• aguavivabocaina@gmail.com
  • +55 14 98183-8530

Bíblia Cronológica – Versões | Dia 106

106º Dia – 16 de Abril

O REINADO DE DAVI

CENÁRIO HISTÓRICO: A Arca da Aliança chega em Jerusalém (Aproximadamente 1.013 a.C.) CURIOSIDADES:

  • Davi com 42 anos
  • Mefibosete com 17 anos (Filho de Jonatas e Neto de Saul)
  • 12º ano do Reinado de Davi
  • Absalão com 9 anos (Filho de Davi)

CIDADE DE JERUSALÉMO Ressentimento de Mical por Davi

(2Sm 6.16) 16Aconteceu que, entrando a Arca do Senhor Yahweh na cidade de Davi, Mical, filha de Saul, observava de uma janela. E, ao ver o rei Davi dançando e comemorando perante o Senhor Yahweh , ela o desprezou em seu coração (NVI).

(1Cr 15.29) 29Quando a Arca da Aliança do Senhor Yahweh estava entrando na Cidade de Davi, Mical, filha de Saul, olhou pela janela. E, ao ver o rei Davi dançando e se alegrando, ela o desprezou em seu coração (NAA).

A Arca da Aliança na Cidade de Davi

(2Cr 1.4) 4Davi tinha transportado a Arca de Deus Elohym de Quiriate-Jearim para a Tenda que ele havia preparado para ela em Jerusalém (NVT).

(2Sm 6.17) 17Trouxeram a Arca do Senhor Yahweh e a colocaram em seu lugar, dentro de uma Tenda Especial que Davi tinha preparado para ela. E Davi ofereceu ao Senhor Yahweh holocaustos e ofertas de paz (NVT).

(1Cr 16.1) 1Trouxeram a Arca de Deus Elohym e a colocaram dentro da Tenda Especial que Davi tinha preparado para ela. Em seguida, apresentaram a Deus Elohym holocaustos e ofertas de paz (NVT).

SALMOS DE DAVIA Cidade dos Céus

(Sl 15.1-5) 1 Senhor Yahweh , quem pode ter acesso a teu Santuário? Quem pode permanecer em teu santo monte? 2Quem leva uma vida íntegra e pratica a justiça; quem, de coração, fala a verdade (NVT); 3aquele que não difama com sua língua, não faz mal ao próximo, nem lança injúria contra o seu vizinho (NAA); 4aquele que, a seus olhos, tem por desprezível ao que merece reprovação, mas honra os que temem o Senhor Yahweh ; aquele que jura e cumpre o que prometeu, mesmo com prejuízo próprio (NAA); 5que não empresta o seu dinheiro visando lucro nem aceita suborno contra o inocente. Quem assim procede nunca será abalado! (NVI)

SALMOS DE DAVIA Vinda do Rei da Glória

(Sl 24.1-6) 1Ao Senhor Yahweh pertence a terra e a sua plenitude, o mundo e os que nele habitam (NAA). 2Pois sobre os mares ele edificou os alicerces da terra e sobre as profundezas do oceano a estabeleceu (NVT). 3Quem poderá subir o monte do Senhor Yahweh ? Quem poderá entrar no seu Santo Lugar? (NVI) 4O que é limpo de mãos e puro de coração, que não entrega a sua alma à falsidade, nem faz juramentos com a intenção de enganar (NAA). 5Este receberá a bênção do Senhor Yahweh e a justiça do Deus Elohym da sua salvação (ACF). 6São assim aqueles que o buscam, que buscam a tua face, ó Deus Elohym de Jacó (NVI).

(Sl 24.7-10) 7Levantem as suas cabeças, ó portas! Levantem-se, ó portais eternos, para que entre o Rei da glória. 8Quem é o Rei da glória? O Senhor Yahweh , forte e poderoso, o Senhor Yahweh , poderoso nas batalhas. 9Levantem as suas cabeças, ó portas! Levantem-se, ó portais eternos, para que entre o Rei da glória. 10Quem é esse Rei da glória? O Senhor Yahweh dos Exércitos, ele é o Rei da glória (NAA).

SALMOSA Bondade de Deus para com Israel

(Sl 106.1-3) 1“Aleluia! Deem graças ao Senhor Yahweh , porque ele é bom, porque a sua misericórdia dura para sempre. 2Quem saberá contar os poderosos feitos do Senhor Yahweh ou anunciar todo o seu louvor? 3Bem-aventurados os que guardam a retidão e os que praticam a justiça em todo tempo” (NAA).

