• aguavivabocaina@gmail.com
  • +55 14 98183-8530

Bíblia Cronológica – Versões | Dia 104

104º Dia – 14 de Abril

O REINADO DE DAVI SOBRE ISRAEL

CENÁRIO HISTÓRICO: Jerusalém é tomada e feita Capital do Reino de Israel (Aproximadamente 1.015 a.C.) CURIOSIDADES:

  • Davi com 40 anos
  • Mefibosete com 15 anos (Filho de Jonatas e Neto de Saul)
  • 10º ano do Reinado de Davi
  • Absalão com 7 anos (Filho de Davi)

CIDADE DE JERUSALÉM

(1Cr 11.4) 4Davi partiu com todo o Israel para Jerusalém, que é Jebus, porque ali estavam os jebuseus que moravam naquela terra (NAA).

(2Sm 5.6) 6Então o rei partiu com seus soldados para Jerusalém, a fim de lutar contra os jebuseus, que viviam naquele lugar. Os jebuseus zombavam de Davi: “Você jamais entrará aqui! Até os cegos e aleijados são capazes de impedi-lo!” Diziam isso porque imaginavam estar seguros (NVT).

(2Sm 5.8) 8No dia do ataque, Davi disse a seus soldados: “Odeio esses jebuseus ‘cegos’ e ‘aleijados’. Quem os atacar deve entrar na cidade pelo túnel de água”. Essa é a origem do ditado: “Os cegos e os aleijados não entrarão na casa” (NVT).

(1Cr 11.6) 6Davi tinha dito a seus soldados: “O primeiro que atacar os jebuseus se tornará o comandante de meus exércitos!” Joabe, filho de Zeruia, foi o primeiro a atacar, e assim se tornou o comandante dos exércitos de Davi (NVT).

(1Cr 11.5) 5Os jebuseus zombaram de Davi: “Você jamais entrará aqui!”, mas Davi tomou a fortaleza de Sião, que hoje é chamada de “Cidade de Davi”. 

(2Sm 5.7) 7Porém Davi e os seus soldados os derrotaram e tomaram a fortaleza de Sião, que depois se chamou “Cidade de Davi” (BV).

(1Cr 11.7-8) 7Assim, Davi morou na fortaleza; por isso ela foi chamada de “Cidade de Davi(NAA). 8Ele reconstruiu a cidade ao redor da fortaleza, desde os muros de arrimo até os muros ao redor, e Joabe restaurou o restante da cidade (NVI).

(2Sm 5.9) 9Davi passou a morar na fortaleza e chamou-a “Cidade de Davi”. Construiu defesas na parte interna da cidade desde os muros de arrimo (NVI).

(2Sm 5.10) 10Davi ia crescendo em poder cada vez mais, porque o Senhor Yahweh , o Deus Elohym dos Exércitos, estava com ele (NAA).

(1Cr 11.9) 9E Davi foi se tornando cada vez mais poderoso, pois o Senhor Yahweh dos Exércitos estava com ele (NVI).

(1Cr 14.1-2) 1Hirão, rei de Tiro, enviou a Davi uma delegação, que lhe trouxe toras de cedro, e também pedreiros e carpinteiros, para lhe construírem um palácio (NVI)2Então Davi reconheceu que o Senhor Yahweh o havia confirmado como rei sobre Israel e que tinha exaltado muito o seu reino por amor do seu povo de Israel (NAA).

(1Sm 5.11-12) 11Hirão, rei de Tiro, enviou a Davi mensageiros, madeira de cedro, carpinteiros e pedreiros; estes construíram um palácio para Davi. 12Então Davi reconheceu que o Senhor Yahweh o havia confirmado como rei sobre Israel e que tinha exaltado o seu reino por amor do seu povo de Israel (NAA).

SALMOS DE DAVIModelo de um Bom Rei

(Sl 101.1-4) 1Cantarei o teu amor e a tua justiça, Senhor Yahweh ; com cânticos te louvarei (NVT). 2Quero, com sabedoria, refletir no caminho da perfeição. Quando virás ao meu encontro? Em minha casa, andarei com sinceridade de coração (NAA). 3Não quero ter interesse por coisas más; odeio os atos de quem se afasta da tua Lei e não me juntarei a essa gente (BV). 4Longe de mim o coração perverso; não quero conhecer o mal (ARA).

