• aguavivabocaina@gmail.com
  • +55 14 98183-8530

Bíblia Cronológica – Versões | Dia 098

98º Dia – 8 de Abril

REINADO DE SAUL SOBRE TODO O ISRAEL

CENÁRIO HISTÓRICO: Fugas de Davi (Aproximadamente 1.028 a.C.) CURIOSIDADES

  • Jessé com 127 anos de idade (Pai de Davi)
  • Samuel com 87 anos
  • Saul com 67 anos
  • 46º ano de Samuel como Juiz sobre Israel
  • 37º ano de Saul como rei em Israel
  • Is-Bosete com 37 anos (Filho de Saul)
  • Davi com 27 anos
  • Mefibosete com 2 anos (Filho de Jonatas e Neto de Saul)

BOSQUE DE HERETEAbiatar, Filho do Sacerdote Aimeleque foge de Saul

(1Sm 22.20-23) 20Entretanto, Abiatar, filho de Aimeleque e neto de Aitube, escapou e fugiu para juntar-se a Davi (NVI)21E contou a Davi que Saul havia matado os Sacerdotes do Senhor Yahweh (NVI). 22Então Davi disse a Abiatar: “Naquele dia, quando vi que Doegue, o edomita, estava ali, eu sabia que ele não deixaria de contar tudo a Saul. Eu fui a causa da morte de todas as pessoas da casa de seu pai. 23Fique comigo, não tenha medo, porque quem procura a minha morte procura também a sua; mas comigo você estará a salvo” (NAA).

SALMOS DE DAVIA Condenação do Ímpio

(Escrito depois que Doegue, o edomita, contou a Saul que Davi tinha ido à casa do Sacerdote Aimeleque)

(Sl 52.1-7) 1Por que você se gloria na maldade, ó homem poderoso? Pois a bondade de Deus Elohym dura para sempre (NAA). 2Sua língua trama destruição; é como navalha afiada, cheia de engano (NVI). 3Ama o mal mais que o bem e fala mais mentiras que verdades (NVT). 4Homem mau e mentiroso, você gosta de destruir os outros com suas palavras (BV). 5Por isso, Deus Elohym o destruirá de uma vez por todas; ele o tirará de sua casa e o arrancará da terra dos vivos. 6Os justos verão isso e temerão; rirão de você e dirão (NVT): 7“Veja só o homem que rejeitou a Deus Elohym como refúgio; confiou em sua grande riqueza e buscou refúgio em sua maldade!” (NVI)

(Sl 52.8-9) 8Mas eu sou como uma oliveira que floresce na Casa de Deus Elohym ; confio no amor de Deus Elohym para todo o sempre. 9Para sempre te louvarei pelo que o Senhor Yahweh tem feito; na presença dos teus fiéis proclamarei o teu nome, porque o Senhor Yahweh é bom (NVI).

SALMOS DE DAVIImprecações contra os Inimigos

(Sl 109.1-5) 1Ó Deus Elohym , a quem eu louvo, não permaneça calado (NVT). 2Pois contra mim se abriram lábios maldosos e fraudulentos; com língua mentirosa falam contra mim (NAA). 3Eles me cercaram com palavras carregadas de ódio; atacaram-me sem motivo (NVI). 4Retribuem meu amor com acusações, mesmo enquanto oro por eles (NVT). 5Pagaram-me o bem com o mal; o amor, com ódio (ARA).

(Sl 109.6-13) 6Designe-se um ímpio como seu oponente; à sua direita esteja um acusador. 7Seja declarado culpado no julgamento, e que até a sua oração seja considerada pecado (NVI). 8Sejam poucos os seus dias, e outro tome o seu ofício (ACF). 9Fiquem órfãos os seus filhos e a sua esposa, viúva (NVI). 10Que seus filhos andem sem rumo, como mendigos, e sejam expulsos de suas casas em ruínas. 11Que os credores tomem todos os seus bens, e estranhos levem o fruto de seu trabalho (NVT). 12Que ninguém o trate com bondade nem tenha misericórdia dos seus filhos órfãos (NVI). 13Que todos os seus descendentes morram; que o nome de sua família seja apagado na geração seguinte (NVT).

