• aguavivabocaina@gmail.com
  • +55 14 98183-8530

Bíblia Cronológica – Versões | Dia 105

105º Dia – 15 de Abril

O REINADO DE DAVI

CENÁRIO HISTÓRICO: A Proposta de trazer a Arca da Aliança para Jerusalém (Aproximadamente 1.013 a.C.) CURIOSIDADES:

  • Davi com 42 anos
  • Mefibosete com 17 anos (Filho de Jonatas e Neto de Saul)
  • 12º ano do Reinado de Davi
  • Absalão com 9 anos (Filho de Davi)

CIDADE DE JERUSALÉM

(1Cr 13.1-4) 1Davi consultou os capitães de mil e os capitães de cem, e todos os chefes (NAA)2em seguida, dirigiu-se a toda a comunidade de Israel e disse: “Se vocês estiverem de acordo, e se for da vontade do Senhor Yahweh , nosso Deus Elohym , enviemos uma mensagem aos israelitas por toda a terra, incluindo os Sacerdotes e Levitas em suas cidades, com suas pastagens, para que se unam a nós. 3É hora de trazermos de volta a Arca de nosso Deus Elohym , pois descuidamos dela durante o reinado de Saul”. 4Toda a comunidade concordou, pois o povo entendeu que era a coisa certa a fazer (NVT).

(1Cr 13.5) 5Então Davi convocou todos os israelitas, desde o ribeiro Sior, no Egito, ao sul, até Lebo-Hamate, ao norte, para trazerem a Arca de Deus Elohym , que estava em Quiriate-Jearim (NVT).

CIDADE DE QUIRIATE-JEARIMA Arca da Aliança na Casa de Abinadabe

(2Sm 6.1-2) 1De novo Davi reuniu os melhores guerreiros de Israel, trinta mil ao todo (NVI). 2Davi se levantou e, com todo o povo que tinha consigo, partiu para Baalá de Judá, para de lá trazer a Arca de Deus Elohym , diante da qual se invoca o Nome, o nome do Senhor Yahweh dos Exércitos, que se assenta acima dos querubins (NAA)

(1Cr 13.6-7) 6Davi e todo o Israel foram a Baalá de Judá (também chamada de Quiriate-Jearim), a fim de buscar a Arca de Deus Elohym , junto à qual era invocado o nome do Senhor Yahweh , que está entronizado entre os querubins (NVT). 7Colocaram a Arca num carro de bois, novo, e a levaram embora da casa de Abinadabe. Uzá e Aiô guiavam o carro (NTLH).

(2Sm 6.3-4) 3Colocaram a Arca num carro de bois, novo, e a tiraram da casa de Abinadabe, que ficava num monte. Uzá e Aiô, filhos de Abinadabe, guiavam o carro (NTLH) 4com a Arca de Deus Elohym ; e Aiô andava na frente dela (NVI).

(1Cr 13.8) 8Davi e todo o Israel se alegravam diante de Deus Elohym com todas as suas forças, com cânticos, com harpas, liras, tamborins, címbalos e trombetas (NAA).

(2Sm 6.5) 5Davi e todos os israelitas iam cantando e dançando perante o Senhor Yahweh , ao som de todo o tipo de instrumentos de pinho, harpas, liras, tamborins, chocalhos e címbalos (NVI).

EIRA DE NACOMA Trágica Morte de Uzá

(2Sm 6.6-8) 6Quando chegaram ao campo de descascar cereais que pertencia a Nacom, os bois tropeçaram. Então Uzá estendeu a mão e segurou a Arca da Aliança (NTLH)7Então, a ira do Senhor Yahweh se acendeu contra Uzá, e Deus Elohym o feriu ali por esta imprudência; e morreu ali junto à Arca de Deus Elohym (ARC)8Davi ficou contrariado porque o Senhor Yahweh , em sua ira, havia fulminado Uzá. Até hoje aquele lugar é chamado Perez-Uzá (NVI).

(1Cr 13.9-11) 9Quando chegaram ao campo de debulhar cereais que pertencia a Quidom, os bois tropeçaram. Então Uzá estendeu a mão e segurou a Arca da Aliança (NTLH)10Então se acendeu a ira do Senhor Yahweh contra Uzá, e o feriu, por ter estendido a sua mão à Arca; e morreu ali perante Deus Elohym (ACF)11Desgostou-se Davi, porque o Senhor Yahweh irrompera contra Uzá; pelo que chamou àquele lugar Perez-Uzá, até ao dia de hoje (ARA).

