• aguavivabocaina@gmail.com
  • +55 14 98183-8530

Bíblia Cronológica – Versões | Dia 112

112º Dia – 22 de Abril

O REINADO DE DAVI

CENÁRIO HISTÓRICO: O Reinado de Davi em Jerusalém (Aproximadamente 1.006 a.C.) CURIOSIDADES:

  • Davi com 49 anos
  • Mefibosete com 24 anos (Filho de Jonatas e Neto de Saul)
  • 20º ano do Reinado de Davi
  • Absalão com 16 anos (Filho de Davi)

REGIÃO DE HELÃ – Nova Guerra contra os Sírios e seus Aliados

(1Cr 19.16) 16Os sírios viram que não tinham como enfrentar Israel. Assim, enviaram mensageiros para convocar mais soldados do outro lado do rio Eufrates. Essas tropas eram conduzidas por Sobaque, comandante do exército de Hadadezer.

(2Sm 10.15-16) 15Quando os sírios viram que tinham sido derrotados por Israel, tornaram a reunir as suas tropas (NAA)16Receberam o reforço de soldados sírios convocados por Hadadezer do outro lado do rio Eufrates. Essas tropas chegaram a Helã conduzidas por Sobaque, comandante das forças de Hadadezer.

(2Sm 10.17-19) 17Quando Davi foi informado do que estava acontecendo, reuniu todo o Israel, atravessou o Jordão e levou o exército até Helã. Os sírios se posicionaram para a batalha e lutaram contra Davi. 18Mais uma vez, porém, os sírios fugiram dos israelitas. O exército de Davi matou setecentos homens em carros de guerra e quarenta mil soldados de infantaria, incluindo Sobaque, comandante de seu exército. 19Quando todos os reis aliados a Hadadezer viram que ele havia sido derrotado pelos israelitas, renderam-se a Israel e se tornaram súditos de Davi. Depois disso, os sírios tiveram medo de voltar a ajudar os amonitas (NVT).

(1Cr 19.17-19) 17Quando Davi foi informado do que estava acontecendo, reuniu todo o Israel, atravessou o Jordão e posicionou suas tropas em formação de batalha. Entrou em combate com os sírios, que lutaram contra ele. 18Mais uma vez, porém, os sírios fugiram dos israelitas. O exército de Davi matou sete mil homens em carros de guerra e quarenta mil soldados de infantaria, incluindo Sobaque, comandante de seu exército. 19Quando os aliados de Hadadezer viram que ele havia sido derrotado por Israel, renderam-se a Davi e se tornaram seus súditos. Depois disso, os sírios não quiseram mais ajudar os amonitas (NVT).

SALMOS DE DAVIOração a Favor do Rei

(Sl 20.1-5) 1Que o Senhor Yahweh te responda no tempo da angústia; o nome do Deus Elohym de Jacó te proteja! (NVI) 2Que do seu Santuário lhe envie socorro e que desde Sião o sustenha. 3Que ele se lembre de todas as suas ofertas de cereais e aceite os holocaustos que você ofereceu (NAA). 4Que ele conceda os desejos do seu coração e lhe dê sucesso em todos os seus planos. 5Daremos gritos de alegria pela sua vitória e hastearemos bandeiras em nome de nosso Deus Elohym . Que o Senhor Yahweh responda a todas as suas orações (NVT).

(Sl 20.6-9) 6Agora sei que o Senhor Yahweh dará vitória ao seu ungido; dos seus santos céus lhe responde com o poder salvador da sua mão direita. 7Alguns confiam em carros e outros em cavalos, mas nós confiamos no nome do Senhor Yahweh nosso Deus (NVI). 8Tais nações perdem as forças e caem, mas nós nos levantamos e permanecemos firmes (NVT). 9Ó Senhor Yahweh , dá vitória ao rei; responde-nos quando clamarmos (NAA).

