• aguavivabocaina@gmail.com
  • +55 14 98183-8530

Bíblia Cronológica – Versões | Dia 114

114º Dia – 24 de Abril

O REINADO DE DAVI

CENÁRIO HISTÓRICO: Absalão manda matar Amnon (Aproximadamente 1.000 a.C.) CURIOSIDADES:

  • Davi com 55 anos
  • Mefibosete com 30 anos (Filho de Jonatas e Neto de Saul)
  • 26º ano do Reinado de Davi
  • Absalão com 22 anos (Filho de Davi)
  • Salomão com 3 anos

CIDADE DE BAAL-HAZOR

(2Sm 13.23-27) 23Dois anos depois, quando as ovelhas de Absalão estavam sendo tosquiadas em Baal-Hazor, perto de Efraim, Absalão convidou todos os filhos do rei para uma festa (NVT)24Absalão foi ao rei e lhe disse: “Eu, teu servo, estou tosquiando as ovelhas e gostaria que o rei e os seus conselheiros estivessem comigo” (NVI). 25O rei, porém, disse a Absalão: “Não, meu filho, não vamos todos juntos, para não sermos pesados a você”. Absalão insistiu, mas o rei não quis ir; contudo, o abençoou (NAA). 26Então Absalão lhe disse: “Se não queres ir, permite, por favor, que o meu irmão Amnom vá conosco”. O rei perguntou: “Mas, por que ele iria com você?” (NVI) 27Mas Absalão continuou a insistir até que, finalmente, o rei concordou em deixar seus filhos, incluindo Amnom, irem à festa (NVT).

(2Sm 13.28-29) 28Absalão disse a seus homens: “Esperem até Amnom estar bêbado; então, quando eu ordenar, matem-no. Não tenham medo. A responsabilidade é minha. Sejam corajosos e valentes!” 29Assim, quando Absalão deu o sinal, eles mataram Amnom. Os outros filhos do rei montaram em suas mulas e fugiram (NVT).

CIDADE DE JERUSALÉMDavi recebe a notícia da morte de seu Filho

(2Sm 13.30-33) 30Quando ainda estavam a caminho de Jerusalém, a notícia chegou a Davi: “Absalão matou todos os filhos do rei; não restou um sequer com vida!” (NVT) 31Então o rei se levantou, rasgou as suas roupas e se lançou por terra. E todos os seus servos que estavam presentes rasgaram também as suas roupas (NAA)32Nesse momento, Jonadabe, filho de Simeia, irmão de Davi, chegou e disse: “Não pense, meu senhor, que todos os filhos do rei foram mortos! Foi apenas Amnom! Absalão tramava isso desde que Amnom violentou sua irmã Tamar (NVT). 33O rei, meu senhor, não deve acreditar que todos os seus filhos estão mortos. Apenas Amnom morreu” (NVI).

(2Sm 13.34-36) 34Enquanto isso, Absalão fugiu. Então a sentinela sobre o muro de Jerusalém viu muita gente descendo o monte pela estrada que vinha do oeste. 35E Jonadabe disse ao rei: “Veja! Lá estão eles! São os filhos do rei voltando, como eu tinha dito” (NVT). 36Mal tinha ele acabado de falar, chegaram os filhos do rei e, levantando a voz, choraram. Também o rei e todos os seus servos choraram amargamente (NAA).

CIDADE DE GESURAbsalão foge para o Território de Talmai

(2Sm 13.37-38) 37Absalão fugiu para o território de Talmai, filho de Amiúde, rei de Gesur. E o rei Davi pranteava por seu filho todos os dias (NVI). 38Assim, Absalão fugiu, indo para Gesur, onde esteve três anos (ARA).

CENÁRIO HISTÓRICO: O Retorno de Absalão (Aproximadamente 997 a.C.) CURIOSIDADES:

  • Davi com 58 anos
  • Mefibosete com 33 anos (Filho de Jonatas e Neto de Saul)
  • 29º ano do Reinado de Davi
  • Absalão com 25 anos (Filho de Davi)
  • Salomão com 6 anos

CIDADE DE JERUSALÉM

(2Sm 13.39) 39E o rei Davi, conformado com a morte de Amnom, abandonou a ideia de perseguir Absalão (NVT).

