• aguavivabocaina@gmail.com
  • +55 14 98183-8530

Bíblia Cronológica – Versões | Dia 097

97º Dia – 7 de Abril

REINADO DE SAUL SOBRE TODO O ISRAEL

CENÁRIO HISTÓRICO: Fugas de Davi (Aproximadamente 1.028 a.C.) CURIOSIDADES

  • Jessé com 127 anos de idade (Pai de Davi)
  • Samuel com 87 anos
  • Saul com 67 anos
  • 46º ano de Samuel como Juiz sobre Israel
  • 37º ano de Saul como rei em Israel
  • Is-Bosete com 37 anos (Filho de Saul)
  • Davi com 27 anos
  • Mefibosete com 2 anos (Filho de Jonatas e Neto de Saul)

CAVERNA DE ADULÃO

(1Sm 22.1) 1Davi fugiu da cidade de Gate e foi para a caverna de Adulão. Quando seus irmãos e a família de seu pai souberam disso, foram até lá para encontrá-lo (NVI).

SALMOS DE DAVIProvem e Vejam que o Senhor é Bom

(Escrito após Davi estar na presença do rei filisteu, fingindo-se de louco)

(Sl 34.1-6) 1Bendirei o Senhor Yahweh em todo o tempo, o seu louvor estará sempre nos meus lábios (ARA). 2Eu o louvarei por causa das coisas que ele tem feito; os que são perseguidos ouvirão isso e se alegrarão (NTLH). 3Proclamem a grandeza do Senhor Yahweh comigo; juntos exaltemos o seu nome (NVI). 4Busquei o Senhor Yahweh , e ele me acolheu; livrou-me de todos os meus temores (ARA). 5Olharam para ele, e foram iluminados; e os seus rostos não ficaram confundidos (ACF). 6Clamou este pobre, e o Senhor Yahweh o ouviu; e o salvou de todas as suas angústias (ARC).

(Sl 34.7-10) 7O Anjo do Senhor Yahweh acampa-se ao redor dos que o temem e os livra (ARA). 8Provem e vejam que o Senhor Yahweh é bom! Como é feliz o que nele se refugia! (NVT) 9Temam o Senhor Yahweh , vocês que são os seus santos, pois nada falta aos que o temem (NVI). 10Até mesmo os leões jovens e fortes passam fome, mas aos que buscam o Senhor Yahweh nada de bom faltará (NVT).

(Sl 34.11-22) 11Venham, meus filhos, ouçam-me; eu lhes ensinarei o temor do Senhor Yahweh . 12Quem de vocês quer amar a vida e deseja ver dias felizes? (NVI) 13Guarda a tua língua do mal e os teus lábios, de falarem enganosamente (ARC). 14Afaste-se do mal e faça o bem; busque a paz e esforce-se para mantê-la (NVT). 15Os olhos do Senhor Yahweh estão sobre os justos; e os seus ouvidos, atentos ao seu clamor (ARC). 16O Senhor Yahweh , porém, volta o rosto contra os que praticam o mal; apagará da terra qualquer lembrança deles (NVT). 17Os justos clamam, e o Senhor Yahweh os ouve, e os livra de todas as suas angústias (ACF). 18O Senhor Yahweh está perto dos que têm o coração quebrantado e salva os de espírito abatido (NVI). 19Muitas são as aflições do justo, mas o Senhor Yahweh de todas o livra. 20Preserva-lhe todos os ossos, nem um deles sequer será quebrado. 21O infortúnio matará o ímpio, e os que odeiam o justo serão condenados. 22O Senhor Yahweh resgata a alma dos seus servos, e dos que nele confiam nenhum será condenado (ARA).

