• aguavivabocaina@gmail.com
  • +55 14 98183-8530

Bíblia Cronológica – Versões | Dia 116

116º Dia – 26 de Abril

O REINADO DE DAVI

CENÁRIO HISTÓRICO: Davi e seu Amigo Husai (Aproximadamente 991 a.C.) CURIOSIDADES:

  • Davi com 64 anos
  • Mefibosete com 39 anos (Filho de Jonatas e Neto de Saul)
  • 35º ano do Reinado de Davi
  • Absalão com 31 anos (Filho de Davi)
  • Salomão com 12 anos

CIDADE DE JERUSALÉMMONTE DAS OLIVEIRAS

(2Sm 15.31) 31Quando alguém informou a Davi que Aitofel, seu conselheiro, agora apoiava Absalão, Davi orou: “Ó Senhor Yahweh , faça que Aitofel dê conselhos errados a Absalão!” (NVT).

(2Sm 15.32-36) 32Quando Davi chegou ao alto do monte, ao lugar onde o povo costumava adorar a Deus Elohym , veio ao seu encontro o arquita Husai, com a roupa rasgada e com terra sobre a cabeça (NAA)33Davi lhe disse: “Não venha comigo, pois isso não me ajudará (NTLH)34Mas, se voltar para a cidade e disser a Absalão: ‘Eu serei, ó rei, seu servo; como no passado fui servo de seu pai, assim agora serei seu servo’, você poderá me ajudar a frustrar o conselho de Aitofel (NAA). 35Os Sacerdotes Zadoque e Abiatar estarão lá com você. Informe-os do que você souber no palácio (NVI). 36Lá estão também os filhos deles, Aimaás, filho de Zadoque, e Jônatas, filho de Abiatar. Por meio deles vocês podem me mandar notícias de todas as coisas que ouvirem” (NAA).

Davi e Ziba, servo de Mefibosete

(2Sm 16.1-4) 1Davi tinha acabado de passar o alto do monte das Oliveiras quando Ziba, servo de Mefibosete, veio ao encontro dele com dois jumentos encilhados, trazendo duzentos pães, cem cachos de passas, cem frutas de verão e um odre de vinho (NAA)2O rei perguntou a Ziba: “Por que você trouxe essas coisas?” Ziba respondeu: “Os jumentos servirão de montaria para a família do rei, os pães e as frutas são para os homens comerem, e o vinho servirá para reanimar os que ficarem exaustos no deserto”. 3O rei então perguntou: “Onde está Mefibosete, neto de seu senhor?” Respondeu-lhe Ziba: “Ele ficou em Jerusalém, pois acredita que os israelitas lhe restituirão o reino de seu avô”. 4Então o rei disse a Ziba: “Tudo o que pertencia a Mefibosete agora é seu”. “Humildemente me prostro”, disse Ziba. “Que o rei, meu senhor, agrade-se de mim” (NVI).

REGIÃO DE BAURIMDavi é Amaldiçoado por Simei

(2Sm 16.5-8) 5Quando o rei Davi chegou a Baurim, eis que dali saiu um homem da família da casa de Saul, cujo nome era Simei, filho de Gera; saiu e ia amaldiçoando (NAA)6Ele atirava pedras em Davi e em todos os conselheiros do rei, embora todo o exército e a guarda de elite estivessem à direita e à esquerda de Davi. 7Enquanto amaldiçoava, Simei dizia: “Saia daqui, saia daqui! Assassino! Bandido! (NVI) 8O Senhor Deus Yahweh o está castigando por todo o sangue derramado na casa de Saul, cujo reino você usurpou. O Senhor Yahweh já entregou o reino nas mãos de seu filho Absalão. Agora você caiu em desgraça, porque é um assassino!” (NAA)

(2Sm 16.9-13) 9Então Abisai, filho de Zeruia, disse ao rei: “Por que este cão morto amaldiçoaria meu senhor, o rei? Deixe que vá até lá e corte a cabeça dele”. 10Mas o rei disse: “Que tenho eu a ver com vocês, filhos de Zeruia? Deixem que amaldiçoe! Pois, se o Senhor Yahweh lhe disse: ‘Amaldiçoe Davi’, quem poderia perguntar: ‘Por que você está fazendo isso?’” 11E Davi disse a Abisai e a todos os seus servos: “Se o meu próprio filho quer me matar, que dizer desse benjamita? Deixem-no em paz. Que amaldiçoe, pois o Senhor Yahweh lhe ordenou (NAA). 12Talvez o Senhor Yahweh considere a minha aflição e me retribua com o bem a maldição que hoje recebo”. 13Assim, Davi e os seus soldados prosseguiram pela estrada, enquanto Simei ia pela encosta do monte, no lado oposto, amaldiçoando, jogando pedras e terra (NVI).