(2Sm 14.1-3) 1Joabe, filho de Zeruia, percebeu que o rei estava com saudade de Absalão, 2então mandou buscar uma mulher astuta em Tecoa, e lhe disse: “Finja que está de luto: Vista-se de preto e não se perfume. Aja como uma mulher que há algum tempo está de luto (NVI). 3Depois, vá até o rei e apresente a história que vou lhe contar”. Então Joabe disse o que ela deveria falar (NVT).

(2Sm 14.4-7) 4Quando a mulher de Tecoa se aproximou do rei, curvou-se com o rosto no chão e disse: “Ó rei! Ajude-me!” (NVT) 5Então o rei perguntou: “Em que posso ajudá-la?” Ela respondeu: “Ai de mim! Sou viúva; o meu marido morreu. 6Esta sua serva tinha dois filhos, que brigaram entre si no campo. Como não houve quem os apartasse, um deles matou o outro (NAA). 7Agora, o resto da família está exigindo de sua serva: ‘Entregue-nos seu filho. Vamos executá-lo por ter matado o irmão. Ele não merece herdar a propriedade da família’. Querem apagar a última brasa que me restou; se o fizerem, o nome e a família de meu marido desaparecerão da face da Terra” (NVT).

(2Sm 14.15-17) 15Se vim, agora, falar esta palavra ao rei, meu senhor, é porque o povo me atemorizou. Porque esta sua serva dizia: ‘Vou falar com o rei, porque talvez ele fará segundo a palavra desta sua serva. 16Porque o rei atenderá, para livrar a sua serva da mão do homem que quer destruir tanto a mim como a meu filho da herança de Deus Elohym . 17Dizia mais esta sua serva: ‘Seja, agora, a palavra do rei, meu senhor, para a minha tranquilidade, porque, como um anjo de Deus Elohym , assim é o rei, meu senhor, para discernir entre o bem e o mal’. Que o Senhor Yahweh , seu Deus Elohym , esteja com o rei, meu senhor” (NAA).

(2Sm 14.8-11) 8Davi respondeu: “Volte para casa, que eu cuidarei deste assunto” (NTLH). 9A mulher de Tecoa respondeu: “Ó meu senhor, o rei, que a culpa caia sobre mim e sobre a família de meu pai, e que o rei e seu trono sejam inocentes!” (NVT). 10Então o rei disse: “Se alguém ameaçar você, traga-o aqui, e ele nunca mais a incomodará” (NTLH). 11A mulher acrescentou: “Que o rei se lembre do Senhor Yahweh , seu Deus Elohym , para que os vingadores do sangue não se multipliquem e exterminem o meu filho”. Davi respondeu: “Tão certo como vive o Senhor Yahweh , não há de cair no chão nem um só dos cabelos de seu filho” (NAA).

(2Sm 14.12-14) 12Então a mulher disse: “Permita que esta sua serva fale uma palavra ao rei, meu senhor”. Ele disse: “Fale” (NAA). 13Então ela disse: “Por que o senhor não faz pelo povo de Deus Elohym o mesmo que prometeu fazer por mim? Ao tomar essa decisão, o senhor condenou a si mesmo, pois se recusou a trazer para casa seu filho banido. 14Um dia, todos nós morreremos. Nossa vida é como água que, depois de derramada na terra, não pode mais ser recolhida. Mas Deus Elohym não apaga a vida; ao contrário, ele cria meios de trazer de volta aqueles que foram banidos de sua presença” (NVT).

