• aguavivabocaina@gmail.com
  • +55 14 98183-8530

Bíblia Cronológica – Versões | Dia 108

108º Dia – 18 de Abril

O REINADO DE DAVI

CENÁRIO HISTÓRICO: O Reinado de Davi em Jerusalém (Aproximadamente 1.012 a.C.) CURIOSIDADES:

  • Davi com 43 anos
  • Mefibosete com 18 anos (Filho de Jonatas e Neto de Saul)
  • 13º ano do Reinado de Davi
  • Absalão com 10 anos (Filho de Davi)

CIDADE DE JERUSALÉMPlanos para Construir o Templo

(2Sm 7.1-3) 1O rei Davi já morava em seu palácio e o Senhor Yahweh lhe dera descanso de todos os seus inimigos ao redor. 2Certo dia ele disse ao Profeta Natã: “Aqui estou eu, morando num palácio de cedro, enquanto a Arca do Senhor Yahweh permanece numa simples Tenda” (NVI). 3Então Natã disse ao rei: “Vá e faça tudo o que estiver em seu coração, porque o Senhor Yahweh está com você” (NAA).

(1Cr 17.1-2) 1O rei Davi já morava em seu palácio quando, certo dia disse ao Profeta Natã: “Aqui estou eu, morando num palácio de cedro, enquanto a Arca da Aliança do Senhor Yahweh permanece numa simples Tenda” (NVI). 2Então Natã disse a Davi: “Faça tudo o que estiver em seu coração, porque Deus Elohym está com você” (NAA).

Davi é Impedido de Construir o Templo

(2Sm 7.4-17) 4Porém, naquela mesma noite, a palavra do Senhor Yahweh veio a Natã, dizendo (NAA): 5“Vá e diga a meu servo Davi que assim diz o Senhor Yahweh : ‘Acaso cabe a você construir uma casa para eu habitar?’ (NVT) 6Desde o dia em que tirei os filhos de Israel do Egito até o dia de hoje, não habitei em nenhum Templo, mas tenho andado em Tenda, em Tabernáculo (NAA). 7Em todos os lugares em que andei com todos os filhos de Israel, por acaso falei alguma palavra com qualquer das suas tribos, a quem mandei apascentar o meu povo de Israel, dizendo: ‘Por que vocês não construíram um Templo de cedro para mim?’ 8Agora diga ao meu servo Davi: ‘Assim diz o Senhor Yahweh dos Exércitos’: ‘Eu tirei você das pastagens e do trabalho de andar atrás das ovelhas, para que você fosse príncipe sobre o meu povo, sobre Israel (NAA). 9Sempre estive com você por onde você andou, e eliminei todos os seus inimigos. Agora eu o farei tão famoso quanto os homens mais importantes da terra (NVI). 10Prepararei um lugar para o meu povo, para Israel, e o plantarei para que habite no seu lugar e não seja mais perturbado. E jamais os filhos da perversidade o afligirão, como no passado (NAA), 11desde o tempo em que nomeei juízes para governar meu povo, Israel. Eu lhes darei descanso de todos os seus inimigos’. Além disso, o Senhor Yahweh declara que fará uma casa para você, uma dinastia real! (NVT) 12Quando a sua vida chegar ao fim e você descansar com os seus antepassados, escolherei um dos seus filhos para sucedê-lo, um fruto do seu próprio corpo, e eu estabelecerei o reino dele (NVI)13Ele é que construirá uma casa para meu nome, e estabelecerei seu trono para sempre. 14Eu serei seu pai, e ele será meu filho. Se ele pecar, eu o corrigirei e disciplinarei com a vara, como qualquer outro pai faria. 15Contudo, não retirarei dele meu favor, como o retirei de Saul, quando o removi do seu caminho (NVT). 16Quanto a você, sua dinastia e seu reino permanecerão para sempre diante de mim; o seu trono será estabelecido para sempre” (NVI). 17Natã voltou até Davi e contou ao rei tudo que o Senhor Yahweh lhe tinha revelado (NVT).

