• aguavivabocaina@gmail.com
  • +55 14 98183-8530

Bíblia Cronológica – Versões | Dia 119

119º Dia – 29 de Abril

O REINADO DE DAVI

CENÁRIO HISTÓRICO: Davi chora amargamente a morte de Absalão (Aproximadamente 991 a.C.) CURIOSIDADES:

  • Davi com 64 anos
  • Mefibosete com 39 anos (Filho de Jonatas e Neto de Saul)
  • 35º ano do Reinado de Davi
  • Salomão com 12 anos

CIDADE DE MAANAIM

(2Sm 18.24-27) 24Davi estava sentado entre a porta interna e a externa da cidade. E quando a sentinela subiu ao terraço sobre a porta, junto à muralha, viu um homem que vinha correndo sozinho. 25A sentinela gritou, avisando o rei. O rei disse: “Se ele está sozinho, deve trazer boa notícia”. E o homem foi se aproximando. 26Então a sentinela viu outro homem que vinha correndo e gritou ao porteiro: “Vem outro homem correndo sozinho!” “Esse também deve estar trazendo boa notícia!”, exclamou o rei. 27A sentinela disse: “Está me parecendo que, pelo jeito de correr, o da frente é Aimaás, filho de Zadoque”. “É um bom homem”, disse o rei. “Ele traz boas notícias” (NVI).

(2Sm 18.28-30) 28Então Aimaás aproximou-se do rei e o saudou. Prostrou-se, rosto em terra, diante do rei e disse: “Bendito seja o Senhor Yahweh teu Deus Elohym ! Ele entregou os homens que se rebelaram contra o rei, meu senhor”. 29O rei perguntou: “O jovem Absalão está bem?” Aimaás respondeu: “Vi que houve grande confusão quando Joabe, o servo do rei, ia enviar teu servo, mas não sei o que aconteceu” (NVI). 30O rei disse: “Fique ali ao lado e espere”. Ele ficou ao lado e esperou (NAA).

(2Sm 18.31-33) 31Então chegou o etíope e disse: “Tenho boas notícias para o meu senhor, o rei. Hoje o Senhor Yahweh o livrou de todos que se rebelaram contra o rei” (NVT). 32Então o rei perguntou ao etíope: “Vai bem o jovem Absalão?” O etíope respondeu: “Que aquilo que aconteceu com aquele jovem aconteça com os inimigos do rei, meu senhor, e todos os que se levantam contra ele” (NAA). 33O rei ficou muito abalado. Foi para o quarto que ficava sobre o portão da cidade e começou a chorar. Andando de um lado para o outro, clamava: “Ah, meu filho Absalão! Meu filho, meu filho Absalão! Quem me dera eu tivesse morrido em seu lugar! Ah, Absalão, meu filho, meu filho!” (NVT)

Joabe reprova a atitude de Davi

(2Sm 19.1-4) 1Contaram a Joabe que o rei Davi estava chorando e se lamentando por causa de Absalão (NTLH)2E para todo o exército a vitória daquele dia se transformou em luto, porque as tropas ouviram dizer: “O rei está de luto por seu filho”. 3Naquele dia, o exército ficou em silêncio na cidade, como fazem os que fogem humilhados da batalha. 4O rei, com o rosto coberto, gritava: “Ah, meu filho Absalão! Ah, Absalão, meu filho, meu filho!” (NVI)

(2Sm 19.5-8) 5Então Joabe foi até o quarto do rei e disse: “Hoje salvamos sua vida e a vida de seus filhos e filhas e de suas esposas e concubinas. E, no entanto, o senhor age desse modo e nos faz sentir envergonhados (NVT). 6Você ama os que o odeiam e odeia os que o amam. Hoje dá a entender que os seus comandantes e soldados não têm qualquer valor. Porque agora entendo que, se Absalão estivesse vivo e todos nós hoje estivéssemos mortos, então você estaria contente. 7Agora, levante-se, saia e diga uma palavra de encorajamento aos seus soldados. Juro pelo Senhor Yahweh que, se não sair, nem um só homem ficará com você esta noite. E este mal seria maior do que todos que têm vindo sobre você desde a sua mocidade até agora” (NAA). 8Então o rei levantou-se e sentou-se junto à porta da cidade. Quando o exército soube que o rei estava sentado junto à porta, todos os soldados foram até ele. Enquanto isso, os israelitas fugiam para casa (NVI).

REINO DE ISRAELO Povo deseja ter Davi de volta como Rei

(2Sm 19.9-10) Em todas as tribos de Israel o povo discutia, dizendo: “Davi nos livrou das mãos de nossos inimigos; foi ele que nos libertou dos filisteus. Mas agora fugiu do país por causa de Absalão (NVI). 10Agora Absalão, a quem ungimos para reinar sobre nós, está morto. Não devemos demorar para trazer o rei Davi de volta!” (NVT)

CIDADE DE MAANAIMDavi se queixa das Autoridades de Judá

(2Sm 19.11-14) 11Quando chegou aos ouvidos do rei o que todo o Israel estava comentando, Davi mandou a seguinte mensagem aos Sacerdotes Zadoque e Abiatar: “Perguntem às autoridades de Judá: ‘Por que vocês seriam os últimos a conduzir o rei de volta ao seu palácio? 12Vocês são meus irmãos, sangue do meu sangue! Por que, então, seriam os últimos a ajudar no meu retorno?’ 13E digam a Amasa: ‘Você é sangue do meu sangue! Que Deus Elohym me castigue com todo o rigor se, de agora em diante, você não for o comandante do meu exército em lugar de Joabe’”. 14As palavras de Davi conquistaram a lealdade unânime de todos os homens de Judá. E eles mandaram dizer ao rei que voltasse com todos os seus servos (NVI).

