• aguavivabocaina@gmail.com
  • +55 14 98183-8530

Bíblia Cronológica – Versões | Dia 107

107º Dia – 17 de Abril

O REINADO DE DAVI

CENÁRIO HISTÓRICO: O Reinado de Davi em Jerusalém (Aproximadamente 1.013 a.C.) CURIOSIDADES:

  • Davi com 42 anos
  • Mefibosete com 17 anos (Filho de Jonatas e Neto de Saul)
  • 12º ano do Reinado de Davi
  • Absalão com 9 anos (Filho de Davi)

CIDADE DE JERUSALÉMSALMOS DE ASAFE – Deus e o seu Povo

(Sl 78.1-4) 1Povo meu, escute o meu ensino; incline os ouvidos para o que eu tenho a dizer. 2Em parábolas abrirei a minha boca, proferirei enigmas do passado; 3o que ouvimos e aprendemos, o que nossos pais nos contaram. 4Não os esconderemos dos nossos filhos; contaremos à próxima geração os louváveis feitos do Senhor Yahweh , o seu poder e as maravilhas que fez (NVI).

(Sl 78.5-8) 5Ele estabeleceu um testemunho em Jacó, e instituiu uma lei em Israel, e ordenou aos nossos pais que os transmitissem a seus filhos, 6a fim de que a nova geração os conhecesse, e os filhos que ainda hão de nascer se levantassem e, por sua vez, os contassem aos seus descendentes; 7para que pusessem a sua confiança em Deus Elohym e não se esquecessem dos feitos de Deus El , mas lhe observassem os mandamentos; 8e que não fossem, como seus pais, geração obstinada e rebelde, geração de coração inconstante, e cujo espírito não foi fiel a Deus El (NAA).

(Sl 78.9-11) 9Os filhos de Efraim, embora armados com arcos, bateram em retirada no dia do combate. 10Não guardaram a aliança de Deus Elohym , não quiseram andar na sua lei; 11esqueceram-se das suas obras e das maravilhas que lhes havia mostrado (NAA).

(Sl 78.12-22) 12Deus fez prodígios na presença de seus pais na terra do Egito, no campo de Zoã. 13Dividiu o mar e os fez passar por ele; fez parar as águas como um montão. 14Durante o dia, os guiou com uma nuvem e de noite, com um clarão de fogo. 15No deserto, fendeu rochas e lhes deu de beber abundantemente como de abismos. 16Da pedra fez brotar torrentes, fez manar água como rios. 17Mas, ainda assim, continuaram a pecar contra ele e se rebelaram, no deserto, contra o Altíssimo Elyon . 18Tentaram a Deus El no seu coração, pedindo alimento que lhes fosse do gosto. 19Falaram contra Deus Elohym , dizendo: “Será que Deus El pode preparar-nos uma mesa no deserto? 20É verdade que ele feriu a rocha, e dela manaram águas, transbordaram as torrentes. Mas será que ele pode dar-nos pão também? Ou fornecer carne para o seu povo?” 21Ouvindo isto, o Senhor Yahweh ficou indignado; acendeu-se fogo contra Jacó, e também se levantou o seu furor contra Israel, 22porque não creram em Deus Elohym , nem confiaram na sua salvação (NAA).

(Sl 78.23-28) 23Mesmo assim, deu ordens às nuvens e abriu as portas dos céus; 24fez chover maná sobre eles, para alimentá-los, e lhes deu cereal do céu. 25Todos comeram o pão dos anjos; ele enviou-lhes comida à vontade. 26Fez soprar no céu o vento do Oriente e pelo seu poder conduziu o vento do Sul. 27Também fez chover sobre eles carne como poeira e aves numerosas como a areia do mar. 28Fez com que caíssem no meio do arraial deles, ao redor de suas tendas (NAA).