CIDADE DE GATEA Arca da Aliança na Casa de Obede-Edom

(2Sm 6.9-11) 9Naquele dia, Davi teve medo do Senhor Yahweh e se perguntou: “Como vou conseguir levar a Arca do Senhor Yahweh ?” (NVI) 10Então resolveu não transferir mais a Arca do Senhor Yahweh para a Cidade de Davi. Em vez disso, levou-a para a casa de Obede-Edom, na cidade de Gate. 11A Arca do Senhor Yahweh ficou na casa de Obede-Edom, em Gate, por três meses, e o Senhor Yahweh abençoou Obede-Edom e toda a sua família (NVT).

(1Cr 13.12-14) 12Naquele dia, Davi teve medo de Deus Elohym e se perguntou: “Como vou conseguir levar a Arca de Deus Elohym ?” 13Por isso desistiu de levar a Arca para a Cidade de Davi. Em vez disso, levou-a para a casa de Obede-Edom, de Gate (NVI)14Assim, a Arca de Deus Elohym ficou com a família de Obede-Edom durante três meses, e o Senhor Yahweh abençoou a casa de Obede-Edom e tudo o que ele tinha (NAA).

CIDADE DE JERUSALÉMNovos preparativos para trazer a Arca da Aliança

(1Cr 15.1-2) 1Davi construiu várias casas para si na Cidade de Davi. Também preparou um lugar para a Arca de Deus Elohym e armou uma tenda especial para ela (NVT)2Então ele disse: “Ninguém pode levar a Arca de Deus Elohym , a não ser os Levitas, porque o Senhor Yahweh os escolheu para levarem a Arca do Senhor Yahweh e o servirem para sempre” (NAA).

(1Cr 15.3-10) 3Davi reuniu todo o Israel em Jerusalém para levar a Arca do Senhor Yahweh para o lugar que ele lhe havia preparado. 4Reuniu também os descendentes de Arão e os Levitas (NVI)5Dos filhos de Coate veio Uriel, o chefe, e seus irmãos, cento e vinte; 6dos filhos de Merari veio Asaías, o chefe, e seus irmãos, duzentos e vinte; 7dos filhos de Gérson veio Joel, o chefe, e seus irmãos, cento e trinta; 8dos filhos de Elisafã veio Semaías, o chefe, e seus irmãos, duzentos; 9dos filhos de Hebrom veio Eliel, o chefe, e seus irmãos, oitenta; 10dos filhos de Uziel veio Aminadabe, o chefe, e seus irmãos, cento e doze (NAA).

(1Cr 15.11-14) 11Em seguida, Davi convocou os Sacerdotes Zadoque e Abiatar, e os chefes dos Levitas Uriel, Asaías, Joel, Semaías, Eliel e Aminadabe (NVT)12e lhes disse: “Vocês são os chefes das famílias dos Levitas. Santifiquem a si mesmos e aos seus irmãos, para que possam trazer a Arca do Senhor Yahweh , Deus Elohym de Israel, ao lugar que preparei para ela (NAA). 13Pelo fato de vocês não terem carregado a Arca na primeira vez, a ira do Senhor Yahweh nosso Deus Elohym causou destruição entre nós. Nós não o tínhamos consultado sobre como proceder” (NVI). 14Então os Sacerdotes e os Levitas se purificaram a fim de carregar a Arca da Aliança do Senhor Yahweh , o Deus Elohym de Israel (NTLH).

A Escolha dos Músicos Levitas, Guardas Levita e Sacerdotes Levitas

(1Cr 15.16-22) 16Davi ordenou aos chefes dos Levitas que constituíssem os seus irmãos, os cantores, para que, acompanhados por instrumentos musicais, liras, harpas e címbalos, se fizessem ouvir, levantando a voz com alegria. 17Assim, os Levitas designaram Hemã, filho de Joel; e dos irmãos dele, Asafe, filho de Berequias; e dos filhos de Merari, irmãos deles, Etã, filho de Cusaías. 18E com eles os seus irmãos da segunda ordem: Zacarias, Bene, Jaaziel, Semiramote, Jeiel, Uni, Eliabe, Benaia, Maaseias, Matitias, Elifeleu e Micneias e os porteiros Obede-Edom e Jeiel. 19Assim, os cantores Hemã, Asafe e Etã se faziam ouvir com címbalos de bronze; 20Zacarias, Aziel, Semiramote, Jeiel, Uni, Eliabe, Maaseias e Benaia, com liras, em voz de soprano; 21Matitias, Elifeleu, Micneias, Obede-Edom, Jeiel e Azazias, com harpas, em voz de baixo, para conduzir o canto. 22 Quenanias, chefe dos Levitas músicos, tinha o encargo de dirigir o canto, porque era perito nisso (NAA).

