• aguavivabocaina@gmail.com
  • +55 14 98183-8530

Bíblia Cronológica – Versões | Dia 113

113º Dia – 23 de Abril

O REINADO DE DAVI SOBRE ISRAEL

CENÁRIO HISTÓRICO: O Reinado de Davi em Jerusalém (Aproximadamente 1.004 a.C.) CURIOSIDADES:

  • Davi com 51 anos
  • Mefibosete com 26 anos (Filho de Jonatas e Neto de Saul)
  • 22º ano do Reinado de Davi
  • Absalão com 18 anos (Filho de Davi)

CIDADE DE JERUSALÉM – O filho de Davi com Bate-Seba fica Doente

(2Sm 12.15-17) 15Depois que Natã voltou para casa, o Senhor Yahweh fez adoecer gravemente o filho de Davi com a mulher de Urias (NVT)16E Davi implorou a Deus Elohym em favor da criança. Ele jejuou e, entrando em casa, passou a noite deitado no chão (NVI)17Os oficiais do palácio insistiram para que ele se levantasse e comesse com eles, mas Davi se recusou (NVT).

SALMOS DE DAVIArrependimento do Pecador

(Sl 38.1-8) 1 Senhor Yahweh , não me repreenda no teu furor nem me discipline na tua ira. 2Pois as tuas flechas me atravessaram, e a tua mão me atingiu. 3Por causa de tua ira todo o meu corpo está doente; não há saúde nos meus ossos por causa do meu pecado. 4As minhas culpas me afogam; são como um fardo pesado e insuportável (NVI). 5Minhas feridas infeccionaram e cheiram mal, por causa de minha insensatez (NVT). 6Estou encurvado e muitíssimo abatido; o dia todo saio vagueando e pranteando. 7Estou ardendo em febre; todo o meu corpo está doente. 8Sinto-me muito fraco e totalmente esmagado; meu coração geme de angústia (NVI).

(Sl 38.9-14) 9 Senhor Yahweh , diante de ti estão todos os meus anseios; o meu suspiro não te é oculto (NVI). 10O meu coração bate acelerado, faltam-me as forças, e a luz dos meus olhos, até essa me deixou! (NAA) 11Amigos e conhecidos se afastam de mim, por causa de minha doença, e até minha família se mantém distante (NVT). 12Os que desejam matar-me preparam armadilhas, os que me querem prejudicar anunciam a minha ruína; passam o dia planejando traição. 13Como um surdo, não ouço, como um mudo, não abro a boca. 14Fiz-me como quem não ouve, e em cuja boca não há resposta (NVI).

(Sl 38.15-18) 15Pois espero por ti, ó Senhor Yahweh ; responde por mim, Senhor Yahweh , meu Deus Elohym (NVT). 16Porque eu dizia: “Não suceda que se alegrem de mim e contra mim se engrandeçam quando me resvala o pé”. 17Pois estou prestes a tropeçar; a minha dor está sempre perante mim (ARA). 18Confesso a minha culpa; em angústia estou por causa do meu pecado (NVI).

(Sl 38.19-22) 19Meus inimigos, porém, são muitos e poderosos; é grande o número dos que me odeiam sem motivo (NVI). 20Aqueles que pagam o bem com o mal estão contra mim porque procuro fazer o bem (NTLH). 21 Senhor Yahweh , não me abandone! Não fique longe de mim, ó meu Deus Elohym ! 22Apressa-te a ajudar-me, Senhor Yahweh , meu Salvador! (NVI)

SALMOS DE DAVIRecorrendo à Misericórdia de Deus

(Sl 6.1-5) 1Ó Senhor Yahweh , não me repreenda em tua ira, nem me discipline em tua fúria (NVT). 2Tem compaixão de mim, Senhor, porque eu me sinto debilitado; sara-me, Senhor Yahweh , porque os meus ossos estão abalados. 3Também a minha alma está profundamente perturbada; mas Senhor Yahweh , até quando? 4Volta-te, Senhor Yahweh , e livra a minha alma; salva-me por tua graça. 5Pois, na morte, não há recordação de ti; no Sheol, quem te dará louvor? (ARA)

(Sl 6.6-7) 6Estou exausto de tanto gemer. De tanto chorar inundo de noite a minha cama; de lágrimas encharco o meu leito. 7Os meus olhos se consomem de tristeza; fraquejam por causa de todos os meus adversários.