MARGENS DO RIO JORDÃODavi se encontra com os Homens de Judá

(2Sm 19.15) 15Então o rei voltou e chegou ao Jordão. E os homens de Judá foram a Gilgal, ao encontro do rei, para ajudá-lo a atravessar o Jordão (NVI).

Simei é perdoado por Davi

(2Sm 19.16-23) 16Simei, filho de Gera, de Baurim, na terra de Benjamim, atravessou com os homens de Judá para dar as boas-vindas ao rei Davi (NVT)17Mil homens da tribo de Benjamim estavam com Simei. Também Ziba, que trabalhava para a família de Saul, foi ao Jordão com os seus quinze filhos e vinte empregados. Eles chegaram lá antes do rei (NTLH)18Atravessaram o rio, para ajudar a família do rei a chegar à outra margem e para fazer o que ele lhes solicitasse. Quando o rei estava prestes a atravessar o rio, Simei, filho de Gera, curvou-se diante dele e suplicou (NVT)19“Que o meu senhor, o rei, não me tenha por culpado nem se lembre do mal que este seu servo cometeu no dia em que o rei, meu senhor, saiu de Jerusalém. Que o rei não guarde isso em seu coração (NAA). 20Eu, teu servo, reconheço que pequei. Por isso, de toda a tribo de José, fui o primeiro a vir ao encontro do rei, meu senhor” (NVI). 21Então Abisai, filho de Zeruia, disse: “Simei deve ser morto, pois amaldiçoou o rei ungido do Senhor Yahweh !” 22“Quem pediu a opinião de vocês, filhos de Zeruia?”, disse Davi. “Por que agem como se fossem meus inimigos? Hoje não é um dia de execuções, pois hoje voltei a ser rei em Israel!” (NVT) 23E o rei prometeu a Simei, sob juramento: “Você não será morto” (NVI).

Davi e Barzilai

(2Sm 19.31-39) 31Barzilai, de Gileade, também saiu de Rogelim, acompanhando o rei até o Jordão, para despedir-se dele. 32Barzilai era bastante idoso; tinha oitenta anos. Foi ele que sustentou o rei durante sua permanência em Maanaim, pois era muito rico. 33O rei disse a Barzilai: “Venha comigo para Jerusalém, e eu cuidarei de você”. 34Barzilai, porém, respondeu: “Quantos anos de vida ainda me restam, para que eu vá com o rei e viva com ele em Jerusalém? (NVI) 35Hoje tenho oitenta anos. Poderia eu discernir entre o que é bom e o que é mau? Poderia este seu servo perceber o sabor do que come e do que bebe? Poderia eu ainda ouvir a voz dos cantores e cantoras? E por que este seu servo se tornaria ainda um peso ao rei, meu senhor? (NAA) 36Não mereço uma recompensa tão grande como essa. Eu irei com o senhor só até um pouco depois do rio Jordão (NTLH)37Deixe que este seu servo volte, e morrerei na minha cidade e serei sepultado junto de meu pai e de minha mãe. Mas aqui está o seu servo Quimã. Deixe que ele passe com o rei, meu senhor. Faça por ele o que achar melhor” (NAA). 38O rei disse: “Quimã virá comigo! Farei por ele o que você achar melhor. E tudo o mais que desejar de mim, eu o farei por você” (NVI). 39Então Davi e toda a sua gente atravessaram o rio Jordão. Ele beijou Barzilai e lhe deu a sua bênção, e Barzilai voltou para casa (NTLH).

SALMOSHino de Gratidão a Deus

(Sl 92.1-3) 1Bom é render graças ao Senhor Yahweh e cantar louvores ao teu nome, ó Altíssimo Elyon , 2anunciar de manhã a tua misericórdia e, durante as noites, a tua fidelidade (ARA), 3com instrumentos de dez cordas, ao som da lira e com a solenidade da harpa (NAA).

(Sl 92.4-5) 4O Senhor me alegra, ó Senhor Yahweh , com os teus feitos; as obras das tuas mãos levam-me a cantar de alegria (NVI). 5Quão grandes, Senhor Yahweh , são os teus feitos e profundos os teus pensamentos! (NVT)

(Sl 92.6-9) 6Aqui está uma coisa que o tolo não entende, e o ignorante não pode compreender (NTLH): 7Ainda que os ímpios brotem como a erva, e floresçam todos os que praticam a iniquidade, serão destruídos para sempre. 8Mas Senhor, o Senhor Yahweh é o Altíssimo Elyon eternamente (NAA). 9Eis que os teus inimigos, Senhor Yahweh , eis que os teus inimigos perecerão; serão dispersos todos os que praticam a iniquidade (ARA).

