Bíblia Cronológica – Versões | Dia 115
115º Dia – 25 de Abril
O REINADO DE DAVI
- Davi com 64 anos
- Mefibosete com 39 anos (Filho de Jonatas e Neto de Saul)
- 35º ano do Reinado de Davi
- Absalão com 31 anos (Filho de Davi)
- Salomão com 12 anos
CIDADE DE JERUSALÉM
(2Sm 15.13-16) 13Logo, um mensageiro chegou a Jerusalém para informar Davi: “Todo o Israel se uniu a Absalão!” (NVT) 14Diante disto, Davi disse a todos os servos que estavam com ele em Jerusalém: “Levantem-se, e vamos fugir, porque não poderemos nos salvar de Absalão. Saiam o mais depressa possível, para que ele não nos alcance, lance sobre nós a ruína e passe a cidade a fio de espada” (NAA). 15Os conselheiros do rei lhe responderam: “Teus servos estão dispostos a fazer tudo o que o rei, nosso senhor, decidir” (NVI). 16Aí o rei saiu acompanhado por toda a sua família e pelos seus funcionários. Deixou somente dez concubinas para cuidarem do palácio (NTLH).
SALMOS DE DAVI – A Calúnia dos Inimigos e o Socorro de Deus
(Sl 41.1-3) 1Bem-aventurado é aquele que ajuda os necessitados; o Senhor Yahweh o livra no dia do mal (NAA). 2O Senhor Yahweh o protegerá e preservará a sua vida; ele o fará feliz na terra e não o entregará ao desejo dos seus inimigos. 3O Senhor Yahweh o susterá em seu leito de enfermidade, e da doença o restaurará (NVI).
(Sl 41.4-9) 4Disse eu: “Compadece-te de mim, Senhor Yahweh ; sara a minha alma, porque pequei contra ti” (ARA). 5Os meus inimigos dizem maldosamente a meu respeito: ‘Quando ele vai morrer? Quando vai desaparecer o seu nome?’ (NVI) 6Visitam-me como se fossem meus amigos, mas todo o tempo reúnem calúnias contra mim e depois as espalham por aí (NVT). 7Todos os que me odeiam juntam-se e cochicham contra mim, imaginando que o pior me acontecerá (NVI): 8“Uma praga terrível o derrubou; está de cama, e jamais se levantará” (NVI). 9Até o meu amigo íntimo, em quem eu confiava, que comia do meu pão, levantou contra mim o calcanhar (ARA).
(Sl 41.10-13) 10O Senhor Yahweh , porém, Senhor, compadece-te de mim e levanta-me, para que eu lhes pague segundo merecem. 11Com isto conheço que o Senhor se agrada de mim: em não triunfar contra mim o meu inimigo. 12Quanto a mim, o Senhor me sustém na minha integridade e me põe à tua presença para sempre (ARA). 13Louvado seja o Senhor Yahweh , o Deus Elohym de Israel, de eternidade a eternidade. Amém e amém! (NVT)
A Lealdade de Itai para com Davi
(2Sm 15.17-22) 17O rei e todos que o acompanhavam foram a pé e pararam na última casa da cidade (NVT). 18Todos os seus servos passaram por ele. Também toda a guarda real e todos os geteus, seiscentos homens que o seguiram de Gate, passaram diante do rei (NAA). 19Então Davi disse a Itai, o líder deles: “Por que é que você está indo com a gente? Volte e fique com o novo rei. Você é um estrangeiro, um refugiado que está longe da sua pátria (NTLH). 20Você chegou ontem, e por que hoje eu já o levaria conosco a vaguear, quando eu mesmo não sei para onde vou? Volte e leve consigo os seus companheiros. E que a misericórdia e a fidelidade o acompanhem”. 21Porém Itai respondeu ao rei: “Tão certo como vive o Senhor Deus Yahweh , e como vive o rei, meu senhor, no lugar em que estiver o rei, meu senhor, seja para morte seja para vida, lá estará também este seu servo” (NAA). 22Davi respondeu: “Muito bem, venha conosco”. E Itai, todos os seus homens e suas famílias acompanharam Davi (NVT).