(Sl 6.8-10) 8Afastem-se de mim todos vocês que praticam o mal, porque o Senhor Yahweh ouviu o meu choro. 9O Senhor Yahweh ouviu a minha súplica; o Senhor Yahweh aceitou a minha oração. 10Serão humilhados e aterrorizados todos os meus inimigos; frustrados, recuarão de repente (NVI).

A Morte do filho de Davi com Bate-Seba

(2Sm 12.18-23) 18No sétimo dia, a criança morreu. E os servos de Davi ficaram com medo de informá-lo de que a criança estava morta, porque diziam: “Quando a criança ainda estava viva, falávamos com ele, mas ele não dava ouvidos à nossa voz. Como, então, vamos dizer a ele que a criança morreu? Poderá fazer alguma loucura!” 19Mas Davi notou que os seus servos cochichavam uns com os outros e entendeu que a criança havia morrido. Então perguntou: “A criança morreu?” Eles responderam: “Morreu” (NAA). 20Então Davi levantou-se do chão, lavou-se, perfumou-se e trocou de roupa. Depois entrou no Santuário do Senhor Yahweh e adorou. E voltando ao palácio, pediu que lhe preparassem uma refeição e comeu (NVI). 21Seus servos ficaram perplexos. “Não o entendemos”, disseram. “Enquanto a criança estava viva, o senhor chorou e jejuou. Agora que a criança morreu, o senhor parou de lamentar e voltou a comer”. 22Davi respondeu: “Enquanto a criança estava viva, jejuei e chorei, pois pensava: ‘Quem sabe o Senhor Yahweh terá compaixão de mim e deixará a criança viver’ (NVT). 23Mas agora que ela morreu, por que jejuar? Poderei eu trazê-la de volta? Eu irei até ela, mas ela não voltará para mim” (NAA).

CENÁRIO HISTÓRICO: O Nascimento de Salomão (Aproximadamente 1.003 a.C.) CURIOSIDADES:

  • Davi com 52 anos
  • Mefibosete com 27 anos (Filho de Jonatas e Neto de Saul)
  • 23º ano do Reinado de Davi
  • Absalão com 19 anos (Filho de Davi)

(2Sm 12.24-25) 24Então Davi consolou a sua esposa Bate-Seba. Teve relações com ela, e ela deu à luz um filho, a quem Davi deu o nome de Salomão. Deus Elohym amou o menino 25e mandou que o Profeta Natã lhe desse o nome de Jedidias porque o Senhor Deus Yahweh o amava (NTLH).

SALMOS DE DAVIA Misericórdia de Deus

(Sl 103.1-2) 1Bendiga, ó minha alma, ao Senhor Yahweh , e tudo o que há em mim bendiga ao seu santo nome. 2Bendiga, ó minha alma, ao Senhor Yahweh , e não se esqueça de nem um só de seus benefícios (ARA).

(Sl 103.3-7) 3Ele é quem perdoa todas as tuas iniquidades; quem sara todas as tuas enfermidades; 4quem da cova redime a tua vida e te coroa de graça e misericórdia (ARA); 5que enche de bens a sua existência, de modo que a sua juventude se renova como a águia. 6O Senhor Yahweh faz justiça e defende a causa dos oprimidos (NVI). 7Manifestou os seus caminhos a Moisés e os seus feitos aos filhos de Israel (ARA).

(Sl 103.8-18) 8O Senhor Yahweh é compassivo e bondoso; tardio em irar-se e rico em bondade (NAA). 9Não repreende perpetuamente, nem conserva para sempre a sua ira (ARA). 10Não nos trata conforme os nossos pecados nem nos retribui conforme as nossas iniquidades. 11Pois como os céus se elevam acima da terra, assim é grande o seu amor para com os que o temem; 12e como o Oriente está longe do Ocidente, assim ele afasta para longe de nós as nossas transgressões (NVI). 13Como um pai se compadece de seus filhos, assim o Senhor Yahweh se compadece dos que o temem. 14Pois ele conhece a nossa estrutura e sabe que somos pó. 15Quanto ao homem, os seus dias são como a relva; como a flor do campo, assim ele floresce (ARA); 16o vento sopra, porém, e desaparecemos, como se nunca tivéssemos existido (NVT). 17Mas a misericórdia do Senhor Yahweh é de eternidade a eternidade, sobre os que o temem, e a sua justiça, sobre os filhos dos filhos, 18para com os que guardam a sua aliança e para com os que se lembram dos seus preceitos e os cumprem (ARA).

