• aguavivabocaina@gmail.com
  • +55 14 98183-8530

Bíblia Cronológica – Versões | Dia 103

103º Dia – 13 de Abril

O REINADO DE DAVI

CENÁRIO HISTÓRICO: A Morte de Abner (Aproximadamente 1.023 a.C.) CURIOSIDADES

  • Is-Bosete com 42 anos (Filho de Saul)
  • Davi com 32 anos
  • Mefibosete com 7 anos (Filho de Jonatas e Neto de Saul)
  • 2º ano do Reinado de Davi sobre Judá
  • 2º e último ano do Reinado de Isbosete sobre Israel

CIDADE DE HEBROM

(2Sm 3.22-25) 22Contudo, logo depois que Davi despediu Abner em paz, Joabe e alguns dos soldados de Davi retornaram de um ataque, trazendo muitos despojos (NVT)23Quando Joabe chegou com todo o seu exército, contaram-lhe que Abner, filho de Ner, se apresentara ao rei, que o tinha deixado ir em paz (NVI)24Então Joabe foi falar com o rei. Ele disse: “O que foi que o senhor fez? Abner veio aqui, e o senhor deixou que ele fosse embora sem mais nem menos? (NTLH) 25O senhor bem conhece Abner, filho de Ner. Veio para enganá-lo, para observar os seus movimentos e sondar todos os seus planos” (NAA).

(2Sm 3.26-27) 26Então Joabe saiu da presença de Davi e enviou mensageiros para alcançar Abner. Eles o encontraram perto do poço de Sirá e o trouxeram de volta, sem que Davi soubesse. 27Quando Abner chegou a Hebrom, Joabe o chamou para um lado, junto ao portão da cidade, como se fosse falar com ele em particular. Então, apunhalou-o no estômago e o matou para vingar a morte de Asael, seu irmão (NVT).

(2Sm 3.28-30) 28Mais tarde, quando Davi soube o que tinha acontecido, disse: “Eu e o meu reino, perante o Senhor Yahweh , somos para sempre inocentes do sangue de Abner, filho de Ner (NVI). 29Que essa culpa permaneça sobre Joabe e sua família! Que em todas as gerações da família de Joabe nunca falte um homem que tenha fluxo ou lepra, que use muletas, que morra pela espada, ou que tenha de mendigar o alimento!” 30Assim, Joabe e seu irmão Abisai assassinaram Abner, pois ele havia matado Asael, irmão deles, na batalha em Gibeom (NVT).

Davi Lamenta a morte de Abner

(2Sm 3.31-34) 31Então Davi disse a Joabe e a todos que estavam com ele: “Rasguem suas roupas e vistam pano de saco. Lamentem a morte de Abner”, e o próprio rei seguiu o cortejo fúnebre. 32Sepultaram Abner em Hebrom, e o rei chorou em alta voz junto ao túmulo, e todo o povo lamentou com ele. 33Então o rei entoou esta canção fúnebre: “Acaso Abner devia morrer como um vilão? (NVT) 34As suas mãos não estavam atadas, nem estavam acorrentados os seus pés. Você caiu como quem cai diante dos filhos da maldade!” E todo o povo chorou muito mais por ele (NAA).

(2Sm 3.35-36) 35Davi tinha se recusado a comer no dia do funeral, e todos insistiram para que ele se alimentasse. Mas ele havia feito um voto: “Que Deus Elohym me castigue severamente se eu comer alguma coisa antes do pôr do sol” (NVT). 36Todo o povo ouviu isso e aprovou; de fato, tudo o que o rei fazia o povo aprovava (NVI).

(2Sm 3.37-39) 37Naquele dia, todo o povo e todo o Israel ficaram sabendo que o rei não tinha nada a ver com a morte de Abner, filho de Ner. 38Então o rei disse aos seus servos: “Saibam que hoje caiu em Israel um príncipe e um grande homem (NAA). 39Embora rei ungido, ainda sou fraco, e esses filhos de Zeruia são mais fortes do que eu. Que o Senhor Yahweh retribua ao malfeitor de acordo com as suas más obras!” (NVI)

CIDADE DE MAANAIMA Morte do rei Isbosete

(2Sm 4.1-3) 1Quando Isbosete, filho de Saul, soube da morte de Abner em Hebrom, perdeu completamente o ânimo, e todo o Israel ficou sem reação (NVT)2Esse filho de Saul tinha a seu serviço dois homens, capitães de tropas. Um se chamava Baaná e o outro, Recabe. Eram filhos de Rimom, o beerotita, dos filhos de Benjamim, porque também a cidade de Beerote era considerada como pertencente a Benjamim (NAA)3pois seus habitantes originais fugiram para Gitaim, onde ainda vivem como estrangeiros (NVT).