Os Sacerdotes cuidam da Arca da Aliança
(2Sm 15.24-29) 24Eis que Zadoque também estava ali, e com ele todos os Levitas que levavam a Arca da Aliança de Deus Elohym . Puseram ali a Arca de Deus Elohym , até que todo o povo acabou de sair da cidade (NAA). 25Então Davi ordenou a Zadoque: “Leve a Arca de Deus Elohym de volta para a cidade. Se for da vontade do Senhor Yahweh , ele me trará de volta para ver novamente a Arca e o Santuário (NVT). 26Mas, se ele disser que já não sou do seu agrado, aqui estou! Faça ele comigo o que for de sua vontade” (NVI). 27Disse ainda o rei ao Sacerdote Zadoque: “Fique alerta! Volte em paz para a cidade, você, Aimaás, seu filho, e Jônatas, filho de Abiatar (NVI). 28Farei uma parada em um dos pontos de travessia do Jordão e ficarei ali esperando notícias suas” (NVT). 29Então Zadoque e Abiatar levaram a Arca de Deus Elohym de volta para Jerusalém, e lá permaneceram (NAA).
(2Sm 15.23) 23Por onde passavam o rei e os que o seguiam, todo o povo chorava em alta voz. Atravessaram o vale de Cedrom e foram em direção ao deserto (NVT).
(2Sm 15.30) 30Davi prosseguiu pelo caminho para o monte das Oliveiras, chorando enquanto andava. Estava com a cabeça coberta e os pés descalços. Os que iam com ele também tinham a cabeça coberta e choravam enquanto subiam ao monte (NVT).
MONTE DAS OLIVEIRAS – SALMOS DE DAVI – Angústia e Louvor (Salmos Messiânico)
(Sl 22.1-2) 1Meu Deus El , meu Deus El , por que me abandonou? Por que está tão distante de meus gemidos por socorro? 2Todos os dias clamo a ti, meu Deus Elohym , mas não responde; todas as noites levanto a voz, mas não encontro alívio (NVT).
(Sl 22.3-5) 3Contudo, o Senhor é santo, entronizado entre os louvores de Israel (ARA). 4Nossos pais confiaram em ti; confiaram, e o Senhor os livrou (NAA). 5Clamaram a ti, e foram libertos; em ti confiaram, e não se decepcionaram (NVI).
(Sl 22.6-8) 6Mas eu sou um verme, e não um homem; todos me insultam e me desprezam. 7Os que me veem zombam de mim; riem com maldade e balançam a cabeça (NVT): 8“Confiou no Senhor Yahweh ! Ele que o livre! Salve-o, pois nele tem prazer” (NAA).
(Sl 22.9-13) 9Contudo, o Senhor é quem me fez nascer; e me preservou, estando eu ainda ao seio de minha mãe (ARA). 10Desde que nasci fui entregue a ti; desde o ventre materno é o meu Deus El . 11Não fique distante de mim, pois a angústia está perto e não há ninguém que me socorra (NVI). 12Meus inimigos me rodeiam como touros; sim, touros ferozes de Basã me cercam. 13Abrem a boca contra mim como leões que rugem e despedaçam a presa (NVT).
(Sl 22.14-18) 14Como água me derramei, e todos os meus ossos estão desconjuntados. Meu coração se tornou como cera; derreteu-se no meu íntimo. 15Meu vigor secou-se como um caco de barro, e a minha língua gruda no céu da boca; deixou-me no pó, à beira da morte (NVI). 16Cães me cercam; um bando de malfeitores me rodeia; traspassaram-me as mãos e os pés (NAA). 17Posso contar todos os meus ossos; meus inimigos me encaram e desdenham de mim (NVT). 18Repartem entre si as minhas roupas e sobre a minha túnica lançam sortes (NAA).