CENÁRIO HISTÓRICO: O Reinado de Davi em Jerusalém (Aproximadamente 1.005 a.C.) CURIOSIDADES:

  • Davi com 50 anos
  • Mefibosete com 25 anos (Filho de Jonatas e Neto de Saul)
  • 21º ano do Reinado de Davi
  • Absalão com 17 anos (Filho de Davi)

CIDADE DE JERUSALÉMA História de Davi e Bate-Seba

(2Sm 11.1-3) 1Na primavera, época em que os reis saíam para a guerra, Davi enviou para a batalha Joabe com seus oficiais e todo o exército de Israel; e eles derrotaram os amonitas e cercaram Rabá. Mas Davi permaneceu em Jerusalém (NVI). 2Certa tarde, Davi se levantou da cama depois de seu descanso e foi caminhar pelo terraço do palácio. Enquanto olhava do terraço, reparou numa mulher muito bonita que tomava banho (NVT)3e mandou alguém procurar saber quem era ela. Disseram-lhe: “É Bate-Seba, filha de Eliã e mulher de Urias, o heteu” (NVI).

(2Sm 11.4) 4Então Davi enviou mensageiros para que a trouxessem, e teve relações com ela. Bate-Seba havia acabado de completar o ritual de purificação depois da menstruação. E ela voltou para casa (NVT).

(2Sm 11.5-6) 5Passado algum tempo, quando Bate-Seba descobriu que estava grávida, enviou um mensageiro a Davi para lhe dizer: “Estou grávida” (NVT). 6Em face disso, Davi mandou esta mensagem a Joabe: “Envie-me Urias, o heteu”. E Joabe o enviou (NVI).

(2Sm 11.7-12) 7Quando Urias chegou, Davi perguntou-lhe como estavam Joabe e os soldados e como estava indo a guerra, 8e lhe disse: “Vá descansar um pouco em sua casa”. Urias saiu do palácio e logo lhe foi mandado um presente da parte do rei (NVI)9Urias, porém, não foi para casa. Passou a noite na entrada do palácio com os guardas do rei. 10Quando Davi soube que Urias não tinha ido para casa, mandou chamá-lo e perguntou: “O que aconteceu? Depois de ter ficado tanto tempo fora, por que você não foi para casa ontem à noite?” 11Urias respondeu: “A Arca e os exércitos de Israel e de Judá estão em tendas, e Joabe, meu comandante, e seus soldados estão acampados ao ar livre. Como eu poderia ir para casa para beber, comer e dormir com minha mulher? Juro diante do rei que jamais faria uma coisa dessas”. 12Então Davi lhe disse: “Pois bem. Fique aqui hoje, e amanhã poderá retornar”. Urias ficou em Jerusalém aquele dia e o dia seguinte (NVT).

(2Sm 11.13-15) 13Davi o convidou para comer e beber, e o embriagou. À tarde, porém, Urias saiu para dormir em sua esteira onde os guardas de seu senhor dormiam; e não foi para casa. 14Na manhã seguinte, Davi escreveu uma carta para Joabe e mandou Urias entregá-la. 15A carta continha a seguinte instrução: “Coloque Urias na linha de frente, onde o combate estiver mais intenso. Depois, recue para que ele seja morto” (NVT).

(2Sm 11.16-17) 16Como Joabe tinha cercado a cidade, colocou Urias no lugar onde sabia que os inimigos eram mais fortes (NVI)17Os homens da cidade saíram e lutaram contra Joabe. Alguns dos oficiais de Davi foram mortos; e morreu também Urias, o heteu (NAA).

