• aguavivabocaina@gmail.com
  • +55 14 98183-8530

Bíblia Cronológica – Versões | Dia 110

110º Dia – 20 de Abril

O REINADO DE DAVI

CENÁRIO HISTÓRICO: O Reinado de Davi em Jerusalém (Aproximadamente 1.010 a.C.) CURIOSIDADES:

  • Davi com 45 anos
  • Mefibosete com 20 anos (Filho de Jonatas e Neto de Saul)
  • 15º ano do Reinado de Davi
  • Absalão com 12 anos (Filho de Davi)

CIDADE DE JERUSALÉMOs Principais Guerreiros de Davi

(1Cr 11.10) 10Estes foram os líderes dos guerreiros valentes de Davi. Junto com todo o Israel, apoiaram firmemente o reinado de Davi, conforme o Senhor Yahweh havia prometido a respeito de Israel (NVT).

Jasobeão – Integrante do Grupo dos Três

(1Cr 11.11) 11Este é o registro dos guerreiros mais valentes de Davi. O primeiro era Jasobeão, o hacmonita, líder dos “Três”, isto é, dos guerreiros mais valentes dentre os soldados de Davi. Certa ocasião, usou sua lança para matar trezentos soldados inimigos numa só batalha (NVT).

(2Sm 23.8) 8Estes são os nomes dos guerreiros mais valentes de Davi. O primeiro era Jabesão, o hacmonita, líder dos “Três”, isto é, dos três guerreiros mais valentes dentre os soldados de Davi. Certa ocasião, usou sua lança para matar oitocentos soldados inimigos numa só batalha (NVT).

Eleazar – Integrante do Grupo dos Três

(1Cr 11.12-14) 12Depois dele, Eleazar, filho de Dodô, o aoíta, que era um dos três valentes. 13Este estava com Davi em Pas-Damim, quando os filisteus se reuniram ali para a batalha. Havia ali uma plantação de cevada; e o povo fugiu dos filisteus (NAA)14mas Eleazar e Davi mantiveram sua posição no meio do campo e derrotaram os filisteus. O Senhor Yahweh os salvou e lhes deu grande vitória (NVT).

(2Sm 23.9-10) 9Depois dele, Eleazar, filho de Dodô, filho de Aoí, entre os três valentes que estavam com Davi, quando desafiaram os filisteus ali reunidos para a batalha. Quando os filhos de Israel já se haviam retirado, 10ele se levantou e atacou os filisteus, até lhe cansar a mão e ficar grudada na espada. Naquele dia, o Senhor Yahweh efetuou grande livramento, e o povo voltou para onde Eleazar estava somente para pegar os despojos (NAA).

Samá – Integrante do Grupo dos Três

(2Sm 23.11-12) 11Depois dele vinha Samá, filho de Agé, de Harar. Certa ocasião, os filisteus se reuniram em Leí e atacaram os israelitas numa plantação de lentilhas. O exército israelita fugiu (NVT)12Sama pôs-se no meio daquele terreno, e o defendeu, e matou os filisteus; e o Senhor Yahweh efetuou grande livramento (NAA).

Abisai – Comandante do Grupo dos Trinta

(2Sm 23.18-19) 18Abisai, filho de Zeruia, irmão de Joabe, era líder dos “Trinta”. Certa ocasião, usou sua lança para matar trezentos soldados inimigos numa só batalha. Foi por causa de feitos como esse que ele se tornou tão famoso quanto os “Três”. 19Abisai era o mais conhecido dos “Trinta” e era seu comandante, embora não fosse um dos “Três” (NVT).

(1Cr 11.20-21) 20Abisai, irmão de Joabe, era o líder dos “Trinta”. Certa ocasião, usou sua lança para matar trezentos soldados inimigos numa só batalha. Foi por causa de feitos como esse que ele se tornou tão famoso quanto os “Três”. 21Abisai era o mais conhecido dos “Trinta” e era seu comandante, embora não fosse um dos “Três” (NVT).