(1Cr 15.23-24) 23Berequias e Elcana seriam porteiros. Eles deveriam proteger a Arca (NVI). 24Sebanias, Josafá, Natanael, Amasai, Zacarias, Benaia e Eliézer, os Sacerdotes, tocavam as trombetas diante da Arca de Deus Elohym ; Obede-Edom e Jeías eram porteiros da Arca (NAA).

CIDADE DE GATEA Arca da Aliança é levada para Jerusalém

(2Sm 6.12) 12E disseram ao rei Davi: “O Senhor Yahweh tem abençoado a família de Obede-Edom e tudo o que ele possui, por causa da Arca de Deus Elohym “. Então Davi, com grande festa, foi à casa de Obede-Edom e ordenou que levassem a Arca de Deus Elohym para a cidade de Davi (NVI).

(1Cr 15.25) 25Então Davi, as autoridades de Israel e os generais do exército foram à casa de Obede-Edom a fim de trazer a Arca da Aliança do Senhor Yahweh para Jerusalém com grande celebração (NVT).

(1Cr 15.15) 15Os Levitas carregaram a Arca de Deus Elohym sobre os ombros, usando as varas presas a ela, conforme o Senhor Yahweh havia instruído por meio de Moisés (NVT).

(2Sm 6.13) 13Quando os que carregavam a Arca do Senhor Yahweh davam seis passos, ele sacrificava um boi e um novilho gordo (NVI).

(1Cr 15.26) 26E, como Deus Elohym estava claramente ajudando os Levitas enquanto carregavam a Arca da Aliança do Senhor Yahweh , ofereceram como sacrifício sete novilhos e sete carneiros (NVT).

(1Cr 15.27) 27E Davi vestia um manto de linho fino, assim como também todos os Levitas que carregavam a arca, os músicos e Quenanias, chefe dos músicos. E Davi vestia também o manto Sacerdotal de linho (NVI).

(2Sm 6.14-15) 14Davi usava um manto Sacerdotal de linho e dançava diante do Senhor Yahweh com todas as suas forças. 15Assim, Davi e todo o povo de Israel levaram a Arca do Senhor Yahweh com gritos de alegria e ao som de trombetas (NVT).

(1Cr 15.28) 28Assim, todo o Israel levou a Arca da Aliança do Senhor Yahweh , com júbilo e ao som de clarins, trombetas e címbalos, fazendo ressoar harpas e liras (NAA).

SALMOSA Majestade e o Domínio de Deus

(Sl 97.1-6) 1Reina o Senhor Yahweh . Alegre-se a terra, exultem as muitas ilhas (NAA). 2Nuvens escuras e espessas o cercam; retidão e justiça são a base do seu trono (NVI). 3Adiante dele vai um fogo que lhe consome os inimigos em redor (ARA). 4Seus relâmpagos iluminam o mundo; a terra os vê e estremece (NVT). 5Os montes se derretem como cera na presença do Senhor Yahweh , na presença do Senhor Adone de toda a terra (NAA). 6Os céus proclamam a sua justiça, e todos os povos contemplam a sua glória (NVI).

(Sl 97.7-8) 7Os que adoram imagens ficam envergonhados; passam vergonha os que se gabam dos seus ídolos. Diante de Deus, o Senhor, todos os deuses se curvam (NTLH). 8Sião ouviu e se alegrou, e todas as cidades de Judá exultam, por causa de tua justiça, ó Senhor Yahweh (NVT).

(Sl 97.9-12) 9Pois o Senhor Yahweh , ó Deus, é o Altíssimo sobre toda a terra; o Senhor está muito acima de todos os deuses (NAA). 10Vocês que amam o Senhor Yahweh , odeiem o mal! Ele protege a vida de seus fiéis e os resgata da mão dos perversos. 11A luz brilha sobre os justos, e a alegria, sobre os que têm coração íntegro (NVT). 12Alegrem-se no Senhor Yahweh , justos, louvem o seu santo nome (NVI).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você não pode copiar o conteúdo desta página.