• aguavivabocaina@gmail.com
  • +55 14 98183-8530

Bíblia Cronológica – Versões | Dia 117

117º Dia – 27 de Abril

O REINADO DE DAVI

CENÁRIO HISTÓRICO: SALMOS DE DAVI – Oração para Livramento (Aproximadamente 991 a.C.) CURIOSIDADES:

  • Davi com 64 anos
  • Mefibosete com 39 anos (Filho de Jonatas e Neto de Saul)
  • 35º ano do Reinado de Davi
  • Absalão com 31 anos (Filho de Davi)
  • Salomão com 12 anos

CIDADE DE MAANAIM

(Sl 40.1-3) 1Esperei com paciência no Senhor Yahweh , e ele se inclinou para mim, e ouviu o meu clamor. 2Tirou-me de um lago horrível, de um charco de lodo; pôs os meus pés sobre uma rocha, firmou os meus passos (ARC). 3E me pôs nos lábios um novo cântico, um hino de louvor ao nosso Deus Elohym ; muitos verão essas coisas, temerão e confiarão no Senhor Yahweh (ARA).

(Sl 40.4-5) 4Bem-aventurado é aquele que põe no Senhor Yahweh a sua confiança e não se volta para os arrogantes, nem para os que seguem a mentira. 5São muitas, Senhor Yahweh , Deus Elohym meu, as maravilhas que tem operado e também os teus desígnios para conosco; não há ninguém que possa se igualar a ti. Eu quisera anunciá-los e deles falar, mas são mais do que se pode contar (NAA).

(Sl 40.6-8) 6Não tem prazer em ofertas nem em sacrifícios; agora que me fez ouvir, compreendo: o Senhor não exige holocaustos nem ofertas pelo pecado (NVT). 7Então eu disse: “Aqui estou! No livro está escrito a meu respeito. 8Tenho grande alegria em fazer a tua vontade, ó meu Deus Elohym ; a tua lei está no fundo do meu coração” (NVI).

(Sl 40.9-11) 9Anunciei a tua justiça a toda a comunidade; não tive medo de falar, como bem sabe, ó Senhor Yahweh . 10Não escondi em meu coração a tua justiça; falei de tua fidelidade e de tua salvação. Proclamei a toda a comunidade o teu amor e a tua verdade (NVT). 11Não me negue a tua misericórdia, Senhor Yahweh ; que o teu amor e a tua verdade sempre me protejam (NVI).

(Sl 40.12) 12Pois as dificuldades me cercam; são tantas que não se pode contá-las. Meus pecados se acumularam de tal modo que não consigo enxergar saída. São mais numerosos que os cabelos de minha cabeça; por isso, perdi todo o ânimo (NVT).

(Sl 40.13-15) 13Agrada-te, Senhor Yahweh , em me livrar; apressa-te, ó Senhor Yahweh , em me socorrer. 14Que sejam envergonhados e cobertos de vexame todos os que buscam tirar-me a vida; retrocedam e cubram-se de vergonha os que se alegram com o meu mal. 15Sofram perturbação por causa da sua vergonha aqueles que me dizem: “Bem-feito! Bem-feito!” (NAA)

(Sl 40.16-17) 16Exultem e em ti se alegrem todos os que te buscam; os que amam a tua salvação digam sempre: “O Senhor Yahweh seja engrandecido!” 17Eu sou pobre e necessitado, porém o Senhor Adonay cuida de mim. O Senhor é o meu amparo e o meu libertador; não se demore, ó Deus Elohym meu! (NAA)

SALMOS DE DAVIPetição por Auxílio Divino

(Sl 70.1-3) 1Agrada-te, ó Deus Elohym , em me livrar; apressa-te, ó Senhor Yahweh , em me socorrer. 2Que sejam envergonhados e cobertos de vexame os que buscam tirar-me a vida; retrocedam e cubram-se de vergonha os que se alegram com o meu mal. 3Retrocedam por causa da sua vergonha os que dizem: “Bem-feito! Bem-feito!” (NAA)

(Sl 70.4-5) 4Exultem e em ti se alegrem todos os que te buscam; e os que amam a tua salvação digam sempre: “Deus seja engrandecido!” 5Eu sou pobre e necessitado; ó Deus Elohym , apressa-te em me socorrer, pois o Senhor é o meu amparo e o meu libertador. Senhor Yahweh , não se demore! (NAA)

SALMOS DE DAVIAnelo pela Presença de Deus

(Sl 27.1-3) 1O Senhor Yahweh é a minha luz e a minha salvação; de quem terei medo? O Senhor Yahweh é a fortaleza da minha vida; a quem temerei? (ARA) 2Quando homens maus avançarem contra mim para destruir-me, eles, meus inimigos e meus adversários, é que tropeçarão e cairão. 3Ainda que um exército se acampe contra mim, meu coração não temerá; ainda que se declare guerra contra mim, mesmo assim estarei confiante (NVI).