(1Cr 17.3-15) 3Porém, naquela mesma noite, veio a palavra do Senhor Yahweh a Natã, dizendo (ARA): 4“Vá dizer ao meu servo Davi que assim diz o Senhor Yahweh : ‘Não será você quem vai construir uma casa para eu morar’ (NVI). 5Desde o dia em que tirei Israel do Egito até o dia de hoje, não habitei em nenhum Templo, mas tenho andado de Tenda em Tenda, de Tabernáculo em Tabernáculo (NAA). 6E, no entanto, onde quer que tenha ido com os israelitas, nunca me queixei aos líderes de Israel, aos pastores de meu povo. Nunca lhes perguntei: ‘Por que não construíram para mim um palácio, uma casa de cedro?’ (NVT). 7Agora diga ao meu servo Davi: ‘Assim diz o Senhor Yahweh dos Exércitos’: ‘Eu tirei você das pastagens e do trabalho de andar atrás das ovelhas, para que você fosse príncipe sobre o meu povo de Israel (NAA). 8Sempre estive com você por onde você andou, e eliminei todos os seus inimigos. Agora eu o farei tão famoso quanto os homens mais importantes da terra (NVI). 9Prepararei um lugar para o meu povo de Israel e o plantarei para que habite no seu lugar e não seja mais perturbado. E jamais os filhos da perversidade o afligirão, como no passado (NAA), 10desde o tempo em que nomeei juízes para governar meu povo, Israel. Também derrotarei todos os seus inimigos’. Além disso, eu declaro que o Senhor Yahweh fará uma casa para você, uma dinastia real! 11Pois, quando você morrer e se reunir a seus antepassados, escolherei um de seus filhos, de sua própria descendência, e estabelecerei seu reino (NVT). 12Será ele quem construirá um Templo para mim, e eu firmarei o trono dele para sempre (NVI). 13Eu serei seu pai, e ele será meu filho. Jamais retirarei dele meu favor, como o retirei daquele que governou antes de você. 14Eu o confirmarei para sempre como rei sobre minha casa e sobre meu reino, e seu trono será estabelecido para sempre’. 15Natã voltou até Davi e contou ao rei tudo que o Senhor Yahweh lhe tinha revelado (NVT).

Ações de Graças de Davi

(2Sm 7.18-23) 18Então o rei Davi entrou no Tabernáculo, assentou-se diante do Senhor Yahweh , e orou: “Quem sou eu, ó Soberano Senhor Adonay , e o que é a minha família, para que me trouxesse a este ponto? 19E, como se isso não bastasse para ti, ó Soberano Senhor Adonay , também o Senhor falou sobre o futuro da família deste teu servo. É assim que procede com os homens, ó Soberano Senhor Yahoweeh ? (NVI) 20Que mais posso dizer-te? O Senhor Adonay sabe como teu servo é de fato, ó Soberano Senhor Yahoweeh (NVT). 21Por amor de tua palavra e de acordo com tua vontade, o Senhor realizou este feito grandioso e o revelou ao teu servo. 22Quão grande é o Senho Deusr Yahweh Elohym , ó Soberano Senhor! Não há ninguém como o Senhor Yahweh nem há outro Deus Elohym além de ti, conforme tudo o que sabemos (NVI). 23Quem há como o teu povo, como Israel, gente única na terra, a quem Deus Elohym foi resgatar para ser o seu povo? Fez para ti mesmo um nome e fez por teu povo estas grandes e tremendas coisas, para a tua terra, diante do teu povo, que resgatou do Egito, desterrando as nações e os seus deuses” (NAA).

(2Sm 7.24-29) 24“O Senhor mesmo fez de Israel o teu povo particular para sempre, e o Senhor, ó Senhor Yahweh , se tornou o seu Deus Elohym . 25Agora, Senhor Deus Yahweh , confirma para sempre a promessa que o Senhor fez a respeito de teu servo e de sua descendência. Faça conforme prometeu, 26para que o teu nome seja engrandecido para sempre e os homens digam: ‘O Senhor Yahweh dos Exércitos é o Deus Elohym de Israel!’ E a descendência de teu servo Davi se manterá firme diante de ti. 27Ó Senhor Yahweh dos Exércitos, Deus Elohym de Israel, o Senhor mesmo o revelou a teu servo, quando disse: ‘Estabelecerei uma dinastia para você’. Por isso o teu servo achou coragem para orar a ti. 28Ó Soberano Senhor Yahweh , o Senhor Yahweh é Deus Elohym ! Tuas palavras são verdadeiras, e o Senhor Yahweh fez essa boa promessa a teu servo. 29Agora, por tua bondade, abençoa a família de teu servo, para que ela continue para sempre na tua presença. Senhor, ó Soberano Senho Deusr Adonay Yahoweeh , o prometeu! E, abençoada por ti, bendita será para sempre a família de teu servo” (NVI).

(1Cr 17.16-22) 16Então o rei Davi entrou no Tabernáculo, assentou-se diante do Senhor Yahweh , e orou: “Quem sou eu, ó Senhor Deus Yahweh Elohym , e o que é a minha família, para que me trouxesse a este ponto? 17E, como se isso não bastasse para ti, ó Deus Elohym , o Senhor falou sobre o futuro da família deste teu servo. O Senhor tem me tratado como um homem de grande importância, ó Senhor Deus Yahweh Elohym (NVI). 18Que mais ainda te poderá dizer Davi a respeito das honras feitas a teu servo? Pois o Senhor conhece bem o teu servo (NAA). 19Ó Senhor Yahweh , por amor do teu servo e de acordo com tua vontade, o Senhor realizou este feito grandioso e tornou conhecidas todas essas grandes promessas. 20Não há ninguém como o Senhor, ó Senhor Yahweh , nem há outro Deus Elohym além de ti, conforme tudo o que sabemos (NVI). 21Quem há como o teu povo de Israel, gente única na terra, a quem Deus Elohym foi resgatar para ser o seu povo, fazendo para ti mesmo um nome com estas grandes e tremendas coisas, desterrando as nações de diante do teu povo, que resgatou do Egito? (NAA) 22Escolheu Israel para ser teu próprio povo para sempre, e Senhor, ó Senhor Yahweh , se tornou seu Deus Elohym (NVT).