MARGENS DO RIO JORDÃODavi e o Povo param para Descansar

(2Sm 16.14) 14O rei e todo o povo que ia com ele chegaram exaustos ao Jordão e ali descansaram (NAA).

CIDADE DE JERUSALÉMAbsalão entra na Cidade de Davi

(2Sm 16.15) 15Nesse meio-tempo, Absalão e uma multidão de israelitas entraram em Jerusalém, acompanhados por Aitofel (NVT).

(2Sm 15.37) 37Assim, Husai, amigo de Davi, voltou para Jerusalém e ali chegou na mesma hora em que Absalão entrava na cidade (NVT).

(2Sm 16.16-19) 16Então Husai, o arquita, amigo de Davi, aproximou-se de Absalão e exclamou: “Viva o rei! Viva o rei!” 17Mas Absalão disse a Husai: “É essa a lealdade que você tem para com o seu amigo? Por que você não foi com ele?” (NVI) 18Husai respondeu: “Como é que eu poderia fazer isso? Eu sou a favor daquele que foi escolhido por Deus, o Senhor Yahweh , por este povo e por todos os israelitas. Eu ficarei com o senhor (NTLH)19Além do mais, é natural que eu sirva ao filho de Davi. Assim como fui conselheiro de seu pai, agora serei seu conselheiro” (NVT).

O Primeiro Conselho de Aitofel ao novo Rei

(2Sm 16.20-23) 20Então Absalão disse a Aitofel: “Dê-nos o seu conselho. Que devemos fazer?” (NVI) 21Aitofel respondeu: “Tenha relações com as concubinas que seu pai deixou aqui para tomar conta do palácio. Então todo o Israel saberá que você insultou seu pai de tal modo que será impossível haver reconciliação; isso encorajará os que estão do seu lado” (NVT). 22Então armaram uma tenda para Absalão no terraço, e ali, à vista de todo o Israel, ele teve relações com as concubinas de seu pai (NAA). 23Naquela época, tanto Davi como Absalão consideravam os conselhos de Aitofel como se fossem a palavra do próprio Deus Elohym (NVI).

Conselhos de Aitofel e de Husai

(2Sm 17.1-5) 1Aitofel disse a Absalão: “Permita-me escolher doze mil homens para sair em perseguição a Davi ainda esta noite (NVT). 2Vou surpreendê-lo enquanto está cansado e desanimado. Farei com que entre em pânico e todo o povo que está com ele fugirá. Então matarei apenas o rei (NAA) 3e trarei de volta todos os homens dele para o senhor, como uma esposa que volta para o seu marido. Já que o senhor quer matar somente um homem, o resto do povo será deixado em paz” (NTLH). 4Esse plano pareceu bom a Absalão e a todas as autoridades de Israel. 5Entretanto, Absalão disse: “Chamem também Husai, o arquita, para que ouçamos a opinião dele” (NVI).

(2Sm 17.6-13) 6Quando Husai chegou, Absalão lhe contou o que Aitofel tinha dito. Então perguntou: “Qual é sua opinião? Devemos seguir o conselho de Aitofel? Se não, o que você sugere?” (NVT) 7Então Husai disse a Absalão: “Desta vez o conselho de Aitofel não é bom”. 8Husai continuou: “Você conhece o seu pai e os seus homens e sabe que são valentes e estão enfurecidos como a ursa no campo, roubada dos seus filhotes. Além disso, o seu pai é homem de guerra e não passará a noite com o povo (NAA). 9É provável que já esteja escondido em alguma cova ou caverna. Quando ele sair e atacar, e alguns de nossos soldados forem mortos, a notícia de que os homens de Absalão foram massacrados se espalhará. 10Então, até os soldados mais destemidos, embora sejam corajosos como um leão, serão tomados de pavor. Afinal, todo o Israel sabe como seu pai é um guerreiro poderoso e como são valentes os homens que o acompanham. 11Recomendo que o senhor reúna todo o exército de Israel e convoque soldados desde Dã, ao norte, até Berseba, ao sul, tão numerosos quanto a areia da praia. Aconselho, também, que o senhor mesmo vá à frente das tropas. 12Quando encontrarmos Davi, cairemos sobre ele como o orvalho cai sobre a Terra. Nem ele nem nenhum de seus homens sobreviverão (NVT). 13Se ele se refugiar em alguma cidade, todo o Israel levará cordas para lá, e arrastaremos aquela cidade para o vale, até que não reste ali sequer uma pequena pedra” (NVI).

(2Sm 17.14) 14Absalão e todos os homens de Israel consideraram o conselho de Husai, o arquita, melhor do que o de Aitofel; pois o Senhor Yahweh tinha decidido frustrar o eficiente conselho de Aitofel a fim de trazer ruína sobre Absalão (NVI).

