• aguavivabocaina@gmail.com
  • +55 14 98183-8530

Bíblia Cronológica – Versões | Dia 100

100º Dia – 10 de Abril

REINADO DE SAUL SOBRE TODO O ISRAEL

CENÁRIO HISTÓRICO: Aa Fugas de Davi (Aproximadamente 1.027 a.C.) CURIOSIDADES

  • Saul com 68 anos
  • 38º ano de Saul como rei em Israel
  • Is-Bosete com 38 anos (Filho de Saul)
  • Davi com 28 anos
  • Mefibosete com 3 anos (Filho de Jonatas e Neto de Saul)

CIDADE DE GIBEÁMoradores de Zife deduram Davi Novamente

(1Sm 26.1) 1Alguns homens de Zife foram até Saul, em Gibeá, para lhe dizer: “Davi está escondido na colina de Haquilá, em frente ao deserto de Jesimom” (NVT).

DESERTO DE JESIMOMDavi poupa a vida de Saul mais uma Vez

(1Sm 26.2-4) 2Então Saul se levantou e foi ao deserto de Zife, em busca de Davi, levando consigo três mil homens escolhidos de Israel (NAA)3Saul acampou ao lado da estrada, na colina de Haquilá, em frente do deserto de Jesimom, mas Davi permaneceu no deserto. Quando viu que Saul o estava seguindo, 4enviou espiões e soube que Saul havia de fato chegado (NVI).

(1Sm 26.5-12) 5Então Davi foi para o lugar onde Saul estava acampado. E viu o lugar onde Saul e Abner, filho de Ner, comandante de seu exército, haviam se deitado. Saul estava deitado no acampamento, com o exército acampado ao redor (NVI). 6Davi perguntou a Aimeleque, o heteu, e a Abisai, filho de Zeruia, irmão de Joabe: “Quem irá comigo ao arraial de Saul?” Abisai respondeu: “Eu irei com você”. 7Assim, Davi e Abisai foram, de noite, ao acampamento. E eis que Saul estava deitado, dormindo. A lança dele estava fincada na terra, perto da sua cabeça. Abner e o povo estavam deitados ao redor dele (NAA)8Abisai disse a Davi: “Certamente desta vez Deus Elohym entregou o inimigo em suas mãos! Agora, deixe-me cravá-lo na terra com um só golpe da lança. Não precisarei de outro!” (NVT) 9Davi, contudo, disse a Abisai: “Não o mate! Quem pode levantar a mão contra o ungido do Senhor Yahweh e permanecer inocente? (NVI) 10Tão certo como o Senhor Deus Yahweh está vivo, assim ele mesmo matará Saul, seja quando chegar o seu dia de morrer, seja numa batalha! (NTLH) 11O Senhor Yahweh me livre de estender a mão contra o seu ungido! Agora, porém, pegue a lança que está perto da cabeça dele e o jarro de água, e vamos embora”. 12Então Davi pegou a lança e o jarro de água que estavam perto da cabeça de Saul, e eles foram embora. Ninguém viu, nem ficou sabendo, nem acordou. Todos dormiam, porque havia caído sobre eles um profundo sono, vindo da parte do Senhor Yahweh (NAA).

(1Sm 26.13-16) 13Então Davi atravessou para o outro lado e colocou-se no topo da colina, ao longe, a uma boa distância deles (NVI)14Então gritou para o povo e para Abner, filho de Ner, dizendo: “Você não vai responder, Abner?” Então Abner respondeu: “Quem é você, que está aí gritando para o rei?” (NAA) 15“Você é um grande homem, não é mesmo, Abner?”, disse Davi. “Quem, em todo o Israel, pode se comparar a você? Por que então não protegeu seu senhor, o rei, quando alguém chegou tão perto dele que poderia matá-lo? 16Isso não é nada bom! Tão certo como o Senhor Yahweh vive, você e seus homens merecem morrer, pois não protegeram seu rei, o ungido do Senhor Yahweh . Olhe em volta! Onde estão a lança e o jarro de água do rei, que estavam perto da cabeça dele?” (NVT)