(2Sm 4.5-7) 5Aconteceu então que Recabe e Baaná, filhos de Rimom, de Beerote, foram à casa de Isbosete na hora mais quente do dia, na hora do seu descanso do meio-dia (NVI)6A mulher que ficava à porta estava peneirando trigo, mas ficou sonolenta e cochilou. Então Recabe e Baaná passaram por ela sem serem notados 7e entraram na casa, onde encontraram Isbosete dormindo em sua cama. Eles o feriram e o mataram, e depois cortaram sua cabeça. Então, levando a cabeça, fugiram durante a noite pelo vale do Jordão (NVT).

CIDADE DE HEBROMOs Assassinos do rei Isbosete são Mortos

(2Sm 4.8-12) 8Levaram a cabeça de Isbosete ao rei Davi, em Hebrom, e lhe disseram: “Aqui está a cabeça de Isbosete, filho de seu inimigo Saul, que queria matá-lo. Assim, hoje o Senhor Deus Yahweh vingou o rei, meu senhor, de Saul e da sua descendência” (NAA). 9Davi, porém, disse a Recabe e Baaná, filhos de Rimom, de Beerote: “O Senhor Yahweh , que me tem livrado de todos os meus sofrimentos, é minha testemunha. 10Quando um homem me disse que Saul estava morto, pensando que me trazia boa notícia, eu o agarrei e o matei em Ziclague, como recompensa pela notícia que trouxe! 11Quanto mais devo recompensar os perversos que mataram um homem inocente em sua própria casa e em sua própria cama? Não devo responsabilizá-los pela morte dele e eliminá-los da face da terra?” 12Então Davi ordenou a seus soldados que os matassem, e assim eles fizeram. Cortaram as mãos e os pés deles e penduraram os corpos junto à represa em Hebrom. Depois, pegaram a cabeça de Isbosete e a sepultaram no túmulo de Abner, em Hebrom (NVT).

CENÁRIO HISTÓRICO: Nascimento de Absalão (Filho de Davi) (Aproximadamente 1.022 a.C.) CURIOSIDADES:

  • Davi com 33 anos
  • Mefibosete com 8 anos (Filho de Jonatas e Neto de Saul)
  • 3º ano do Reinado de Davi sobre Judá

Os Descendentes de Davi

(2Sm 3.2-5) 2Enquanto Davi estava em Hebrom nasceram-lhe seis filhos. O primeiro chamava-se Amnom, e era filho de Ainoã, de Jezreel (BV)3O segundo foi Quileabe, filho de Abigail, viúva de Nabal, da cidade de Carmelo. O terceiro foi Absalão, filho de Maacá, que era filha de Talmai, rei de Gesur. 4O quarto foi Adonias, filho de Hagite. O quinto foi Sefatias, filho de Abital. 5O sexto foi Itreão, filho de Eglá, esposa de Davi. Todos esses filhos de Davi nasceram em Hebrom (NTLH).

(1Cr 3.1-4) 1Estes são os filhos de Davi que nasceram em Hebrom: O mais velho era Amnom, filho de Ainoã, de Jezreel. O segundo era Daniel, filho de Abigail, do Carmelo. 2O terceiro era Absalão, filho de Maaca, filha de Talmai, rei de Gesur. O quarto era Adonias, filho de Hagite. 3O quinto era Sefatias, filho de Abital. O sexto era Itreão, filho de Eglá, esposa de Davi. 4Esses foram os seis filhos de Davi nascidos em Hebrom, onde ele reinou por sete anos e meio. Depois Davi reinou por trinta e três anos em Jerusalém (NVT).