(Sl 78.29-31) 29Então comeram e se fartaram a valer; pois lhes fez o que desejavam. 30Porém não reprimiram o apetite. Ainda tinham o alimento na boca, 31quando se elevou contra eles a ira de Deus Elohym , e entre os seus mais robustos semeou a morte, e prostrou os jovens de Israel (NAA).

(Sl 78.32-33) 32Apesar de tudo isso, continuaram a pecar e não creram nas maravilhas de Deus. 33Por isso, ele fez com que os seus dias se dissipassem num sopro e os seus anos, em súbito terror (NAA).

(Sl 78.34-37) 34Quando os fazia morrer, eles o buscavam; arrependidos, procuravam Deus El . 35Lembravam-se de que Deus Elohym era a sua rocha e o Deus Altíssimo El Elyon , o seu Redentor. 36Lisonjeavam-no, porém de boca, e com a língua lhe mentiam. 37Porque o coração deles não era firme para com ele, nem foram fiéis à sua aliança (NAA).

(Sl 78.38-39) 38Ele, porém, que é misericordioso, perdoa a iniquidade e não destrói; muitas vezes desvia a sua ira e não desperta toda a sua indignação. 39Lembra-se de que eles são simples mortais, vento que passa e não volta mais (NAA).

(Sl 78.40-51) 40Quantas vezes se rebelaram contra ele no deserto e nos lugares áridos lhe causaram tristeza! 41Tornaram a pôr Deus El à prova, ofenderam o Santo de Israel. 42Não se lembraram do poder dele, nem do dia em que os resgatou do adversário; 43de como no Egito ele operou os seus sinais e os seus prodígios, no campo de Zoã; 44e transformou em sangue os rios deles, para que das suas correntes não bebessem. 45Enviou contra eles enxames de moscas que os devorassem e rãs que os destruíssem. 46Entregou às lagartas as suas colheitas e aos gafanhotos, o fruto do seu trabalho. 47Com chuvas de pedra lhes destruiu as vinhas e os seus sicômoros, com geada. 48Entregou ao granizo o gado deles e aos raios, os seus rebanhos. 49Lançou contra eles o furor da sua ira: cólera, indignação e calamidade, legião de anjos portadores de males. 50Deu livre curso à sua ira; não poupou da morte a alma deles, mas entregou a vida deles à peste. 51Matou todos os primogênitos no Egito, as primícias do vigor nas tendas de Cam (NAA).

(Sl 78.52-55) 52Fez sair o seu povo como ovelhas e o guiou pelo deserto, como um rebanho. 53Dirigiu-o com segurança, e não tiveram medo, ao passo que o mar submergiu os seus inimigos. 54Levou-os até a sua terra santa, até o monte que a sua mão direita adquiriu. 55Da presença deles expulsou as nações, cuja região repartiu com eles por herança; e nas suas tendas fez habitar as tribos de Israel (NAA).

(Sl 78.56-64) 56Ainda assim, tentaram o Deus Altíssimo Elohym Elyon , e a ele resistiram, e não lhe guardaram os testemunhos. 57Tornaram atrás e foram infiéis como os seus pais; desviaram-se como um arco enganoso. 58Pois o provocaram à ira com os seus lugares altos e com as suas imagens de escultura despertaram o seu ciúme. 59 Deus Elohym ouviu isso e se indignou; rejeitou completamente o povo de Israel. 60Por isso, abandonou o Tabernáculo de Siló, a Tenda de sua morada aqui na terra, 61e passou a Arca da Aliança ao cativeiro, e a sua glória, à mão do adversário. 62Entregou o seu povo à espada e se encolerizou contra a sua própria herança. 63O fogo devorou os jovens deles, e as suas donzelas não tiveram canto nupcial. 64Os seus Sacerdotes caíram à espada, e as suas viúvas não fizeram lamentações (NAA).

(Sl 78.65-69) 65Então o Senhor Adonay despertou como de um sono, como um valente que grita excitado pelo vinho; 66fez recuar a golpes os seus adversários e os entregou a perpétuo desprezo. 67Além disso, rejeitou a tenda de José e não elegeu a tribo de Efraim. 68Pelo contrário, escolheu a tribo de Judá, o monte Sião, que ele amava. 69E construiu o seu Santuário durável como os céus e firme como a terra que estabeleceu para sempre (NAA).