(Sl 106.4-6) 4“Lembra-te de mim, Senhor Yahweh , segundo a tua bondade para com o teu povo; visita-me com a tua salvação, 5para que eu veja a prosperidade dos teus escolhidos, e me alegre com a alegria do teu povo, e me glorie com a tua herança. 6Pecamos, como os nossos pais; cometemos iniquidade, procedemos mal” (NAA).

(Sl 106.7-11) 7“Nossos pais, no Egito, não entenderam as tuas maravilhas; não se lembraram da multidão das tuas misericórdias e foram rebeldes junto ao mar, o mar Vermelho. 8Mas Deus os salvou por amor do seu nome, para lhes revelar o seu poder. 9Repreendeu o mar Vermelho, e ele secou; ele os fez passar pelos abismos, como por um deserto. 10Salvou-os das mãos de quem os odiava e os resgatou do poder do inimigo. 11As águas cobriram os seus opressores; nem um deles escapou” (NAA).

(Sl 106.12-15) 12“Então creram nas suas palavras e lhe cantaram louvor. 13Logo, porém, se esqueceram das obras de Deus e não esperaram pelos seus desígnios. 14Entregaram-se à cobiça, no deserto; e, nos lugares áridos, puseram Deus Elohym à prova. 15Concedeu-lhes o que pediram, mas enviou-lhes também uma doença terrível” (NAA).

(Sl 106.16-18) 16“Tiveram inveja de Moisés, no acampamento, e de Arão, o santo do Senhor Yahweh . 17A terra se abriu, engoliu Datã, e cobriu o grupo de Abirão. 18Um fogo se acendeu contra o grupo deles; as chamas devoraram os ímpios” (NAA).

(Sl 106.19-23) 19“Em Horebe, fizeram um bezerro e adoraram o ídolo de metal fundido. 20E, assim, trocaram a glória de Deus Elohym pela imagem de um novilho que come capim. 21Esqueceram-se de Deus Elohym , seu Salvador, que, no Egito, havia feito coisas grandiosas, 22maravilhas na terra de Cam, tremendos feitos no mar Vermelho. 23Deus os teria exterminado, como tinha dito, se Moisés, seu escolhido, não se houvesse intercedido, impedindo que o seu furor os destruísse” (NAA).

(Sl 106.24-27) 24“Também desprezaram a terra aprazível e não deram crédito à palavra de Deus; 25pelo contrário, murmuraram em suas tendas e não ouviram a voz do Senhor Yahweh . 26Então lhes jurou, de mão erguida, que os havia de arrasar no deserto; 27e também espalharia entre as nações a sua descendência e os dispersaria por outras terras” (NAA).

(Sl 106.28-31) 28“Também se juntaram a Baal-Peor e comeram os sacrifícios dos ídolos mortos. 29Assim, com tais ações, provocaram a ira do Senhor; e a peste se espalhou entre eles. 30Então se levantou Fineias e executou o juízo; e a peste cessou. 31Isso lhe foi atribuído como justiça, de geração em geração, para sempre” (NAA).

(Sl 106.32-33) 32“Depois, provocaram Deus nas águas de Meribá, e, por causa deles, aconteceu uma desgraça com Moisés, 33pois foram rebeldes ao Espírito de Deus Elohym , e Moisés falou sem refletir” (NAA).

(Sl 106.34-39) 34“Não exterminaram os povos, como o Senhor lhes havia ordenado. 35Em vez disso, se mesclaram com as nações e aprenderam os seus costumes. 36Adoraram os seus ídolos, os quais se tornaram armadilha para eles. 37Sacrificaram seus filhos e suas filhas aos demônios. 38Derramaram sangue inocente, o sangue de seus filhos e filhas, que sacrificaram aos ídolos de Canaã; e a terra foi contaminada com sangue. 39Assim se contaminaram com as suas obras e se prostituíram nos seus feitos” (NAA).

(Sl 106.40-42) 40“Por isso, acendeu-se a ira do Senhor Yahweh contra o seu povo, e ele abominou a sua própria herança 41e os entregou ao poder das nações; sobre eles dominaram os que os odiavam. 42Também os oprimiram os seus inimigos, sob cujo poder foram subjugados” (NAA).

