• aguavivabocaina@gmail.com
  • +55 14 98183-8530

Bíblia Cronológica – Versões | Dia 102

102º Dia – 12 de Abril

INÍCIO DO REINADO DE DAVI

CENÁRIO HISTÓRICO: Davi Recebe a Notícia da Morte de Saul e de Jônatas (Aproximadamente 1.025 a.C.) CURIOSIDADES

  • Saul com 70 anos
  • Is-Bosete com 40 anos (Filho de Saul)
  • Davi com 30 anos
  • Mefibosete com 5 anos (Filho de Jonatas e Neto de Saul)

CIDADE DE ZICLAGUE

(2Sm 1.1-10) 1Depois da morte de Saul, Davi retornou de sua vitória sobre os amalequitas. Fazia dois dias que ele estava em Ziclague (NVI)2No terceiro dia, apareceu um homem do exército de Saul. Ele havia rasgado as roupas e colocado terra sobre a cabeça. Ao chegar, curvou-se diante de Davi com o rosto no chão (NVT)3Davi então lhe perguntou: “De onde você vem?” Ele respondeu: “Fugi do acampamento israelita”. 4Disse Davi: “Conte-me o que aconteceu?” E o homem contou: “O nosso exército fugiu da batalha, e muitos morreram. Saul e Jônatas também estão mortos”. 5Então Davi perguntou ao jovem que lhe trouxera as notícias: “Como você sabe que Saul e Jônatas estão mortos?” (NVI) 6Então o moço portador das notícias disse: “Cheguei, por acaso, ao monte Gilboa, e eis que Saul estava apoiado sobre a sua lança. E os carros de guerra e a cavalaria se aproximavam dele (NAA). 7Quando ele se virou e me viu, chamou-me, gritando, e eu disse: ‘Estou aqui’ (NVI). 8Ele me perguntou: ‘Quem é você?’ Eu respondi: ‘Eu sou amalequitas’ (NAA). 9Então ele me ordenou: ‘Venha aqui e mate-me! Estou na angústia da morte, mas ainda vivo’ (NVI). 10Então me aproximei dele e o matei, porque eu sabia que ele não viveria depois de ter caído. Peguei a coroa que ele tinha na cabeça e o bracelete e os trouxe aqui ao meu senhor” (NAA).

(2Sm 1.11-16) 11Então Davi rasgou suas vestes; e os homens que estavam com ele fizeram o mesmo. 12E lamentaram, chorando e jejuando até o fim da tarde, por Saul e por seu filho Jônatas, pelo exército do Senhor Yahweh e pelo povo de Israel, porque muitos haviam sido mortos à espada (NVI). 13Então Davi perguntou ao moço portador das notícias: “De onde você é?” Ele respondeu: “Sou filho de um homem estrangeiro, amalequitas” (NAA). 14Davi lhe perguntou: “Como você não temeu levantar a mão para matar o ungido do Senhor Yahweh ?” (NVI) 15Então chamou um dos seus homens e ordenou: “Mate-o!” O homem atacou o amalequita e o matou (NTLH)16Davi tinha dito ao jovem: “Você é responsável por sua própria morte. Sua boca testemunhou contra você, quando disse: ‘Matei o ungido do Senhor Yahweh ’” (NVI).

O Lamento de Davi por Saul e Jônatas

(2Sm 1.17-18) 17Davi entoou uma canção fúnebre para Saul e Jônatas (NVT) 18determinando que fosse ensinado aos filhos de Judá o Hino ao Arco, o qual está escrito no Livro dos Justos (ARA).

(2Sm 1.19-21) 19“A sua glória, ó Israel, foi morta sobre os seus montes! Como caíram os valentes! (NAA) 20Não contem essa notícia em Gate, não a proclamem nas ruas de Asquelom, para que não se alegrem as filhas dos filisteus, para que as filhas dos incircuncisos não festejem em triunfo (NVT). 21Montes de Gilboa, que sobre vocês não caia nem orvalho, nem chuva, nem haja aí campos que produzam ofertas, pois neles foi profanado o escudo dos valentes, o escudo de Saul, que nunca mais será ungido com óleo” (NAA).

