• aguavivabocaina@gmail.com
  • +55 14 98183-8530

Bíblia Cronológica – Versões | Dia 118

118º Dia – 28 de Abril

O REINADO DE DAVI

CENÁRIO HISTÓRICO: SALMOS DE DAVISúplica por Libertação (Aproximadamente 991 a.C.) CURIOSIDADES:

  • Davi com 64 anos
  • Mefibosete com 39 anos (Filho de Jonatas e Neto de Saul)
  • 35º ano do Reinado de Davi
  • Absalão com 31 anos (Filho de Davi)
  • Salomão com 12 anos

CIDADE DE MAANAIM

(Sl 143.1-4) 1Ouve, Senhor Yahweh , a minha oração, dá ouvidos às minhas súplicas. Responde-me, segundo a tua fidelidade, segundo a tua justiça (NAA). 2Não entre em juízo com o teu servo, porque à tua vista não há justo nenhum vivente (ARA). 3Pois o inimigo tem perseguido a minha alma; tem lançado por terra a minha vida; tem-me feito habitar na escuridão, como aqueles que morreram há muito tempo. 4Por isso, dentro de mim esmorece o meu espírito, e o coração está aflito (NAA).

(Sl 143.5-8) 5Eu me recordo dos tempos antigos; medito em todas as tuas obras e considero o que as tuas mãos têm feito (NVI). 6A ti levanto as mãos; a minha alma anseia por ti, como terra sedenta (ARA). 7Apressa-te em responder-me, Senhor Yahweh ! O meu espírito se abate. Não esconda de mim o teu rosto, ou serei como os que descem à cova (NVI). 8Faça-me ouvir, pela manhã, da tua graça, pois em ti confio; mostra-me o caminho por onde devo andar, porque a ti elevo a minha alma (ARA).

(Sl 143.9-12) 9Livra-me dos meus inimigos, Senhor Yahweh , pois em ti eu me abrigo. 10Ensina-me a fazer a tua vontade, pois o Senhor é o meu Deus Elohym ; que o teu bondoso Espírito me conduza por terreno plano (NVI). 11Vivifica-me, Senhor Yahweh , por amor do teu nome; por amor da tua justiça, tira da tribulação a minha alma. 12E, por tua misericórdia, dá cabo dos meus inimigos e destrói todos os que me atribulam a alma, pois eu sou teu servo (ARA).

SALMOS DE PEREGRINAÇÃOO Fiel Guarda de Israel

(Sl 121.1-4) 1Elevo os meus olhos para os montes: de onde me virá o socorro? (NAA) 2O meu socorro vem do Senhor Yahweh , que fez os céus e a Terra (NVI). 3Ele não deixará que você tropece; aquele que o protege não cochilará (NVT). 4Sim, não dorme nem cochila o Guarda Shâmar de Israel (BJ).

(Sl 121.5-8) 5O Senhor Yahweh é quem guarda você; o Senhor Yahweh é a sombra à sua direita (NAA). 6De dia o sol não o ferirá, nem a lua, de noite (NVI). 7O Senhor Yahweh te guardará de todo mal; guardará a tua alma. 8O Senhor Yahweh guardará a tua saída e a tua entrada, desde agora e para sempre (ARA).

SALMOS – Desejos pelo Santuário

(Sl 43.1-3) 1Faça-me justiça, ó Deus Elohym , e defende a minha causa contra um povo infiel; livra-me dos homens traidores e perversos (NVI). 2Pois o Senhor é o Deus Elohym da minha fortaleza. Por que me rejeita? Por que hei de andar eu lamentando sob a opressão dos meus inimigos? 3Envia a tua luz e a tua verdade, para que me guiem e me levem ao teu santo monte e aos teus Tabernáculos (ARA).

(Sl 43.4-5) 4Então irei ao altar de Deus Elohym , a Deus El , a fonte da minha plena alegria. Com a harpa te louvarei, ó Deus Elohym , meu Deus Elohym ! (NVI) 5Por que está abatida, ó minha alma? Por que se perturba dentro de mim? Espera em Deus Elohym , pois ainda o louvarei, a ele, meu auxílio e Deus Elohym meu (ARA).