Suicídio de Aitofel

(2Sm 17.23) 23Quando Aitofel viu que Absalão não havia seguido seu conselho, selou seu jumento, foi para sua cidade natal, pôs seus negócios em ordem e se enforcou. Assim morreu, e foi sepultado no túmulo da família (NVT).

CIDADES DE EM-ROGEL E BAURIMInformantes de Davi quase são Presos

(2Sm 17.15-16) 15Husai contou aos Sacerdotes Zadoque e Abiatar o conselho que Aitofel dera a Absalão e às autoridades de Israel, e o que ele mesmo lhes tinha aconselhado em seguida. 16Então pediu que enviassem imediatamente esta mensagem a Davi: “Não passe a noite nos pontos de travessia do Jordão, no deserto, mas atravesse logo o rio, senão o rei e todo o seu exército serão exterminados” (NVI).

(2Sm 17.17-20) 17Jônatas e Aimaás estavam em En-Rogel, e uma serva os informava regularmente, pois não podiam arriscar-se a serem vistos na cidade. Eles, por sua vez, iam relatar ao rei Davi o que tinham ouvido (NVI)18Contudo, um rapaz os viu em En-Rogel e avisou Absalão. Por isso, fugiram depressa para Baurim, onde um homem os escondeu dentro de um poço em seu quintal (NVT)19A mulher desse homem pegou uma coberta, e a estendeu sobre a boca do poço, e espalhou grãos de cereais sobre ela. E assim ninguém suspeitou de nada (NAA)20Os soldados de Absalão chegaram à casa da mulher e lhe perguntaram: “Onde estão Aimaás e Jônatas?” A mulher respondeu: “Eles atravessaram as águas”. Os homens os procuraram sem sucesso, e voltaram a Jerusalém (NVI).

MARGENS DO RIO JORDÃODavi é avisado sobre Absalão

(2Sm 17.21-22) 21Tendo eles ido embora, os dois saíram do poço e foram informar o rei Davi. Falaram-lhe do conselho que Aitofel dera contra ele, e lhe disseram que atravessasse imediatamente o Jordão (NVI). 22Então Davi e todo o povo que estava com ele se levantaram e passaram o Jordão. Quando amanheceu, não havia um só que não tivesse passado o Jordão (NAA).

CIDADE DE MAANAIMAbsalão e seu Exército

(2Sm 17.24) 24Davi já tinha chegado a Maanaim, quando Absalão atravessou o Jordão com todos os homens de Israel (NVI).

(2Sm 17.25-26) 25Absalão tinha colocado Amasa no comando do seu exército, no lugar de Joabe. Amasa era filho de um homem chamado Itra, o ismaelita; a mãe dele era Abigail, filha de Naás e irmã de Zeruia, a mãe de Joabe (NTLH)26E assim o povo de Israel e Absalão acamparam na terra de Gileade (NAA).

Davi é Acolhido por Amigos

(2Sm 17.27-29) 27Quando Davi chegou a Maanaim, foi recebido por Sobi, filho de Naás, de Rabá dos amonitas, e por Maquir, filho de Amiel, de Lo-Debar, e por Barzilai, de Rogelim, em Gileade (NVT)28Trouxeram camas, bacias e vasilhas de barro, além de trigo, cevada, farinha, grãos torrados, favas e lentilhas (NAA), 29mel, coalhada, ovelhas e queijo para Davi e os que o acompanhavam, pois disseram: “Vocês devem estar muito famintos, cansados e sedentos depois da longa caminhada pelo deserto” (NVT).

SALMOS DE DAVIConfiança em Deus na Angústia

(Sl 4.1-3) 1Responde-me quando clamo, ó Deus Elohym que me faz justiça! Dá-me alívio da minha angústia; tem misericórdia de mim e ouve a minha oração (NVI). 2Até quando vocês jogarão minha reputação na lama? Até quando farão acusações infundadas e continuarão a mentir? (NVT) 3Saibam, porém, que o Senhor Yahweh distingue para si o piedoso; o Senhor Yahweh me ouve quando eu clamo por ele (NAA).

(Sl 4.4-5) 4Quando vocês ficarem irados, não pequem; ao deitar-se reflitam nisso, e aquietem-se (NVI). 5Ofereçam sacrifícios de justiça e confiem no Senhor Yahweh (NAA).

(Sl 4.6-8) 6Muitos dizem: “Quem nos mostrará o bem?” Que a luz do teu rosto brilhe sobre nós, Senhor Yahweh ! (NVT) 7O Senhor encheu o meu coração de alegria, alegria maior do que a daqueles que têm fartura de trigo e de vinho (NAA). 8Em paz me deito e logo pego no sono, porque, Senhor Yahweh , só o Senhor me faz repousar seguro (ARA).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você não pode copiar o conteúdo desta página.