(Sl 109.14-20) 14Que o Senhor Yahweh se lembre da iniquidade dos seus antepassados, e não se apague o pecado de sua mãe (NVI). 15Que o Senhor Yahweh  se lembre sempre dos pecados deles, porém que eles mesmos sejam completamente esquecidos! (NTLH) 16Pois não quis ser bondoso com os outros; foi no encalço dos pobres e necessitados e perseguiu até a morte os de coração quebrantado (NVT). 17Ele gostava de amaldiçoar: que a maldição caia sobre ele! Ele não gostava de abençoar: que ninguém o abençoe! (NTLH) 18Vestiu-se de maldição como de uma túnica: que ela penetre, como água, no seu interior, e nos seus ossos, como azeite (NAA). 19Agora, que suas maldições voltem para ele; apeguem-se a seu corpo como roupas, amarrem-se em torno dele como um cinto (NVT). 20Que esta seja, da parte do Senhor Yahweh , a recompensa dos que me acusam e dos que falam mal de mim (NAA).

(Sl 109.21-25) 21Quanto a mim, ó Senhor Yahweh Soberano, trata-me bem, por causa do teu nome; livra-me, porque és fiel e bom (NVT). 22Porque sou pobre e necessitado e, dentro de mim, sinto ferido o coração (NAA). 23Vou definhando como a sombra vespertina; para longe sou lançado, como um gafanhoto. 24De tanto jejuar os meus joelhos fraquejam e o meu corpo definha de magreza. 25Sou motivo de zombaria para os meus acusadores; logo que me veem, meneiam a cabeça (NVI).

(Sl 109.26-31) 26Socorre-me, Senhor Yahweh , meu Deus Elohym ! Salva-me segundo a tua misericórdia (NAA). 27Que eles reconheçam que foi a tua mão, que foi o Senhor Yahweh , Senhor Yahweh , que o fez. 28Eles podem amaldiçoar, o Senhor Yahweh , porém, me abençoa. Quando atacarem, serão humilhados, mas o teu servo se alegrará (NVI). 29Que meus acusadores sejam vestidos de humilhação, que a vergonha os cubra como um manto (NVT). 30Quanto a mim, sempre darei graças ao Senhor Yahweh com minhas palavras. No meio do meu povo, cantarei glórias a Deus Elohym (BV), 31pois ele se põe ao lado do pobre para salvá-lo daqueles que o condenam (NVI).

CIDADE DE QUEILADavi livra a Cidade de Queila dos Filisteus

(1Sm 23.1) 1Davi soube que os filisteus estavam atacando a cidade de Queila e roubando o trigo que havia sido colhido há pouco (NTLH).

(1Sm 23.6) 6Na ocasião em que Abiatar, filho de Aimeleque, escapou e foi se juntar a Davi em Queila, ele levou o manto Sacerdotal (NTLH).

(1Sm 23.2-5) 2Davi consultou o Senhor Yahweh , perguntando: “Devo ir e atacar esses filisteus?” O Senhor Yahweh respondeu a Davi: “Vá, ataque os filisteus, e livre a cidade de Queila” (NAA). 3Contudo, os homens de Davi disseram: “Estamos com medo mesmo aqui, em Judá. Imagine como seria em Queila para lutar contra os exércitos filisteus!” 4Davi consultou o Senhor Yahweh novamente e, mais uma vez, o Senhor Yahweh respondeu: “Vá a Queila, pois eu entregarei os filisteus em suas mãos” (NVT). 5Então Davi e seus homens foram a Queila, combateram os filisteus e se apoderaram de seus rebanhos, impondo-lhes grande derrota e libertando o povo de Queila (NVI).