Mais Valentes se juntam a Davi em Hebrom

(1Cr 12.23-37) 23Estes são os números de guerreiros armados que se uniram a Davi em Hebrom. Todos queriam que Davi se tornasse rei no lugar de Saul, como o Senhor Yahweh havia prometido. 24Da tribo de Judá, seis mil e oitocentos guerreiros armados com escudos e com lanças. 25Da tribo de Simeão, sete mil e cem guerreiros valentes preparados para a guerra. 26Da tribo de Levi, quatro mil e seiscentos guerreiros, 27incluindo Joiada, chefe da família de Arão, com três mil e setecentos homens sob seu comando (NVT)28Zadoque, sendo ainda jovem, homem valente, trouxe vinte e dois chefes de sua casa paterna (NAA). Da tribo de Benjamim, parentes de Saul, três mil guerreiros. Até então, a maioria dos homens de Benjamim tinha permanecido leal a Saul (NVT)30Dos filhos de Efraim, vinte mil e oitocentos homens valentes e de renome na casa de seus pais (NAA)31Da meia tribo de Manassés a oeste do Jordão, dezoito mil foram indicados por nome para ajudarem Davi a se tornar rei (NVT)32Dos filhos de Issacar, que sabiam discernir o tempo, para saberem o que Israel devia fazer, duzentos chefes e todos os seus irmãos sob suas ordens (NAA)33Da tribo de Zebulom, cinquenta mil guerreiros treinados. Estavam bem armados e preparados para a batalha e eram inteiramente leais a Davi. 34Da tribo de Naftali, mil oficiais e trinta e sete mil guerreiros armados com escudos e lanças. 35Da tribo de Dã, vinte e oito mil e seiscentos guerreiros, todos preparados para a batalha. 36Da tribo de Aser, quarenta milguerreiros treinados, todos preparados para a batalha. 37Do lado leste do rio Jordão, onde habitavam as tribos de Rúben e Gade e a meia tribo de Manassés, cento e vinte mil soldados equipados com todos os tipos de armas (NVT).

Davi é Ungido Rei sobre todo o Povo de Israel em Hebrom

(1Cr 12.38-40) 38Todos esses soldados vieram a Hebrom em ordem de batalha, com o único propósito de fazer Davi rei sobre todo o Israel. Na verdade, todo o Israel concordava que ele devia ser seu rei (NVT)39Ficaram com Davi três dias, comendo e bebendo, pois, as suas famílias haviam fornecido provisões para eles (NVI)40E os vizinhos de mais perto, e também os mais distantes, como de Issacar, Zebulom e Naftali, trouxeram comida sobre jumentos, sobre camelos, sobre mulas e sobre bois, a saber, provisões de farinha, pasta de figo, cachos de passas, vinho, azeite, bois e ovelhas em abundância; porque havia muita alegria em Israel (NAA).

(2Sm 5.1-3) 1Representantes de todas as tribos de Israel foram dizer a Davi, em Hebrom: “Somos sangue do teu sangue (NVI). 2No passado, quando Saul ainda era rei sobre nós, era o senhor quem fazia entradas e saídas militares com Israel. Também o Senhor Deus Yahweh lhe disse: ‘Você apascentará o meu povo de Israel e será príncipe sobre Israel’ (NAA). 3Então todas as autoridades de Israel foram ao encontro do rei Davi em Hebrom, e ele fez um acordo com eles em Hebrom perante o Senhor Yahweh , e eles ungiram Davi rei de Israel (NVI).

(1Cr 11.1-3) 1Todo o Israel reuniu-se com Davi em Hebrom e disse: “Somos sangue do teu sangue (NVI). 2No passado, quando Saul ainda era o rei, era o senhor quem fazia saídas e entradas militares com Israel. Também o Senhor Yahweh , seu Deus Elohym , lhe disse: ‘Você apascentará o meu povo de Israel e será príncipe sobre o meu povo de Israel’“. 3Então todas as autoridades de Israel foram ao encontro do rei Davi em Hebrom, e ele fez um acordo com eles em Hebrom perante o Senhor Yahweh , e eles ungiram Davi rei de Israel, conforme o Senhor Yahweh havia anunciado por meio de Samuel (NVT).

