• aguavivabocaina@gmail.com
  • +55 14 98183-8530

Bíblia Cronológica – Versões | Dia 109

109º Dia – 19 de Abril

O REINADO DE DAVI

CENÁRIO HISTÓRICO: O Reinado de Davi em Jerusalém (Aproximadamente 1.010 a.C.) CURIOSIDADES:

  • Davi com 45 anos
  • Mefibosete com 20 anos (Filho de Jonatas e Neto de Saul)
  • 15º ano do Reinado de Davi
  • Absalão com 12 anos (Filho de Davi)

VITÓRIAS DE DAVI SOBRE VÁRIAS NAÇÕES

CIDADE DE GATEVitória de Davi sobre os Filisteus

(1Cr 18.1) 1Davi derrotou os filisteus e os subjugou, e tirou do controle deles a cidade de Gate e seus povoados (NVI).

(2Sm 8.1) 1Depois disso, Davi atacou os filisteus, derrotou-os e tomou das mãos deles o controle daquela região (NAA).

REGIÃO DE MOABEVitórias de Davi sobre Moabe

(2Sm 8.2) 2Também derrotou os moabitas. Fez com que se deitassem no chão e os mediu com uma corda: os que ficaram dentro de duas medidas foram mortos, e os que ficaram dentro da terceira medida foram deixados com vida. Assim, os moabitas se tornaram servos de Davi e lhe pagavam tributo (NAA).

(1Cr 18.2) 2Também conquistou a terra de Moabe, e os moabitas que foram poupados se tornaram súditos de Davi e lhe pagaram tributo (NVT).

REGIÃO DE HAMATEVitórias de Davi sobre Zobá

(2Sm 8.3-4) 3Davi também derrotou Hadadezer, filho de Reobe, rei de Zobá, quando Hadadezer tentou recuperar o controle da região do rio Eufrates. 4Davi tomou mil carros de guerra, sete mil cavaleiros e vinte mil soldados da infantaria. Levou cavalos suficientes para cem carros de guerra e aleijou o restante (NVT).

(1Cr 18.3-4) 3Davi também derrotou Hadadezer, rei de Zobá, nas imediações de Hamate, quando aquele foi restabelecer o seu domínio sobre o rio Eufrates (NAA)4Davi tomou mil carros de guerra, sete mil cavaleiros e vinte mil soldados da infantaria. Levou cavalos suficientes para cem carros de guerra e aleijou o restante (NVT).

(2Sm 8.7-8) 7Davi também levou para Jerusalém os escudos de ouro usados pelos oficiais de Hadadezer. 8De Tebá e Berotai, cidades que pertenciam a Hadadezer, o rei Davi levou grande quantidade de bronze (NVI).

(1Cr 18.7-8) 7Davi tomou os escudos de ouro que eram usados pelos oficiais de Hadadezer e os trouxe a Jerusalém (NAA)8Também tomou uma grande quantidade de bronze das cidades de Tibate e de Cum, que eram governadas por Hadadezer (Anos mais tarde, Salomão usou esse bronze para fazer o tanque, as colunas e objetos para o Templo) (NTLH).

(2Sm 8.9-12) 9Quando Toí, rei de Hamate, soube que Davi tinha derrotado todo o exército de Hadadezer, 10enviou seu filho Jorão ao rei Davi para saudá-lo e parabenizá-lo por sua vitória na batalha contra Hadadezer, que tinha estado em guerra com Toí. E, com Jorão, mandou todo tipo de utensílios de prata, de ouro e de bronze. 11O rei Davi consagrou esses utensílios ao Senhor Yahweh , como fizera com a prata e com o ouro tomados de todas as nações que havia subjugado: 12Edom e Moabe, os amonitas e os filisteus, e Amaleque. Também consagrou os bens tomados de Hadadezer, filho de Reobe, rei de Zobá (NVI).

(1Cr 18.9-11) 9Quando Toí, rei de Hamate, soube que Davi tinha destruído todo o exército de Hadadezer, rei de Zobá, 10enviou seu filho Jorão para parabenizar Davi por sua campanha bem-sucedida. Hadadezer e Toí eram inimigos e sempre estavam em guerra. Jorão presenteou Davi com objetos de prata, ouro e bronze. 11O rei Davi dedicou todos esses presentes ao Senhor Yahweh , junto com a prata e o ouro que ele havia tomado de outras nações: de Edom, Moabe, Amom, da Filístia e de Amaleque (NVT).

Vitórias de Davi sobre os Sírios

(2Sm 8.5-6) 5Quando os sírios de Damasco chegaram para ajudar o rei Hadadezer, Davi matou vinte e dois mil deles. 6Então colocou destacamentos de seu exército em Damasco, a capital dos sírios. Assim Davi sujeitou os sírios, e eles lhe pagaram tributo. O Senhor Yahweh concedia vitórias a Davi por onde quer que ele fosse (NVT).

(1Cr 18.5-6) 5Quando os sírios de Damasco chegaram para ajudar Hadadezer, rei de Zobá, Davi matou vinte e dois mil deles. 6Então colocou destacamentos de seu exército em Damasco, a capital dos sírios. Assim Davi sujeitou os sírios, e eles lhe pagaram tributo. O Senhor Yahweh concedia vitórias a Davi por onde quer que ele fosse (NVT).

SALMOS DE DAVIAções de Graças

(Sl 9.1-2) 1Eu te louvarei, Senhor Yahweh , de todo o meu coração; contarei todas as tuas maravilhas (NAA). 2Por causa de ti, me alegrarei e celebrarei; cantarei louvores ao teu nome, ó Altíssimo Elyon (NVT).