Benaia – Integrante do Grupo dos Trinta e Comandante da Guarda Pessoal de Davi

(2Sm 23.20-23) 20Também havia Benaia, filho de Joiada, soldado valente de Cabzeel. Realizou muitos feitos heroicos, como matar dois grandes guerreiros de Moabe. Em outra ocasião, num dia de neve, perseguiu um leão até uma cova e o matou (NVT)21Matou também um egípcio, homem de grande estatura. O egípcio trazia na mão uma lança, mas Benaia o atacou com um cajado, arrancou a lança da mão dele e o matou com ela (NAA)22Feitos como esses tornaram Benaia tão famoso quanto os três guerreiros mais valentes. 23Foi mais honrado que qualquer outro membro dos “Trinta”, embora não fosse um dos “Três”. Davi o nomeou comandante de sua guarda pessoal (NVT).

(1Cr 11.22-25) 22Também havia Benaia, filho de Joiada, soldado valente de Cabzeel. Realizou muitos feitos heroicos, como matar dois grandes guerreiros de Moabe. Em outra ocasião, num dia de neve, perseguiu um leão até uma cova e o matou (NVT)23Matou também um egípcio, homem de dois metros e vinte de altura; o egípcio trazia na mão uma lança como o eixo do tecelão, mas Benaia o atacou com um cajado, arrancou a lança da mão dele e o matou com ela (NAA)24Feitos como esses tornaram Benaia tão famoso quanto os três guerreiros mais valentes. 25Foi mais honrado que qualquer outro membro dos “Trinta”, embora não fosse um dos “Três”. Davi o nomeou comandante de sua guarda pessoal (NVT).

Guerreiros de Davi – O Grupo dos Trinta

(2Sm 23.24-39) 24Entre os “Trinta” estavam: Asael, irmão de Joabe; Elanã, filho de Dodô, de Belém; 25Samá, de Harode; Elica, de Harode; 26Helez, de Pelom; Ira, filho de Iques, de Tecoa; 27Abiezer, de Anatote; Sibecai, de Husate; 28Zalmom, de Aoí; Maarai, de Netofate; 29Helede, filho de Baaná, de Netofate; Itai, filho de Ribai, de Gibeá, na terra de Benjamim; 30Benaia, de Piratom; Hurai, de Naal-Gaás; 31Abi-Albom, de Arbate; Azmavete, de Baurim; 32Eliaba, de Saalbom; os filhos de Jasém; Jônatas, 33filho de Sage, de Harar; Aião, filho de Sarar, de Harar; 34Elifelete, filho de Aasbai, de Maaca; Eliã, filho de Aitofel, de Gilo; 35Hezro, do Carmelo; Paarai, de Arba; 36Igal, filho de Natã, de Zobá; Bani, de Gade; 37Zeleque, de Amom; Naarai, de Beerote, escudeiro de Joabe, filho de Zeruia; 38Ira, de Jatir; Garebe, de Jatir; 39Urias, o hitita. Ao todo, eram trinta e sete (NVT).

(1Cr 11.26-47) 26Outros guerreiros valentes de Davi foram: Asael, irmão de Joabe; Elanã, filho de Dodô, de Belém; 27Samá, de Harode; Helez, de Pelom; 28Ira, filho de Iques, de Tecoa; Abiezer, de Anatote; 29Sibecai, de Husate; Zalmom, de Aoí; 30Maarai, de Netofate; Helede, filho de Baaná, de Netofate; 31Itai, filho de Ribai, de Gibeá, na terra de Benjamim; Benaia, de Piratom; 32Hurai, de Naal-Gaás; Abi-Albom, de Arbate; 33Azmavete, de Baurim; Eliaba, de Saalbom; 34os filhos de Jasém, de Gizom; Jônatas, filho de Sage, de Harar; 35Aião, filho de Sarar, de Harar; Elifal, filho de Ur; 36Héfer, de Maquerate; Aías, de Pelom; 37Hezro, do Carmelo; Paarai, filho de Ezbai; 38Joel, irmão de Natã; Mibar, filho de Hagri; 39Zeleque, de Amom; Naarai, de Beerote, escudeiro de Joabe, filho de Zeruia; 40Ira, de Jatir; Garebe, de Jatir; 41Urias, o hitita; Zabade, filho de Alai; 42Adina, filho de Siza, líder rubenita que tinha consigo trinta homens; 43Hanã, filho de Maaca; Josafá, de Mitene; 44Uzia, de Asterote; Sama e Jeiel, filhos de Hotão, de Aroer; 45Jediael, filho de Sinri; Joá, de Tiz; 46Eliel, de Maave; Jeribai e Josavias, filhos de Elnaão; Itma, de Moabe; 47Eliel e Obede; Jaasiel, de Zobá (NVT).