SALMOS DE DAVIUm Grito e Angústia (Salmos Messiânico)

(Sl 69.1-4) 1Salva-me, ó Deus Elohym , porque as águas me sobem até à alma (ARA). 2Nas profundezas lamacentas eu me afundo, não tenho onde firmar os pés. Entrei em águas profundas; as correntezas me arrastam (NVI). 3Estou exausto de tanto clamar; minha garganta está seca. Meus olhos estão inchados de tanto chorar, à espera de meu Deus Elohym . 4Os que me odeiam sem razão são mais numerosos que os cabelos de minha cabeça. Muitos inimigos tentam me destruir com mentiras; exigem que eu devolva o que não roubei (NVT).

(Sl 69.5-8) 5O Senhor bem sabe como fui insensato, ó Deus Elohym ; a minha culpa não te é encoberta (NVI). 6Não permita que por minha causa sejam envergonhados os que em ti confiam, ó Soberano Yahowee Senhor Adonay dos Exércitos. Não deixe que por minha causa sejam humilhados, ó Deus Elohym de Israel (NVT). 7Pois tenho suportado afrontas por amor de ti, e o rosto se me encobre de vexame. 8Tornei-me estranho a meus irmãos e desconhecido aos filhos de minha mãe (ARA).

(Sl 69.9-15) 9Pois o zelo pela tua Casa me consome, e os insultos daqueles que te insultam caem sobre mim. 10Até quando choro e jejuo, tenho que suportar zombaria (NVI). 11Pus um pano de saco por veste e me tornei objeto de escárnio para eles (ARA). 12Os que se ajuntam na praça falam de mim, e sou a canção dos bêbados (NVI). 13Quanto a mim, porém, Senhor Yahweh , faço a ti, em tempo favorável, a minha oração. Responde-me, ó Deus Elohym , pela riqueza da tua graça; pela tua fidelidade em socorrer (ARA), 14livra-me do atoleiro, não permita que eu afunde ainda mais. Salva-me dos que me odeiam, tira-me destas águas profundas (NVT). 15Não permita que as correntezas me arrastem, nem que as profundezas me engulam, nem que a cova feche sobre mim a sua boca! (NVI)

(Sl 69.16-18) 16Responde-me, Senhor Yahweh , pois compassiva é a tua graça; volta-te para mim segundo a riqueza das tuas misericórdias (ARA). 17Não esconda do teu servo a tua face; responde-me depressa, pois estou em perigo (NVI). 18Aproxima-te de minha alma e redime-a; resgata-me por causa dos meus inimigos (ARA).

(Sl 69.19-28) 19O Senhor conhece a minha afronta, a minha vergonha e o meu vexame; todos os meus adversários estão à tua vista (ARA). 20A zombaria partiu-me o coração; estou em desespero! Supliquei por socorro, nada recebi, por consoladores, e a ninguém encontrei (NVI). 21Por alimento me deram fel e na minha sede me deram a beber vinagre (ARA). 22Que a mesa farta diante deles se transforme em laço, e que sua prosperidade se torne armadilha (NVT). 23Escureçam-se os seus olhos para que não consigam ver; faça-lhes tremer o corpo sem parar. 24Despeja sobre eles a tua ira; que o teu furor ardente os alcance (NVI). 25Fique deserta a sua morada, e não haja quem habite as suas tendas. 26Pois perseguem a quem o Senhor feriu e acrescentam dores àquele a quem o Senhor golpeou (ARA). 27Acrescenta-lhes pecado sobre pecado; não os deixe alcançar a tua justiça. 28Sejam eles tirados do Livro da Vida e não sejam incluídos no rol dos justos (NVI).

(Sl 69.29-33) 29Quanto a mim, porém, amargurado e aflito, ponha-me o teu socorro, ó Deus Elohym , em alto refúgio (ARA). 30Louvarei o nome de Deus Elohym com cânticos e proclamarei sua grandeza com ações de graças (NVI). 31pois isso agrada o Senhor Yahweh mais que sacrifícios de bois, mais que ofertas de touros com chifres e cascos (NVT). 32Vejam isso os aflitos e se alegrem; quanto a vocês outros que buscais a Deus Elohym , que o seu coração reviva (ARA). 33O Senhor Yahweh ouve o pobre e não despreza o seu povo aprisionado (NVI).