SALMOS DE DAVILivra-me do Homem Perverso

(Sl 140.1-3) 1Livra-me, Senhor Yahweh , do homem perverso, guarda-me do homem violento (ARA), 2que planejam o mal em seu coração e vivem provocando conflitos (NAA). 3Sua língua fere como uma serpente; veneno de víbora goteja de seus lábios (NVT).

(Sl 140.4-6) 4Protege-me, Senhor Yahweh , das mãos dos ímpios; protege-me dos violentos, que pretendem fazer-me tropeçar. 5Homens arrogantes prepararam armadilhas contra mim, perversos estenderam as suas redes; no meu caminho armaram ciladas contra mim. 6Eu declaro ao Senhor Yahweh : “O Senhor Yahweh é o meu Deus Elohym “. Ouve, Senhor Yahweh , a minha súplica! (NVI)

(Sl 140.7-11) 7Ó Soberano Senhor Yahweh , meu salvador poderoso, o Senhor Yahweh me protege a cabeça no dia da batalha (NVI); 8 Senhor Yahweh , não dê aos perversos o que desejam; não permita que seus planos maldosos tenham sucesso, para que não se encham de orgulho (NVT). 9Recaia sobre a cabeça dos que me cercam a maldade que os seus lábios proferiram (NVI). 10Caiam sobre eles brasas vivas, sejam atirados ao fogo, lançados em abismos para que não mais se levantem (ARA). 11Que os difamadores não se estabeleçam na terra, e a desgraça persiga os violentos até à morte (NVI).

(Sl 140.12-13) 12Sei que o Senhor Yahweh defenderá a causa do necessitado e fará justiça aos pobres. 13Com certeza os justos darão graças ao teu nome, e os homens íntegros viverão na tua presença (NVI).

Davi foge da Cidade de Queila

(1Sm 23.7-8) 7Foi dito a Saul que Davi tinha ido a Queila, e ele disse: Deus Elohym o entregou nas minhas mãos, pois Davi se aprisionou ao entrar numa cidade com portas e trancas”. 8E Saul convocou todo o seu exército para a batalha, para irem a Queila e cercarem Davi e os homens que o seguiam (NVI).

(1Sm 23.9-13) 9Quando Davi soube que Saul estava planejando atacá-lo, disse ao Sacerdote Abiatar: “Traga aqui o manto Sacerdotal para que possamos consultar a Deus Elohym (NTLH). 10Então Davi orou: “Ó Senhor Yahweh , Deus Elohym de Israel, teu servo ouviu que Saul, de fato, procura vir a Queila, para destruir a cidade por minha causa. 11Será que os moradores de Queila me entregarão nas mãos dele? Será que Saul virá mesmo, como o teu servo ouviu? Ah! Senhor Yahweh , Deus Elohym de Israel, revela isto ao teu servo”. E o Senhor Yahweh lhe disse: “Ele virá” (NAA). 12Mais uma vez, Davi perguntou: “Os líderes de Queila entregarão a mim e a meus homens a Saul?” E o Senhor Yahweh respondeu: “Sim, entregarão”. 13Então Davi e seus homens, que agora eram cerca de seiscentos, partiram de Queila e começaram a andar sem rumo por aquela região. Quando Saul foi informado de que Davi tinha escapado, desistiu de ir a Queila (NVT).

DESERTO DE ZIFE – Davi e suas Fugas

(1Sm 23.14) 14Davi permaneceu nas fortalezas do deserto e na região montanhosa de Zife. Saul o perseguia continuamente, mas Deus Elohym não permitiu que o encontrasse (NVT).

SALMOS DE DAVIGrande é o Senhor

(Sl 35.1-6) 1Contende, Senhor Yahweh , com os que contendem comigo; peleja contra os que contra mim pelejam (ARA). 2Põe tua armadura e toma teu escudo, prepara-te para a batalha e vem me socorrer (NVT). 3Empunha a lança e o machado de guerra contra os meus perseguidores. Dize à minha alma: “Eu sou a sua salvação” (NVI). 4Sejam humilhados e desprezados os que procuram matar-me; retrocedam envergonhados aqueles que tramam a minha ruína. 5Que eles sejam como a palha ao vento, quando o Anjo do Senhor Yahweh os expulsar (NVI); 6que o caminho deles fique escuro e se torne escorregadio, e que o Anjo do Senhor Yahweh os persiga (NAA).