(Sl 27.4-6) 4Uma coisa peço ao Senhor Yahweh , e a buscarei: que eu possa morar na Casa do Senhor Yahweh todos os dias da minha vida, para contemplar a beleza do Senhor Yahweh e meditar no seu Templo (ARA). 5Pois, no dia da adversidade, ele me ocultará no seu abrigo; no interior do seu Tabernáculo, me acolherá; ele me porá no alto de uma rocha. 6Agora, será exaltada a minha cabeça acima dos inimigos que me cercam. No seu Tabernáculo, oferecerei sacrifícios de júbilo; cantarei e salmodiarei ao Senhor Yahweh (NAA).

(Sl 27.7-10) 7Ouve a minha voz quando clamo, ó Senhor Yahweh ; tem misericórdia de mim e responde-me (NVI). 8Meu coração ouviu tua voz dizer: “Venha e entre na minha presença”, e meu coração respondeu: Senhor Yahweh , eu irei!” 9Não volte as costas para mim; em tua ira, não rejeite teu servo. Sempre foi meu auxílio; não me deixe agora, não me abandone, ó Deus Elohym de minha salvação! (NVT) 10Ainda que me abandonem pai e mãe, o Senhor Yahweh me acolherá (NVI).

(Sl 27.11-14) 11Ensina-me, Senhor Yahweh , o teu caminho e guia-me por vereda plana, por causa dos que me espreitam (ARA). 12Não me entregue ao capricho dos meus adversários, pois testemunhas falsas se levantam contra mim, respirando violência. 13Apesar disso, esta certeza eu tenho: viverei até ver a bondade do Senhor Yahweh na Terra (NVI). 14Espera pelo Senhor Yahweh , tem bom ânimo, e fortifique-se o teu coração; espera, pois, pelo Senhor Yahweh (ARA).

SALMOS DE DAVI – Sentença sobre os Traidores

(Sl 55.1-5) 1Dá ouvidos, ó Deus Elohym , à minha oração; não se esconda da minha súplica (ARA). 2Ouve-me e responde-me, pois, estou sobrecarregado e confuso. 3Meus inimigos gritam contra mim e fazem ameaças perversas. Sobre mim trazem desgraças e me perseguem furiosamente. 4Dentro do peito, meu coração acelera; o terror da morte se apodera de mim. 5Sou tomado de medo e pânico, e não consigo parar de tremer (NVT).

(Sl 55.6-8) 6Então eu disse: “Quem dera eu tivesse asas como a pomba; voaria até encontrar repouso! 7Sim, eu fugiria para bem longe, e no deserto eu teria o meu abrigo. 8Eu me apressaria em achar refúgio longe do vendaval e da tempestade” (NVI).

(Sl 55.9-11) 9Destrói os ímpios, Senhor Adonay , confunde a língua deles, pois vejo violência e brigas na cidade (NVI). 10Dia e noite andam em volta dela, nas suas muralhas, e, dentro delas, reinam a corrupção e a maldade. 11Há destruição no meio da cidade; das suas praças não se afastam a opressão e o engano (NAA).

(Sl 55.12-14) 12Com efeito, não é inimigo que me afronta; se o fosse, eu o suportaria; nem é o que me odeia quem se exalta contra mim, pois dele eu me esconderia; 13mas é você, homem meu igual, meu companheiro e meu íntimo amigo (ARA). 14Você, com quem eu partilhava agradável comunhão enquanto íamos com a multidão festiva para a Casa de Deus Elohym ! (NVI)

(Sl 55.15-19) 15Que a morte apanhe meus inimigos de surpresa; que desçam vivos ao Sheol, pois a maldade mora dentro deles (NVT). 16Eu, porém, clamo a Deus Elohym , e o Senhor Yahweh me salvará (NVI). 17De tarde, e de manhã, e ao meio-dia, orarei; e clamarei, e ele ouvirá a minha voz (ARC). 18Ele me guarda ileso na batalha, ainda que muitos estejam contra mim (NVI). 19 Deus El , que governa desde a eternidade, me ouvirá e lhes dará o que merecem. Pois meus inimigos não querem mudar sua conduta; eles não temem a Deus Elohym (NVT).

(Sl 55.20-21) 20Quanto a meu companheiro, ele traiu seus amigos e não cumpriu suas promessas (NVT). 21A sua fala era mais macia que a manteiga, porém no coração havia guerra; as suas palavras eram mais suaves que o azeite, mas eram, de fato, espadas afiadas (NAA).

(Sl 55.22-23) 22Lance os seus cuidados sobre o Senhor Yahweh e ele o susterá; jamais permitirá que o justo seja abalado. 23O Senhor, porém, ó Deus Elohym , os lançará na cova profunda. Homens sanguinários e fraudulentos não chegarão à metade dos seus dias; eu, todavia, confiarei em ti (NAA).

SALMOS DE DAVISúplicas e Ações de Graças

(Sl 28.1-5) 1A ti eu clamo, Senhor Yahweh , minha Rocha; não fique indiferente para comigo. Se permanecer calado, serei como os que descem à cova. 2Ouve as minhas súplicas quando clamo a ti por socorro, quando ergo as mãos para o teu Lugar Santíssimo (NVI). 3Não me arraste com os perversos, com os que praticam o mal, que dirigem palavras amigáveis ao próximo, enquanto tramam maldades no coração (NVT). 4Paga-lhes segundo as suas obras, segundo a malícia dos seus atos; dá-lhes conforme a obra de suas mãos, retribui-lhes o que merecem (ARA). 5Eles não se importam com as obras do Senhor Yahweh , nem com o que suas mãos criaram. Por isso ele os derrubará, e nunca mais voltarão a se erguer (NVT).