(Sl 9.3-6) 3Porquanto os meus inimigos retrocederam e caíram; e pereceram diante da tua face (ARC). 4Pois o Senhor defendeu o meu direito e a minha causa; em teu trono se assentou, julgando com justiça (NVI). 5Repreendeu as nações e destruiu os perversos; apagou o nome deles de uma vez por todas. 6O inimigo está acabado, arruinado para sempre; o Senhor arrasou suas cidades e elas caíram em esquecimento (NVT).

(Sl 9.7-12) 7O Senhor Yahweh reina para sempre; estabeleceu o seu trono para julgar. 8Ele mesmo julga o mundo com justiça; governa os povos com retidão (NVI). 9O Senhor Yahweh é também alto refúgio para o oprimido, refúgio nas horas de angústia (NAA). 10Os que conhecem o teu nome confiam em ti, pois o Senhor Yahweh , jamais abandona os que te buscam. 11Cantem louvores ao Senhor Yahweh , que reina em Sião; proclamem entre as nações os seus feitos. 12Aquele que pede contas do sangue derramado não esquece; ele não ignora o clamor dos oprimidos (NVI).

(Sl 9.13-17) 13 Senhor Yahweh , tem misericórdia de mim! Vê como meus inimigos me atormentam e livra-me das garras da morte (NVT), 14para que, às portas da filha de Sião, eu proclame todos os teus louvores e me alegre na tua salvação. 15As nações se afundaram na cova que fizeram, no laço que esconderam ficou preso o seu pé. 16O Senhor Yahweh se dá a conhecer pelo juízo que executa; os ímpios ficam enredados nas obras de suas próprias mãos. 17No Sheol serão lançados os perversos, todas as nações que se esquecem de Deus Elohym (NAA).

(Sl 9.18-20) 18Pois o necessitado não será esquecido para sempre, e a esperança dos aflitos não será frustrada perpetuamente. 19Levanta-te, Senhor Yahweh ; não deixe que os mortais prevaleçam. Sejam as nações julgadas na tua presença (NAA). 20Faça-as tremer de medo, Senhor Yahweh ; que as nações saibam que não passam de simples mortais (NVT).

VALE DO SALVitórias de Davi sobre Edom

(2Sm 8.13) 13Davi se tornou ainda mais conhecido ao voltar da batalha em que matou dezoito mil edomitas no vale do Sal (NVT).

(1Cr 18.12) 12Abisai, filho de Zeruia, derrotou dezoito mil edomitas no vale do Sal (NVI).

(1Rs 11.15-16) 15Porque, quando Davi esteve em Edom, Joabe, o comandante do exército, que tinha ido sepultar os mortos, matou todos os homens em Edom (NAA). 16Joabe e todo o exército israelita permaneceram lá seis meses, até matarem todos os edomitas.

(2Sm 8.14) 14Davi colocou destacamentos de seu exército em todo o território de Edom, e assim sujeitou todos os edomitas. O Senhor Yahweh concedia vitórias a Davi por onde quer que ele fosse (NVT).

(1Cr 18.13) 13Colocou destacamentos do exército em Edom e, assim, todos os edomitas se tornaram súditos de Davi. O Senhor Yahweh concedia vitórias a Davi por onde quer que ele fosse (NVT).

EGITOHadade, filho do rei de Edom, foge do Exército de Davi

(1Rs 11.17-20) 17Mas Hadade, sendo ainda um menino, fugiu para o Egito com alguns dos oficiais edomitas que tinham servido a seu pai (NVI)18Partiram de Midiã e foram a Parã, onde outros se juntaram a eles. Em seguida, foram ao Egito e se apresentaram ao Faraó, o rei do Egito, que lhes ofereceu casas, sustento e terras. 19O Faraó se agradou de Hadade e lhe deu em casamento sua cunhada, a irmã da rainha Tafnes (NVT)20A irmã de Tafnes deu-lhe um filho, chamado Genubate, que fora criado por Tafnes no palácio real. Ali Genubate viveu com os próprios filhos do Faraó (NVI).

SALMOS DE DAVIOração em Tempos de Guerra

(Escrito por Davi na luta contra Zobá e os sírios e após Joabe ter matado doze mil edomitas no vale do Sal)

(Sl 60.1-4) 1O Senhor nos rejeitou, ó Deus Elohym , e quebrou nossas defesas; sobre nós derramou tua ira; agora, restaura-nos (NVT). 2O Senhor sacudiu a terra e abriu-lhe fendas; repara suas brechas, pois ameaça desmoronar-se (NVI). 3O Senhor foi muito severo conosco, teu povo, e nos fez beber vinho que nos deixou atordoados. 4Contudo, levantou uma bandeira para os que te temem, um ponto de abrigo em meio ao ataque (NVT).

(Sl 60.5-8) 5Salva-nos com a tua mão direita e responde-nos, para que sejam libertos aqueles a quem ama. 6Do seu Santuário Deus Elohym falou: “No meu triunfo dividirei Siquém e repartirei o vale de Sucote. 7Gileade é minha, Manassés também; Efraim é o meu capacete, Judá é o meu cetro (NVI). 8Moabe é minha bacia de lavar; sobre Edom limparei os pés e darei um grito de triunfo sobre a Filístia” (NVT).

(Sl 60.9-12) 9Quem me levará à cidade fortificada? Quem me guiará a Edom? 10Não foi o Senhor, ó Deus Elohym , que nos rejeitou e deixou de sair com os nossos exércitos? 11Dá-nos ajuda contra os adversários, pois inútil é o socorro do homem (NVI). 12Em Deus Elohym faremos proezas; porque ele é que pisará os nossos inimigos (ACF).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você não pode copiar o conteúdo desta página.