(2Sm 1.22-24) 22“Sem sangue dos feridos, sem gordura dos valentes, nunca se recolheu o arco de Jônatas, nem voltou vazia a espada de Saul (ARA). 23Saul e Jônatas, queridos e amáveis, nem na vida nem na morte se separaram! Eram mais ligeiros do que as águias, mais fortes do que os leões (NAA). 24Ó filhas de Israel, chorem por Saul, pois ele as vestia com finos trajes vermelhos, com roupas adornadas de ouro” (NVT).

(2Sm 1.25-27) 25“Como caíram os valentes no meio da batalha! Jônatas sobre os montes foi morto! (NAA) 26tenho o coração apertado por tua causa, meu irmão Jônatas. Tu me eras imensamente querido, a tua amizade me era mais cara do que o amor das mulheres (BJ). 27Os soldados mais valentes caíram, e as suas armas não têm mais utilidade” (NTLH).

Antepassados e Descendentes do rei Saul

(1Cr 9.35-38) 35Jeiel, pai de Gibeom, morava em Gibeom. O nome de sua mulher era Maaca, 36e o de seu filho mais velho, Abdom. Depois nasceram Zur, Quis, Baal, Ner, Nadabe, 37Gedor, Aiô, Zacarias e Miclote. 38Miclote gerou Siméia. Eles também moravam perto de seus parentes em Jerusalém (NVI).

(1Cr 9.39-44) 39Ner gerou Quis, Quis gerou Saul, Saul gerou Jônatas, Malquisua, Abinadabe e Esbaal. 40Este foi o filho de Jônatas: Meribe-Baal, que gerou Mica. 41Estes foram os filhos de Mica: Pitom, Meleque, Taréia e Acaz. 42Acaz gerou Jadá, Jadá gerou Alemete, Azmavete e Zinri, e Zinri gerou Mosa. 43Mosa gerou Bineá, cujo filho foi Refaías, o filho deste foi Eleasa, pai de Azel. 44Azel teve seis filhos, e os nomes deles foram: Azricão, Bocru, Ismael, Searias, Obadias e Hanã. Esses foram os filhos de Azel (NVI).

CIDADE DE HEBROMDavi é Aclamado Rei sobre a Tribo de Judá

(2Sm 2.1-3) 1Depois disso, Davi perguntou ao Senhor Yahweh : “Devo voltar para alguma das cidades de Judá?” “Sim”, respondeu o Senhor Yahweh . Então Davi perguntou: “Para que cidade devo ir?” “Para Hebrom”, disse o Senhor Yahweh . 2Então Davi partiu com suas duas esposas, Ainoã, de Jezreel, e Abigail, a viúva de Nabal, do Carmelo (NVT). 3Davi também levou os homens que o acompanhavam, cada um com sua família, e estabeleceram-se em Hebrom e nos povoados vizinhos (NVI).

(2Sm 2.4-7) 4Então os homens de Judá foram a Hebrom e ali ungiram Davi rei da tribo de Judá. Informado de que os habitantes de Jabes-Gileade tinham sepultado Saul (NVI), 5enviou-lhes a seguinte mensagem: “Que o Senhor Yahweh os abençoe por terem sido tão fiéis a Saul, seu senhor, e lhe terem dado um sepultamento digno (NVT). 6Que o Senhor Yahweh  seja bom e fiel para vocês! Por causa do que fizeram, eu também os tratarei bem (NTLH)7Agora que Saul está morto, peço que continuem a ser fortes e corajosos. E saibam que o povo de Judá me ungiu para ser seu novo rei” (NVT).

(2Sm 5.4) 4Davi tinha trinta anos de idade quando começou a reinar, e reinou durante quarenta anos (NVI).

CIDADE DE MAANAIMIsbosete, filho de Saul, Torna-se rei de Israel

(2Sm 2.8-11) 8Contudo, Abner, filho de Ner, comandante do exército de Saul, já havia levado Isbosete, filho de Saul, para Maanaim (NVT)9Lá, Abner fez Isbosete rei das terras de Gileade, Aser, Jezreel, Efraim e Benjamim; na verdade, ele o fez rei de todo o povo de Israel (NTLH)10Isbosete, filho de Saul, tinha quarenta anos quando começou a reinar sobre Israel, e reinou por dois anos. Enquanto isso, o povo de Judá permaneceu leal a Davi, 11que fez de Hebrom sua capital e reinou sobre Judá por sete anos e meio (NVT).