(Sl 78.70-72) 70Também escolheu o seu servo Davi, e o tirou do aprisco das ovelhas, 71do cuidado das ovelhas e suas crias, para ser o pastor de Jacó, seu povo, e de Israel, sua herança. 72E ele os apascentou segundo a integridade do seu coração e os dirigiu com sábias mãos (NAA).

Cântico de Agradecimento de Davi

(1Cr 16.8-11) 8“Deem graças ao Senhor Yahweh , invoquem o seu nome; tornem conhecidos entre os povos os seus feitos. 9Cantem a Deus, cantem louvores a ele; falem de todas as suas maravilhas. 10Gloriem-se no seu santo nome; alegre-se o coração dos que buscam o Senhor Yahweh . 11Busquem o Senhor Yahweh e o seu poder; busquem continuamente a sua presença” (NAA).

(1Cr 16.12-22) 12“Lembrem-se das maravilhas que ele fez, dos seus prodígios e dos juízos de seus lábios, 13vocês, descendentes de Israel, seu servo, vocês, filhos de Jacó, seus escolhidos. 14Ele é o Senhor Yahweh , nosso Deus Elohym ; os seus juízos permeiam toda a terra. 15Lembra-se perpetuamente da sua aliança, da palavra que empenhou para mil gerações; 16da aliança que fez com Abraão e do juramento que fez a Isaque; 17o qual confirmou a Jacó por decreto e a Israel, por aliança perpétua, 18dizendo: ‘Eu lhe darei a terra de Canaã como porção da sua herança’. 19Então eles eram em pequeno número, pouquíssimos e estrangeiros na terra de Canaã; 20andavam de nação em nação, de um reino para outro reino. 21Deus não permitiu que ninguém os oprimisse, e, por amor deles, repreendeu reis, 22dizendo: ‘Não toquem nos meus ungidos, nem maltratem os meus Profetas’(NAA).

SALMOSAs Maravilhosas Obras do Senhor (Continuação do Cântico de Agradecimento)

(Sl 105.1-4) 1“Deem graças ao Senhor Yahweh , invoquem o seu nome; tornem conhecidos entre os povos os seus feitos. 2Cantem a Deus, cantem louvores a ele; falem de todas as suas maravilhas. 3Gloriem-se no seu Santo Nome; alegre-se o coração dos que buscam o Senhor Yahweh . 4Busquem o Senhor Yahweh e o seu poder; busquem continuamente a sua presença” (NAA).

(Sl 105.5-15) 5“Lembrem-se das maravilhas que ele fez, dos seus prodígios e dos juízos de seus lábios, 6vocês, descendentes de Abraão, seu servo, vocês, filhos de Jacó, seus escolhidos. 7Ele é o Senhor Yahweh , nosso Deus Elohym ; os seus juízos permeiam toda a terra. 8Lembra-se perpetuamente da sua aliança, da palavra que empenhou para mil gerações; 9da aliança que fez com Abraão e do juramento que fez a Isaque; 10o qual confirmou a Jacó por decreto e a Israel por aliança perpétua, 11dizendo: ‘Eu lhe darei a terra de Canaã como porção da sua herança’. 12Quando eles eram em pequeno número, pouquíssimos e estrangeiros na terra de Canaã; 13quando andavam de nação em nação, de um reino para outro reino, 14Deus não permitiu que ninguém os oprimisse, e, por amor deles, repreendeu reis, 15dizendo: ‘Não toquem nos meus ungidos, nem maltratem os meus Profetas’(NAA).

