• aguavivabocaina@gmail.com
  • +55 14 98183-8530

Bíblia Cronológica – Versões | Dia 115

115º Dia – 25 de Abril

O REINADO DE DAVI

CENÁRIO HISTÓRICO: A Fuga de Davi (Aproximadamente 991 a.C.) CURIOSIDADES:

  • Davi com 64 anos
  • Mefibosete com 39 anos (Filho de Jonatas e Neto de Saul)
  • 35º ano do Reinado de Davi
  • Absalão com 31 anos (Filho de Davi)
  • Salomão com 12 anos

CIDADE DE JERUSALÉM

(2Sm 15.13-16) 13Logo, um mensageiro chegou a Jerusalém para informar Davi: “Todo o Israel se uniu a Absalão!” (NVT) 14Diante disto, Davi disse a todos os servos que estavam com ele em Jerusalém: “Levantem-se, e vamos fugir, porque não poderemos nos salvar de Absalão. Saiam o mais depressa possível, para que ele não nos alcance, lance sobre nós a ruína e passe a cidade a fio de espada” (NAA). 15Os conselheiros do rei lhe responderam: “Teus servos estão dispostos a fazer tudo o que o rei, nosso senhor, decidir” (NVI). 16Aí o rei saiu acompanhado por toda a sua família e pelos seus funcionários. Deixou somente dez concubinas para cuidarem do palácio (NTLH).

SALMOS DE DAVIA Calúnia dos Inimigos e o Socorro de Deus

(Sl 41.1-3) 1Bem-aventurado é aquele que ajuda os necessitados; o Senhor Yahweh o livra no dia do mal (NAA). 2O Senhor Yahweh o protegerá e preservará a sua vida; ele o fará feliz na terra e não o entregará ao desejo dos seus inimigos. 3O Senhor Yahweh o susterá em seu leito de enfermidade, e da doença o restaurará (NVI).

(Sl 41.4-9) 4Disse eu: “Compadece-te de mim, Senhor Yahweh ; sara a minha alma, porque pequei contra ti” (ARA). 5Os meus inimigos dizem maldosamente a meu respeito: ‘Quando ele vai morrer? Quando vai desaparecer o seu nome?’ (NVI) 6Visitam-me como se fossem meus amigos, mas todo o tempo reúnem calúnias contra mim e depois as espalham por aí (NVT). 7Todos os que me odeiam juntam-se e cochicham contra mim, imaginando que o pior me acontecerá (NVI): 8“Uma praga terrível o derrubou; está de cama, e jamais se levantará” (NVI). 9Até o meu amigo íntimo, em quem eu confiava, que comia do meu pão, levantou contra mim o calcanhar (ARA).

(Sl 41.10-13) 10O Senhor Yahweh , porém, Senhor, compadece-te de mim e levanta-me, para que eu lhes pague segundo merecem. 11Com isto conheço que o Senhor se agrada de mim: em não triunfar contra mim o meu inimigo. 12Quanto a mim, o Senhor me sustém na minha integridade e me põe à tua presença para sempre (ARA). 13Louvado seja o Senhor Yahweh , o Deus Elohym de Israel, de eternidade a eternidade. Amém e amém! (NVT)

A Lealdade de Itai para com Davi

(2Sm 15.17-22) 17O rei e todos que o acompanhavam foram a pé e pararam na última casa da cidade (NVT)18Todos os seus servos passaram por ele. Também toda a guarda real e todos os geteus, seiscentos homens que o seguiram de Gate, passaram diante do rei (NAA)19Então Davi disse a Itai, o líder deles: “Por que é que você está indo com a gente? Volte e fique com o novo rei. Você é um estrangeiro, um refugiado que está longe da sua pátria (NTLH)20Você chegou ontem, e por que hoje eu já o levaria conosco a vaguear, quando eu mesmo não sei para onde vou? Volte e leve consigo os seus companheiros. E que a misericórdia e a fidelidade o acompanhem”. 21Porém Itai respondeu ao rei: “Tão certo como vive o Senhor Deus Yahweh , e como vive o rei, meu senhor, no lugar em que estiver o rei, meu senhor, seja para morte seja para vida, lá estará também este seu servo” (NAA). 22Davi respondeu: “Muito bem, venha conosco”. E Itai, todos os seus homens e suas famílias acompanharam Davi (NVT).

