• aguavivabocaina@gmail.com
  • +55 14 98183-8530

Bíblia Cronológica – Versões | Dia 091

91º Dia – 1º de Abril

O PERÍODO DE JUÍZES

CENÁRIO HISTÓRICO: A História de Saul (Aproximadamente 1.065 a.C.) CURIOSIDADES

  • Jessé com 90 anos de idade (Pai de Davi)
  • Samuel com 50 anos
  • Saul com 30 anos
  • 8º e último ano de Abdom como Juiz sobre a Região de Gileade
  • 9º ano de Samuel como Juiz sobre Israel

TERRA DE ISRAELSaul e as Jumentas de seu Pai

(1Sm 9.2-3) 2Quis da Tribo de Benjamim, tinha um filho jovem e bonito, chamado Saul. Não havia ninguém mais bonito do que ele entre todos os israelitas. Além disso era mais alto do que todos. Quando estava no meio do povo, ele aparecia dos ombros para cima (NTLH). 3E aconteceu que as jumentas de Quis, pai de Saul, se extraviaram. Então Quis disse a Saul, seu filho: “Leve agora com você um dos servos e vá procurar as jumentas” (NAA).

(1Sm 9.4-10) 4Eles atravessaram a região montanhosa de Efraim e a terra de Salisa, mas não as encontraram. Depois, passaram à terra de Saalim, mas as jumentas não estavam ali. Então atravessaram o território de Benjamim, mas também não as encontraram (NAA)5Quando entraram na terra de Zufe, Saul disse ao empregado: “Vamos voltar para casa; se não, em vez de se preocupar com as jumentas, o meu pai vai acabar se preocupando com a gente” (NTLH). 6Porém o servo respondeu: “Nesta cidade mora um homem de Deus Elohym que é muito estimado. Tudo o que ele diz acontece. Vamos agora até lá. Talvez ele possa nos mostrar o caminho que devemos seguir”. 7Então Saul disse ao servo: “Mas, se formos para lá, o que levaremos para aquele homem? Porque o pão que tínhamos em nossas sacolas acabou, e não temos nenhum presente para levar ao homem de Deus Elohym . Ou será que temos?” (NAA) 8O servo lhe respondeu: “Tenho três gramas de prata. Darei isto ao homem de Deus Elohym para que ele nos aponte o caminho a seguir” (NVI). 9(Naquele tempo, em Israel, quando alguém queria receber uma mensagem de Deus Elohym , dizia: “Vamos perguntar ao vidente”, pois os Profetas de hoje eram chamados de videntes) (NVT). 10E Saul concordou: “Muito bem, vamos!” Assim, foram em direção à cidade onde estava o homem de Deus Elohym .

TERRA DE ZUFEEncontro de Saul e Samuel

(1Sm 9.11-13) 11Ao subirem a colina para chegar à cidade, encontraram algumas jovens que estavam saindo para buscar água e perguntaram a elas: “O vidente está na cidade?” (NVI) 12Elas responderam: “Sim, basta seguir em frente! Mas é preciso correr, porque ele acabou de chegar à cidade para realizar um sacrifício no lugar de adoração. 13Quando entrarem na cidade, tentem encontrá-lo antes que ele suba para a refeição no alto da colina. O povo não começará a comer até que ele chegue para abençoar o sacrifício. Subam logo, pois é agora que poderão encontrá-lo!” (NVT)

(1Sm 9.14-17) 14Então chegaram à cidade e, quando entravam pelos portões, Samuel vinha na direção deles, subindo para o lugar de adoração (NVT). 15Ora, um dia antes de Saul chegar, o Senhor Yahweh tinha revelado isso a Samuel, dizendo (NAA): 16“Amanhã, por volta desta hora, enviarei a você um homem da terra de Benjamim. Você o ungirá para ser líder do meu povo, Israel. Ele os livrará dos filisteus, pois olhei para meu povo com misericórdia e ouvi seu clamor” (NVT). 17Quando Samuel viu Saul, o Senhor Yahweh lhe disse: “Este é o homem de quem lhe falei; ele governará o meu povo” (NVI).