Oficiais do Reino

(2Sm 8.15-18) 15Davi reinou sobre todo o Israel e fazia o que era justo e correto para seu povo. 16Joabe, filho de Zeruia, era comandante de seu exército. Josafá, filho de Ailude, era o historiador do reino. 17Zadoque, filho de Aitube, e Aimeleque, filho de Abiatar, eram os Sacerdotes. Seraías era o secretário da corte. 18Benaia, filho de Joiada, era comandante da guarda pessoal do rei. E os filhos de Davi serviam como líderes sacerdotais (NVT).

(1Cr 18.14-17) 14Davi reinou sobre todo o Israel e fazia o que era justo e correto para seu povo. 15Joabe, filho de Zeruia, era comandante de seu exército. Josafá, filho de Ailude, era o historiador do reino. 16Zadoque, filho de Aitube, e Aimeleque, filho de Abiatar, eram Sacerdotes. Seraías era o secretário da corte. 17Benaia, filho de Joiada, era comandante da guarda pessoal do rei. E os filhos de Davi eram seus assistentes diretos (NVT).

Cântico de Louvor e Libertação

(2Sm 22.1) 1Davi falou ao Senhor Yahweh as palavras deste cântico, no dia em que o Senhor Yahweh o livrou das mãos de todos os seus inimigos e das mãos de Saul (NAA).

(2Sm 22.2-4) 2Ele disse: “O Senhor Yahweh  é a minha rocha, a minha fortaleza, o meu libertador; 3o meu Deus Elohym , o meu rochedo em que me refugio; o meu escudo, a força da minha salvação, o meu alto refúgio. Ó Deus Yasha , o Senhor me salva da violência. 4Invoco o Senhor Yahweh , digno de ser louvado, e serei salvo dos meus inimigos” (NAA).

(2Sm 22.5-7) 5“Porque ondas de morte me cercaram, torrentes de perdição me impuseram terror. 6Cadeias do Sheol me envolveram, e tramas de morte me surpreenderam. 7Na minha angústia, invoquei o Senhor Yahweh ; gritei por socorro ao meu Deus Elohym . Do seu Templo ele ouviu a minha voz, e o meu clamor chegou aos seus ouvidos” (NAA).

(2Sm 22.8-16) 8“Então a terra se abalou e tremeu; vacilaram também os fundamentos dos céus e se abalaram, porque ele estava irado. 9Das suas narinas subiu fumaça, e fogo devorador saiu da sua boca; dele saíram brasas ardentes. 10Ele baixou os céus e desceu, e teve sob os pés densa escuridão. 11Cavalgava um querubim e voou; foi levado sobre as asas do vento. 12Por abrigo pôs ao redor de si trevas, ajuntamento de águas, nuvens dos céus. 13Do resplendor que diante dele havia, brasas de fogo se acenderam. 14 Senhor Yahweh  trovejou desde os céus; o Altíssimo Elyon levantou a sua voz. 15Atirou as suas flechas e espalhou os meus inimigos; multiplicou os seus raios e os dispersou. 16Então se viu o leito do mar, e se descobriram os fundamentos do mundo, pela repreensão do Senhor Yahweh , pelo sopro irado das suas narinas” (NAA).