Os Sacerdotes cuidam da Arca da Aliança

(2Sm 15.24-29) 24Eis que Zadoque também estava ali, e com ele todos os Levitas que levavam a Arca da Aliança de Deus Elohym . Puseram ali a Arca de Deus Elohym , até que todo o povo acabou de sair da cidade (NAA)25Então Davi ordenou a Zadoque: “Leve a Arca de Deus Elohym de volta para a cidade. Se for da vontade do Senhor Yahweh , ele me trará de volta para ver novamente a Arca e o Santuário (NVT). 26Mas, se ele disser que já não sou do seu agrado, aqui estou! Faça ele comigo o que for de sua vontade” (NVI). 27Disse ainda o rei ao Sacerdote Zadoque: “Fique alerta! Volte em paz para a cidade, você, Aimaás, seu filho, e Jônatas, filho de Abiatar (NVI). 28Farei uma parada em um dos pontos de travessia do Jordão e ficarei ali esperando notícias suas” (NVT). 29Então Zadoque e Abiatar levaram a Arca de Deus Elohym de volta para Jerusalém, e lá permaneceram (NAA).

(2Sm 15.23) 23Por onde passavam o rei e os que o seguiam, todo o povo chorava em alta voz. Atravessaram o vale de Cedrom e foram em direção ao deserto (NVT).

(2Sm 15.30) 30Davi prosseguiu pelo caminho para o monte das Oliveiras, chorando enquanto andava. Estava com a cabeça coberta e os pés descalços. Os que iam com ele também tinham a cabeça coberta e choravam enquanto subiam ao monte (NVT).

MONTE DAS OLIVEIRASSALMOS DE DAVIAngústia e Louvor (Salmos Messiânico)

(Sl 22.1-2) 1Meu Deus El , meu Deus El , por que me abandonou? Por que está tão distante de meus gemidos por socorro? 2Todos os dias clamo a ti, meu Deus Elohym , mas não responde; todas as noites levanto a voz, mas não encontro alívio (NVT).

(Sl 22.3-5) 3Contudo, o Senhor é santo, entronizado entre os louvores de Israel (ARA). 4Nossos pais confiaram em ti; confiaram, e o Senhor os livrou (NAA). 5Clamaram a ti, e foram libertos; em ti confiaram, e não se decepcionaram (NVI).

(Sl 22.6-8) 6Mas eu sou um verme, e não um homem; todos me insultam e me desprezam. 7Os que me veem zombam de mim; riem com maldade e balançam a cabeça (NVT): 8“Confiou no Senhor Yahweh ! Ele que o livre! Salve-o, pois nele tem prazer” (NAA).

(Sl 22.9-13) 9Contudo, o Senhor é quem me fez nascer; e me preservou, estando eu ainda ao seio de minha mãe (ARA). 10Desde que nasci fui entregue a ti; desde o ventre materno é o meu Deus El . 11Não fique distante de mim, pois a angústia está perto e não há ninguém que me socorra (NVI). 12Meus inimigos me rodeiam como touros; sim, touros ferozes de Basã me cercam. 13Abrem a boca contra mim como leões que rugem e despedaçam a presa (NVT).

(Sl 22.14-18) 14Como água me derramei, e todos os meus ossos estão desconjuntados. Meu coração se tornou como cera; derreteu-se no meu íntimo. 15Meu vigor secou-se como um caco de barro, e a minha língua gruda no céu da boca; deixou-me no pó, à beira da morte (NVI). 16Cães me cercam; um bando de malfeitores me rodeia; traspassaram-me as mãos e os pés (NAA). 17Posso contar todos os meus ossos; meus inimigos me encaram e desdenham de mim (NVT). 18Repartem entre si as minhas roupas e sobre a minha túnica lançam sortes (NAA).