(Sl 28.6-9) 6Louvado seja o Senhor Yahweh , pois ouviu meu clamor por misericórdia! 7O Senhor Yahweh é minha força e meu escudo; confio nele de todo o coração. Ele me ajuda, e meu coração se enche de alegria; por isso lhe dou graças com meus cânticos. 8O Senhor Yahweh é a força de seu povo, fortaleza segura para seu ungido. 9Salva o teu povo! Abençoa os que pertencem a ti! Conduze-os como pastor e leva-os em teus braços para sempre (NVT).

SALMOS DE PEREGRINAÇÃOContra as Más Línguas

(Sl 120.1-2) 1Em minha angústia, clamei ao Senhor Yahweh , e ele respondeu à minha oração (NVT). 2 Senhor Yahweh , livra-me dos lábios mentirosos e da língua traiçoeira! (NVI)

(Sl 120.3-4) 3O que ele lhe dará? Como lhe retribuirá, ó língua enganadora? (NVI) 4Ele a castigará com flechas afiadas de guerreiro, com brasas incandescentes de zimbro (NAA).

(Sl 120.5-7) 5Ai de mim que vivo como estrangeiro em Meseque, que habito entre as tendas de Quedar! 6Tenho vivido tempo demais entre os que odeiam a paz. 7Sou um homem de paz; mas, ainda que eu fale de paz, eles só falam de guerra (NVI).

SALMOS – Súplicas de um Ancião

(Sl 71.1-3) 1Em ti, Senhor Yahweh , me refugio; não seja eu jamais envergonhado (NAA). 2Resgata-me e livra-me por tua justiça; inclina o teu ouvido para mim e salva-me (NVI). 3Seja minha rocha de refúgio, onde sempre posso me esconder. Dá ordem para que eu seja liberto, pois é minha rocha e minha fortaleza (NVT).

(Sl 71.4-6) 4Livra-me, meu Deus Elohym , do poder dos perversos, das garras dos opressores cruéis (NVT). 5Pois o Senhor é a minha esperança, ó Soberano Yahowee Deus Adonay , em ti está a minha confiança desde a juventude (NVI). 6Sim, de ti dependo desde meu nascimento; cuida de mim desde o ventre de minha mãe. Sempre te louvarei! (NVT)

(Sl 71.7-11) 7Tornei-me um exemplo para muitos, porque o Senhor é o meu refúgio seguro (NVI). 8Por isso, não deixo de te louvar; o dia todo declaro tua glória (NVT). 9Não me rejeite na minha velhice; não me abandone quando se vão as minhas forças. 10Pois os meus inimigos me caluniam; os que estão à espreita juntam-se e planejam matar-me (NVI). 11Dizem: Deus Elohym o abandonou! Vamos persegui-lo e prendê-lo, pois agora ninguém o livrará” (NVT).

(Sl 71.12-16) 12Ó Deus Elohym , não permaneça distante; vem depressa me socorrer, meu Deus Elohym (NVT). 13Que sejam envergonhados e consumidos os que são adversários de minha alma; cubram-se de vergonha e de vexame os que procuram o meu mal (NAA). 14Quanto a mim, esperarei sempre e te louvarei mais e mais (ARA). 15A minha boca proclamará a tua justiça; o dia inteiro contarei os feitos da tua salvação, ainda que eu não saiba o seu número (NAA). 16Falarei dos teus feitos poderosos, ó Soberano Yahowee Senhor Adonay ; proclamarei a tua justiça, unicamente a tua justiça (NVI).

(Sl 71.17-24) 17Desde a minha juventude, ó Deus Elohym , tem me ensinado, e até hoje eu anuncio as tuas maravilhas. 18Agora que estou velho, de cabelos brancos, não me abandone, ó Deus Elohym , para que eu possa falar da tua força aos nossos filhos, e do teu poder às futuras gerações (NVI). 19Ora, a tua justiça, ó Deus Elohym , se eleva até aos céus. Grandes coisas tem feito, ó Deus Elohym ; quem é semelhante a ti? (ARA) 20O Senhor, que me fez passar muitas e duras tribulações, restaurará a minha vida, e das profundezas da terra de novo me fará subir. 21O Senhor me fará mais honrado e mais uma vez me consolará. 22E eu te louvarei com a lira por tua fidelidade, ó meu Deus Elohym ; cantarei louvores a ti com a harpa, ó Santo Kadoshi de Israel. 23Os meus lábios gritarão de alegria quando eu cantar louvores a ti, pois o Senhor me redimiu (NVI). 24Anunciarei, o dia todo, teus feitos de justiça, pois foram envergonhados e humilhados todos que tentaram me prejudicar (NVT).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você não pode copiar o conteúdo desta página.