Bíblia Cronológica – Versões | Dia 086
86º Dia – 27 de Março
O PERÍODO DE JUÍZES – HISTÓRIA DE ABIMELEQUE
- Obede com 98 anos (Avô de Davi)
- 40º e último ano de Gideão como Juiz sobre o Leste de Israel
- Eli com 30 anos (Sacerdote de Israel)
- Abimeleque com 25 anos (Filho de Gideão)
CIDADE DE SIQUÉM
(Jz 9.1-4) 1Abimeleque, filho de Jerubaal, foi a Siquém, aos parentes de sua mãe, e falou com eles e com toda a geração da casa de seu avô materno, dizendo (NAA): 2“Perguntem aos líderes de Siquém se preferem ser governados por todos os setenta filhos de Gideão ou por um só homem. E lembrem-se de que eu sou da mesma carne e do mesmo sangue de vocês!” 3Então os tios de Abimeleque transmitiram sua mensagem a todos os líderes de Siquém, que, depois de ouvirem a proposta, decidiram em favor de Abimeleque, pois era parente deles. 4Deram-lhe setenta moedas de prata do templo de Baal-Berite, que ele usou para contratar indivíduos desocupados e desordeiros que concordaram em segui-lo (NVT).
(Jz 9.5-6) 5Ele foi à casa de seu pai em Ofra e ali, sobre uma pedra, matou todos os seus setenta meios-irmãos, os filhos de Gideão, exceto Jotão, o filho mais novo, que fugiu e se escondeu. 6Então os líderes de Siquém e Bete-Milo convocaram uma reunião debaixo do carvalho perto da coluna em Siquém e proclamaram Abimeleque rei (NVT).
(Jz 9.7-15) 7Quando Jotão soube disso, subiu ao topo do monte Gerizim e gritou: “Ouçam-me, cidadãos de Siquém! Ouçam-me se querem que Deus Elohym os ouça! 8Certa vez as árvores resolveram ungir um rei. Primeiro disseram à oliveira: ‘Seja nosso rei!’ (NVT). 9Porém a oliveira lhes respondeu: “Deixaria eu o meu óleo, apreciado por Deus Elohym e pelos homens, para dominar sobre as árvores?’ 10Então as árvores disseram à figueira: ‘Venha você e reine sobre nós’. 11Porém a figueira lhes respondeu: ‘Deixaria eu a minha doçura, o meu bom fruto, para dominar sobre as árvores?’ 12Então as árvores disseram à videira: ‘Venha você e reine sobre nós’. 13Porém a videira lhes respondeu: ‘Deixaria eu o meu vinho, que agrada a Deus Elohym e aos homens, para dominar sobre as árvores?’ 14Então todas as árvores disseram ao espinheiro: ‘Venha você e reine sobre nós’ (NAA). 15E o espinheiro respondeu às árvores: ‘Se querem mesmo ungir-me seu rei, venham abrigar-se à minha sombra. Se não, que saia fogo de mim e queime os cedros do Líbano’” (NVT).
(Jz 9.16-21) 16Jotão prosseguiu: “Será que vocês de fato agiram de forma honrada e íntegra ao proclamar Abimeleque seu rei? Será que foram justos com Gideão e seus descendentes? Vocês o trataram como ele merece, tendo em vista tudo que realizou? 17Meu pai lutou por vocês e arriscou a vida para libertá-los dos midianitas. 18Mas hoje vocês se rebelaram contra ele e seus descendentes e mataram seus setenta filhos sobre uma pedra. Escolheram Abimeleque, filho da escrava dele, para ser rei só porque ele é seu parente (NVT). 19Agora, se o que vocês fizeram hoje com Gideão e a sua família foi sincero e honesto, então sejam felizes com Abimeleque, e que ele seja feliz com vocês! (NTLH) 20Mas, se não o fizeram, então que saia fogo de Abimeleque e queime os líderes de Siquém e Bete-Milo, e saia fogo dos líderes de Siquém e Bete-Milo e queime Abimeleque!” 21Então Jotão fugiu e foi morar em Beer, pois tinha medo de seu irmão Abimeleque (NVT).
- Obede com 101 anos (Avô de Davi)
- Eli com 33 anos (Sacerdote de Israel)
- Abimeleque com 28 anos (Filho de Gideão)
(Jz 9.22-24) 22Abimeleque governou o povo de Israel durante três anos. 23Então Deus Elohym fez com que Abimeleque e os homens de Siquém se odiassem. E eles se revoltaram contra Abimeleque (NTLH). 24Isto aconteceu para que fosse vingada a violência praticada contra os setenta filhos de Jerubaal, e para que fossem castigados tanto Abimeleque, que era irmão deles e os havia matado, como os cidadãos de Siquém, que contribuíram para que ele matasse os seus próprios irmãos (NAA).