(1Sm 26.17-25) 17Saul reconheceu a voz de Davi e disse: “É você, meu filho Davi?” Davi respondeu: “Sim, ó rei, meu senhor” (NVI). 18Disse mais: “Por que, o meu senhor, está perseguindo o seu servo? O que foi que eu fiz? E que maldade se acha nas minhas mãos? (NAA) 19Que o rei, meu senhor, escute as palavras de seu servo. Se o Senhor Yahweh o instigou contra mim, então que ele aceite uma oferta; se, porém, são homens que o fizeram, que sejam amaldiçoados perante o Senhor Yahweh ! Eles agora me afastaram de minha porção na herança do Senhor Yahweh e disseram: ‘Vá, preste culto a outros deuses’ (NVI). 20Devo eu morrer em terra estrangeira, longe da presença do Senhor Yahweh ? Qual a razão pela qual o rei de Israel saiu para perseguir-me como quem persegue uma perdiz nas montanhas?” (BV) 21Então Saul disse: “Pequei! Volte, meu filho Davi, pois não mais lhe farei mal, porque hoje a minha vida foi preciosa aos seus olhos. Eu tenho agido como um louco e cometi um erro muito grande” (NAA). 22Então Davi disse: “Aqui está a sua lança, senhor. Que um dos seus homens venha buscá-la! (NTLH) 23E que o Senhor Deus Yahweh recompense cada um pela sua justiça e lealdade. Porque hoje o Senhor Deus Yahweh o havia entregado nas minhas mãos, porém eu não quis estendê-las contra o ungido do Senhor Yahweh . 24Assim como hoje a sua vida foi de grande valor aos meus olhos, assim também seja a minha vida aos olhos do Senhor Deus Yahweh , e que ele me livre de toda a angústia”. 25Então Saul disse a Davi: “Bendito seja você, meu filho Davi! Porque você fará grandes coisas e certamente será bem-sucedido”. Então Davi seguiu o seu caminho, e Saul voltou para casa (NAA).

CIDADE DE GATEDavi busca refúgio entre os Filisteus

(1Sm 27.1-4) 1Davi disse consigo mesmo: “Pode ser que algum dia eu venha a perecer nas mãos de Saul. Portanto, não há nada melhor para mim do que fugir para a terra dos filisteus. Isto para que Saul perca de todo as esperanças e deixe de me procurar em toda a terra de Israel; assim, me livrarei das mãos dele” (NAA). 2Assim, Davi e os seiscentos homens que estavam com ele foram até Aquis, filho de Maoque, rei de Gate (NVI)3Davi, seus soldados e suas famílias se estabeleceram ali com Aquis, em Gate. Davi levou suas duas esposas, Ainoã, de Jezreel, e Abigail, viúva de Nabal, do Carmelo (NVT)4Quando contaram a Saul que Davi havia fugido para Gate, ele parou de persegui-lo (NVI).

CIDADE DE ZICLAGUEDavi e sua Nova Fortaleza

(1Sm 27.5-7) 5Certo dia, Davi disse a Aquis: “Se parecer bem ao meu senhor, preferimos viver em uma das cidades no campo. Seu servo não precisa morar na cidade real” (NVT). 6Então, naquele dia, Aquis deu a Davi a cidade de Ziclague. Por isso, Ziclague pertence aos reis de Judá até o dia de hoje (NAA)7E todo o tempo que Davi permaneceu na terra dos filisteus foi um ano e quatro meses (ARA).

Os Valentes que se juntaram a Davi em Ziclague

(1Cr 12.1-2) 1Estes são os que se juntaram a Davi em Ziclague, onde se escondia de Saul, filho de Quis. Eles estavam entre os combatentes que o ajudaram na guerra (NVI)2Todos eles eram arqueiros habilidosos, capazes de atirar flechas com o arco, ou pedras com a funda, tanto com a mão esquerda como com a direita. Eram todos parentes de Saul, da tribo de Benjamim (NVT).