(Sl 35.7-12) 7Pois sem razão me armaram ciladas, sem motivo abriram uma cova para mim (NAA). 8Portanto, que venha sobre eles destruição repentina! Sejam pegos na armadilha que me prepararam, sejam destruídos na cova que abriram para mim (NVT). 9Então a minha alma exultará no Senhor Yahweh e se regozijará na sua salvação. 10Todo o meu ser exclamará: “Quem se compara a ti, Senhor Yahweh ? O Senhor Yahweh livra os necessitados daqueles que são mais poderosos do que eles, livra os necessitados e os pobres daqueles que os exploram” (NVI). 11Testemunhas maldosas depõem contra mim e me acusam de crimes que não cometi (NVT). 12Estão pagando com o mal o bem que lhes fiz, e isso me deixa sem vontade de viver (BV).

(Sl 35.13-16) 13Contudo, quando estavam doentes, usei vestes de lamento, humilhei-me com jejum e recolhi-me em oração. 14Saí vagueando e pranteando, como por um amigo ou por um irmão. Eu me prostrei enlutado, como quem lamenta por sua mãe (NVI). 15Mas agora, em minha aflição, eles se alegram; triunfantes, juntam-se contra mim. Pessoas que nem conheço me atacam, agridem-me sem cessar. 16Zombam de mim e me insultam, rosnam e me mostram os dentes (NVT).

(Sl 35.17-23) 17Até quando, Senhor Yahweh , ficará olhando? Livra-me da violência deles; salva dos leões a minha preciosa vida (NAA). 18Então te darei graças diante da comunidade e te louvarei perante todo o povo (NVT). 19Não deixe que os meus inimigos traiçoeiros se divirtam à minha custa; não permita que aqueles que sem razão me odeiam troquem olhares de desprezo. 20Não falam pacificamente, mas planejam acusações falsas contra os que vivem tranquilamente na terra. 21Com a boca escancarada, riem de mim e me acusam: “Nós vimos! Sabemos de tudo!” 22O Senhor Yahweh tem visto isso, Senhor Yahweh ! Não fiques calado. Não se afaste de mim, Senhor Yahweh (NVI). 23Acorda e desperta para me fazer justiça, para a minha causa, Deus Elohym meu e Senhor Yahweh meu (ARA).

(Sl 35.24-28) 24Julga-me, Senhor Yahweh , meu Deus Elohym , conforme a tua justiça; não permita que meus inimigos riam às minhas custas. 25Não deixe que digam: “Conseguimos o que queríamos! Agora vamos acabar com ele!” (NVT). 26Sejam humilhados e frustrados todos os que se divertem à custa do meu sofrimento; cubram-se de vergonha e desonra todos os que se acham superiores a mim. 27Cantem de alegria e regozijo todos os que desejam ver provada a minha inocência, e sempre repitam: “O Senhor Yahweh seja engrandecido! Ele tem prazer no bem-estar do seu servo” (NVI). 28E assim a minha língua falará da tua justiça e do teu louvor todo o dia (ACF).

SALMOS DE DAVILamentos e Louvor

(Sl 31.1-5) 1Em ti, Senhor Yahweh , me refugio; não permita que eu seja envergonhado. Salva-me por causa da tua justiça (NVT). 2Inclina os teus ouvidos para mim, vem livrar-me depressa! Sê minha rocha de refúgio, uma fortaleza poderosa para me salvar (NVI). 3Porque o Senhor Yahweh é a minha rocha e a minha fortaleza; por causa do teu nome, o Senhor Yahweh me conduzirá e me guiará (ARA). 4Tira-me do laço que, às escondidas, me armaram, pois o Senhor Yahweh é a minha fortaleza (NAA). 5Nas tuas mãos entrego o meu espírito; resgata-me, Senhor Yahweh , Deus Elohym da verdade (NVI).