SALMOS DE DAVIOração em Meio a Grande Perigo

(Oração que Davi fez quando estava na caverna de Adulão)

(Sl 142.1-7) 1Ao Senhor Yahweh ergo a minha voz e clamo; com a minha voz suplico ao Senhor Yahweh (NAA). 2Derramo diante dele o meu lamento; a ele apresento a minha angústia (NVI). 3Quando dentro de mim esmorece o espírito, o Senhor Yahweh sabe o caminho por onde devo andar. No caminho em que ando, ocultaram uma armadilha para mim (NAA). 4Procuro alguém que venha me ajudar, mas ninguém sequer lembra que eu existo. Não tenho onde me abrigar, ninguém se importa com o que acontece comigo. 5Então clamo a ti Senhor Yahweh , e digo: “O Senhor Yahweh é meu refúgio, é tudo que desejo na vida” (NVT). 6Atende ao meu clamor, pois me sinto muito fraco. Livra-me dos meus perseguidores, porque são mais fortes do que eu. 7Tira a minha alma do cárcere para que eu dê graças ao teu nome; os justos me rodearão, quando me fizer esse bem (NAA).

Vários Homens se juntam a Davi na Caverna de Adulão

(1Sm 22.2) 2Ajuntaram-se a ele todos os homens que estavam em dificuldades, os que tinham dívidas, e todos os amargurados de espírito, e Davi se tornou o chefe deles. E havia com ele uns quatrocentos homens (NVT).

SALMOS DE DAVIOração Vespertina por Santificação e Proteção

(Sl 141.1-4) 1Clamo a ti, Senhor Yahweh ; vem depressa! Escuta a minha voz quando clamo a ti (NVI). 2Suba a minha oração perante a tua face como incenso, e seja o levantar das minhas mãos como o sacrifício da tarde (ARC). 3Põe guarda à minha boca, Senhor Yahweh ; vigia a porta dos meus lábios (NAA). 4Não permita que eu me desvie para o mal, ou me envolva em atos perversos. Não deixe que eu participe dos banquetes dos que praticam o mal (NVT).

(Sl 141.5-10) 5Firam-me os justos! Será um favor! Se eles me corrigirem, será remédio que dá alívio; não permitas que eu o recuse. Contudo, oro constantemente, contra os perversos e tudo que eles fazem. 6Quando seus líderes forem lançados num precipício, ouvirão minhas palavras e saberão que são verdadeiras. 7Como pedras que o arado traz à superfície, seus ossos ficarão espalhados, sem que ninguém os enterre (NVT). 8Mas os meus olhos estão fixos em ti, ó Soberano Senhor Yahweh ; em ti me refugio; não me entregue à morte. 9Guarda-me das armadilhas que prepararam contra mim, das ciladas dos que praticam o mal (NVI). 10Caiam os ímpios nas suas próprias redes, até que eu tenha escapado inteiramente (ACF).

CIDADE DE MISPÁDavi Leva sua Família para Moabe

(1Sm 22.3-4) 3Mais tarde, Davi foi a Mispá, em Moabe, e pediu ao rei: “Por favor, permita que meu pai e minha mãe morem aqui até que eu saiba o que Deus Elohym fará comigo” (NVT). 4Davi deixou os pais com o rei de Moabe, e eles ficaram ali enquanto Davi esteve escondido na fortaleza (NTLH).

CAVERNA DE ADULÃOAlguns Valentes de Davi

(1Cr 12.8-15) 8Alguns guerreiros valentes e treinados para o combate da tribo de Gade também se juntaram a Davi quando ele estava na fortaleza no deserto. Eram hábeis com o escudo e a lança, ferozes como leões e ágeis como gazelas nos montes (NVT). 9Ézer era o primeiro; Obadias, o segundo; Eliabe, o terceiro; 10Mismana, o quarto; Jeremias, o quinto; 11Atai, o sexto; Eliel, o sétimo; 12Joanã, o oitavo; Elzabade, o nono; 13Jeremias, o décimo; e Macbanai era o décimo primeiro (NVI). 14Esses guerreiros de Gade eram comandantes do exército. O mais fraco deles era capaz de enfrentar cem soldados, e o mais forte, capaz de enfrentar mil (NVT). 15Foram eles que atravessaram o Jordão no primeiro mês do ano, quando o rio transborda em todas as suas margens, e puseram em fuga todos os que moravam nos vales, a leste e a oeste (NVI).

