• aguavivabocaina@gmail.com
  • +55 14 98183-8530

Bíblia Cronológica – Versões | Dia 121

121º Dia – 1º de Maio

O REINADO DE DAVI

CENÁRIO HISTÓRICO: SALMOS DE DAVIA Malícia Humana e a Benignidade Divina (Aproximadamente 987 a.C.) CURIOSIDADES:

  • Davi com 68 anos
  • Mefibosete com 43 anos (Filho de Jonatas e Neto de Saul)
  • 39º ano do Reinado de Davi
  • Salomão com 16 anos

CIDADE DE JERUSALÉM

(Sl 36.1-4) 1Há no coração do ímpio a voz da transgressão; não há temor de Deus Elohym diante de seus olhos. 2Porque a transgressão o lisonjeia a seus olhos e lhe diz que a sua iniquidade não há de ser descoberta, nem detestada (ARA). 3As palavras de sua boca são maldade e engano; deixou de lado o discernimento e a prática do bem. 4No seu leito, planeja maldades, detém-se em caminho que não é bom, e não rejeita aquilo que é mau (NAA).

(Sl 36.5-9) 5A tua misericórdia, Senhor Yahweh , chega até os céus, a tua fidelidade vai até as nuvens (NAA). 6A tua justiça é firme como as altas montanhas; as tuas decisões insondáveis como o grande mar. Senhor, ó Senhor Yahweh , preserva tanto os homens quanto os animais (NVI). 7Como é preciosa, ó Deus Elohym , a tua benignidade! Por isso, os filhos dos homens se acolhem à sombra das tuas asas. 8Fartam-se da abundância da tua Casa, e na torrente das tuas delícias lhes dá de beber. 9Pois em ti está o manancial da vida; na tua luz, vemos a luz (ARA).

(Sl 36.10-12) 10Estende a tua benignidade sobre os que te conhecem, e a tua justiça sobre os retos de coração (ARC). 11Não permita que o arrogante me pisoteie, nem que a mão do ímpio me faça recuar. 12Lá estão os malfeitores caídos, lançados ao chão, incapazes de levantar-se! (NVI)

O Recenseamento feito por Davi

(2Sm 24.1) 1Mais uma vez a ira do Senhor Yahweh se acendeu contra os israelitas, e ele incitou Davi contra eles, dizendo: “Vá e levante o censo de Israel e de Judá” (NAA).

(1Cr 21.1) 1Então, Satanás se levantou contra Israel e incitou a Davi a levantar o censo de Israel (ARA).

(1Cr 21.2) 2Davi disse a Joabe e aos comandantes do exército: “Façam uma contagem de todo o Israel, desde Berseba, ao sul, até Dã, ao norte, e tragam-me um relatório para que eu saiba o número exato do povo” (NVT).

(2Sm 24.2) 2Então o rei disse a Joabe, comandante de seu exército: “Faça uma contagem de todas as tribos de Israel, desde Dã, ao norte, até Berseba, ao sul, para que eu saiba o número exato do povo” (NVT).

(1Cr 21.3) 3Joabe, porém, respondeu: “Que o Senhor Yahweh torne a população cem vezes mais numerosa do que é hoje! Mas por que meu senhor, o rei, deseja fazer essa contagem? Eles não são todos seus servos? Por que levar Israel a pecar?” (NVT)

(2Sm 24.3) 3Joabe, porém, respondeu ao rei: “Que o Senhor Yahweh , seu Deus Elohym , dê ao rei vida longa para ver a população cem vezes mais numerosa do que é hoje! Mas por que meu senhor, o rei, deseja fazer essa contagem?” (NVT)

(1Cr 21.4) 4aApesar da objeção de Joabe, o rei insistiu que fizessem o censo. Então Joabe saiu para contar o povo de Israel (NVT).

(2Sm 24.4) 4Mas a palavra do rei prevaleceu sobre a de Joabe e dos comandantes do exército; então eles saíram da presença do rei para contar o povo de Israel (NVI).

(1Cr 27.23) 23Quando Davi fez o censo, não contou os que tinham menos de vinte anos, pois o Senhor Yahweh havia prometido que os israelitas seriam numerosos como as estrelas no céu (NVT).

REINO DE ISRAELNove Meses e Vinte Dias de Recenseamento

(2Sm 24.5-8) 5Passaram o Jordão e acamparam em Aroer, à direita da cidade que está no meio do vale de Gade, e foram a Jazer. 6Dali foram a Gileade e chegaram até Cades, na terra dos heteus. Seguiram a Dã-Jaã e viraram-se para Sidom. 7Chegaram à fortaleza de Tiro e a todas as cidades dos heveus e dos cananeus, de onde saíram para o Sul de Judá, a Berseba. 8Assim, percorreram toda a terra e, depois de nove meses e vinte dias, chegaram a Jerusalém.

(1Cr 21.4) 4bDepois, voltou para Jerusalém (NVT).