(1Sm 9.18-24) 18Saul aproximou-se de Samuel na entrada da cidade e lhe perguntou: “Por favor, pode me dizer onde é a casa do vidente?” (NVI) 19Samuel respondeu a Saul: “Eu sou o vidente. Suba adiante de mim ao lugar alto. Hoje vocês comerão comigo. Pela manhã eu o deixarei ir e lhe contarei tudo o que está no seu coração (NAA). 20E não se preocupe com as jumentas que se perderam há três dias, pois foram encontradas. Eu lhe digo que as esperanças de Israel estão centradas em você e sua família!” (NVT) 21Saul respondeu: “Eu sou da tribo de Benjamim, a menor de Israel, e a minha família é a menos importante da tribo. Então por que o senhor está falando comigo desse jeito?” (NTLH) 22Samuel levou Saul e o servo dele à sala de jantar e lhes deu o lugar de honra entre os convidados, que eram cerca de trinta pessoas (NAA)23E Samuel disse ao cozinheiro: “Traga aquele pedaço de carne que eu lhe entreguei e pedi para deixar reservado”. 24O cozinheiro pegou o melhor pedaço da perna e o pôs na frente de Saul. Samuel disse: “Olhe! Aqui está o pedaço que foi reservado para você. Coma-o, pois foi guardado para você comer nesta ocasião em que convidei o povo”. E assim, naquele dia, Saul jantou com Samuel (NTLH).

(1Sm 9.25-27) 25Terminada a festa, voltaram para a cidade; Samuel levou Saul para uma varanda construída sobre o teto da casa, e ali conversaram por algum tempo (BV)26Ao amanhecer do dia seguinte, Samuel chamou Saul novamente: “Levante-se!”, disse ele. “É hora de seguir viagem”. Saul se aprontou, e ele e Samuel saíram juntos. 27Quando chegaram à saída da cidade, Samuel disse a Saul que enviasse seu servo adiante. Depois que o servo partiu, Samuel disse: “Fique aqui, pois recebi de Deus Elohym uma mensagem para você” (NVT).

INÍCIO DA MONARQUIA EM ISRAEL

Saul é Ungido Rei

(1Sm 10.1-4) 1Samuel pegou um vaso de azeite e o derramou sobre a cabeça de Saul. Então ele o beijou e disse: “O Senhor Yahweh está ungindo você como príncipe sobre a sua herança, o povo de Israel (NAA). 2Hoje, quando você partir, verá dois homens ao lado do túmulo de Raquel, em Zelza, na divisa de Benjamim. Eles lhe dirão que as jumentas foram encontradas e que seu pai deixou de se preocupar com elas e agora está preocupado com vocês, perguntando: ‘Que farei para encontrar meu filho?’ (NVT). 3Ao seguir adiante, você chegará ao carvalho de Tabor. Ali virão ao seu encontro três homens, que vão subindo a Deus Elohym em Betel. Um estará levando três cabritos; outro, três pães; e o outro, um odre de vinho (NAA). 4Eles vão cumprimentar você e vão lhe oferecer dois pães. E você deve aceitar” (NTLH).

(1Sm 10.5-8) 5“Quando chegar a Gibeá-Eloim, onde fica o destacamento dos filisteus, encontrará um grupo de Profetas descendo do lugar de adoração. Virão tocando harpa, tamborim, flauta e lira, e estarão profetizando (NVT). 6Nesse momento o Espírito do Senhor Yahweh virá poderosamente sobre você, e você profetizará com eles e se sentirá uma pessoa diferente, e agirá como se fosse uma pessoa diferente (BV). 7Assim que esses sinais tiverem se cumprido, faça o que achar melhor, pois Deus está com você (NVI). 8Em seguida, vá a Gilgal adiante de mim. Eu o encontrarei ali para sacrificar holocaustos e ofertas de paz. Espere lá durante sete dias, até eu chegar e lhe dar mais instruções” (NVT).