(Sl 105.16-22) 15Deus fez vir fome sobre a terra e cortou os meios de se obter pão. 16Adiante deles enviou um homem, José, que foi vendido como escravo. 17Apertaram os seus pés com correntes e puseram uma coleira de ferro no seu pescoço, 19até cumprir-se a profecia a respeito dele, e tê-lo provado a palavra do Senhor Yahweh . 20O rei mandou soltá-lo; o dominador dos povos o pôs em liberdade. 21Constituiu-o senhor de sua casa e administrador de tudo o que possuía, 22para, como bem quisesse, sujeitar os seus príncipes e ensinar a sabedoria aos seus anciãos” (NAA).

(Sl 105.23-25) 23“Então Israel entrou no Egito, e Jacó peregrinou na terra de Cam. 24 Deus Elohym fez sobremodo fecundo o seu povo e o tornou mais forte do que os seus opressores. 25Mudou o coração dos egípcios para que odiassem o seu povo e usassem de astúcia para com os seus servos” (NAA).

(Sl 105.26-38) 26“Deus lhes enviou Moisés, seu servo, e Arão, a quem havia escolhido, 27por meio dos quais fez, entre eles, os seus sinais e maravilhas na terra de Cam. 28Enviou trevas, e tudo escureceu; e Moisés e Arão não foram rebeldes à sua palavra. 29Transformou-lhes as águas em sangue e assim lhes fez morrer os peixes. 30A terra deles produziu rãs em abundância, até nos aposentos dos reis. 31Deus falou, e vieram nuvens de moscas e piolhos em toda a terra do Egito. 32Por chuva deu-lhes granizo e fogo chamejante, naquela terra. 33Devastou-lhes os vinhedos e os figueirais e quebrou as árvores da terra deles. 34Ele falou, e vieram gafanhotos e lagartas sem conta, 35que devoraram toda a vegetação do país e comeram o fruto dos seus campos. 36Também feriu de morte todos os primogênitos da terra deles, as primícias do seu vigor. 37Então Deus fez sair o seu povo, com prata e ouro, e entre as suas tribos não havia um só inválido. 38O Egito se alegrou quando eles saíram, porque lhe tinham infundido terror” (NAA).

(Sl 105.39-42) 39“Deus estendeu uma nuvem que lhes servisse de toldo e um fogo para os iluminar de noite. 40Pediram, e Deus fez vir codornizes e os saciou com pão do céu. 41Fendeu a rocha, e dela brotaram águas, que correram como um rio pelo deserto. 42Porque estava lembrado da sua santa palavra e de Abraão, seu servo” (NAA).

(Sl 105.43-45) 43“Ele conduziu o seu povo com alegria e, com júbilo, os seus escolhidos. 44Deu-lhes as terras das nações, e eles se apossaram do fruto do trabalho dos povos, 45para que lhe guardassem os preceitos e lhe observassem as leis. Aleluia!” (NAA)

(1Cr 16.23-26) 23“Cantem ao Senhor Yahweh , todas as terras; proclamem a sua salvação, dia após dia. 24Anunciem entre as nações a sua glória, entre todos os povos, as suas maravilhas. 25Porque o Senhor Yahweh é grande e digno de ser louvado, mais temível do que todos os deuses. 26Porque todos os deuses dos povos não passam de ídolos; o Senhor Yahweh , porém, fez os céus” (NAA).

(1Cr 16.27-33) 27“Glória e majestade estão diante dele, força e alegria, no seu Santuário. 28Deem ao Senhor Yahweh , ó famílias dos povos, deem ao Senhor Yahweh glória e força. 29Deem ao Senhor Yahweh a glória devida ao seu nome; tragam ofertas e entrem nos seus átrios. Adorem o Senhor Yahweh na beleza da sua santidade. 30Tremam diante dele, todas as terras, pois ele firmou o mundo para que não se abale. 31Alegrem-se os céus, e a terra exulte; diga-se entre as nações: ‘O Senhor Yahweh reina’. 32Ruja o mar e a sua plenitude; alegre-se o campo e tudo o que nele há. 33Cantem de alegria as árvores do bosque, na presença do Senhor Yahweh , porque vem julgar a terra” (NAA).