(Sl 92.10-15) 10O Senhor, porém, me tornou forte como o boi selvagem e me ungiu com óleo da melhor qualidade (NVT). 11Os meus olhos contemplaram a derrota dos meus inimigos; os meus ouvidos escutaram a debandada dos meus maldosos agressores (NVI). 12Os justos, porém, florescerão como palmeiras e crescerão como os cedros do Líbano (NVT). 13Plantados na Casa do Senhor Yahweh , florescerão nos átrios do nosso Deus Elohym (ARA). 14Mesmo na velhice produzirão frutos; continuarão verdejantes e cheios de vida (NVT), 15para proclamar que o Senhor Yahweh é justo. Ele é a minha rocha; nele não há injustiça (NVI).

(2Sm 19.40) 40Dali o rei foi para Gilgal, e Quimã foi com ele. Todo o povo de Judá e metade do povo de Israel acompanharam o rei (NAA)

REGIÃO DE GILGALInício da rivalidade entre Israel e Judá

(2Sm 19.41-43) 41Então todos os israelitas foram e disseram a Davi: “Ó rei, por que é que os nossos irmãos, os homens de Judá, se acharam com o direito de trazer o senhor, a sua família e a sua gente para este lado do rio Jordão?” (NTLH) 42Então todos os homens de Judá responderam aos homens de Israel: “Porque o rei é nosso parente. E por que estão irados por causa disso? Será que comemos à custa do rei ou ele nos deu algum presente?” 43E os homens de Israel responderam aos homens de Judá e disseram: “Nós temos dez vezes mais direito sobre o rei do que vocês, e Davi é mais nosso do que de vocês. Por que, então, fizeram pouco caso de nós? Não fomos nós os primeiros a falar em trazer o nosso rei de volta?” Porém a palavra dos homens de Judá foi mais dura do que a palavra dos homens de Israel (NAA).

A Revolta de Seba

(2Sm 20.1-2) 1Aconteceu que estava ali um homem perverso, cujo nome era Seba, filho de Bicri, homem de Benjamim. Ele tocou a trombeta e disse: “Não temos parte em Davi, nem herança no filho de Jessé. Cada um para as suas tendas, ó Israel” (NAA). 2Então todos os de Israel abandonaram Davi para seguir Seba, filho de Bicri. Mas os de Judá permaneceram com seu rei e o acompanharam desde o Jordão até Jerusalém (NVI).

CENÁRIO HISTÓRICO: Davi volta ao Palácio Real (Aproximadamente 990 a.C.) CURIOSIDADES:

  • Davi com 65 anos
  • Mefibosete com 40 anos (Filho de Jonatas e Neto de Saul)
  • 36º ano do Reinado de Davi
  • Salomão com 13 anos

CIDADE DE JERUSALÉM

(2Sm 20.3) 3Quando Davi chegou a seu palácio em Jerusalém, mandou confinar as dez concubinas que haviam ficado ali. O rei lhes providenciou sustento, mas não teve mais relações com elas. Permaneceram como viúvas até o fim da vida (NVT).

Davi e Mefibosete

(2Sm 19.24-30) 24Mefibosete, neto de Saul, veio para encontrar-se com o rei. Desde que Davi havia saído de Jerusalém até o dia em que voltou em segurança, Mefibosete não tinha lavado os pés, nem feito a barba, nem lavado as roupas (NVT)25Quando chegou de Jerusalém e encontrou-se com o rei, este lhe perguntou: “Por que você não foi comigo, Mefibosete?” (NVI) 26Ele respondeu: “Ó meu senhor, o rei, meu servo Ziba me enganou. Pedi que ele selasse meu jumento para que eu pudesse acompanhar o rei, pois, como o senhor sabe, sou aleijado. 27Ele, no entanto, falou mal de mim e disse que eu havia me recusado a vir. Mas sei que meu senhor, o rei, é como um anjo de Deus Elohym . Portanto, faça o que lhe parecer melhor (NVT). 28Porque toda a casa de meu pai era digna de morte diante do rei, meu senhor, mas o rei pôs este seu servo entre os que sentam à sua mesa para comer. Que direito ainda tenho? Que mais posso pedir ao rei?” (NAA) 29O rei respondeu: “Não diga mais nada. Eu resolvi que a propriedade de Saul será dividida entre você e Ziba”. 30“Que Ziba fique com tudo!”, respondeu Mefibosete. “Para mim é suficiente que o senhor tenha voltado em paz para casa” (NTLH).

Amasa não consegue cumprir as ordens de Davi

(2Sm 20.4-5) 4E o rei disse a Amasa: “Convoque os homens de Judá, e dentro de três dias apresente-se aqui com eles” (NVI). 5Amasa saiu para convocar os homens de Judá, mas demorou-se além do tempo que lhe havia sido dado (NAA).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você não pode copiar o conteúdo desta página.