• aguavivabocaina@gmail.com
  • +55 14 98183-8530

Bíblia Cronológica – Versões | Dia 101

101º Dia – 11 de Abril

FIM DO REINADO DE SAUL SOBRE TODO O ISRAEL

CENÁRIO HISTÓRICO: Guerra entre Filisteus e Israelitas (Aproximadamente 1.025 a.C.) CURIOSIDADES

  • Saul com 70 anos
  • 40º e último ano de Saul como rei em Israel
  • Is-Bosete com 40 anos (Filho de Saul)
  • Davi com 30 anos
  • Mefibosete com 5 anos (Filho de Jonatas e Neto de Saul)

CIDADE DE EN-DORSaul consulta uma Médium

(1Sm 28.7-11) 7Então Saul disse a seus conselheiros: “Procurem uma mulher que seja médium, para que eu pergunte a ela o que fazer”. Seus conselheiros responderam: “Há uma médium em En-Dor”. 8Então Saul se disfarçou com roupas comuns e, acompanhado de dois de seus homens, foi à noite à casa da mulher. “Preciso falar com um homem que está morto”, disse ele à mulher. “Você pode invocar o espírito dele para mim?” (NVT) 9A mulher, porém, lhe disse: “Certamente você sabe o que Saul fez. Ele eliminou os médiuns e os espíritas da terra de Israel. Por que você está preparando uma armadilha contra mim que me levará à morte?” (NVI) 10Saul, porém, jurou em nome do Senhor Yahweh e prometeu: “Tão certo como vive o Senhor Yahweh , nenhum mal lhe acontecerá por isso”. 11Por fim, a mulher disse: “De quem é o espírito que devo invocar?” “De Samuel”, respondeu Saul (NVT).

(1Sm 28.12-14) 12Quando a mulher viu Samuel, gritou em alta voz e disse a Saul: “Por que você me enganou? Pois você mesmo é Saul” (NAA). 13O rei lhe disse: “Não tenha medo. O que você está vendo?” A mulher disse a Saul: “Vejo um ser que sobe do chão” (NVI). 14“Como é o jeito dele?”, perguntou Saul. “É um velho que está subindo!”, respondeu ela. “Ele está todo enrolado numa capa”. Aí Saul entendeu que era Samuel: ajoelhou-se e encostou o rosto no chão, em sinal de respeito (NTLH).

(1Sm 28.15-20) 15Samuel perguntou a Saul: “Por que você foi me perturbar, fazendo-me subir?” Então Saul disse: “É que estou muito angustiado, porque os filisteus guerreiam contra mim, e Deus Elohym se afastou de mim e já não me responde, nem pelo Ministério dos Profetas, nem por sonhos. Por isso o chamei para que você me revele o que devo fazer”. 16Então Samuel disse: “Por que você pergunta a mim, visto que o Senhor Yahweh se afastou de você e se tornou seu inimigo? 17Porque o Senhor Yahweh fez com você o que havia anunciado por meio de mim: rasgou das suas mãos o reino e o deu a alguém outro, que é Davi (NAA). 18Você desobedeceu às ordens do Senhor Yahweh  e não destruiu completamente os amalequitas e tudo o que eles tinham. É por isso que o Senhor Yahweh  está fazendo isso com você agora (NTLH)19O Senhor Yahweh entregará você e o povo de Israel nas mãos dos filisteus, e amanhã você e seus filhos estarão comigo. O Senhor Yahweh também entregará o exército de Israel nas mãos dos filisteus” (NVI). 20No mesmo instante, Saul caiu estendido no chão, paralisado de terror com as palavras de Samuel. Estava fraco de fome, pois não havia comido nada durante todo aquele dia e toda aquela noite.