CIDADE DE JERUSALÉMRelatório do Recenseamento

(2Sm 24.9) 9Joabe apresentou ao rei o resultado do recenseamento do povo: havia em Israel oitocentos mil homens de guerra, que puxavam da espada; e em Judá eram quinhentos mil (NAA).

(1Cr 21.5-6) 5Joabe apresentou a Davi o resultado do recenseamento do povo: havia em Israel um milhão e cem mil homens que puxavam da espada; e em Judá eram quatrocentos e setenta mil homens que puxavam da espada (NAA)6Mas Joabe não incluiu as tribos de Levi e de Benjamim na contagem, pois a ordem do rei lhe parecera absurda (NVI).

(1Cr 27.24) 24Joabe, filho de Zeruia, começou o censo, mas nunca o terminou, porque a ira de Deus caiu sobre Israel. O número total nunca foi anotado nos registros oficiais do rei Davi (NVT).

Davi é repreendido por ter feito o Recenseamento

(2Sm 24.10-14) 10Depois de haver recenseado o povo, Davi ficou com dor no coração. Ele disse ao Senhor Yahweh : “Cometi um grande pecado ao fazer o que fiz. Mas agora, ó Senhor Yahweh , peço-te que perdoe a iniquidade do teu servo, porque fiz uma grande loucura” (NAA). 11Na manhã seguinte, a palavra do Senhor Yahweh veio ao Profeta Gade, vidente de Davi. Esta foi a mensagem (NVT): 12“Vá dizer a Davi: ‘Assim diz o Senhor Yahweh ’: Estou lhe dando três opções de punição; escolha uma delas, e eu a executarei contra você” (NAA). 13Gade foi a Davi e lhe perguntou: “Qual destas opções você escolhe: três anos de fome por toda a terra, três meses fugindo de seus inimigos, ou três dias de praga intensa por toda a terra? Pense bem e decida o que devo responder àquele que me enviou”. 14“Não tenho para onde correr nesta situação!”, respondeu Davi a Gade. “Mas é melhor cair nas mãos do Senhor Yahweh , pois sua misericórdia é grande. Que eu não caia nas mãos de homens” (NVT).

(1Cr 21.8-13) 8Então Davi se dirigiu a Deus Elohym , dizendo: “Cometi um grande pecado ao fazer tal coisa. Mas agora peço-te que perdoe a iniquidade do teu servo, porque fiz uma grande loucura” (NAA). 9Então o Senhor Deus Yahweh disse a Gade, o Profeta de Davi (NTLH): 10“Vá dizer a Davi: ‘Assim diz o Senhor Yahweh ’: Estou lhe dando três opções. Escolha uma delas, e eu a executarei contra você” (NVI). 11Veio, pois, Gade a Davi e lhe disse: “Assim diz o Senhor Yahweh : ‘Escolhe o que você quer (ARA): 12três anos de fome, três meses de destruição pela espada de seus inimigos, ou três dias de praga intensa, durante os quais o anjo do Senhor Yahweh trará devastação sobre toda a terra de Israel’. Decida o que devo responder àquele que me enviou”. 13“Não tenho para onde correr nesta situação!”, respondeu Davi a Gade. “Mas é melhor cair nas mãos do Senhor Yahweh , pois sua misericórdia é grande. Que eu não caia nas mãos de homens” (NVT).

REINO DE ISRAELA Peste sobre o Povo de Israel

(1Cr 21.7) 7 Deus Elohym se desagradou muito do censo e castigou Israel por isso (NVT).

(2Sm 24.15) 15Então, naquela manhã, o Senhor Yahweh enviou sobre Israel uma praga que durou o tempo determinado. Morreram setenta mil pessoas em todo o Israel, desde Dã, ao norte, até Berseba, ao sul (NAA)

(1Cr 21.14) 14Então o Senhor Yahweh enviou a peste a Israel; e morreram setenta mil homens do povo de Israel (NAA).

CIDADE DE JERUSALÉMA Misericórdia de Deus

(1Cr 21.16-17) 16Davi olhou para cima e viu o Anjo do Senhor Yahweh entre o céu e a Terra, com a espada desembainhada na mão, estendida sobre Jerusalém. Então Davi e as autoridades de Israel se vestiram de pano de saco e se prostraram com o rosto no chão (NVT)17Davi falou para Deus Elohym : “Por acaso não fui eu quem mandou contar o povo? Eu é que pequei e fiz esse mal. Mas estas ovelhas o que fizeram? Ah! Senhor Yahweh , meu Deus Elohym , que a tua mão seja contra mim e contra a casa de meu pai, mas não contra o teu povo, para castigá-lo” (NAA).

(2Sm 24.17) 17Ao ver o Anjo que feria o povo, Davi falou ao Senhor Yahweh e disse: “Eu é que pequei. Eu é que fiz essa perversidade. Mas estas ovelhas o que fizeram? Que a tua mão seja contra mim e contra a casa de meu pai” (NAA).