(Sl 69.34-36) 34Ouvem-no os céus e a Terra, os mares e tudo quanto neles se move (ARA), 35pois Deus Elohym salvará Sião e reconstruirá as cidades de Judá. Então o povo ali viverá e tomará posse da terra (NVI), 36os descendentes dos que o servem herdarão a terra, e os que o amam ali viverão, em segurança (NVT).

Preparativos para Batalha entre Davi e Absalão

(2Sm 18.1-3) 1Davi passou em revista o exército e nomeou comandantes de batalhões de mil e de cem. 2Davi dividiu o exército em três companhias: uma sob o comando de Joabe, outra sob o comando de Abisai, irmão de Joabe, filho de Zeruia, e outra sob o comando de Itai, o giteu. Disse então o rei ao exército: “Eu também marcharei com vocês”. 3Mas os homens disseram: “Não faça isso! Se tivermos que fugir, eles não se preocuparão conosco, e mesmo que metade de nós morra em batalha, eles não se importarão. O rei, porém, vale por dez mil de nós. Melhor será que fique na cidade e dali nos dê apoio”.

(2Sm 18.4) 4aO rei respondeu: “Farei o que acharem melhor” (NVI).

(2Sm 18.5) 5O rei ordenou a Joabe, a Abisai e a Itai: “Por amor a mim, tratem bem o jovem Absalão!” E todo o exército ouviu quando o rei deu essa ordem sobre Absalão a cada um dos comandantes (NVI).

(2Sm 18.4) 4bE o rei ficou junto à porta, enquanto os soldados marchavam, saindo em unidades de cem e de mil (NVI).

SALMOSA Queda dos Ímpios

(Sl 10.1-11) 1Por que, Senhor Yahweh , se conserva longe? Por que se esconde nas horas de angústia? 2Com arrogância, os ímpios perseguem os pobres; que eles sejam apanhados nas ciladas que armaram! (NAA) 3Ele se gaba de sua própria cobiça e, em sua ganância, amaldiçoa e insulta o Senhor Yahweh . 4Em sua presunção o ímpio não o busca; não há lugar para Deus Elohym em nenhum dos seus planos (NVI). 5Apesar disso, esse tipo de gente consegue sucesso em todas as suas atividades. Para eles, os castigos de Deus são uma coisa distante e impossível de acontecer. Além disso, eles desprezam e fazem pouco de seus inimigos (BV). 6Pois diz lá no seu íntimo: “Jamais serei abalado; de geração em geração, nenhum mal me sobrevirá” (ARA). 7Sua boca está cheia de maldições, mentiras e ameaças; violência e maldade estão em sua língua. 8Fica à espreita perto dos povoados; em emboscadas mata os inocentes, procurando às escondidas as suas vítimas. 9Fica à espreita como o leão escondido; fica à espreita para apanhar o necessitado; apanha o necessitado e o arrasta para a sua rede. 10Agachado, fica de tocaia; as suas vítimas caem em seu poder. 11Pensa consigo mesmo: Deus El se esqueceu; escondeu o rosto e nunca verá isto” (NVI).

(Sl 10.12-18) 12Levanta-te, Senhor Yahweh ! Ergue a tua mão, ó Deus El ! Não se esqueça dos necessitados (NVI). 13Por que o perverso continua a desprezar a Deus Elohym ? Ele pensa: “Deus jamais me pedirá contas” (NVT). 14O Senhor, porém, tem visto isso, porque atenta ao sofrimento e à dor, para que os possa tomar em tuas mãos. A ti se entrega o desamparado; o Senhor tem sido o defensor do órfão (NAA). 15Quebra o braço do ímpio e do perverso, pede contas de sua impiedade até que dela nada mais se ache. 16O Senhor Yahweh é rei para todo o sempre; da sua Terra desapareceram os outros povos (NVI). 17Tem ouvido, Senhor Yahweh , o desejo dos humildes; o Senhor lhe firmará o coração e ouvirá o seu clamor (NAA), 18defende o órfão e o oprimido, a fim de que o homem, que é pó, já não cause terror (NVI).