(Jz 9.25-29) 25Os líderes de Siquém prepararam uma emboscada para Abimeleque no alto dos montes e assaltavam todos os que passavam por ali. Contudo, alguém alertou Abimeleque sobre essa conspiração. 26Nessa época, Gaal, filho de Ebede, se mudou para Siquém com seus irmãos e ganhou a confiança dos líderes da cidade (NVT). 27Eles foram até as suas plantações, apanharam uvas e prepararam vinho. Então fizeram uma festa. Depois entraram no templo do seu deus, comeram, beberam e amaldiçoaram Abimeleque (NTLH). 28E Gaal, filho de Ebede, disse: “Quem é Abimeleque, e quem somos nós de Siquém, para que o sirvamos? Não é ele filho de Jerubaal? E não é Zebul o seu oficial? Seria melhor servir os homens de Hamor, pai de Siquém. Mas nós, por que serviremos a ele? (NAA) 29Se eu estivesse no comando, me livraria de Abimeleque. Diria a ele: ‘Convoque seus soldados e venha lutar!’” (NVT)
(Jz 9.30-41) 30Mas, quando Zebul, que governava a cidade, tomou conhecimento das palavras de Gaal, ficou furioso (NVT). 31E enviou, secretamente, mensageiros a Abimeleque, dizendo: “Eis que Gaal, filho de Ebede, e seus irmãos vieram a Siquém e estão alvoroçando a cidade contra você. 32Levante-se de noite, você e o povo que estiver com você, e ponham-se de emboscada no campo. 33Levante-se pela manhã, ao sair o sol, e ataque a cidade. Quando Gaal com a sua gente sair para atacar, faça com ele o que estiver ao seu alcance” (NAA). 34Então Abimeleque e todos os seus homens saíram de noite, dividiram-se em quatro grupos e armaram uma emboscada ao redor de Siquém (NVT). 35Gaal, filho de Ebede, saiu e pôs-se à entrada do portão da cidade. Com isto Abimeleque e todo o povo que estava com ele se levantaram das emboscadas (NAA). 36Quando Gaal os viu, disse a Zebul: “Veja, vem gente descendo do alto das colinas!” Zebul, porém, respondeu: “Você está confundindo as sombras dos montes com homens” (NVI). 37Porém Gaal tornou ainda a falar e disse: “Veja! Vem gente descendo bem na nossa frente, e uma tropa vem vindo do caminho do carvalho dos Adivinhos” (NAA). 38Então Zebul disse: “Onde foi parar toda a sua conversa? Não foi você quem perguntou por que devíamos servir Abimeleque? Pois são estes os homens de quem você estava caçoando. Saia agora e lute contra eles” (NTLH). 39Então Gaal conduziu para fora os cidadãos de Siquém e lutou contra Abimeleque (NVI). 40Abimeleque perseguiu Gaal, e muitos homens de Siquém foram feridos e caíram pelo caminho enquanto recuavam até o portão da cidade (NVT). 41Então Abimeleque voltou para Arumá, e Zebul foi até Siquém e expulsou de lá Gaal e os seus irmãos (NTLH).
(Jz 9.42-45) 42No dia seguinte, o povo de Siquém saiu para guerrear nos campos. Abimeleque soube disso (NVT). 43Então ele reuniu os seus homens, e os dividiu em três grupos, e os pôs de emboscada no campo. Quando Abimeleque viu que o povo saía da cidade, levantou-se contra eles e os atacou (NAA). 44Abimeleque e seu grupo tomaram de assalto o portão da cidade para impedir que os homens de Siquém voltassem para dentro. Enquanto isso, os outros dois grupos atacaram e mataram aqueles que estavam nos campos. 45A batalha durou o dia inteiro. Por fim, Abimeleque tomou Siquém e matou seus habitantes. Depois, destruiu a cidade e espalhou sal em todo o solo (NVT).
(Jz 9.46-49) 46Ao tomarem conhecimento do que havia acontecido, os líderes que viviam na torre de Siquém correram e se esconderam na fortaleza do templo de Baal-Berite (NVT). 47Mas Abimeleque soube que eles estavam reunidos lá. 48Aí subiu o monte Salmom com os seus homens. Pegou um machado, cortou um galho de árvore e o pôs no ombro. Disse aos homens para fazerem depressa a mesma coisa (NTLH). 49Assim, cada um deles cortou um galho e seguiu Abimeleque. Puseram os galhos ao redor da fortaleza, e os incendiaram. Assim, morreram todos os que estavam na Torre de Siquém, mais ou menos mil pessoas, homens e mulheres (NAA).