CIDADE DE GIBEÁSaul se mantém Discreto quanto ao Reino

(1Sm 10.9-12) 9Assim que Saul se virou para partir, Deus Elohym lhe deu um novo coração, e todos os sinais anunciados por Samuel se cumpriram naquele dia. 10Ao chegarem a Gibeá, Saul e o servo viram um grupo de Profetas vindo em sua direção. Então o Espírito de Deus Elohym veio poderosamente sobre Saul, e ele começou a profetizar com eles (NVT). 11Todos os que já o conheciam, vendo que ele profetizava com os Profetas, perguntavam uns aos outros: “Que é isso que aconteceu com o filho de Quis? Está também Saul entre os Profetas?” (NAA) 12Um dos que estavam ali perguntou: “Qualquer um pode se tornar Profeta, seja quem for seu pai?” Essa é a origem do ditado: “Está também Saul entre os Profetas?” (NVT).

(1Sm 10.13-16) 13Depois que Saul terminou de profetizar, subiu ao lugar de adoração (NVT)14Então o tio de Saul perguntou a ele e ao seu servo: “Aonde vocês foram?” Ele respondeu: “Procurar as jumentas. Quando, porém, vimos que não seriam encontradas, fomos falar com Samuel” (NVI). 15Então o tio de Saul disse: “Conte-me, por favor, o que Samuel disse a vocês” (NAA). 16Saul respondeu: “Ele nos garantiu que as jumentas tinham sido encontradas”. Todavia, Saul não contou ao tio o que Samuel tinha dito sobre o reino (NVI).

CIDADE DE MISPÁSaul é empossado como Rei sobre todo o Povo de Israel

(1Sm 10.17-19) 17Samuel convocou o povo para comparecer diante do Senhor Yahweh , em Mispá, 18e disse aos filhos de Israel: “Assim diz o Senhor Yahweh , o Deus Elohym de Israel: ‘Eu tirei Israel do Egito e os livrei das mãos dos egípcios e das mãos de todos os reinos que os oprimiam. 19Mas hoje vocês rejeitaram o seu Deus Elohym , que os livrou de todos os seus males e trabalhos. Vocês lhe disseram: ‘Não! Queremos um rei sobre nós’. Agora, pois, reúnam-se diante do Senhor Yahweh , por tribos e grupos de milhares’ (NAA).

(1Sm 10.20-23) 20Samuel fez com que todas as tribos se aproximassem, e a tribo sorteada foi a de Benjamim (NAA)21Então Samuel mandou que as famílias da tribo de Benjamim avançassem, e a família de Matri foi indicada. Aí os homens da família de Matri avançaram, e Saul, filho de Quis, foi indicado. Eles o procuraram, porém não puderam achá-lo (NTLH)22Então consultaram novamente o Senhor Yahweh : “Ele já chegou?” E o Senhor Yahweh disse: “Sim, ele está escondido no meio da bagagem” (NVI). 23De fato o encontraram e o trouxeram para fora, e ele era o mais alto de todos ali; dos ombros para cima, ninguém tinha a altura dele (BV).

(1Sm 10.24-25) 24Samuel disse ao povo: “Este é o homem que o Senhor Yahweh escolheu para ser seu rei. Não há ninguém semelhante a ele em todo o Israel”. E todo o povo gritou: “Viva o rei!” 25Então Samuel explicou ao povo os direitos e deveres do rei. Escreveu-os num rolo e o colocou diante do Senhor Yahweh . Depois, mandou todo o povo para casa (NVT).

CIDADE DE GIBEÁO Discernimento de Saul

(1Sm 10.26-27) 26Saul também voltou para sua casa, em Gibeá, acompanhado por um grupo de homens cujo coração Deus tinha tocado (NVT)27Mas alguns homens malignos disseram: “Como poderá este homem nos salvar?” E o desprezaram e não lhe trouxeram presentes. Mas Saul se fez de surdo (NAA).

CIDADE DE JABES-GILEADEA Guerra contra de Naás, rei de Amom

(1Sm 11.1-3) 1Cerca de um mês depois, Naás, rei de Amom, avançou com seu exército contra a cidade de Jabes-Gileade. Mas os habitantes de Jabes clamaram: “Faça um tratado conosco, e o serviremos!” 2Então Naás disse: “Está bem, mas só com uma condição. Arrancarei o olho direito de cada um de vocês como humilhação para todo o Israel!” (NVT). 3Os líderes de Jabes disseram: “Dê-nos sete dias para mandar mensageiros por toda a terra de Israel. Se ninguém vier nos ajudar, então nos entregaremos a você” (NTLH).