(1Cr 12.16-18) 16Também alguns dos filhos de Benjamim e de Judá vieram a Davi, na fortaleza (NAA). 17Davi saiu ao encontro deles e lhes disse: “Se vocês vieram em paz, para me ajudarem, estou pronto para recebê-los. Mas, se querem trair-me e entregar-me aos meus inimigos quando minhas mãos não cometeram violência, que o Deus Elohym de nossos antepassados veja isso e julgue vocês” (NVI). 18Então o Espírito veio sobre Amasai, chefe do grupo dos trinta, e ele disse: “Somos seus, ó Davi, e estamos com você, filho de Jessé! Que a paz, sim, que a paz esteja com você! E que a paz esteja com os que o ajudam! Porque o seu Deus é quem ajuda você”. Davi os recebeu e os colocou como capitães de tropas (NAA).

Os Três Valentes de Davi e a Água do Poço em Belém

(2Sm 23.13) 13Durante a colheita, quando Davi estava na caverna de Adulão, o exército filisteu acampou no vale de Refaim. Os “Três”, que faziam parte dos “Trinta”, um grupo de elite entre os valentes de Davi, desceram para encontrá-lo em Adulão (NVT).

(1Cr 11.15) 15Certa vez, Davi estava na rocha junto à caverna de Adulão, e o exército filisteu estava acampado no vale de Refaim. Os “Três”, que faziam parte dos “Trinta”, um grupo de elite entre os valentes de Davi, desceram para encontrá-lo em Adulão (NVT).

(2Sm 23.14-17) 14Nessa ocasião, Davi estava na fortaleza, e um destacamento filisteu havia ocupado a cidade de Belém. 15Davi comentou: “Ah, como seria bom beber a água pura do poço que fica junto ao portão de Belém!” 16Então os “Três” atravessaram as fileiras dos filisteus, tiraram água do poço e a trouxeram a Davi. Ele, porém, se recusou a bebê-la. Em vez disso, derramou-a no chão como oferta ao Senhor Yahweh 17“Que o Senhor Yahweh não permita que eu beba desta água!”, exclamou. “Ela é tão preciosa quanto o sangue destes homens que arriscaram a vida para trazê-la”. E Davi não a bebeu. Esses são exemplos dos feitos desses três guerreiros (NVT).

(1Cr 11.16-19) 16 Nessa ocasião, Davi estava na fortaleza, e um destacamento filisteu havia ocupado a cidade de Belém. 17Davi comentou: “Ah, como seria bom beber a água pura do poço que fica junto ao portão de Belém!” 18Então os “Três” atravessaram as fileiras dos filisteus, tiraram água do poço junto ao portão de Belém e a trouxeram a Davi. Ele, porém, se recusou a bebê-la. Em vez disso, derramou-a no chão como oferta ao Senhor Yahweh 19“Que Deus Elohym não permita que eu beba desta água!”, exclamou. “Ela é tão preciosa quanto o sangue destes homens que arriscaram a vida para trazê-la”. E Davi não a bebeu. Esses são exemplos dos feitos desses três guerreiros (NVT).

BOSQUE DE HERETEO Profeta Gade orienta Davi

(1Sm 22.5) 5Certo dia, o Profeta Gade disse a Davi: “Deixe a fortaleza e volte à terra de Judá”. Então Davi foi para o bosque de Herete (NVT).