(Sl 101.5-8) 5Farei calar ao que difama o próximo às ocultas. Não vou tolerar o homem de olhos arrogantes e de coração orgulhoso. 6Meus olhos aprovam os fiéis da terra, e eles habitarão comigo. Somente quem tem vida íntegra me servirá. 7Quem pratica a fraude não habitará no meu Santuário; o mentiroso não permanecerá na minha presença (NVI). 8Manhã após manhã, destruirei todos os ímpios da terra, para limpar a cidade do Senhor Yahweh dos que praticam a iniquidade (NAA).

VALE DOS REFAINSDavi e a Guerra contra os Filisteus

(2Sm 5.17) 17Quando os filisteus souberam que Davi tinha sido ungido rei de Israel, mobilizaram suas tropas para capturá-lo. Davi, porém, foi informado disso e desceu para a fortaleza (NVT)

(1Cr 14.8) 8Quando os filisteus souberam que Davi tinha sido ungido rei de Israel, mobilizaram suas tropas para capturá-lo. Davi, porém, foi informado disso e saiu para enfrentá-los (NVT).

(2Sm 5.18) 18Mas os filisteus vieram e se espalharam pelo vale dos Refains (NAA).

(1Cr 14.9) 9Mas os filisteus vieram e investiram contra ele no vale dos Refains (NAA).

REGIÃO DE BAAL-PERAZIMVitória de Davi sobre os Filisteus

(1Cr 14.10-11) 10Então Davi consultou Deus Elohym , dizendo: “Devo atacar os filisteus? O Senhor Yahweh os entregará nas minhas mãos?” O Senhor Yahweh respondeu: “Vá, porque os entregarei nas suas mãos” (NAA). 11Então Davi e seus soldados foram a Baal-Perazim, e Davi os derrotou e disse: “Assim como as águas de uma enchente causam destruição, pelas minhas mãos Deus Elohym destruiu os meus inimigos”. Então, aquele lugar passou a ser chamado Baal-Perazim (NVI).

(2Sm 5.19-21) 19Então Davi perguntou ao Senhor Yahweh : “Devo sair e lutar contra os filisteus? O Senhor Yahweh os entregará em minhas mãos?” O Senhor Yahweh respondeu a Davi: “Sim, vá, pois eu certamente os entregarei em suas mãos” (NVT). 20Então Davi foi a Baal-Perazim e lá os derrotou. E disse: “Assim como as águas de uma enchente causam destruição, pelas minhas mãos o Senhor Yahweh destruiu os meus inimigos diante de mim”. Então aquele lugar passou a ser chamado Baal-Perazim (NVI)21Os filisteus deixaram lá os seus ídolos, e Davi e os seus homens os levaram embora (NAA).

(1Cr 14.12) 12Quando os filisteus fugiram, deixaram os seus ídolos para trás, e Davi ordenou que fossem queimados (NTLH).

CENÁRIO HISTÓRICO: Nova Batalha de Davi contra os Filisteus (Aproximadamente 1.014 a.C.) CURIOSIDADES:

  • Davi com 41 anos
  • Mefibosete com 16 anos (Filho de Jonatas e Neto de Saul)
  • 11º ano do Reinado de Davi
  • Absalão com 8 anos (Filho de Davi)

VALE DOS REFAINS

(2Sm 5.22) 22Pouco tempo depois, os filisteus voltaram a se espalhar pelo vale de Refaim (NVT).

(1Cr 14.13) 13Pouco tempo depois, os filisteus voltaram a invadir o vale (NVT).

(2Sm 5.23-25) 23Davi consultou o Senhor Yahweh , e este lhe respondeu: “Não os ataque de frente, mas rodeie por detrás deles e ataque-os por diante das amoreiras. 24E, quando você ouvir um barulho de marcha pelas copas das amoreiras, entre logo em ação: é o Senhor Yahweh que saiu à sua frente, para atacar o exército dos filisteus” (NAA). 25Davi fez como o Senhor Yahweh lhe tinha ordenado, e derrotou os filisteus por todo o caminho, desde Gibeom até Gezer (NVI).