(1Sm 28.21-25) 21Quando a mulher viu quanto ele estava perturbado, disse: “Meu senhor, obedeci à sua ordem e arrisquei minha vida. 22Agora, faça o que digo e deixe que eu lhe dê alguma coisa para comer, a fim de que recupere as forças para a viagem de volta”. 23Mas Saul se recusou a comer. Seus servos também insistiram para que ele se alimentasse, até que, por fim, ele concordou. Então ele se levantou do chão e foi sentar-se na cama (NVT)24A mulher estava engordando um bezerro; assim, ela saiu depressa, matou o bezerro, amassou farinha e assou um pão sem fermento (BV)25E trouxe a comida a Saul e os seus servos, e eles comeram. Depois, se levantaram e foram embora naquela mesma noite (NAA).

CIDADE DE ZICLAGUEOs Amalequitas invadiram e saquearam a Cidade

(1Sm 30.1-2) 1Aconteceu que, ao terceiro dia, quando Davi e os seus homens chegaram a Ziclague, os amalequitas já tinham invadido o Sul e a cidade de Ziclague. Tomaram Ziclague e a incendiaram (NAA). 2Levaram como prisioneiros todos os que lá estavam: as mulheres, os jovens e os idosos. A ninguém mataram, mas os levaram consigo, quando prosseguiram seu caminho (NVI).

(1Sm 30.3-5) 3Ao chegarem a Ziclague, Davi e seus soldados encontraram a cidade destruída pelo fogo e viram que suas mulheres, filhos e filhas haviam sido levados como prisioneiros. 4Então Davi e seus soldados choraram em alta voz até não terem mais forças (NVI)5As duas esposas de Davi, Ainoã, de Jezreel, e Abigail, viúva de Nabal, do Carmelo, estavam entre os que foram capturados (NVT).

(1Sm 30.6-8) 6Davi ficou profundamente angustiado, pois os homens falavam em apedrejá-lo; todos estavam amargurados por causa de seus filhos e suas filhas. Davi, porém, fortaleceu-se no Senhor Yahweh seu Deus Elohym (NVI)7E ele disse ao Sacerdote Abiatar, filho de Aimeleque: “Traga aqui o manto Sacerdotal para que possamos consultar a Deus Elohym “. E Abiatar trouxe (NTLH)8Davi perguntou ao Senhor Yahweh : “Devo perseguir esse bando de saqueadores? Conseguirei apanhá-los?” E o Senhor Yahweh lhe respondeu: “Sim, vá atrás deles. Certamente conseguirá recuperar tudo que foi tomado de vocês” (NVT).

(1Sm 30.9-10) 9Então Davi e os seus seiscentos homens saíram, e, quando chegaram ao ribeirão de Besor, alguns deles ficaram ali (NTLH)10pois duzentos deles estavam exaustos demais para atravessar o ribeiro. Todavia, Davi e quatrocentos homens continuaram a perseguição (NVI).

(1Sm 30.11-15) 11No caminho, encontraram um rapaz egípcio num campo e o levaram até Davi. Deram-lhe um pouco de pão para comer e água para beber (NVT)12Deram-lhe também um pedaço de pasta de figos secos e dois cachos de passas, e ele comeu. Assim, recobrou as forças, pois havia três dias e três noites que não comia pão, nem bebia água (NAA)13Davi lhe perguntou: “A quem você pertence e de onde veio?” “Sou egípcio, escravo de um amalequitas”, respondeu ele. “Meu senhor me abandonou três dias atrás porque fiquei doente (NVT). 14Estávamos voltando do nosso ataque aos queretitas no lado sul deles, havíamos atacado o sul de Judá e a terra de Calebe, e pusemos fogo em Ziclague” (BV). 15Então Davi lhe perguntou: “Você pode me levar até onde os amalequitas estão?” “Sim”, respondeu ele; “se o senhor prometer em nome de Deus Elohym que não me matará, nem me entregará ao meu dono” (NTLH).

ACAMPAMENTO AMALEQUITADavi e seus Homens recuperam Tudo de Volta

(1Sm 30.16-17) 16O rapaz o levou até os amalequitas. Estavam espalhados pelos campos, comendo, bebendo e festejando por causa da grande quantidade de bens que haviam tomado da terra dos filisteus e da terra de Judá (NAA)17Davi os atacou no dia seguinte, desde o amanhecer até à tarde, e nenhum deles escapou, com a exceção de quatrocentos jovens que montaram em camelos e fugiram (NVI).