CENÁRIO HISTÓRICO: Guerra entre o Exército de Saul e o Exército de Davi (Aproximadamente 1.024 a.C.) CURIOSIDADES

  • Is-Bosete com 41 anos (Filho de Saul)
  • Davi com 31 anos
  • Mefibosete com 6 anos (Filho de Jonatas e Neto de Saul)
  • 1º ano do Reinado de Davi sobre Judá
  • 1º ano do Reinado de Isbosete sobre Israel

REGIÃO DE GIBEOM

(2Sm 2.12-13) 12Certo dia, Abner, filho de Ner, conduziu as tropas de Isbosete, filho de Saul, de Maanaim para Gibeom. 13Ao mesmo tempo, Joabe, filho de Zeruia, saiu com as tropas de Davi e foi ao encontro deles na represa de Gibeom, onde os dois exércitos ficaram frente a frente, posicionando-se em lados opostos da represa (NVT).

(2Sm 2.14-16) 14Então Abner disse a Joabe: “Que os moços se levantem e lutem diante de nós”. Joabe respondeu: “Está bem!” (NAA) 15Então foram escolhidos doze soldados de Benjamim para representar Isbosete, filho de Saul, e doze soldados para representar Davi (NVT)16Cada um agarrou seu adversário pela cabeça e cravou a espada um no lado do outro, e todos morreram juntos. Por isso, desde então, esse lugar em Gibeom é conhecido como Helcate-Hazurim (NVT).

(2Sm 2.17-23) 17Seguiu-se nesse dia uma violenta batalha, na qual Abner e os homens de Israel foram derrotados pelos soldados de Davi (NVT)18Joabe, Abisai e Asael, os três filhos de Zeruia, estavam lá. Asael, que era tão ligeiro como uma gazela selvagem (NTLH)19começou a perseguir Abner. Continuou decididamente em seu encalço, sem perdê-lo de vista (NVT)20Então Abner olhou para trás e perguntou: “É você, Asael?” Ele respondeu: “Sou eu mesmo”. 21Então Abner disse: “Desvie-se para a direita ou para a esquerda, agarre um dos soldados e pegue a armadura dele”. Porém Asael não desistiu de perseguir Abner. 22Então Abner disse mais uma vez: “Pare de me perseguir! Do contrário, vou ter de matá-lo. E, depois, como poderia eu olhar no rosto de seu irmão Joabe?” (NAA) 23Asael, porém, se recusou a dar meia-volta, e Abner lhe cravou no estômago a parte de trás da lança, que saiu pelas costas. Asael caiu morto no chão. E todos que passavam por ali paravam ao ver Asael caído e morto (NVT).

(2Sm 2.24-28) 24Então Joabe e Abisai perseguiram Abner. Ao pôr-do-sol, chegaram à colina de Amá, defronte de Gia, no caminho para o deserto de Gibeom (NVI)25Os filhos de Benjamim se reuniram em volta de Abner, formando uma só tropa, e se puseram no alto de uma colina (NAA)26Então Abner gritou para Joabe: “Será que vamos ter de continuar lutando para sempre? Você não vê que, no fim, não vai sobrar nada, a não ser amargura? Nós somos seus irmãos! Até quando você vai esperar para mandar que os seus soldados parem de nos perseguir?” (NTLH) 27Respondeu Joabe: “Juro pelo nome de Deus Elohym , que se você não tivesse falado, o meu exército perseguiria os seus irmãos até de manhã” (NVI). 28Então Joabe tocou a trombeta, e todo o povo parou, e eles não perseguiram mais Israel e a luta acabou (NAA).

(2Sm 2.29-32) 29Durante toda aquela noite, Abner e os seus soldados marcharam pelo vale do Jordão. Atravessaram o rio Jordão e, depois de marcharem toda a manhã do dia seguinte, chegaram à cidade de Maanaim (NTLH)30Enquanto isso, Joabe e seus homens também voltaram da perseguição a Abner. Quando Joabe fez a contagem, viu que faltavam apenas dezenove homens, além de Asael (NAA)31Porém os servos de Davi feriram dentre os de Benjamim, e dentre os homens de Abner, a trezentos e sessenta homens, que ali ficaram mortos (ACF)32Joabe e seus homens levaram o corpo de Asael para Belém e o sepultaram no túmulo de seu pai. Então caminharam a noite toda e chegaram a Hebrom ao amanhecer (NVT).