(1Cr 14.14-17) 14Então Davi consultou Deus Elohym de novo, que lhe respondeu: “Não ataque pela frente, mas dê a volta por trás deles e ataque-os em frente das amoreiras (NVI). 15Quando você ouvir um barulho de marcha pelas copas das amoreiras, saia para a batalha: é Deus Elohym que saiu à sua frente, para atacar o exército dos filisteus” (NAA). 16E Davi fez como Deus Elohym lhe tinha ordenado, e eles derrotaram o exército filisteu, por todo o caminho, desde Gibeom até Gezer (NVI).

(1Cr 14.17) 17Assim, a fama de Davi espalhou-se por todas as terras, e o Senhor Yahweh fez com que todas as nações o temessem (NVI).

SALMOS DE DAVIA Vitória de Deus

(Sl 68.1-4) 1Que Deus Elohym se levante! Sejam espalhados os seus inimigos, fujam dele os seus adversários (NVI). 2Como se dissipa a fumaça, assim o Senhor Yahweh os dispersa; como a cera se derrete perto do fogo, assim os ímpios somem da presença de Deus Elohym . 3Os justos, porém, se alegram; exultam na presença de Deus Elohym e folgam de alegria. 4Cantem a Deus Elohym , cantem louvores ao seu nome; exaltem aquele que cavalga sobre as nuvens. Senhor Yahweh é o seu nome; exultem diante dele (NAA).

(Sl 68.5-6) 5Pai para os órfãos e defensor das viúvas é Deus Elohym em sua santa habitação (NVI). 6 Deus Elohym faz com que o solitário more em família; liberta os cativos e lhes dá prosperidade; só os rebeldes habitam em terra estéril (NAA).

(Sl 68.7-14) 7Ó Deus Elohym , quando conduziu teu povo, quando marchou através do deserto (NVT) 8a terra tremeu; também os céus gotejaram na presença de Deus Elohym ; o próprio Sinai tremeu na presença de Deus Elohym , do Deus Elohym de Israel. 9Chuva abundante derramou, ó Deus Elohym , sobre a tua herança; quando ela já estava exausta, o Senhor Yahweh a restabeleceu. 10Aí habitou o teu povo; em tua bondade, ó Deus Elohym , fez provisão para os necessitados (NAA). 11O Senhor Yahweh deu a palavra; grande era o exército dos que anunciavam as boas-novas (ARC): 12Reis e exércitos fogem em debandada; a dona de casa reparte os despojos. 13Mesmo quando vocês dormem entre as fogueiras do acampamento, as asas da minha pomba estão recobertas de prata, as suas penas, de ouro reluzente” (NVI). 14O Todo-Poderoso Shadday dispersou os reis, como uma tempestade de neve sobre o monte Zalmom (NVT).

(Sl 68.15-18) 15O monte de Deus Elohym é como o monte de Basã, um monte elevado como o monte de Basã (ACF). 16Por que, ó montes escarpados, estão com inveja do monte que Deus Elohym escolheu para sua habitação, onde o próprio Senhor Yahweh habitará para sempre? 17Os carros de Deus Elohym são incontáveis, milhares de milhares; neles o Senhor Yahweh veio do Sinai para o seu Lugar Santo. 18Quando subiu em triunfo às alturas, levou cativo muitos prisioneiros; recebeu homens como dádivas, até mesmo rebeldes, para estabelecer morada, ó Senhor Deus Yahweh (NVI).

(Sl 68.19-23) 19Bendito seja o Senhor Yahweh , Deus Elohym , nosso Salvador, que cada dia suporta as nossas cargas. 20O nosso Deus Elohym é um Deus Elohym que salva; ele é o Soberano Senhor Yahweh que nos livra da morte. 21Certamente Deus Elohym esmagará a cabeça dos seus inimigos, o crânio cabeludo dos que persistem em seus pecados (NVI). 22O Senhor Yahweh disse: “Eu os trarei de Basã, eu os farei voltar das profundezas do mar (NAA), 23para que você encharque os pés no sangue dos inimigos, sangue do qual a língua dos cães terá a sua porção” (NVI).

(Sl 68.24-27) 24Já se vê a tua marcha triunfal, ó Deus Elohym , a marcha do meu Deus Elohym e Rei adentrando o Santuário (NVI). 25Os cantores vão na frente, e os músicos, atrás; no meio, estão as moças tocando tamboris (NTLH). 26Bendigam a Deus nas congregações, bendigam o Senhor Yahweh , vocês que são da linhagem de Israel (NAA). 27Ali está a pequena tribo de Benjamim, a conduzi-los, os príncipes de Judá acompanhados de suas tropas, e os príncipes de Zebulom e Naftali (NVI).