(Sl 103.19-22) 19O Senhor Yahweh estabeleceu o seu trono nos céus, e como rei domina sobre tudo o que existe (NVI). 20Bendigam ao Senhor Yahweh , todos os seus anjos, valorosos em poder, que executam as suas ordens e lhe obedecem à palavra. 21Bendigam ao Senhor Yahweh , todos os seus exércitos, vocês, ministros seus, que fazem a sua vontade (ARA). 22Bendigam ao Senhor Yahweh , todas as suas obras em todos os lugares do seu domínio. Bendiga ao Senhor Yahweh a minha alma! (NVI)

CIDADE DE RABÁ – Davi conquista a Cidade Amonita de Rabá

(2Sm 12.26) 26Nessa mesma época, Joabe se colocou à frente do exército israelita e cercou a cidade de Rabá, capital de Amom (BV).

(1Cr 20.1) 1Na primavera seguinte, na época em que os reis saem à guerra, Joabe conduziu o seu exército até a terra dos amonitas e a arrasou. Enquanto Davi ainda estava em Jerusalém, Joabe cercou Rabá, a capital, atacou-a e deixou-a em ruínas (NVI).

(2Sm 12.27-29) 27Então Joabe mandou mensageiros a Davi, dizendo: “Lutei contra Rabá e tomei a cidade das águas. 28Reúna agora o resto do exército e cerque a cidade para tomá-la; do contrário, se eu a tomar, ela poderia ser chamada pelo meu nome” (NAA). 29Então, Davi convocou todo o exército, foi a Rabá, atacou a cidade e a conquistou (NVI).

(1Cr 20.2-3) 2Então Davi chegou a Rabá, removeu a coroa da cabeça do rei, e ela foi colocada sobre sua cabeça. A coroa era feita de ouro, enfeitada com pedras preciosas, e pesava cerca de trinta e cinco quilos. Davi tomou grande quantidade de despojos da cidade (NVT)3Também trouxe o povo que havia nela, e os fez trabalhar com serras, picaretas de ferro e machados. Davi fez o mesmo com todas as cidades dos filhos de Amom. Depois voltou com todo o exército para Jerusalém (NAA).

(2Sm 12.30-31) 30Davi removeu a coroa da cabeça do rei, e ela foi colocada sobre sua cabeça. A coroa era feita de ouro, enfeitada com pedras preciosas, e pesava cerca de trinta e cinco quilos. Davi tomou grande quantidade de despojos da cidade (NVT)31Também trouxe o povo que havia nela, e os fez trabalhar com serras, picaretas, machados de ferro e em fornos de tijolos. Davi fez o mesmo com todas as cidades dos filhos de Amom. Depois voltou com todo o exército para Jerusalém (NAA).

CIDADE DE JERUSALÉMSALMOS DE DAVI – Ações de Graças pela Vitória

(Sl 21.1-4) 1Em tua força, Senhor Yahweh , o rei se alegra; grita de alegria porque lhe dá vitória (NVT). 2O Senhor Yahweh lhe concedeu o desejo do seu coração e não lhe rejeitou o pedido dos seus lábios. 3O Senhor Yahweh o recebeu com ricas bênçãos, e em sua cabeça pôs uma coroa de ouro puro. 4Ele te pediu vida, e o Senhor Yahweh lhe deu! Vida longa e duradoura (NVI).

(Sl 21.5-7) 5Pelas vitórias que lhe deu, grande é a sua glória; de esplendor e majestade o cobriu. 6Fez dele uma grande bênção para sempre e lhe deu a alegria da tua presença. 7O rei confia no Senhor Yahweh : por causa da fidelidade do Altíssimo ele não será abalado (NVI).

(Sl 21.8-13) 8Tua mão alcançará todos os teus inimigos; tua mão direita atingirá todos os que te odeiam. 9No dia em que se manifestar fará deles uma fornalha ardente. Na sua ira o Senhor Yahweh os devorará, um fogo os consumirá. 10Acabará com a geração deles na terra, com a sua descendência entre os homens. 11Embora tramem o mal contra ti e façam planos perversos, nada conseguirão; 12pois o Senhor Yahweh os porá em fuga quando apontar para eles o teu arco. 13Seja exaltado, Senhor Yahweh , na tua força! Cantaremos e louvaremos o teu poder (NVI).