(Sl 106.43-46) 43“Muitas vezes os libertou, mas eles o provocaram com os seus planos e, na sua iniquidade, foram abatidos. 44Mas Deus olhou para eles quando estavam angustiados e lhes ouviu o clamor; 45lembrou-se, a favor deles, de sua aliança e se compadeceu, segundo a multidão de suas misericórdias. 46Fez também com que deles tivessem compaixão todos os que os levaram cativos” (NAA).

(Sl 106.47-48) 47“Salva-nos, Senhor Yahweh , nosso Deus Elohym , e congrega-nos dentre as nações, para que demos graças ao teu Santo Nome e nos gloriemos no teu louvor. 48Bendito seja o Senhor Yahweh , Deus Elohym de Israel, de eternidade a eternidade; e todo o povo diga: ‘Amém!’ Aleluia! (NAA)

(1Cr 16.34-36) 34“Deem graças ao Senhor Yahweh , porque ele é bom, porque a sua misericórdia dura para sempre. 35E digam: ‘Salva-nos, ó Deus Elohym da nossa salvação, congrega-nos e livra-nos das nações, para que demos graças ao teu santo nome e nos gloriemos no teu louvor (NAA). 36Louvem o Senhor Yahweh , o Deus Elohym de Israel, que vive de eternidade a eternidade!’” Todo o povo disse em alta voz: “Amém!” E louvou o Senhor Yahweh (NVT).

O Encerramento da Celebração

(1Cr 16.2) 2Quando Davi terminou de oferecer os holocaustos e ofertas de paz, abençoou o povo em nome do Senhor Yahweh (NVT).

(2Sm 6.18) 18Depois de trazer os holocaustos e as ofertas pacíficas, Davi abençoou o povo em nome do Senhor Yahweh dos Exércitos (NAA).

(1Cr 16.3) 3E repartiu a todos em Israel, tanto a homens como a mulheres, a cada um, um pão, e um bom pedaço de carne, e um frasco de vinho (ACF).

(2Sm 6.19) 19E repartiu a todo o povo, e a toda a multidão de Israel, desde os homens até às mulheres, a cada um, um bolo de pão, e um bom pedaço de carne, e um frasco de vinho; então retirou-se todo o povo, cada um para sua casa (ACF).

CIDADE DE GIBEOMSacerdotes e Levitas encarregados do Tabernáculo em Gibeom

(1Cr 16.39-40) 39Davi deixou o Sacerdote Zadoque e seus parentes Sacerdotes diante do Tabernáculo do Senhor em Gibeom (NVI) 40para oferecerem continuamente ao Senhor Yahweh os holocaustos sobre o altar dos holocaustos, de manhã e de tarde, segundo tudo o que está escrito na Lei que o Senhor Yahweh havia ordenado a Israel (NAA).

(1Cr 16.41-42) 41E com eles deixou Hemã, Jedutum e os demais escolhidos, que foram nominalmente designados para louvarem o Senhor Yahweh , porque a sua misericórdia dura para sempre (NAA)42Hemã e Jedutum eram responsáveis pelas trombetas, pelos címbalos e pelos outros instrumentos musicais para o culto. Os filhos de Jedutum foram designados como porteiros (NVI).

CIDADE DE JERUSALÉMPreparativos para o Louvor diante da Arca da Aliança

(1Cr 16.4-7) 4Davi nomeou alguns dos Levitas para ministrarem diante da Arca do Senhor Yahweh , fazendo petições, dando graças, e louvando o Senhor Yahweh , o Deus Elohym de Israel. 5Desses, Asafe era o chefe, Zacarias vinha em seguida, e depois Jeiel, Semiramote, Jeiel, Matitias, Eliabe, Benaia, Obede-Edom e Jeiel. Eles deviam tocar lira e harpa, enquanto Asafe tocava os címbalos. 6Os Sacerdotes Benaia e Jaaziel deviam tocar diariamente as trombetas diante da Arca da Aliança de Deus Elohym (NVI)7Foi naquele dia que Davi encarregou, pela primeira vez, Asafe e seus irmãos de celebrarem com hinos o Senhor Yahweh (NAA).

(1Cr 16.37-38) 37Então Davi deixou Asafe e seus irmãos ali diante da Arca da Aliança do Senhor Yahweh , para ministrarem continuamente diante dela, segundo o que estava ordenado para cada dia (NAA)38Faziam parte desse grupo: Obede-Edom, filho de Jedutum, Hosa e sessenta e oito Levitas que eram guardas das portas (NVT).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você não pode copiar o conteúdo desta página.