(2Sm 14.18-20) 18Então o rei disse à mulher: “Não me encubra nada do que vou lhe perguntar”. A mulher respondeu: “Pois fale o rei, meu senhor”. 19O rei perguntou: “Não é verdade que a mão de Joabe está com você em tudo isto?” Ela respondeu: “Juro pela sua vida, ó rei, meu senhor, que ninguém poderá se desviar, nem para a direita nem para a esquerda, de tudo o que o rei, meu senhor, tem dito. Sim, foi o seu servo Joabe quem me deu ordem e foi ele quem ditou a esta sua serva todas estas palavras (NAA). 20Agiu desse modo para que o senhor pudesse ver a questão com outros olhos. Mas o senhor é sábio como um anjo de Deus Elohym e entende tudo que acontece em nosso meio!” (NVT)

(2Sm 14.21-22) 21Depois o rei disse a Joabe: “Muito bem, atenderei esse pedido. Vá e traga de volta o jovem Absalão” (NVI). 22Joabe se curvou com o rosto no chão e disse: “Finalmente sei que obtive o favor do meu senhor, o rei, pois atendeu a meu pedido!” (NVT)

(2Sm 14.23-24) 23Então Joabe levantou-se, foi à cidade de Gesur e trouxe Absalão de volta para Jerusalém (NTLH). 24O rei, porém, deu a seguinte ordem: “Absalão pode ir para casa, mas não deve vir à minha presença”. Portanto, Absalão não viu o rei (NVT).

CENÁRIO HISTÓRICO: Davi aceita receber Absalão em sua Presença (Aproximadamente 995 a.C.) CURIOSIDADES:

  • Davi com 60 anos
  • Mefibosete com 35 anos (Filho de Jonatas e Neto de Saul)
  • 31º ano do Reinado de Davi
  • Absalão com 27 anos (Filho de Davi)
  • Salomão com 8 anos

(2Sm 14.28-33) 28Absalão morou dois anos em Jerusalém sem ser recebido pelo rei (NVI)29Então mandou chamar Joabe para pedir que intercedesse por ele, mas Joabe não quis vir. Mandou chamá-lo de novo e, mais uma vez, ele se recusou a vir (NVT)30Então Absalão disse aos seus servos: “Vejam, Joabe tem um pedaço de campo pegado ao meu, e tem cevada nele. Vão lá e ponham fogo”. E os servos de Absalão meteram fogo nesse pedaço de campo (NAA). 31Então Joabe foi à casa de Absalão e lhe perguntou: “Por que os seus servos puseram fogo na minha propriedade? 32Absalão respondeu: “Mandei chamá-lo para enviá-lo ao rei com a seguinte mensagem: ‘Por que voltei de Gesur? Melhor seria que eu lá permanecesse!’ Quero ser recebido pelo rei; e, se eu for culpado de alguma coisa, que ele mande me matar”. 33Então Joabe foi contar tudo ao rei. Este mandou chamar Absalão, que entrou e prostrou-se, rosto em terra, perante o rei. E o rei saudou-o com um beijo (NVI).

A Beleza e a Falsidade de Absalão

(2Sm 14.25-27) 25Em todo o Israel não havia homem tão elogiado por sua beleza como Absalão. Da cabeça aos pés não havia nele nenhum defeito. 26Sempre que o cabelo lhe ficava pesado demais, ele o cortava e o pesava: eram dois quilos e quatrocentos gramas, segundo o padrão do rei. 27Ele teve três filhos e uma filha, chamada Tamar, que se tornou uma linda mulher (NVI).

(2Sm 15.1-6) 1Algum tempo depois, Absalão providenciou para si uma carruagem com cavalos e contratou cinquenta guardas para servirem como sua guarda de honra. 2Todas as manhãs, ele se levantava cedo e ia até o portão da cidade. Quando alguém trazia uma causa para ser julgada pelo rei, Absalão perguntava de que cidade a pessoa era, e ela lhe respondia a qual tribo de Israel pertencia. 3Então Absalão dizia: “Sua causa é justa e legítima. É pena que o rei não tenha ninguém para ouvi-la” (NVT). 4E Absalão acrescentava: “Quem me dera ser designado juiz desta terra! Todos os que tivessem uma causa ou uma questão legal viriam a mim, e eu lhe faria justiça”. 5E sempre que alguém se aproximava dele para prostrar-se em sinal de respeito, Absalão estendia a mão, abraçava-o e beijava-o. 6Absalão agia assim com todos os israelitas que vinham pedir que o rei lhes fizesse justiça. Assim ele foi conquistando a lealdade dos homens de Israel (NVI).