(1Cr 12.3-7) 3Os comandantes deles eram Aiezer e Joás, filhos de Semaá, da cidade de Gibeá. Os soldados eram estes: Jeziel e Pelete, filhos de Azmavete; Beraca e Jeú, que era da cidade de Anatote; 4Ismaías, da cidade de Gibeão, soldado famoso e um dos líderes do grupo chamado “Os Trinta”; Jeremias, Jaaziel, Joanã e Jozabade, que era da cidade de Gedera; 5Eluzai, Jerimote, Bealias, Semarias e Sefatias, que era da cidade de Harife; 6Elcana, Issias, Azarel, Joezer e Jasobeão, que eram do grupo de famílias de Corá; 7Joela e Zebadias, filhos de Jeroão, da cidade de Gedor (NTLH).

CENÁRIO HISTÓRICO: As Fugas de Davi (Aproximadamente 1.026 a.C.) CURIOSIDADES

  • Saul com 69 anos
  • 39º ano de Saul como rei em Israel
  • Is-Bosete com 39 anos (Filho de Saul)
  • Davi com 29 anos
  • Mefibosete com 4 anos (Filho de Jonatas e Neto de Saul)

Estratégia de Trabalho de Davi em Ziclague

(1Sm 27.8-10) 8Partindo de Ziclague, Davi e seus homens atacavam os gesuritas, os gersitas e os amalequitas, povos que desde tempos muito antigos viviam perto de Sur, até a terra do Egito (NVT)9Quando Davi atacava a região, não poupava homens nem mulheres, e tomava ovelhas, bois, jumentos, camelos e roupas. Então retornava a Aquis (NVI)10e Aquis lhe perguntava: “Quem foi que você atacou hoje? E Davi respondia que tinha atacado o Sul de Judá, ou a tribo de Jerameel, ou a terra dos queneus (NTLH).

(1Sm 27.11-12) 11Davi não deixava nenhum sobrevivente, homem ou mulher, para ir a Gate e contar onde ele havia estado de fato. Isso acontecia repetidamente, enquanto ele vivia entre os filisteus. 12Aquis acreditava em Davi e pensava: “A esta altura, o povo de Israel deve odiá-lo muito. Agora ele ficará aqui e me servirá para sempre!” (NVT)

CENÁRIO HISTÓRICO: Guerra entre Filisteus e Israelitas (Aproximadamente 1.025 a.C.) CURIOSIDADES

  • Saul com 70 anos
  • 40º ano de Saul como rei em Israel
  • Is-Bosete com 40 anos (Filho de Saul)
  • Davi com 30 anos
  • Mefibosete com 5 anos (Filho de Jonatas e Neto de Saul)

CIDADE DE GATEMais um confronto entre Israelitas e Filisteus

(1Sm 28.1-2) 1E aconteceu que, naqueles dias, os filisteus reuniram os seus exércitos para a guerra, para lutar contra Israel. Então Aquis disse a Davi: “Fique sabendo que você irá comigo para a batalha, você e os seus homens”. 2Então Davi disse a Aquis: “Assim você saberá o quanto este seu servo pode fazer”. Aquis respondeu: “Por isso, você será meu guarda pessoal para sempre” (NAA).

REGIÃO DE AFECAOs Governantes Filisteus rejeitam a ajuda de Davi

(1Sm 29.1-2) 1Os filisteus reuniram todos os seus exércitos em Afeca, enquanto os israelitas acamparam junto à fonte que está em Jezreel (NAA)2Enquanto os governantes filisteus iam à frente de suas tropas de centenas e de milhares, Davi e seus homens marchavam na retaguarda com o rei Aquis (NVT).