CIDADE DE GIBEÁA Primeira Convocação de Saul como Rei

(1Sm 11.4-7) 4Os mensageiros chegaram a Gibeá, cidade onde Saul morava, e relataram ao povo a difícil situação em Jabes-Gileade. Todos choraram em alta voz (NVT)5Naquele momento, Saul estava trazendo o gado do campo e perguntou: “O que há com o povo? Por que estão chorando?” Então lhe contaram o que os homens de Jabes tinham dito (NVI)6Quando Saul ouviu isso, o Espírito de Deus Elohym o dominou, e ele ficou furioso (NTLH)7Pegou uma junta de bois, cortou-os em pedaços e os enviou a todo o território de Israel por meio de mensageiros que dissessem: “Assim se fará com os bois de todo aquele que não seguir Saul e Samuel”. Então o temor do Senhor Yahweh caiu sobre o povo, e saíram como se fossem um só homem (NAA).

CIDADE DE BEZEQUEA Primeira Batalha de Saul como Rei

(1Sm 11.8-11) 8Quando Saul os reuniu em Bezeque, havia trezentos mil de Israel e trinta mil de Judá (NVI)9Então disseram aos mensageiros que tinham vindo de Jabes: “Digam aos homens de Jabes-Gileade que amanhã, quando o sol aquentar, vocês serão socorridos”. Os mensageiros foram, anunciaram isto aos homens de Jabes, e estes se alegraram (NAA)10Então, os homens de Jabes disseram aos amonitas: “Amanhã nós nos renderemos a vocês, e poderão fazer conosco o que quiserem” (NVI). 11No dia seguinte, porém, antes do amanhecer, Saul chegou com seu exército dividido em três destacamentos. Atacou os amonitas de surpresa e, na hora mais quente do dia, já os tinha derrotado completamente. O restante do exército amonita se dispersou de tal modo que não ficaram dois soldados juntos (NVT).

REGIÃO DE GILGALO Reinado de Saul é Confirmado

(1Sm 11.12-15) 12Então o povo disse a Samuel: “Quem são aqueles que diziam que Saul não deveria reinar sobre nós? Tragam-nos para aqui, para que os matemos” (NAA). 13Mas Saul respondeu: “Ninguém será morto neste dia porque hoje o Senhor Deus Yahweh deu a vitória ao povo de Israel” (NTLH). 14Então Samuel disse ao povo: “Venham, vamos todos a Gilgal renovar o compromisso do reino”. 15Então todos foram a Gilgal e, numa cerimônia solene diante do Senhor Yahweh , proclamaram Saul como rei. Depois, trouxeram ao Senhor Yahweh ofertas de paz, e Saul e todos os israelitas muito se alegraram (NVT).

O Discurso de Despedida de Samuel

(1Sm 12.1-6) 1Então Samuel disse a todo o Israel: “Eis que atendi ao que vocês me pediram e constituí um rei sobre vocês (NAA). 2Agora ele é seu líder. Quanto a mim, estou aqui diante de vocês, um homem velho e de cabelos brancos, e meus filhos estão com vocês. Estive a seu serviço como seu líder desde minha juventude até hoje (NVT). 3Aqui estou. Se tomei um boi ou um jumento de alguém, ou se explorei ou oprimi a alguém, ou se das mãos de alguém aceitei suborno, fechando os olhos para sua culpa, testemunhem contra mim na presença do Senhor Yahweh e do seu ungido. Se alguma dessas coisas pratiquei, eu farei restituição”. 4E responderam: “Você não nos explorou nem nos oprimiu. Você não tirou coisa alguma das mãos de ninguém” (NVI).  Samuel lhes disse: “O Senhor Yahweh é testemunha diante de vocês, e bem como o seu ungido é hoje testemunha de que vocês não encontraram culpa alguma em minhas mãos”. E disseram: “Ele é testemunha” (NVI). 6Então Samuel disse ao povo: “O Senhor Yahweh é testemunha, ele que escolheu Moisés e Arão e tirou os pais de vocês da terra do Egito” (NAA).