A Morte de Abimeleque
(Jz 9.50-55) 50Então Abimeleque foi a Tebes, sitiou a cidade e a tomou. 51Havia, porém, no meio da cidade, uma torre forte, e todos os homens e mulheres, todos os moradores da cidade, fugiram para lá. Fecharam as portas da torre e subiram ao terraço (NAA). 52Abimeleque avançou, atacou a torre e chegou até a porta, para pôr fogo nela. 53Mas uma mulher jogou uma pedra de moinho na cabeça dele e quebrou o seu crânio (NTLH). 54Então Abimeleque chamou depressa o moço, seu escudeiro, e lhe disse: “Tire a sua espada e me mate, para que não se diga que uma mulher me matou”. O moço o atravessou com a espada, e ele morreu (NAA). 55Quando os israelitas viram que Abimeleque estava morto, debandaram e voltaram para casa (NVT).
(Jz 9.56-57) 56Assim, Deus Elohym fez cair sobre Abimeleque o mal que ele havia feito a seu pai, ao matar os seus setenta irmãos. 57De igual modo, Deus Elohym fez cair sobre a cabeça dos homens de Siquém todo o mal que haviam praticado. Assim, veio sobre eles a maldição de Jotão, filho de Jerubaal (NAA).
CIDADE DE SAMIR – Deus Levanta Tolá como um dos Juízes sobre a Região de Efraim
(Jz 10.1) 1Depois da morte de Abimeleque, surgiu um juiz e libertador de Israel chamado Tolá, filho de Puá, neto de Dodô. Era da tribo de Issacar, mas vivia na cidade de Samir, na região montanhosa de Efraim.
- Obede com 105 anos (Avô de Davi)
- Eli com 33 anos (Sacerdote de Israel)
- 4º ano de Tolá como Juiz sobre a Região de Efraim
CIDADE DE BELÉM
(Rt 4.18-22) 18Esta é a genealogia de Perez: Perez gerou Hezrom. 19Hezrom gerou Rão. Rão gerou Aminadabe. 20Aminadabe gerou Naassom. Naassom gerou Salmom. 21Salmom gerou Boaz. Boaz gerou Obede. 22Obede gerou Jessé. Jessé gerou Davi (NVT).
- Obede com 124 anos (Avô de Davi)
- Eli com 56 anos (Sacerdote de Israel)
- 23º e último ano de Tolá como Juiz sobre a Região de Efraim
- Jessé com 19 anos (Pai de Davi)
CIDADE DE SAMIR
(Jz 10.2) 2Tolá foi líder de Israel durante vinte e três anos. Depois morreu e foi sepultado em Samir (NTLH).
REGIÃO DE GILEADE – Deus Levanta Jair como um dos Juízes sobre Israel
(Jz 10.3-4) 3Em seguida apareceu Jair, da terra de Gileade. Jair foi líder de Israel durante vinte e dois anos. 4Ele tinha trinta filhos, que montavam trinta jumentos. Os seus filhos tinham trinta cidades na região de Gileade. Elas são chamadas até hoje de “cidades de Jair” (NTLH).
- Obede com 126 anos (Avô de Davi)
- Eli com 58 anos (Sacerdote de Israel)
- 2º ano de Jair como Juiz em Israel
- Jessé com 21 anos (Pai de Davi)
TERRA DE TOBE
(Jz 11.1-3) 1Jefté, o gileadita, era homem valente, porém filho de uma prostituta. O pai dele se chamava Gileade (NAA). 2A esposa de Gileade teve muitos filhos, e quando esses meios-irmãos cresceram, expulsaram Jefté, dizendo: “Você não receberá parte alguma da herança de nosso pai, pois é filho de outra mulher”. 3Então Jefté fugiu de seus irmãos e foi viver na terra de Tobe. Em pouco tempo, passou a chefiar um bando de desocupados que se uniram a ele (NVT).