(1Sm 30.18-20) 18Davi salvou todos os que tinham sido levados como prisioneiros, incluindo as suas duas mulheres, e trouxe de volta tudo o que os amalequitas haviam tomado (NTLH)19Nada faltou; nem jovens, nem velhos, nem filhos, nem filhas, nem bens nem qualquer outra coisa que fora levada. Davi recuperou tudo (NVI)20Levou também todas as ovelhas e todo o gado. Então os homens de Davi levaram a ele os seus animais e disseram: “Estes animais são seus” (NTLH).

RIBEIRO DE BESORA Lei dos Despojos

(1Sm 30.21-25) 21Quando Davi se aproximou dos duzentos homens que, de tão cansados que estavam, não o puderam seguir e ficaram no ribeiro de Besor, estes saíram ao encontro de Davi e do povo que vinha com ele. Davi se aproximou deles e os saudou cordialmente (NAA)22Contudo, entre os que tinham acompanhado Davi havia alguns homens perversos que disseram: “Como eles não foram conosco, não devem receber nada dos despojos que recuperamos. Devolvam as esposas e os filhos deles e mandem todos embora” (NVT). 23Davi respondeu: “Não, meus irmãos! Não façam isso com o que o Senhor Yahweh nos deu. Ele nos protegeu e entregou em nossas mãos as forças que vieram contra nós (NVI). 24Ninguém pode concordar com o que vocês estão dizendo! Tudo deve ser repartido em partes iguais: quem ficou atrás com a bagagem deve receber o mesmo que aquele que lutou na batalha”. 25Davi fez desta ordem uma lei. E até hoje ela é seguida em Israel (NTLH).

CIDADE DE ZICLAGUEDavi presenteia os seus demais Líderes

(1Sm 30.26-31) 26Quando Davi chegou a Ziclague, enviou parte dos despojos aos líderes de Judá, que eram seus amigos. Disse: “Eis um presente para vocês, tirado dos inimigos do Senhor Yahweh !” (NVT) 27Davi mandou presentes aos líderes das seguintes cidades: Betel, Ramá, que fica ao sul de Judá, Jatir, 28Aroer, Sifmote, Estemoa (NTLH)29e aos de Racal, e aos que estavam nas cidades jerameelitas e nas cidades dos queneus, 30e aos de Horma, e aos de Borasã, e aos de Atace (ARC), 31de Hebrom e de todos os lugares em que Davi tinha passado, ele e os seus homens (NAA).

MONTE GILBOAA Morte do rei Saul

(1Sm 31.1-2) 1Os filisteus atacaram Israel, e os israelitas fugiram deles. Muitos foram mortos nas encostas do monte Gilboa (NVT)2Os filisteus perseguiram Saul e seus filhos e mataram Jônatas, Abinadabe e Malquisua, filhos de Saul (ARA).

(1Cr 10.1-2) 1E aconteceu que, em combate com os filisteus, os israelitas foram postos em fuga, e muitos caíram mortos no monte Gilboa. 2Os filisteus perseguiram Saul e seus filhos, e mataram Jônatas, Abinadabe e Malquisua, filhos de Saul (NVI).

(1Sm 31.3-6) 3O combate se tornou cada vez mais intenso em volta de Saul, e os arqueiros filisteus o alcançaram e o feriram gravemente. 4Saul disse a seu escudeiro: “Pegue sua espada e mate-me antes que esses filisteus incircuncisos venham, me torturem e zombem de mim”. Mas o escudeiro teve medo e não quis matá-lo. Então Saul pegou sua própria espada e se lançou sobre ela. 5Quando viu que Saul estava morto, o escudeiro se lançou sobre sua espada e morreu ao lado do rei. 6Foi assim que Saul e seus três filhos, seu escudeiro e seus soldados morreram juntos naquele mesmo dia (NVT).