SALMOSNa Beleza da Sua Santidade (Continuação do Cântico de Agradecimento)

(Sl 96.1-5) 1“Cantem ao Senhor Yahweh um cântico novo, cantem ao Senhor Yahweh , todas as terras. 2Cantem ao Senhor Yahweh , bendigam o seu nome; proclamem a sua salvação, dia após dia. 3Anunciem entre as nações a sua glória, entre todos os povos, as suas maravilhas. 4Porque o Senhor Yahweh é grande e digno de ser louvado, mais temível do que todos os deuses. 5Porque todos os deuses dos povos não passam de ídolos; o Senhor Yahweh , porém, fez os céus” (NAA).

(Sl 96.6-13) 6“Glória e majestade estão diante dele, força e formosura, no seu Santuário. 7Deem ao Senhor Yahweh , ó famílias dos povos, deem ao Senhor Yahweh glória e força. 8Deem ao Senhor Yahweh a glória devida ao seu nome; tragam ofertas e entrem nos seus átrios. 9Adorem o Senhor Yahweh na beleza da sua santidade; tremam diante dele, todas as terras. 10Digam entre as nações: ‘Reina o Senhor Yahweh ’. Ele firmou o mundo para que não se abale e julga os povos com justiça. 11Alegrem-se os céus, e a terra exulte; ruja o mar e a sua plenitude. 12Alegre-se o campo e tudo o que nele há; cantem de alegria todas as árvores do bosque, 13na presença do Senhor Yahweh , porque vem, vem julgar a terra; julgará o mundo com justiça e os povos, de acordo com a sua fidelidade” (NAA).

SALMOSA Justiça do Senhor (Continuação do Cântico de Agradecimento)

(Sl 98.1-3) 1“Cantem ao Senhor Yahweh um cântico novo, porque ele tem feito maravilhas; a sua mão direita e o seu braço santo lhe alcançaram a vitória. 2O Senhor Yahweh fez notória a sua salvação; manifestou a sua justiça diante dos olhos das nações. 3Lembrou-se da sua misericórdia e da sua fidelidade para com a casa de Israel; todos os confins da terra viram a salvação do nosso Deus Elohym (NAA).

(Sl 98.4-9) 4“Celebrem com júbilo ao Senhor Yahweh , todos os moradores da terra; gritem de alegria, exultem e cantem louvores. 5Cantem com harpa louvores ao Senhor Yahweh , com harpa e voz de canto; 6com trombetas e ao som de buzinas, exultem diante do Senhor Yahweh , que é rei. 7Ruja o mar e a sua plenitude, o mundo e os que nele habitam. 8Os rios batam palmas, e juntos cantem de júbilo os montes, 9na presença do Senhor Yahweh , porque ele vem julgar a terra; julgará o mundo com justiça e os povos, com retidão” (NAA).

(1Cr 16.43) 43Então todos voltaram para casa, e Davi também voltou para abençoar sua família (NVT).

O Desprezo de Mical por Davi

(2Sm 6.20-23) 20Quando Davi regressou para abençoar a sua casa, Mical, filha de Saul, saiu ao seu encontro e lhe disse: “Que bela figura fez o rei de Israel no dia de hoje, descobrindo-se diante das servas de seus servos, como se descobre um sem-vergonha qualquer!” (NAA) 21Davi respondeu a Mical: “Eu dançava diante do Senhor Yahweh , que me escolheu em lugar de seu pai e de toda a sua família! Ele me nomeou líder de Israel, o povo do Senhor Yahweh , por isso continuarei a celebrar diante do Senhor Yahweh 22Estou disposto a me tornar ainda mais desprezível e até mesmo a ser humilhado aos meus próprios olhos! Mas as servas que você mencionou certamente me considerarão digno de honra” (NVT). 23Mical, filha de Saul, não teve filhos, até o dia da sua morte (NAA).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você não pode copiar o conteúdo desta página.