(1Cr 21.15) 15 Deus Elohym enviou um Anjo a Jerusalém, para a destruir. Quando estava por destruí-la, o Senhor Yahweh olhou, mudou de ideia quanto a este mal e disse ao anjo destruidor: “Basta! Retire a sua mão”. O Anjo do Senhor Yahweh estava junto à eira de Ornã, o jebuseus (NAA).

(2Sm 24.16) 16Mas, quando o Anjo estava pronto para destruir Jerusalém, o Senhor Yahweh teve compaixão e disse ao anjo da morte: “Pare! Já basta!”. Naquele momento, o Anjo do Senhor estava perto da eira de Araúna, o jebuseus (NVT).

(1Cr 21.20) 20Ornã debulhava o trigo quando virou-se e viu o Anjo. Seus quatro filhos, que estavam com ele, fugiram e se esconderam (NVT).

Davi compra a Eira de Araúna (Ornã)

(1Cr 21.18-19) 18Então, o Anjo do Senhor Yahweh disse a Gade que mandasse Davi subir para levantar um altar ao Senhor Yahweh , na eira de Ornã, o jebuseus (ARA)19Davi foi para lá, em obediência à palavra que Gade havia falado em nome do Senhor Yahweh (NVI).

(2Sm 24.18-19) 18Naquele mesmo dia, Gade foi falar com Davi e lhe disse: “Vá e edifique um altar ao Senhor Yahweh na eira de Araúna, o jebuseus” (NAA). 19Davi subiu segundo a palavra de Gade, como o Senhor Yahweh lhe havia ordenado (ARA).

(2Sm 24.20-21) 20Araúna viu, do alto, que o rei e os seus homens vinham ao seu encontro. Saiu e se inclinou diante do rei, com o rosto em terra. 21E perguntou: “Por que o rei, meu senhor, vem até este seu servo?” Davi respondeu: “Para comprar de você esta eira, a fim de edificar nela um altar ao Senhor Yahweh , para que cesse a praga no meio do povo” (NAA).

(1Cr 21.21-22) 21Quando Davi vinha chegando a Ornã, este olhou, e o viu e, saindo da eira, se inclinou diante de Davi, com o rosto em terra (ARA). 22Davi disse a Ornã: “Dê-me este lugar da eira, a fim de edificar nele um altar ao Senhor Yahweh , para que cesse a praga de sobre o povo. Venda-me este lugar pelo seu devido valor”.

(1Cr 21.23-25) 23Então Ornã disse a Davi: “Que o rei, meu senhor, a tome para si e faça dela o que bem quiser. Eis que dou os bois para o holocausto, o debulhador de cereais para a lenha e o trigo para a oferta de cereais; dou tudo”. 24Porém o rei Davi disse a Ornã: “Não! Eu vou comprar pelo seu inteiro valor. Porque não tomarei o que é seu para dar ao Senhor Yahweh , nem oferecerei holocausto que não me custe nada” (NAA). 25Então Davi pagou a Ornã sete quilos e duzentos gramas de ouro pelo terreno (NVI).

(2Sm 24.22-24) 22Então Araúna disse a Davi: “Que o rei, meu senhor, tome e ofereça o que bem quiser. Aqui estão os bois para o holocausto, o debulhador de cereais e a canga dos bois para a lenha (NAA). 23Ó rei, eu dou tudo isso a ti”. E acrescentou: “Que o Senhor Yahweh teu Deus Elohym aceite a tua oferta”. 24Mas o rei respondeu a Araúna: “Não! Faço questão de pagar o preço justo. Não oferecerei ao Senhor Yahweh meu Deus Elohym holocaustos que não me custem nada”. Davi comprou, pois, a eira e os bois por cinquenta peças de prata (NVI).

(1Cr 21.26-28) 26Davi construiu ali um altar ao Senhor Yahweh e ofereceu holocaustos e ofertas de paz. E, quando Davi orou, o Senhor Yahweh respondeu com fogo do céu para queimar a oferta sobre o altar. 27Então o Senhor Yahweh deu ordem para que o Anjo pusesse a espada de volta na bainha. 28Quando Davi percebeu que o Senhor Yahweh havia respondido à sua oração, ofereceu sacrifícios ali na eira de Araúna, o jebuseus (NVT).

(2Sm 24.25) 25Davi edificou ali um altar ao Senhor Yahweh e apresentou holocaustos e ofertas pacíficas. Assim, o Senhor Yahweh se tornou favorável para com a terra, e a praga cessou no meio de Israel (NAA).

(1Cr 21.29-30) 29Naquela época, o Tabernáculo do Senhor Yahweh , que Moisés havia feito no deserto, e o altar de holocaustos estavam no lugar de adoração em Gibeom (NVT)30Mas Davi não podia consultar a Deus Elohym lá, pois tinha medo da espada do Anjo do Senhor Yahweh (NVI).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você não pode copiar o conteúdo desta página.