(Sl 22.19-26) 19 Senhor Yahweh , porém, Senhor, não se afaste de mim; força minha, apressa-te em socorrer-me. 20Livra a minha alma da espada, e, das presas do cão, a minha vida (ARA). 21Salva-me da boca do leão e dos chifres dos bois selvagens. 22Proclamarei teu nome a meus irmãos; no meio de teu povo reunido te louvarei (NVT). 23Louvem o Senhor Yahweh , vocês que o temem; glorifiquem-no, todos vocês, descendência de Jacó; temam-no, todos vocês, posteridade de Israel (NAA). 24Pois não menosprezou nem repudiou o sofrimento do aflito; não escondeu dele o rosto, mas ouviu o seu grito de socorro (NVI). 25Na reunião de todo o povo, ó Senhor, eu te louvarei pelo que tem feito. Na presença de todos os que te temem, oferecerei os sacrifícios que prometi (NTLH). 26Os sofredores hão de comer e fartar-se; louvarão o Senhor Yahweh aqueles que o buscam. Que o coração de vocês viva para sempre! (NAA)
(Sl 22.27-31) 27Todos os confins da Terra se lembrarão e se voltarão para o Senhor Yahweh , e todas as famílias das nações se prostrarão diante dele (NVI), 28pois do Senhor Yahweh é o reino, é ele quem governa as nações (ARA). 29Que os ricos da terra celebrem e o adorem; todos os mortais se prostrem diante dele, todos cuja vida terminará como pó. 30Nossos filhos também o servirão, as gerações futuras ouvirão sobre o Senhor Adonay . 31Proclamarão sua justiça aos que ainda não nasceram e falarão a respeito de tudo que ele fez (NVT).
SALMOS – O Poder e a Majestade de Deus
(Sl 93.1-5) 1O Senhor Yahweh reina! Está vestido de majestade; sim, o Senhor Yahweh está vestido de majestade e armado de força. O mundo permanece firme e não será abalado (NVT). 2O teu trono está firme desde a antiguidade; o Senhor existe desde a eternidade (NVI). 3Levantam os rios, ó Senhor Yahweh , levantam os rios o seu bramido; levantam os rios o seu fragor (ARA). 4Mais poderoso do que o estrondo das águas impetuosas, mais poderoso do que as ondas do mar é o Senhor Yahweh nas alturas (NVI). 5Teus preceitos soberanos não podem ser alterados; teu reino, Senhor Yahweh , é santo para todo o sempre! (NVT)
SALMOS DE DAVI – Buscando a Deus
(Escrito quando Davi estava no deserto de Judá)
(Sl 63.1-5) Ó Deus Elohym , o Senhor é o meu Deus El , eu te busco intensamente; a minha alma tem sede de ti! Todo o meu ser anseia por ti, numa terra seca, exausta e sem água (NVI). 2Quero contemplar-te no Santuário e avistar o teu poder e a tua glória (NVI). 3Porque a tua graça é melhor do que a vida; os meus lábios te louvam (ARA). 4Eu te bendirei enquanto viver, e em teu nome levantarei as minhas mãos (NVI). 5Como de saborosa comida se farta a minha alma; e, com júbilo nos lábios, a minha boca te louva (NAA).
(Sl 63.6-11) 6Quando me deito lembro-me de ti; penso em ti durante as vigílias da noite (NVI). 7Porque o Senhor tem sido o meu auxílio; à sombra das tuas asas, eu canto de alegria (NAA). 8Minha alma se apega a ti; tua forte mão direita me sustenta (NVT). 9Aqueles, porém, que querem matar-me serão destruídos; descerão às profundezas da terra. 10Serão entregue à espada e devorados por chacais. 11Mas o rei se alegrará em Deus Elohym ; todos os que juram pelo nome de Deus o louvarão, mas as bocas dos mentirosos serão tapadas (NVI).
SALMOS DE DAVI – Oração pelo Rei
(Sl 61.1-3) 1Ouve o meu clamor, ó Deus Elohym ; atenta para a minha oração. 2Desde os confins da terra eu clamo a ti, com o coração abatido; põe-me à salvo na rocha mais alta do que eu. 3Pois o Senhor tem sido o meu refúgio, uma torre forte contra o inimigo (NVI).