(1Cr 17.23-27) 23“Agora, Senhor Yahweh , que a promessa que o Senhor fez a respeito de teu servo e de sua descendência se confirme para sempre. Faça conforme prometeu, 24para que tudo se confirme, para que o teu nome seja engrandecido para sempre e os homens digam: ‘O Senhor Yahweh dos Exércitos, o Deus Elohym de Israel, é Deus Elohym para Israel!’ E a descendência de teu servo Davi se manterá firme diante de ti (NVI). 25Ó Deus Elohym meu, tive a coragem de fazer-te esta oração porque o Senhor revelou a teu servo que fará uma casa para mim, uma dinastia real! (NVT) 26Agora, pois, ó Senhor Yahweh , o Senhor mesmo é Deus Elohym e tem prometido ao teu servo este bem (NAA). 27Agora, por tua bondade, abençoa a família de teu servo, para que ela continue para sempre na tua presença; pois o que o Senhor, Senhor Yahweh , abençoa, abençoado está para sempre” (NVI).

SALMOSO Reinado do Ungido de Deus (Salmos Messiânico)

(Sl 2.1-9) 1Por que as nações se enfurecem tanto? Por que perdem seu tempo com planos inúteis? (NVT) 2Os reis da terra se levantam, e as autoridades conspiram contra o Senhor Yahweh e contra o seu Ungido, dizendo: 3“Vamos romper os seus laços e sacudir de nós as suas algemas” (NAA). 4Do seu trono nos céus o Senhor Adonay põe-se a rir e caçoa deles. 5Em sua ira os repreende e em seu furor os aterroriza, dizendo: 6“Eu mesmo estabeleci o meu Rei em Sião, no meu santo monte” (NVI). 7O Rei diz: “Proclamarei o decreto do Senhor Yahweh ”. Ele me disse: “Você é meu Filho, hoje eu gerei você. 8Peça, e eu lhe darei as nações por herança e as extremidades da terra por sua possessão. 9Com uma vara de ferro você as quebrará e as despedaçará como um vaso de oleiro” (NAA).

(Sl 2.10-12) 10Por isso, ó reis, sejam prudentes; aceitem a advertência, autoridades da terra (NVI). 11Sirvam o Senhor Yahweh com temor e alegrem-se nele com tremor (NAA). 12Sujeitem-se ao Filho, para que ele não se ire e vocês não sejam destruídos de repente, pois sua ira se acende num instante; felizes, porém, os que nele se refugiam! (NVT)

SALMOS DE DAVIO Reino e o Sacerdócio do Messias (Salmos Messiânico)

(Sl 110.1-3) 1O Senhor Yahweh disse ao meu Senhor Adone : “Senta-te à minha direita até que eu faça dos teus inimigos um estrado para os teus pés”. 2O Senhor Yahweh estenderá o cetro de teu poder desde Sião, e dominará sobre os teus inimigos! 3Quando convocar as tuas tropas, o teu povo se apresentará voluntariamente. Trajando vestes santas, desde o romper da alvorada os teus jovens virão como o orvalho (NVI).

(Sl 110.4-7) 4O Senhor Yahweh jurou e não voltará atrás: “Você é Sacerdote para sempre, segundo a Ordem de Melquisedeque”. 5O Senhor Adonay está à sua direita para protegê-lo; esmagará muitos reis no dia de sua ira (NVT). 6Julgará as nações, amontoando os mortos e esmagando governantes em toda a extensão da terra (NVI). 7No caminho, o Rei beberá água de um ribeirão e se levantará vitorioso (NTLH).

SALMOS DE DAVIO Santo de Deus (Salmos Messiânico)

(Sl 16.1-6) 1Guarda-me, ó Deus El , pois em ti me refugio (NVT). 2Digo ao Senhor Yahweh : “O Senhor Yahweh é o meu Senhor Adonay ; outro bem não possuo, senão a ti somente” (ARA). 3Quanto aos fiéis que há na terra, eles é que são os notáveis em quem está todo o meu prazer (NVI). 4Muitas são as aflições dos que correm atrás de outros deuses; não participarei de seus sacrifícios de sangue, nem invocarei o nome deles (NVT). 5Somente o Senhor Yahweh , é minha herança, meu cálice de bênçãos; o Senhor guarda tudo que possuo (NVT). 6As minhas divisas caíram em lugares agradáveis; é linda a minha herança (NAA).

(Sl 16.7-11) 7Bendigo o Senhor Yahweh , que me aconselha; pois até durante a noite o meu coração me ensina (NAA). 8Sempre tenho o Senhor Yahweh diante de mim. Com ele à minha direita, não serei abalado. 9Por isso o meu coração se alegra e no íntimo exulto; mesmo o meu corpo repousará tranquilo, 10porque o Senhor não me abandonará no Sheol, nem permitirá que o teu santo sofra decomposição (NVI). 11O Senhor me fará ver os caminhos da vida; na tua presença há plenitude de alegria, à tua direita, há delícias perpetuamente (NAA).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você não pode copiar o conteúdo desta página.