIOSIDADES

  • Obede com 100 anos (Avô de Davi)
  • 40º e último ano de Gideão como Juiz sobre o Leste de Israel
  • Eli com 30 anos (Sacerdote de Israel)
  • Abimeleque com 25 anos (Filho de Gideão)

(Jz 8.28) 28Assim, os midianitas foram subjugados pelos filhos de Israel e nunca mais levantaram a cabeça. E a terra ficou em paz durante quarenta anos nos dias de Gideão (NAA).

Morte de Gideão

(Jz 8.32) 32Gideão, filho de Joás, morreu em boa velhice e foi sepultado no túmulo de Joás, seu pai, em Ofra, cidade da família de Abiezer (NAA).

Nova Apostasia do Povo de Israel

(Jz 8.33-35) 33Logo depois da morte de Gideão, os israelitas se prostituíram, adorando imagens de Baal e fazendo de Baal-Berite seu deus (NVT)34Os filhos de Israel não se lembraram do Senhor Yahweh , seu Deus Elohym , que os havia livrado do poder de todos os seus inimigos ao redor (NAA)35Também não demonstraram lealdade alguma para com a família de Jerubaal (isto é, Gideão), apesar de todo o bem que ele havia feito a Israel (NVT).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


O período de verificação do reCAPTCHA expirou. Por favor, recarregue a página.

Você não pode copiar o conteúdo desta página.