(Sl 61.4-8) 4Permite-me viver para sempre em teu Santuário, seguro sob o abrigo de tuas asas! (NVT) 5Pois ouviu os meus votos, ó Deus Elohym ; deu-me a herança que concede aos que temem o teu nome (NVI). 6Dias sobre dias acrescenta ao rei; duram os seus anos gerações após gerações. 7Permaneça para sempre diante de Deus Elohym ; concede-lhe que a bondade e a fidelidade o preservem (ARA). 8Assim, cantarei louvores ao teu nome para sempre, para cumprir, dia após dia, os meus votos (NAA).
SALMOS DE DAVI – Confiança em Deus na Adversidade
(Salmos escrito por Davi quando fugia do seu filho Absalão)
(Sl 3.1-4) 1 Senhor Yahweh , como tem crescido o número dos meus adversários! São numerosos os que se levantam contra mim. 2São muitos os que dizem de mim: “Não há em Deus Elohym salvação para ele” (NAA). 3Mas o Senhor, ó Deus Yahweh , é o escudo que me protege; é a minha glória e me faz andar de cabeça erguida. 4Ao Senhor Yahweh clamo em alta voz, e do seu santo monte ele me responde (NVI).
(Sl 3.5-8) 5Eu me deito, e durmo tranquilo, e depois acordo porque o Senhor Yahweh me protege (NTLH). 6Não tenho medo de milhares do povo que tomam posição contra mim de todos os lados (ARA). 7Levanta-te, Senhor Yahweh ! Salva-me, Deus Elohym meu, pois desfere um golpe no queixo de todos os meus inimigos e quebra os dentes dos ímpios (NAA). 8Do Senhor Yahweh é a salvação, e sobre o teu povo, a tua bênção (ARA).
SALMOS DE DAVI – A Corrupção do Pecador e a sua Redenção
(Sl 14.1-3) 1Diz o tolo em seu coração: “ Deus Elohym não existe”. Corromperam-se e cometeram atos detestáveis; não há ninguém que faça o bem. 2O Senhor Yahweh olha dos céus para os filhos dos homens, para ver se há alguém que tenha entendimento, alguém que busque a Deus Elohym . 3Todos se desviaram, igualmente se corromperam; não há ninguém que faça o bem, não há nem um sequer (NVI).
(Sl 14.4-7) 4Será que nenhum dos malfeitores aprende? Eles devoram o meu povo como quem come pão, e não clamam pelo Senhor Yahweh ! 5Olhem! Estão tomados de pavor! Pois Deus Elohym está presente no meio dos justos. 6Vocês, malfeitores, frustram os planos dos pobres, mas o refúgio deles é o Senhor Yahweh . 7Ah, se de Sião viesse a salvação para Israel! Quando o Senhor Yahweh restaurar o seu povo, Jacó exultará! Israel se regozijará! (NVI)
SALMOS DE DAVI – A Corrupção do Pecador e a sua Redenção
(Sl 53.1-3) 1Diz o tolo em seu coração: “ Deus Elohym não existe!” Corromperam-se e cometeram injustiças detestáveis; não há ninguém que faça o bem. 2 Deus Elohym olha lá dos céus para os filhos dos homens, para ver se há alguém que tenha entendimento, alguém que busque a Deus Elohym . 3Todos se desviaram, igualmente se corromperam; não há ninguém que faça o bem, não há nem um sequer (NVI).
(Sl 53.4-6) 4Será que os malfeitores não aprendem? Eles devoram o meu povo como quem come pão, e não clamam a Deus Elohym ! 5Olhem! Estão tomados de pavor, quando não existe motivo algum para temer! Pois foi Deus Elohym quem espalhou os ossos dos que atacaram você; você os humilhou porque Deus Elohym os rejeitou. 6Ah, se de Sião viesse a salvação para Israel! Quando Deus Elohym restaurar o seu povo, Jacó exultará! Israel se regozijará! (NVI)