(Sl 31.6-8) 6O Senhor Yahweh detesta os que adoram deuses falsos; eu, porém, ponho em ti a minha confiança (NTLH). 7Eu me alegrarei e regozijarei na tua bondade, pois tem visto a minha aflição, conhece as angústias de minha alma (NAA) 8e não me entregou nas mãos do inimigo; firmou os meus pés em lugar espaçoso (ARA).

(Sl 31.9-13) 9Compadece-te de mim, Senhor Yahweh , porque estou angustiado; de tristeza se consomem os meus olhos, a minha alma e o meu corpo (NAA). 10Minha vida é consumida pela angústia, e os meus anos pelo gemido; falta-me a força devido à minha aflição, e os meus ossos se enfraquecem (NVI). 11Tornei-me objeto de deboche para todos os meus adversários, de espanto para os meus vizinhos e de horror para os meus conhecidos; os que me veem na rua fogem de mim (NAA). 12Sou esquecido por eles como se estivesse morto; tornei-me como um vaso quebrado. 13Ouço muitos cochicharem a meu respeito; o pavor me domina, pois conspiram contra mim, tramando tirar-me a vida (NVI).

(Sl 31.14-16) 14Mas eu confio em ti Senhor Yahweh , e digo: “O Senhor Yahweh é o meu Deus Elohym “. 15O meu futuro está nas tuas mãos; livra-me dos meus inimigos e daqueles que me perseguem (NVI). 16Que a luz do teu rosto brilhe sobre teu servo; salva-me por causa do teu amor (NVT).

(Sl 31.17-18) 17Não permita que eu seja envergonhado, Senhor Yahweh , pois clamo a ti. Que os perversos sejam envergonhados, que fiquem calados no Sheol (NVT). 18Sejam emudecidos os seus lábios mentirosos, pois com arrogância e desprezo humilham os justos (NVI).

(Sl 31.19-20) 19Como é grande a tua bondade, que tem reservado para aqueles que te temem, e que, à vista dos homens, concede àqueles que se refugiam em ti! 20No abrigo da tua presença os esconde das intrigas dos homens; na tua habitação os protege das línguas acusadoras (NVI).

(Sl 31.21-24) 21Bendito seja o Senhor Yahweh , que engrandeceu a sua misericórdia para comigo, numa cidade sitiada! (ARA) 22Alarmado, eu disse: “Fui excluído da tua presença!” Contudo, o Senhor Yahweh ouviu as minhas súplicas quando clamei a ti por socorro. 23Amem o Senhor Yahweh , todos vocês, os seus santos! O Senhor Yahweh preserva os fiéis, mas aos arrogantes dá o que merecem (NVI). 24Sejam fortes, e que se revigore o coração de todos vocês que esperam no Senhor Yahweh (NAA).

SALMOS DE DAVI – Oração de Fé

(Sl 13.1-2) 1Até quando, Senhor Yahweh , se esquecerá de mim? Será para sempre? Até quando esconderá de mim o teu rosto? 2Até quando estarei relutando em minha alma, com tristeza no coração cada dia? Até quando o meu inimigo se exaltará sobre mim? (NAA)

(Sl 13.3-6) 3Olha para mim e responde, Senhor Yahweh meu Deus Elohym . Ilumina os meus olhos, do contrário dormirei o sono da morte (NVI). 4Não permita que meus inimigos digam: “Nós o derrotamos!” Não deixe que se alegrem com meu tropeço (NVT). 5Eu, porém, confio em teu amor; o meu coração exulta em tua salvação (NVI). 6Cantarei ao Senhor Yahweh , porquanto me tem feito muito bem (ARA).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você não pode copiar o conteúdo desta página.