(1Sm 29.3-5) 3Então os comandantes filisteus perguntaram: “O que estes hebreus fazem aqui?” Aquis respondeu: “Este é Davi, servo do rei Saul, de Israel. Já faz tempo que está comigo e, desde o dia em que chegou até hoje, não encontrei nele nenhuma falta” (NVT). 4Mas os comandantes filisteus ficaram muito zangados com Aquis e disseram: “Mande esse homem de volta para a cidade que você lhe deu. Não deixe que ele entre na batalha conosco; ele é capaz de virar contra nós durante a luta. Pois a melhor maneira de ele conseguir a boa vontade do seu patrão seria matar os nossos homens (NTLH)5Não é este aquele Davi, de quem cantavam nas danças, dizendo: ‘Saul matou os seus milhares, porém Davi, os seus dez milhares?’ (NAA)

(1Sm 29.6-11) 6Então Aquis chamou a Davi e lhe disse: “Juro pelo nome do Senhor Yahweh que você tem sido leal, e ficaria contente em tê-lo servindo comigo no exército. Desde o dia em que você veio a mim, nunca desconfiei de você, mas os governantes não o aprovam (NVI). 7Portanto, agora volte e vá em paz, para que você não desagrade aos governantes dos filisteus”. 8Então Davi disse a Aquis: “Mas o que foi que eu fiz? Ou o que você encontrou de errado neste seu servo, desde o dia em que entrei para o seu serviço até hoje, para que eu não possa lutar contra os inimigos do rei, meu senhor?” 9Aquis respondeu: “Eu sei que aos meus olhos você é bom como um anjo de Deus Elohym . Mas os comandantes dos filisteus disseram: ‘Ele não deve ir conosco à batalha’ (NAA). 10Portanto, amanhã de manhã, você e os outros que abandonaram Saul e passaram para o meu lado, levantem-se bem cedo e vão embora logo que amanhecer” (NTLH). 11Então Davi se levantou de madrugada, ele e os seus homens, para voltar à terra dos filisteus. E os filisteus foram para Jezreel (NAA).

Mais Valentes se juntam a Davi no Caminho para Ziclague

(1Cr 12.19-22) 19Também de Manassés alguns passaram para o lado de Davi, quando ele veio com os filisteus para lutar contra Saul. Na verdade, Davi não ajudou os filisteus, porque os governantes destes, depois de se aconselharem, o mandaram embora, pois diziam: “À custa de nossas cabeças ele passará para o lado de Saul, seu senhor”. 20Portanto, quando Davi estava voltando para Ziclague, passaram para o lado dele, de Manassés, os seguintes: Adna, Jozabade, Jediael, Micael, Jozabade, Eliú e Ziletai, chefes de milhares em Manassés. 21Estes ajudaram Davi contra a tropa inimiga, porque todos eles eram homens valentes e capitães no exército. 22Porque, naquele tempo, dia após dia, mais homens vinham a Davi para o ajudar, até que se formou um grande exército, como exército de Deus Elohym (NAA).

REGIÃO DE GILBOAPreparativos para o confronto entre Israelitas e Filisteus

(1Sm 28.4) 4Depois que os filisteus se reuniram, vieram e acamparam em Suném, enquanto Saul reunia todos os israelitas e acampava em Gilboa (NVI).

(1Sm 28.3) 3Nesse tempo, Samuel já havia morrido, e todo o Israel tinha chorado sua morte. Estava sepultado em Ramá, sua cidade natal. Saul havia expulsado da nação todos os médiuns e todos os que consultam os espíritos dos mortos (NVT).

(1Sm 28.5-6) 5Quando Saul viu o exército dos filisteus acampado, encheu-se de medo e o seu coração se perturbou (BJ)6Consultou Saul ao Senhor Yahweh , porém o Senhor Yahweh não lhe respondeu, nem por sonhos, nem por Urim, nem por Profetas (ARA).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você não pode copiar o conteúdo desta página.