SALMOS DE DAVIProteção contra os Inimigos

(Sl 64-1-6) 1Ouve, ó Deus Elohym , a minha voz na minha oração; livra a minha vida do horror do inimigo (ARC). 2Esconde-me da conspiração dos malfeitores e do tumulto dos que praticam a iniquidade (NAA). 3Eles afiam a língua como espada e apontam como flechas, palavras envenenadas. 4De onde estão emboscados atiram no homem íntegro; atiram de surpresa, sem qualquer temor. 5Animam uns aos outros a fazer o mal e planejam como preparar armadilhas em segredo. “Quem nos verá?”, perguntam. 6Tramam a injustiça e dizem: “Fizemos um plano perfeito!” A mente e o coração de cada um deles o encobrem! (NVI)

(Sl 64.7-10) 7Mas Deus Elohym atirará neles suas flechas; repentinamente serão atingidos. 8Pelas próprias palavras farão cair uns aos outros; menearão a cabeça e zombarão deles todos os que os virem (NVI). 9Quando isso acontecer, todos temerão; proclamarão as obras de Deus Elohym e entenderão o que ele faz. 10Os justos se alegrarão no Senhor Yahweh e nele encontrarão refúgio, e os que têm coração íntegro o louvarão (NVT).

CIDADE DE GIBEÁSaul manda matar os Sacerdotes da Cidade de Nobe

(1Sm 22.6-8) 6Saul logo soube da chegada de Davi e dos homens que o acompanhavam. Nessa ocasião, o rei estava sentado com a lança na mão, cercado por seus oficiais, sob uma tamargueira na colina em Gibeá (NVT)7E ele lhes disse: “Ouçam, homens de Benjamim! Será que o filho de Jessé lhes dará a todos vocês, terras e vinhas? Será que ele os fará todos comandantes de mil e comandantes de cem? (NVI) 8É por isso que vocês estão fazendo planos contra mim? Nenhum de vocês me contou que o meu próprio filho fez um acordo com Davi. Ninguém se preocupa comigo. Ninguém me diz que Davi, um dos meus próprios homens, está agora mesmo procurando uma oportunidade para me matar e que foi o meu próprio filho quem o pôs contra mim! (NTLH)

(1Sm 22.9-16) 9Então Doegue, o edomita, que estava ali com os oficiais de Saul, disse: “Quando estava em Nobe, vi o filho de Jessé falar com o Sacerdote Aimeleque, filho de Aitube. 10Aimeleque consultou o Senhor Yahweh em favor dele. Depois, deu-lhe alimento e a espada de Golias, o filisteu” (NVT). 11Então o rei mandou chamar o Sacerdote Aimeleque, filho de Aitube, e toda a família de seu pai, que eram os Sacerdotes em Nobe, e todos foram falar com o rei. 12E Saul disse: “Ouça agora, filho de Aitube”. Ele respondeu: “Sim, meu senhor” (NVI). 13Saul lhe disse: “Por que vocês conspiraram contra mim, você e o filho de Jessé? Porque você lhe deu comida e espada, e consultou a Deus Elohym em favor dele, para que se rebelasse contra mim e me armasse cilada, como ele está fazendo?” 14Aimeleque respondeu ao rei: “Quem dentre todos os teus oficiais é tão leal quanto Davi, o genro do rei, capitão de sua guarda pessoal e altamente respeitado em sua casa? 15Será que foi essa a primeira vez que consultei a Deus Elohym em favor dele? Certamente que não! Que o rei não acuse a mim, seu servo, nem qualquer um da família de meu pai, pois seu servo nada sabe acerca do que está acontecendo”. 16O rei, porém, disse: “Com certeza você será morto, Aimeleque, você e toda a família de seu pai” (NVI).

(1Sm 22.17-19) 17Então ordenou à sua guarda pessoal: “Matem estes Sacerdotes do Senhor Yahweh , pois eles são aliados de Davi e conspiraram com ele! Sabiam que ele estava fugindo de mim, mas não me avisaram!” Contudo, os homens de Saul se recusaram a matar os Sacerdotes do Senhor Yahweh 18Então o rei disse a Doegue: “Mate-os você”. E, naquele dia, Doegue, o edomita, os atacou e, ao todo, matou oitenta e cinco Sacerdotes, ainda vestidos com suas túnicas sacerdotais de linho (NVT)19Além disso, Saul mandou matar os habitantes de Nobe, a cidade dos Sacerdotes: homens, mulheres, crianças, recém-nascidos, bois, jumentos e ovelhas (NVI).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você não pode copiar o conteúdo desta página.