CENÁRIO HISTÓRICO: O Caso entre Amnon e Tamar, filhos de Davi (Aproximadamente 1.002 a.C.) CURIOSIDADES:

  • Davi com 53 anos
  • Mefibosete com 28 anos (Filho de Jonatas e Neto de Saul)
  • 24º ano do Reinado de Davi
  • Absalão com 20 anos (Filho de Davi)
  • Salomão com 1 ano

(2Sm 13.1-2) 1Depois de algum tempo, Amnom, filho de Davi, apaixonou-se por Tamar; ela era muito bonita e era irmã de Absalão, outro filho de Davi (NVI)2Amnom ficou tão obcecado por Tamar que adoeceu. Ela era virgem, e Amnom imaginou que seria impossível possuí-la (NVT).

(2Sm 13.3-5) 3Contudo, Amnom tinha um amigo muito astuto, seu primo Jonadabe. Ele era filho de Simeia, irmão de Davi (NVT)4Jonadabe disse a Amnom: “Você é filho do rei e, no entanto, cada dia está mais triste. Diga-me por quê?” “É que estou apaixonado por Tamar, a irmã de Absalão, o meu irmão por parte de pai!”, respondeu Amnom (NTLH). 5Então disse Jonadabe: “Vá para a cama e finja estar doente. Quando seu pai vier visitá-lo, diga-lhe: ‘Permite que minha irmã Tamar venha dar-me de comer. Gostaria que ela preparasse a comida aqui mesmo e me servisse. Assim poderei vê-la’” (NVI).

(2Sm 13.6-7) 6Amnom atendeu e deitou-se na cama, fingindo-se doente. Quando o rei foi visitá-lo, Amnom lhe disse: “Eu gostaria que minha irmã Tamar viesse e preparasse dois bolos aqui mesmo e me servisse” (NVI). 7Então Davi mandou dizer a Tamar em seu palácio: “Por favor, vá à casa de seu irmão Amnom e prepare alguma comida para ele” (NAA).

(2Sm 13.8-14) 8Assim, Tamar foi à casa de seu irmão, que estava deitado. Ela amassou a farinha, preparou os bolos na presença dele e os assou (NVI)9Pegou a assadeira e tirou os bolos diante dele, mas ele não quis comer. Amnom disse: “Mandem que todos saiam da minha presença”. E todos saíram (NAA)10Amnom disse a Tamar: “Traga os bolos e sirva-me aqui no meu quarto”. Tamar levou os bolos que havia preparado ao quarto de seu irmão. 11Mas quando ela se aproximou para servi-lo, ele a agarrou e disse: “Deite-se comigo, minha irmã”. 12Mas ela lhe disse: “Não, meu irmão! Não me faça essa violência. Não se faz uma coisa dessas em Israel! Não cometa essa loucura (NVI). 13Como eu poderia viver com tamanha vergonha? E você cairia em desgraça em Israel! Por favor, fale com o rei, e ele permitirá que você se case comigo!” (NVT) 14Mas Amnom não quis dar ouvidos ao que Tamar dizia; pelo contrário, sendo mais forte do que ela, forçou-a e teve relações com ela (NAA).

(2Sm 13.15-19) 15Depois Amnom sentiu por ela grande aversão, e maior era a aversão que sentiu por ela do que o amor com que a tinha amado. Então disse: “Levante-se e saia daqui!” (NAA) 16Tamar respondeu: “Não, meu irmão! Você me mandar embora assim é um crime ainda maior do que o que você acaba de cometer!” Mas Amnom não quis escutar o que ela dizia (NTLH)17Chamou seu servo e ordenou: “Ponha esta mulher para fora daqui e tranque a porta!” 18O servo a pôs para fora e trancou a porta. Tamar vestia uma túnica longa, como era costume naqueles dias entre as filhas virgens do rei (NVT)19Tamar pôs cinza na cabeça, rasgou a túnica longa que estava usando e se pôs a caminho, com as mãos sobre a cabeça e chorando em alta voz (NVI).

(2Sm 13.20-22) 20Absalão, seu irmão, lhe perguntou: “Seu irmão, Amnom, lhe fez algum mal? Agora, acalme-se, minha irmã; ele é seu irmão! Não se deixe dominar pela angústia”. E Tamar, muito triste, ficou na casa de seu irmão Absalão (NVI). 21Quando o rei Davi soube o que havia acontecido, ficou furioso (NVT)22E Absalão não falou nada com Amnom, nem bem, nem mal, embora o odiasse por ter violentado sua irmã Tamar (NVI).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você não pode copiar o conteúdo desta página.