(Sl 22.19-26) 19 Senhor Yahweh , porém, Senhor, não se afaste de mim; força minha, apressa-te em socorrer-me. 20Livra a minha alma da espada, e, das presas do cão, a minha vida (ARA). 21Salva-me da boca do leão e dos chifres dos bois selvagens. 22Proclamarei teu nome a meus irmãos; no meio de teu povo reunido te louvarei (NVT). 23Louvem o Senhor Yahweh , vocês que o temem; glorifiquem-no, todos vocês, descendência de Jacó; temam-no, todos vocês, posteridade de Israel (NAA). 24Pois não menosprezou nem repudiou o sofrimento do aflito; não escondeu dele o rosto, mas ouviu o seu grito de socorro (NVI). 25Na reunião de todo o povo, ó Senhor, eu te louvarei pelo que tem feito. Na presença de todos os que te temem, oferecerei os sacrifícios que prometi (NTLH). 26Os sofredores hão de comer e fartar-se; louvarão o Senhor Yahweh aqueles que o buscam. Que o coração de vocês viva para sempre! (NAA)

(Sl 22.27-31) 27Todos os confins da Terra se lembrarão e se voltarão para o Senhor Yahweh , e todas as famílias das nações se prostrarão diante dele (NVI), 28pois do Senhor Yahweh é o reino, é ele quem governa as nações (ARA). 29Que os ricos da terra celebrem e o adorem; todos os mortais se prostrem diante dele, todos cuja vida terminará como pó. 30Nossos filhos também o servirão, as gerações futuras ouvirão sobre o Senhor Adonay . 31Proclamarão sua justiça aos que ainda não nasceram e falarão a respeito de tudo que ele fez (NVT).

SALMOSO Poder e a Majestade de Deus

(Sl 93.1-5) 1O Senhor Yahweh reina! Está vestido de majestade; sim, o Senhor Yahweh está vestido de majestade e armado de força. O mundo permanece firme e não será abalado (NVT). 2O teu trono está firme desde a antiguidade; o Senhor existe desde a eternidade (NVI). 3Levantam os rios, ó Senhor Yahweh , levantam os rios o seu bramido; levantam os rios o seu fragor (ARA). 4Mais poderoso do que o estrondo das águas impetuosas, mais poderoso do que as ondas do mar é o Senhor Yahweh nas alturas (NVI). 5Teus preceitos soberanos não podem ser alterados; teu reino, Senhor Yahweh , é santo para todo o sempre! (NVT)

SALMOS DE DAVIBuscando a Deus

(Escrito quando Davi estava no deserto de Judá)

(Sl 63.1-5) Ó Deus Elohym , o Senhor é o meu Deus El , eu te busco intensamente; a minha alma tem sede de ti! Todo o meu ser anseia por ti, numa terra seca, exausta e sem água (NVI). 2Quero contemplar-te no Santuário e avistar o teu poder e a tua glória (NVI). 3Porque a tua graça é melhor do que a vida; os meus lábios te louvam (ARA). 4Eu te bendirei enquanto viver, e em teu nome levantarei as minhas mãos (NVI). 5Como de saborosa comida se farta a minha alma; e, com júbilo nos lábios, a minha boca te louva (NAA).

(Sl 63.6-11) 6Quando me deito lembro-me de ti; penso em ti durante as vigílias da noite (NVI). 7Porque o Senhor tem sido o meu auxílio; à sombra das tuas asas, eu canto de alegria (NAA). 8Minha alma se apega a ti; tua forte mão direita me sustenta (NVT). 9Aqueles, porém, que querem matar-me serão destruídos; descerão às profundezas da terra. 10Serão entregue à espada e devorados por chacais. 11Mas o rei se alegrará em Deus Elohym ; todos os que juram pelo nome de Deus o louvarão, mas as bocas dos mentirosos serão tapadas (NVI).

SALMOS DE DAVIOração pelo Rei

(Sl 61.1-3) 1Ouve o meu clamor, ó Deus Elohym ; atenta para a minha oração. 2Desde os confins da terra eu clamo a ti, com o coração abatido; põe-me à salvo na rocha mais alta do que eu. 3Pois o Senhor tem sido o meu refúgio, uma torre forte contra o inimigo (NVI).