(2Sm 11.18-25) 18Então Joabe enviou notícias a Davi, informando tudo o que havia acontecido na batalha. 19Deu ordem ao mensageiro, dizendo: “Quando você terminar de contar ao rei os acontecimentos desta batalha (NAA), 20pode ser que o rei fique muito indignado e lhe pergunte: ‘Por que vocês se aproximaram tanto da cidade para combater? Não sabiam que eles atirariam flechas da muralha? 21Em Tebes, quem matou Abimeleque, filho de Jerubesete? Não foi uma mulher que da muralha atirou-lhe uma pedra de moinho, e ele morreu? Por que vocês se aproximaram tanto da muralha?’ Se ele perguntar isso, diga-lhe: ‘E morreu também o teu servo Urias, o heteu’”. 22O mensageiro partiu, e, ao chegar, contou a Davi tudo o que Joabe lhe havia mandado falar (NVI)23O mensageiro disse a Davi: “Na verdade, aqueles homens eram mais fortes do que nós e saíram para lutar contra nós em campo aberto. Mas nós fomos contra eles, até a entrada do portão (NAA). 24Os arqueiros no alto do muro atiraram flechas contra nós. Alguns dos homens do rei foram mortos; entre eles estava Urias, o heteu”. 25Davi respondeu: “Diga a Joabe que não desanime. A espada devora este hoje e aquele amanhã. Lutem bravamente e conquistem a cidade!” (NVT)

(2Sm 11.26-27) 26Quando a esposa de Urias soube que seu marido havia morrido, chorou por ele. 27Terminado o período de luto, Davi mandou trazê-la para o palácio. Ela se tornou uma de suas esposas e deu à luz um filho. Mas o que Davi fez desagradou o Senhor Yahweh (NVT).

O Profeta Natã repreende a Davi

(2Sm 12.1-6) 1E o Senhor Yahweh enviou a Davi o Profeta Natã. Ao chegar, ele disse a Davi: “Dois homens viviam numa cidade, um era rico e o outro, pobre (NVI). 2Tinha o rico ovelhas e gado em grande número (ARA); 3mas o pobre nada tinha, senão uma cordeirinha que havia comprado. Ele a criou, e ela cresceu com ele e com seus filhos. Ela comia junto dele, bebia do seu copo e até dormia em seus braços. Era como uma filha para ele (NVI). 4Certo dia chegou um viajante à casa do homem rico, e este não quis pegar uma das suas ovelhas ou um dos seus bois para dar de comer ao visitante que havia chegado; em vez disso, pegou a cordeirinha do homem pobre e a preparou para o homem que havia chegado”. 5Então o furor de Davi se acendeu contra aquele homem, e ele disse a Natã: “Tão certo como vive o Senhor Yahweh , o homem que fez isso deve ser morto. 6E pela cordeirinha restituirá quatro vezes, porque fez uma coisa dessas e porque não se compadeceu” (NAA).

(2Sm 12.7-14) 7Então Natã disse a Davi: “Esse homem é você. Assim diz o Senhor Yahweh , o Deus Elohym de Israel: ‘Eu o ungi rei sobre Israel e eu o livrei das mãos de Saul. 8Eu lhe dei a casa de seu senhor e as mulheres de seu senhor em seus braços. Também lhe dei a casa de Israel e de Judá. E, se isto fosse pouco, eu teria acrescentado tais e tais coisas. 9Por que, então, você desprezou a palavra do Senhor Yahweh , fazendo o que era mau aos olhos dele? Com a espada você matou Urias, o heteu. Você tomou por esposa a mulher dele, depois de o matar com a espada dos filhos de Amom (NAA). 10De agora em diante, a espada não se afastará de sua família, pois você me desprezou ao tomar para si a mulher de Urias’. 11Assim diz o Senhor Yahweh : ‘De sua própria família farei surgir seu castigo. Tomarei suas mulheres diante de seus olhos e as darei a outro homem; ele se deitará com elas à vista de todos (NVT). 12Você fez isso às escondidas, mas eu o farei diante de todo o Israel, em plena luz do dia’ (NVI). 13Então Davi confessou a Natã: “Pequei contra o Senhor Yahweh “. Natã respondeu: “Sim, mas o Senhor Yahweh o perdoou, e você não morrerá por causa do seu pecado (NVT). 14Mas, posto que com isto deste motivo a que blasfemassem os inimigos do Senhor Yahweh , também o filho que te nasceu morrerá” (ARA).