(1Cr 10.3-6) 3O combate se tornou cada vez mais intenso em volta de Saul, e os arqueiros filisteus o alcançaram e o feriram. 4Saul disse a seu escudeiro: “Pegue sua espada e mate-me antes que esses filisteus incircuncisos venham e me torturem”. Mas o escudeiro teve medo e não quis matá-lo. Então Saul pegou sua própria espada e se lançou sobre ela. 5Quando o escudeiro viu que Saul estava morto, também se lançou sobre a espada e morreu com ele (NAA)6Assim morreram Saul e seus três filhos. Toda a família de Saul morreu no mesmo dia (BV).

(1Sm 31.7) 7Quando os israelitas do outro lado do vale de Jezreel e além do Jordão souberam que o exército israelita havia fugido e que Saul e seus filhos estavam mortos, abandonaram suas cidades e fugiram. Então os filisteus vieram e ocuparam essas cidades (NVT).

(1Cr 10.7) 7Quando os israelitas no vale de Jezreel viram que o exército israelita havia fugido e que Saul e seus filhos estavam mortos, abandonaram suas cidades e fugiram. Então os filisteus vieram e ocuparam essas cidades (NVT).

(1Sm 31.8-10) 8No dia seguinte, quando os filisteus foram saquear os mortos, encontraram os corpos de Saul e seus três filhos no monte Gilboa. 9Cortaram a cabeça de Saul e removeram sua armadura. Então anunciaram o ocorrido no templo de seus ídolos e ao povo de toda a terra da Filístia. 10Colocaram a armadura de Saul no templo de Astarote e penduraram o corpo no muro da cidade de Bete-Seã (NVT).

(1Cr 10.8-10) 8E aconteceu que no dia seguinte, quando os filisteus foram tirar os despojos dos mortos, encontraram Saul e os seus filhos caídos no monte Gilboa (NAA)9Então tiraram a armadura de Saul e cortaram a cabeça dele. Depois disso saíram por todo o país mostrando as armas e a cabeça de Saul. E os filisteus festejaram, diante das imagens que eles adoravam, a notícia maravilhosa (BV)10Expuseram suas armas num dos templos dos seus deuses e penduraram sua cabeça no templo de Dagom (NVI).

CIDADE DE BETE-SEÃSepultamento de Saul e Jonatas

(1Sm 31.11-13) 11Quando os habitantes de Jabes-Gileade souberam o que os filisteus haviam feito a Saul, 12todos os seus guerreiros mais valentes viajaram a noite toda para Bete-Seã e baixaram do muro os corpos de Saul e seus filhos. Levaram os corpos para Jabes, onde os queimaram (NVT)13Depois recolheram os seus ossos e os enterraram debaixo da tamareira de Jabes, e jejuaram durante sete dias (BJ).

(1Cr 10.11-12) 11Quando os habitantes de Jabes-Gileade ficaram sabendo o que os filisteus haviam feito com Saul (NVI)12todos os homens valentes se levantaram, pegaram o corpo de Saul e os corpos dos filhos e os trouxeram a Jabes. Depois sepultaram os ossos deles debaixo de um arvoredo, em Jabes. E jejuaram sete dias (NAA).

(1Cr 10.13-14) 13Saul morreu porque foi infiel ao Senhor Yahweh ; não guardou a palavra do Senhor Yahweh e chegou a consultar uma médiun em busca de orientação, 14em vez de consultar o Senhor Yahweh . Por isso o Senhor Yahweh o entregou à morte e deu o reino a Davi, filho de Jessé (NVI).

CIDADE DE GIBEÁ – Mefibosete, neto de Saul e filho de Jonatas sofre Acidente

(2Sm 4.4) 4Quando Saul e Jônatas foram mortos em Jezreel, Mefibosete, filho de Jônatas, tinha cinco anos de idade. Ao chegar a notícia da morte de Saul e de Jônatas, a mulher que cuidava de Mefibosete o pegou e fugiu. Mas estava com tanta pressa, que o deixou cair, e ele ficou manco (NTLH).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você não pode copiar o conteúdo desta página.