(Sl 61.4-8) 4Permite-me viver para sempre em teu Santuário, seguro sob o abrigo de tuas asas! (NVT) 5Pois ouviu os meus votos, ó Deus Elohym ; deu-me a herança que concede aos que temem o teu nome (NVI). 6Dias sobre dias acrescenta ao rei; duram os seus anos gerações após gerações. 7Permaneça para sempre diante de Deus Elohym ; concede-lhe que a bondade e a fidelidade o preservem (ARA). 8Assim, cantarei louvores ao teu nome para sempre, para cumprir, dia após dia, os meus votos (NAA).

SALMOS DE DAVIConfiança em Deus na Adversidade

(Salmos escrito por Davi quando fugia do seu filho Absalão)

(Sl 3.1-4) 1 Senhor Yahweh , como tem crescido o número dos meus adversários! São numerosos os que se levantam contra mim. 2São muitos os que dizem de mim: “Não há em Deus Elohym salvação para ele” (NAA). 3Mas o Senhor, ó Deus Yahweh , é o escudo que me protege; é a minha glória e me faz andar de cabeça erguida. 4Ao Senhor Yahweh clamo em alta voz, e do seu santo monte ele me responde (NVI).

(Sl 3.5-8) 5Eu me deito, e durmo tranquilo, e depois acordo porque o Senhor Yahweh  me protege (NTLH). 6Não tenho medo de milhares do povo que tomam posição contra mim de todos os lados (ARA). 7Levanta-te, Senhor Yahweh ! Salva-me, Deus Elohym meu, pois desfere um golpe no queixo de todos os meus inimigos e quebra os dentes dos ímpios (NAA). 8Do Senhor Yahweh é a salvação, e sobre o teu povo, a tua bênção (ARA).

SALMOS DE DAVIA Corrupção do Pecador e a sua Redenção

(Sl 14.1-3) 1Diz o tolo em seu coração: Deus Elohym não existe”. Corromperam-se e cometeram atos detestáveis; não há ninguém que faça o bem. 2O Senhor Yahweh olha dos céus para os filhos dos homens, para ver se há alguém que tenha entendimento, alguém que busque a Deus Elohym . 3Todos se desviaram, igualmente se corromperam; não há ninguém que faça o bem, não há nem um sequer (NVI).

(Sl 14.4-7) 4Será que nenhum dos malfeitores aprende? Eles devoram o meu povo como quem come pão, e não clamam pelo Senhor Yahweh ! 5Olhem! Estão tomados de pavor! Pois Deus Elohym está presente no meio dos justos. 6Vocês, malfeitores, frustram os planos dos pobres, mas o refúgio deles é o Senhor Yahweh . 7Ah, se de Sião viesse a salvação para Israel! Quando o Senhor Yahweh restaurar o seu povo, Jacó exultará! Israel se regozijará! (NVI)

SALMOS DE DAVIA Corrupção do Pecador e a sua Redenção

(Sl 53.1-3) 1Diz o tolo em seu coração: Deus Elohym não existe!” Corromperam-se e cometeram injustiças detestáveis; não há ninguém que faça o bem. 2 Deus Elohym olha lá dos céus para os filhos dos homens, para ver se há alguém que tenha entendimento, alguém que busque a Deus Elohym . 3Todos se desviaram, igualmente se corromperam; não há ninguém que faça o bem, não há nem um sequer (NVI).

(Sl 53.4-6) 4Será que os malfeitores não aprendem? Eles devoram o meu povo como quem come pão, e não clamam a Deus Elohym ! 5Olhem! Estão tomados de pavor, quando não existe motivo algum para temer! Pois foi Deus Elohym quem espalhou os ossos dos que atacaram você; você os humilhou porque Deus Elohym os rejeitou. 6Ah, se de Sião viesse a salvação para Israel! Quando Deus Elohym restaurar o seu povo, Jacó exultará! Israel se regozijará! (NVI)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você não pode copiar o conteúdo desta página.