SALMOS DE DAVIEm Deus faremos Proezas

(Sl 108.1-5) 1Firme está o meu coração, ó Deus Elohym , o meu coração está firme; cantarei e entoarei louvores (ARA). 2Desperte, minha alma! Despertem, lira e harpa! Quero acordar o amanhecer com a minha canção (NVT). 3Eu te louvarei, ó Senhor Yahweh , entre as nações; cantarei teus louvores entre os povos (NVI). 4Pois o teu amor se eleva até os céus; a tua fidelidade alcança as nuvens. 5Sê exaltado, ó Deus Elohym , acima dos mais altos céus; que a tua glória brilhe sobre toda a terra! (NVT)

(Sl 108.6-9) 6Para que os teus amados sejam livres, salva-nos com a tua mão direita e responde-nos (NAA). 7Do seu Santuário Deus Elohym falou: “No meu triunfo dividirei Siquém e repartirei o vale de Sucote (NVI). 8Gileade me pertence, e Manassés também; Efraim é o meu capacete, Judá é o meu cetro (NAA). 9Moabe é minha bacia de lavar; limparei os pés sobre Edom e darei um grito de triunfo sobre a Filístia” (NVT).

(Sl 108.10-13) 10Quem me conduzirá à cidade fortificada? Quem me guiará até Edom? (ARA) 11Ó Senhor Elohym , será que o Senhor nos abandonou? Por que não acompanha nossos exércitos nas batalhas? (BV) 12Ajuda-nos contra nossos inimigos, pois todo socorro humano é inútil (NVT). 13Em Deus Elohym faremos proezas, porque ele mesmo pisará os nossos adversários (NAA).

SALMOS DE DAVIDeus é Quem Julga a Terra

(Sl 58.1-5) 1Será que vocês, autoridades, dão sentenças justas? Será que julgam com justiça as pessoas? (NTLH) 2Não! No coração vocês tramam a injustiça, e na terra as suas mãos espalham a violência (NVI). 3Os perversos são pecadores desde o ventre materno; mentem e se corrompem desde o nascimento (NVT). 4São venenosos como serpentes, como cobras que se fazem de surdas, 5para não ouvir a música dos encantadores, ainda que eles toquem com habilidade (NVT).

(Sl 58.6-9) 6Ó Deus Elohym , quebra os dentes dos maus! Ó Senhor Deus Yahweh , arranca os dentes desses leões ferozes! (NTLH) 7Escorram como águas que correm constantemente. Quando ele armar as suas flechas, fiquem feitas em pedaços (ACF). 8Sejam como a lesma, que se dilui ao passar; como o aborto de mulher, que nunca vejam a luz do sol (NAA). 9Como espinheiros, antes que as panelas de vocês sintam deles o calor, tanto os verdes como os que estão em brasa, serão arrebatados como por um redemoinho (NAA).

(Sl 58.10-11) 10Os justos se alegrarão quando forem vingados, quando banharem seus pés no sangue dos ímpios (NVI). 11Então, por fim, alguém dirá: “De fato, há recompensa para o justo; com certeza há um Deus Elohym que faz justiça na terra” (NVT).

SALMOS DE DAVICantemos ao Senhor com Júbilo

(Sl 95.1-5) 1Cantemos ao Senhor Yahweh com alegria! Aclamemos a Rocha da nossa salvação (NVI). 2Vamos comparecer diante dele com ações de graças, cantando alegres hinos de louvor (NTLH). 3Porque o Senhor Yahweh é o Deus El supremo e o grande Rei acima de todos os deuses (NAA). 4Nas suas mãos estão as profundezas da terra, os cumes dos montes lhe pertencem. 5Dele também é o mar, pois ele o fez; as suas mãos formaram a terra seca (NVI).

(Sl 95.6-11) 6Venham! Adoremos prostrados e ajoelhemos diante do Senhor Yahweh , o nosso Criador (NVI). 7Ele é o nosso Deus Elohym , e nós somos povo do seu pasto e ovelhas de sua mão. “Hoje, se ouvirem a sua voz, 8não endureçam o coração, como em Meribá, como naquele dia em Massá, no deserto, 9quando os pais de vocês me tentaram, pondo-me à prova, apesar de terem visto as minhas obras (NAA). 10Durante quarenta anos fiquei irado contra aquela geração e disse: ‘Eles são um povo de coração ingrato; não reconheceram os meus caminhos’. 11Por isso jurei na minha ira: ‘Jamais entrarão no meu descanso’ (NVI).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você não pode copiar o conteúdo desta página.