FLORESTA DE EFRAIMA Batalha entre o Exército de Davi e o Exército de Absalão

(2Sm 18.6-8) 6Assim, o povo saiu ao campo, a encontrar-se com Israel, e a batalha teve lugar na floresta de Efraim (NAA)7Os soldados israelitas foram derrotados pelos homens de Davi. Houve grande matança naquele dia, e vinte mil homens perderam a vida (NVT)8A batalha se estendeu por toda aquela região, e, naquele dia, a floresta consumiu mais gente do que a espada (NAA).

A Morte de Absalão

(2Sm 18.9-15) 9Durante a batalha, Absalão deparou com alguns homens de Davi. Tentou fugir montado numa mula, mas, ao passar debaixo dos galhos espessos de uma grande árvore, ficou enroscado neles pela cabeça. A mula continuou a correr e o deixou ali, pendurado na árvore. 10Um dos soldados de Davi presenciou a cena e disse a Joabe: “Vi Absalão pendurado numa árvore” (NVT). 11“Você o viu?”, perguntou Joabe ao homem. “E por que não o matou ali mesmo? Eu teria dado a você dez peças de prata e um cinturão de guerreiro!” (NVI) 12Mas o homem disse a Joabe: “Ainda que me pusessem nas mãos mil moedas de prata, não estenderia a mão contra o filho do rei, pois ouvimos muito bem que o rei deu uma ordem ao senhor, a Abisai e a Itai, dizendo: ‘Poupem o jovem Absalão’ (NAA). 13Por outro lado, se eu tivesse atentado traiçoeiramente contra a vida dele, o rei ficaria sabendo, pois não se pode esconder nada dele, e você mesmo ficaria contra mim” (NVI). 14Então Joabe disse: “Não vou perder mais tempo com você”. Joabe pegou três dardos e com eles traspassou o coração de Absalão, enquanto ele ainda estava vivo, pendurado no carvalho. 15Dez jovens, que levavam as armas de Joabe, cercaram Absalão e acabaram de matá-lo (NAA).

(2Sm 18.16-17) 16A seguir Joabe tocou a trombeta para que o exército parasse de perseguir Israel, e assim deteve o exército. 17Retiraram o corpo de Absalão, jogaram-no num grande fosso na floresta e fizeram um grande monte de pedras sobre ele. Enquanto isso, todos os israelitas fugiam para casa (NVI).

(2Sm 18.18) 18Ora, quando ainda vivia, Absalão tinha levantado para si uma coluna, que está no vale do Rei, porque dizia: “Não tenho nenhum filho para conservar a memória do meu nome”. E deu o seu próprio nome à coluna, que até hoje se chama o Monumento de Absalão (NAA).

(2Sm 18.19-21) 19Então Aimaás, filho de Zadoque, disse a Joabe: “Deixe que eu vá correndo dar ao rei a notícia de que o Senhor Deus Yahweh já o livrou das mãos de seus inimigos” (NAA). 20“Não”, disse Joabe. “Não será uma boa notícia para o rei saber que o filho dele morreu. Você pode servir de mensageiro em outra ocasião, mas não hoje” (NVT). 21Então Joabe disse a um etíope: “Vá e conte ao rei o que você viu”. O homem se curvou diante de Joabe e partiu correndo (NAA).

(2Sm 18.22-23) 22Aimaás insistiu: “Por favor, deixe-me levar as notícias também, não importa o que aconteça”. “Por que você quer fazer isso, meu filho?”, perguntou Joabe. “Você não receberá nenhuma recompensa por isso” (NTLH). 23“Eu sei, mas deixe-me ir mesmo assim”, implorou. Por fim, Joabe disse: “Está bem, pode ir”. Então Aimaás pegou o caminho mais fácil, pela planície, e correu até Maanaim à frente do etíope (NVT).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você não pode copiar o conteúdo desta página.