(Sl 68.28-35) 28Reúne, ó Deus Elohym , a tua força, força divina que usou a nosso favor (ARA). 29Por causa do teu Templo em Jerusalém, reis te trarão presentes. 30Repreende a fera entre os juncos, a manada de touros entre os bezerros das nações. Humilhados, tragam barras de prata. Espalha as nações que têm prazer na guerra (NVI). 31Embaixadores reais virão do Egito; a Etiópia cedo estenderá para Deus Elohym as suas mãos (ARC). 32Cantem a Deus Elohym , reinos da terra, louvem o Senhor Yahweh , 33àquele que cavalga os céus, os antigos céus. Escutem! Ele troveja com voz poderosa. 34Proclamem o poder de Deus Elohym ! Sua majestade está sobre Israel, seu poder está nas altas nuvens. 35O Senhor Yahweh é temível no teu Santuário, ó Deus Elohym ; é o Deus Elohym de Israel que dá poder e força ao seu povo. Bendito seja Deus Elohym ! (NVI)

SALMOS DE DAVIDeus Onisciente e Onipotente

(Sl 139.1-3) 1 Senhor Yahweh , o Senhor me sonda e me conhece (NVI). 2Sabe quando me assento e quando me levanto; de longe penetra os meus pensamentos. 3Esquadrinha o meu andar e o meu deitar e conhece todos os meus caminhos (ARA).

(Sl 139.4-6) 4Antes mesmo que a palavra me chegue à língua, o Senhor Yahweh já a conhece inteiramente, Senhor Yahweh . 5O Senhor Yahweh me cerca, por trás e pela frente, e põe a tua mão sobre mim. 6Tal conhecimento é maravilhoso demais e está além do meu alcance, é tão elevado que não o posso atingir (NVI).

(Sl 139.7-12) 7Para onde me ausentarei do teu Espírito? Para onde fugirei da tua face? (ARA) 8Se subo aos céus, lá o Senhor Yahweh está; se desço ao Sheol, lá está também (NVT); 9se tomo as asas da alvorada e me detenho nos confins dos mares, 10ainda ali a tua mão me guiará, e a tua mão direita me susterá (NAA). 11Eu poderia pedir à escuridão que me escondesse, e à luz ao meu redor que se tornasse noite (NVT), 12mas isso não adiantaria nada porque para ti a escuridão não é escura, e a noite é tão clara como o dia. O Senhor Yahweh não faz diferença entre a luz e a escuridão (NTLH).

(Sl 139.13-16) 13Pois o Senhor Yahweh formou o meu interior, o Senhor Yahweh me teceu no ventre de minha mãe. 14Graças te dou, visto que de modo assombrosamente maravilhoso me formou; as tuas obras são admiráveis, e a minha alma o sabe muito bem. 15Os meus ossos não te foram encobertos, quando no oculto fui formado e entretecido como nas profundezas da terra. 16Os teus olhos viram a minha substância ainda informe, e no teu livro foram escritos todos os meus dias, cada um deles escrito e determinado, quando nem um deles ainda existia (NAA).

(Sl 139.17-18) 17Como são preciosos para mim os teus pensamentos, ó Deus Elohym ! Como é grande a soma deles! (NVI) 18Não sou capaz de contá-los; são mais numerosos que os grãos de areia. E, quando acordo, o Senhor Yahweh ainda está comigo (NVT).

(Sl 139.19-22) 19Ó Deus Elohym , quem dera destruísse os perversos; afastem-se de mim, assassinos! 20Eles blasfemam contra ti; teus inimigos usam teu nome em vão (NVT). 21Acaso não odeio os que te odeiam, Senhor Yahweh ? E não desprezo os que se levantam contra ti? (NAA) 22Sim, eu os odeio com todas as minhas forças, pois teus inimigos são meus inimigos (NVT).

(Sl 139.23-24) 23Sonda-me, ó Deus Elohym , e conhece o meu coração, prova-me e conhece os meus pensamentos; 24vê se há em mim algum caminho mau e guia-me pelo caminho eterno (ARA).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você não pode copiar o conteúdo desta página.