SALMOS DE DAVIExortação à Confiança

(Sl 62.1-2) 1Somente em Deus Elohym a minha alma espera silenciosa; dele vem a minha salvação (NAA). 2Somente ele é minha rocha e minha salvação, minha fortaleza onde jamais serei abalado (NVT).

(Sl 62.3-4) 3São tantos os inimigos contra um só homem; todos tentam me matar. Para eles, não passo de um muro inclinado ou uma cerca prestes a cair. 4Planejam me derrubar de minha posição elevada; têm prazer em contar mentiras. Diante de mim, me elogiam; em seu coração, porém, me amaldiçoam (NVT).

(Sl 62.5-7) 5Somente em Deus Elohym , ó minha alma, espere silenciosa, porque dele vem a minha esperança. 6Só ele é a minha rocha, a minha salvação e o meu alto refúgio; não serei jamais abalado. 7De Deus Elohym dependem a minha salvação e a minha glória; ele é a minha forte rocha e o meu refúgio (NAA).

(Sl 62.8-10) 8Confiem nele em todos os momentos, ó povo; derramem diante dele o coração, pois ele é o nosso refúgio (NVI). 9As pessoas são vazias e enganosas, como uma rajada de vento. Se fosse colocada numa balança, toda a humanidade pesaria menos que um sopro. 10Não ganhem a vida por meio da extorsão, nem ponham sua esperança em coisas roubadas. Se suas riquezas aumentarem, não façam delas o centro de sua vida (NVT).

(Sl 62.11-12) 11Uma vez Deus Elohym falou, duas vezes ouvi isto: “Que o poder pertence a Deus Elohym , 12e a ti, Senhor Yahweh , pertence a graça, pois a cada um retribuis segundo as suas obras” (NAA).

CENÁRIO HISTÓRICO: A Conspiração de Absalão contra seu Pai Davi (Aproximadamente 991 a.C.) CURIOSIDADES:

  • Davi com 64 anos
  • Mefibosete com 39 anos (Filho de Jonatas e Neto de Saul)
  • 35º ano do Reinado de Davi
  • Absalão com 31 anos (Filho de Davi)
  • Salomão com 12 anos

(2Sm 15.7-9) 7Passados quatro anos, Absalão disse ao rei: “Deixe-me ir a Hebrom para cumprir o voto que fiz ao Senhor Yahweh (NVT). 8Porque, quando estava morando em Gesur, na Síria, este seu servo fez um voto, dizendo: ‘Se o Senhor Yahweh me trouxer de volta a Jerusalém, prestarei culto ao Senhor Yahweh ’” (NAA). 9Então o rei disse: “Vá em paz”. E Absalão levantou-se e foi para Hebrom (NAA)

CIDADE DE HEBROMA Trama de Absalão

(2Sm 15.10) 10Enquanto estava lá, porém, enviou em segredo mensageiros para todas as tribos de Israel. Eles diziam às pessoas: “Assim que ouvirem as trombetas, digam: ‘Absalão foi coroado rei em Hebrom!’” (NVT)

(2Sm 15.11-12) 11De Jerusalém foram com Absalão duzentos homens convidados, porém iam na sua simplicidade, porque nada sabiam daquele plano (NAA). 12Enquanto Absalão oferecia os sacrifícios, mandou chamar Aitofel, um dos conselheiros de Davi que vivia na cidade de Gilo. Em pouco tempo, muitos outros se uniram a Absalão, e a conspiração ganhou força (NVT).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você não pode copiar o conteúdo desta página.