- Eli com 65 anos (Sacerdote de Israel)
- 9º ano de Jair como Juiz em Israel
- Jessé com 28 anos (Pai de Davi)
CIDADE DE ZORÁ
(Jz 13.2-8) 2Naqueles dias, um homem chamado Manoá, da tribo de Dã, vivia na cidade de Zorá. Sua esposa era estéril, e eles não tinham filhos (NVT). 3O Anjo do Senhor Yahweh apareceu a essa mulher e lhe disse: “Eis que você é estéril e nunca teve filhos, mas você ficará grávida e dará à luz um filho. 4Por isso, tenha cuidado e não beba vinho nem bebida forte, e não coma nenhuma comida impura (NAA). 5Você ficará grávida e dará à luz um filho, do qual jamais cortará o cabelo, porque ele será consagrado a Deus Elohym como nazireu Nazireu era uma pessoa que se consagrava de maneira especial a Deus durante um certo período de tempo. O voto de nazireu incluía compromissos como não beber vinho ou outras bebidas alcoólicas, não cortar o cabelo e evitar contato com cadáveres. Este voto podia ser temporário ou, em alguns casos, como o de Sansão, por toda a vida. desde o nascimento. Ele começará a libertar Israel das mãos dos filisteus” (NVT). 6Então a mulher foi contar tudo ao seu marido: “Um homem de Deus Elohym veio falar comigo. Era como um Anjo de Deus Elohym , de aparência impressionante. Não lhe perguntei de onde tinha vindo, e ele não me disse o seu nome (NVI), 7porém ele me disse: ‘Eis que você ficará grávida e dará à luz um filho. Por isso, não beba vinho, nem bebida forte, nem coma coisa impura, porque o menino será nazireu consagrado a Deus Elohym desde o ventre materno até o dia de sua morte’“ (NAA). 8Então Manoá orou ao Senhor Yahweh : “ Senhor Yahweh , eu te imploro que o homem de Deus Elohym que o Senhor Yahweh enviou volte para nos instruir sobre o que fazer com o menino que vai nascer” (NVI).
(Jz 13.9-14) 9 Deus Elohym ouviu a oração de Manoá, e o Anjo de Deus Elohym veio novamente falar com a mulher quando ela estava sentada no campo. Manoá, seu marido, não estava com ela. 10Mas ela foi correndo contar ao marido: “O homem que me apareceu outro dia está aqui!” (NVI) 11Então Manoá se levantou e seguiu a sua mulher. Quando encontrou o homem, perguntou: “Você é o homem que falou com esta mulher?” Ele respondeu: “Sim, sou eu” (NAA). 12Então Manoá disse: “Quando acontecer o que você falou, como é que o menino deverá agir? O que deverá fazer?” (NTLH) 13O Anjo do Senhor Yahweh respondeu: “Sua mulher terá que seguir tudo o que eu lhe ordenei (NVI). 14Não deve comer nada que procede da videira. Não deve beber vinho nem bebida forte, nem comer nada que seja impuro. Ela deve observar tudo o que lhe ordenei” (NAA).
(Jz 13.15-18) 15Então Manoá disse ao Anjo do Senhor Yahweh : “Permita-nos convidá-lo a ficar conosco. Queremos preparar um cabrito para você”. 16Porém o Anjo do Senhor Yahweh disse a Manoá: “Ainda que você me convide, não comerei a sua comida. Mas, se você preparar um holocausto, ofereça-o ao Senhor Yahweh “. Acontece que Manoá não sabia que aquele era o Anjo do Senhor Yahweh . 17Então Manoá perguntou ao Anjo do Senhor Yahweh : “Qual é o seu nome, para que possamos honrar você, quando se cumprir aquilo que nos falou? (NAA) 18“Por que quer saber meu nome?”, disse o Anjo do Senhor Yahweh . “Ele é tão maravilhoso que você não conseguiria entender!” (NVT)
(Jz 13.19-23) 19Manoá tomou um cabrito e uma oferta de cereais, e ofereceu tudo como sacrifício ao Senhor Yahweh . Então o Anjo fez uma coisa fora do comum, verdadeiramente maravilhosa! Manoá e a mulher estavam observando (BV). 20Quando as chamas do altar subiram ao céu, o Anjo do Senhor Yahweh subiu nas chamas. Ao verem isso, Manoá e sua esposa se curvaram com o rosto no chão (NVT). 21Manoá e a sua mulher nunca mais viram o Anjo. E Manoá compreendeu que aquele homem era o Anjo do Senhor Yahweh (NTLH). 22Manoá disse à sua mulher: “Certamente vamos morrer, porque vimos Deus Elohym “. 23Mas a mulher respondeu: “Se o Senhor Deus Yahweh quisesse nos matar, não teria aceito de nossas mãos o holocausto e a oferta de cereais, nem nos teria mostrado tudo isso, nem nos teria revelado essas coisas” (NAA).
O Nascimento de Sansão
(Jz 13.24) 24A mulher deu à luz um menino e pôs-lhe o nome de Sansão. Ele cresceu, e o Senhor Yahweh o abençoou (NVI).