(2Sm 3.1) 1Assim começou uma longa guerra entre a família de Saul e a família de Davi. Com o tempo, Davi se fortaleceu cada vez mais, e a família de Saul foi se enfraquecendo (NVT).

CENÁRIO HISTÓRICO: Abner se aborrece com o rei Isbosete (Aproximadamente 1.023 a.C.) CURIOSIDADES

  • Is-Bosete com 42 anos (Filho de Saul)
  • Davi com 32 anos
  • Mefibosete com 7 anos (Filho de Jonatas e Neto de Saul)
  • 2º ano do Reinado de Davi sobre Judá
  • 2º ano do Reinado de Isbosete sobre Israel

CIDADE DE MAANAIM

(2Sm 3.6-11) 6Enquanto durou a guerra entre a casa de Saul e a casa de Davi, Abner se tornava cada vez mais poderoso na casa de Saul (NAA). 7Saul tivera uma concubina chamada Rispa, filha de Aiá. Certa vez Isbosete perguntou a Abner: “Por que você se deitou com a concubina de meu pai?” (NVI) 8Abner ficou furioso com as palavras de Isbosete. “Por acaso sou um cão de Judá para ser tratado dessa maneira?”, gritou ele. “Depois de tudo que fiz por seu pai, Saul, e pela família e os amigos dele ao não entregar você a Davi, minha recompensa é ser acusado por causa dessa mulher? 9Que Deus Elohym me castigue severamente se eu não fizer por Davi tudo que o Senhor Yahweh prometeu a ele! (NVT) 10Transferindo o reino da casa de Saul, e confirmando o trono de Davi sobre Israel, e sobre Judá, desde Dã até Berseba” (ACF). 11Isbosete não se atreveu a dizer nem mais uma palavra, pois teve medo do que Abner poderia fazer (NVT).

Abner Propõe uma Aliança com Davi

(2Sm 3.12-13) 12Então Abner enviou mensageiros a Davi, dizendo: “De quem é a terra? Faça uma aliança comigo, e eu o ajudarei a fazer com que todo o Israel se junte a você” (NAA). 13Davi respondeu: “Muito bem. Eu farei um acordo com você, porém com uma condição: quando vier falar comigo, você vai me trazer Mical, filha de Saul” (NTLH).

(2Sm 3.14-16) 14Davi enviou a seguinte mensagem a Isbosete, filho de Saul: “Devolva minha esposa Mical, pois eu conquistei o direito de me casar com ela com os prepúcios de cem filisteus”. 15Então Isbosete mandou tirar Mical de seu marido, Paltiel, filho de Laís (NVT)16Mas Paltiel foi atrás dela, e a seguiu chorando até Baurim. Então Abner ordenou-lhe que voltasse para casa; e ele voltou (NVI).

(2Sm 3.17-19) 17Nesse meio tempo, Abner enviou esta mensagem às autoridades de Israel: “Já faz algum tempo que vocês querem Davi como rei. 18Agora é o momento de agir! Porque o Senhor Yahweh prometeu a Davi: ‘Por meio de Davi, meu servo, livrarei Israel do poder dos filisteus e de todos os seus inimigos’(NVI). 19Abner falou também com o povo da tribo de Benjamim e depois foi a Hebrom para contar a Davi o que o povo de Benjamim e o povo de Israel tinham resolvido (NTLH).

CIDADE DE HEBROMAbner e Davi reafirmam a Aliança

(2Sm 3.20-21) 20Quando Abner, acompanhado de vinte homens, apresentou-se a Davi em Hebrom, este ofereceu um banquete para ele e para os homens que o acompanhavam (NVI)21Então Abner disse a Davi: “Deixe que eu vá e convoque uma reunião de todo o Israel para apoiar meu senhor, o rei. Farão uma aliança com o senhor para que reine sobre eles, e o senhor governará sobre tudo que seu coração desejar”. Davi se despediu dele, e Abner partiu em paz (NVT).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você não pode copiar o conteúdo desta página.