(2Sm 22.17-20) 17“Do alto o Senhor me estendeu a mão e me segurou; ele me tirou das águas profundas. 18Livrou-me do forte inimigo e dos que me odiavam, pois eram mais poderosos do que eu. 19Eles me atacaram no dia da minha calamidade, mas o Senhor Yahweh  me serviu de amparo. 20Trouxe-me para um lugar espaçoso; livrou-me, porque ele se agradou de mim” (NAA).

(2Sm 22.21-25) 21“O Senhor Yahweh  me retribuiu segundo a minha justiça; recompensou-me conforme a pureza das minhas mãos. 22Pois tenho guardado os caminhos do Senhor Yahweh e não me afastei perversamente do meu Deus Elohym . 23Porque todos os seus juízos estão diante de mim, e não rejeitei os seus preceitos. 24Também fui íntegro para com ele e me guardei da iniquidade. 25Por isso, o Senhor Yahweh  me retribuiu segundo a minha justiça, conforme a minha pureza, na sua presença” (NAA).

(2Sm 22.26-28) 26“Para com quem é fiel, fiel se mostra; com o íntegro, também íntegro. 27Com o puro, puro se mostra; com o perverso, inflexível. 28O Senhor salva o povo humilde, mas, com um lance de vista, abate os orgulhosos” (NAA).

(2Sm 22.29-37) 29“O Senhor Yahweh é a minha lâmpada; o Senhor Yahweh  derrama luz nas minhas trevas. 30Pois contigo posso atacar exércitos, com o meu Deus Elohym salto muralhas. 31O caminho de Deus El é perfeito; a palavra do Senhor Yahweh  é confiável; ele é escudo para todos os que nele se refugiam. 32Pois quem é Deus El além do Senhor Yahweh ? E quem é rochedo, a não ser o nosso Deus Elohym ? 33 Deus El é a minha fortaleza e a minha força e ele aperfeiçoa o meu caminho. 34Ele deu aos meus pés a ligeireza das corças e me firmou nas minhas alturas. 35Ele treinou as minhas mãos para o combate, tanto que os meus braços vergaram um arco de bronze. 36Também me deu o escudo da tua salvação, e a tua clemência me engrandeceu. 37Alargou o caminho sob meus passos, e os meus pés não vacilaram” (NAA).

(2Sm 22.38-43) 38“Persegui os meus inimigos e os derrotei, e só voltei depois de ter acabado com eles. 39Acabei com eles, esmagando-os a tal ponto, que não puderam se levantar; caíram sob os meus pés. 40Pois o Senhor me cingiu de força para o combate e me submeteu os que se levantaram contra mim. 41Também pôs em fuga os meus inimigos, e os que me odiavam, eu os exterminei. 42Olharam, mas não houve quem os salvasse; olharam para o Senhor Yahweh , mas ele não respondeu. 43Então os moí como o pó da terra; esmaguei-os e, como a lama das ruas, os amassei” (NAA).

(2Sm 22.44-46) 44“Dos conflitos do meu povo me livrou e me fez cabeça das nações; um povo que eu não conhecia me serviu. 45Os estrangeiros se mostram submissos a mim; bastou-lhes ouvir a minha voz, logo me obedeceram. 46Os estrangeiros fraquejaram e, tremendo, saíram das suas fortalezas” (NAA).

(2Sm 22.47-51) 47“O Senhor Yahweh  vive! Bendita seja a minha Rocha! Exaltado seja o meu Deus Elohym , a Rocha da minha salvação! 48O Deus El que por mim tomou vingança e me submeteu povos; 49o Deus que me tirou do meio dos meus inimigos; sim, o Senhor que me exaltou acima dos meus adversários e me livrou dos homens violentos. 50Por isso, eu te glorificarei entre os gentios, ó Senhor Yahweh , e cantarei louvores ao teu nome. 51É ele quem dá grandes vitórias ao seu rei e usa de misericórdia para com o seu ungido, com Davi e sua posteridade, para sempre” (NAA).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


O período de verificação do reCAPTCHA expirou. Por favor, recarregue a página.

Você não pode copiar o conteúdo desta página.