(1Sm 12.7-13) 7“Agora fiquem aqui, porque vou discutir com vocês diante do Senhor Yahweh , com relação a todos os seus atos de justiça que ele realizou em favor de vocês e dos seus pais (NAA). 8Quando Jacó e a sua família foram para o Egito, os egípcios os escravizaram, e eles, os antepassados de vocês, pediram ajuda ao Senhor Yahweh . Então ele mandou Moisés e Arão, que os tiraram do Egito e os colocaram nesta terra (NTLH)9Porém os pais de vocês se esqueceram do Senhor Yahweh , seu Deus Elohym . Então ele os entregou nas mãos de Sísera, comandante do exército de Hazor, e nas mãos dos filisteus, e nas mãos do rei de Moabe, que lutaram contra eles (NAA). 10Então clamaram novamente ao Senhor Yahweh e disseram: ‘Pecamos quando abandonamos o Senhor Yahweh e servimos às imagens de Baal e de Astarote. Agora, se nos livrares de nossos inimigos, serviremos somente a ti’ (NVT). 11Então o Senhor Yahweh enviou Jerubaal, Baraque, Jefté e Samuel, e os libertou das mãos dos inimigos que os rodeavam, de modo que vocês viveram em segurança (NVI). 12Mas quando vocês ficaram com medo de Naás, rei de Amom, aí me procuraram e disseram que desejavam um rei para reinar sobre vocês. Porém o Senhor Yahweh já era Rei de vocês, pois Ele sempre foi o seu Rei. 13Pois bem, aqui está o rei que vocês escolheram. Olhem bem para ele. Vocês o pediram, e o Senhor Yahweh respondeu ao pedido que fizeram” (BV).

(1Sm 12.14-15) 14Se vocês temerem o Senhor Yahweh , se o servirem, se derem ouvidos à sua voz e não forem rebeldes ao seu mandado, se seguirem o Senhor Yahweh , seu Senhor Yahweh , tanto vocês como o rei que governa sobre vocês, então tudo lhes irá bem. 15Se, porém, vocês não derem ouvidos à voz do Senhor Yahweh , mas forem rebeldes ao seu mandado, a mão do Senhor Yahweh será contra vocês, como o foi contra os pais de vocês” (NAA).

(1Sm 12.16-17) 16“Agora, fiquem aqui e vejam o maravilhoso feito que o Senhor Yahweh está prestes a realizar. 17Vocês sabem que não chove nesta época do ano, durante a colheita do trigo. Pedirei ao Senhor Yahweh que envie trovões e chuva forte hoje. Assim, vocês reconhecerão quão grande foi sua maldade ao pedir que o Senhor Yahweh lhes desse um rei!” (NVT)

(1Sm 12.18-25) 18Então Samuel clamou ao Senhor Yahweh , e naquele mesmo dia o Senhor Yahweh enviou trovões e chuva. E assim todo o povo temeu grandemente o Senhor Yahweh e Samuel (NVI)19Disseram a Samuel: “Ore ao Senhor Yahweh , seu Deus Elohym , em favor de seus servos, ou morreremos! Pois, a todas as nossas faltas, acrescentamos o pecado de pedir um rei” (NVT). 20“Não fiquem com medo!”, respondeu Samuel. “Embora vocês tenham feito uma coisa tão má, não deixem de adorar o Senhor Yahweh , nosso Deus Elohym , mas sirvam a ele com todo o coração (NTLH)21Não se desviem dele para adorar deuses sem valor que não podem ajudar ou livrar vocês; eles são completamente inúteis! (NVT) 22Pois o Senhor Yahweh , por causa do seu grande nome, não abandonará o seu povo, porque o Senhor Yahweh decidiu fazer de vocês o seu povo. 23Quanto a mim, longe de mim que eu peque contra o Senhor Yahweh , deixando de orar por vocês. Pelo contrário, eu lhes ensinarei o caminho bom e direito (NAA)24Somente temam o Senhor Yahweh e o sirvam fielmente de todo o coração; e considerem as grandes coisas que ele tem feito por vocês. 25Todavia, se insistirem em fazer o mal, tanto vocês quanto o seu rei serão destruídos” (NVI).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você não pode copiar o conteúdo desta página.