SALMOS DE DAVIConfissão e Arrependimento

(Escrito depois que o Profeta Natã falou com Davi a respeito do pecado cometido com Bate-Seba)

(Sl 51.1-5) 1Tem misericórdia de mim, ó Deus Elohym , por teu amor; por tua grande compaixão apaga as minhas transgressões (NVI). 2Lava-me completamente da minha iniquidade e purifica-me do meu pecado. 3Pois eu conheço as minhas transgressões, e o meu pecado está sempre diante de mim. 4Pequei contra ti, contra ti somente, e fiz o que é mal perante os teus olhos, de maneira que será tido por justo no teu falar e puro no teu julgar (ARA). 5Sei que sou pecador desde que nasci, sim, desde que me concebeu minha mãe (NVI).

(Sl 51.6-9) 6Eis que o Senhor Yahweh se agrada da verdade no íntimo e no oculto me faz conhecer a sabedoria (NAA). 7Purifica-me com hissopo, e ficarei limpo; lava-me, e ficarei mais alvo que a neve (ARA). 8Devolve-me a alegria e a felicidade! O Senhor Yahweh me quebrou; agora, permite que eu exulte outra vez (NVT). 9Esconde o rosto dos meus pecados e apaga todas as minhas iniquidades (NVI).

(Sl 51.10-13) 10Cria em mim, ó Deus Elohym , um coração puro e renova dentro de mim um espírito inabalável (ARA). 11Não me expulse da tua presença, nem tire de mim o teu Santo Espírito (NVI). 12Restitui-me a alegria da tua salvação e sustenta-me com um espírito voluntário. 13Então, ensinarei aos transgressores os teus caminhos, e os pecadores se converterão a ti (ARA).

(Sl 51.14-19) 14Perdoa-me por ter derramado sangue, ó Deus Elohym de minha salvação; então, com alegria, anunciarei tua justiça (NVT). 15Ó Senhor Yahweh , dá palavras aos meus lábios, e a minha boca anunciará o teu louvor (NVI). 16Pois não se agrada de sacrifícios; do contrário, eu os ofereceria; e não tem prazer em holocaustos (NAA). 17Sacrifícios agradáveis a Deus Elohym são o espírito quebrantado; coração compungido e contrito, não o desprezará, ó Deus Elohym (ARA). 18Faça bem a Sião, segundo a tua boa vontade; edifica as muralhas de Jerusalém (NAA). 19Então se agradará dos sacrifícios de justiça, dos holocaustos e das ofertas queimadas; e sobre teu altar novilhos voltarão a ser sacrificados (NVT).

SALMOS DE DAVIBem-Aventurados os que são Perdoados

(Sl 32.1-2) 1Como é feliz aquele que tem suas transgressões perdoadas e seus pecados apagados! (NVI) 2Sim, como é feliz aquele cuja culpa o Senhor Yahweh não leva em conta, cuja consciência é sempre sincera! (NVT)

(Sl 32.3-6) 3Enquanto escondi os meus pecados, o meu corpo definhava de tanto gemer (NVI). 4Porque a tua mão pesava dia e noite sobre mim, e o meu vigor secou como no calor do verão (NAA). 5Confessei-te o meu pecado e a minha iniquidade não mais ocultei. Disse: “Confessarei ao Senhor Yahweh as minhas transgressões”; e o Senhor Yahweh perdoou a iniquidade do meu pecado (ARA). 6Portanto, que todos os que são fiéis orem a ti enquanto pode ser encontrado; quando as muitas águas se levantarem, elas não os atingirão (NVI).

(Sl 32.7-11) 7O Senhor Yahweh é o meu esconderijo; me preserva da tribulação e me cerca de alegres cantos de livramento (ARA). 8O Senhor Yahweh diz: “Eu o guiarei pelo melhor caminho para sua vida, lhe darei conselhos e cuidarei de você (NVT). 9Não sejam como o cavalo ou o burro, que não têm entendimento, mas precisam ser controlados com freios e rédeas, caso contrário não obedecem” (NVI). 10O perverso tem muitas tristezas, mas o que confia no Senhor Yahweh é cercado de amor (NVT). 11Alegrem-se no Senhor Yahweh e exultem, vocês que são justos! Cantem de alegria, todos vocês que são retos de coração! (NVI)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você não pode copiar o conteúdo desta página.