• aguavivabocaina@gmail.com
  • +55 14 98183-8530

Bíblia Cronológica – Versões | Dia 122

122º Dia – 2 de Maio

O REINADO DE DAVI

CENÁRIO HISTÓRICO: Davi ajunta Material para a construção do Templo (Aproximadamente 986 a.C.) CURIOSIDADES:

  • Davi com 69 anos
  • Mefibosete com 44 anos (Filho de Jonatas e Neto de Saul)
  • 40º ano do Reinado de Davi
  • Salomão com 17 anos

CIDADE DE JERUSALÉM

(1Cr 22.1-5) 1Disse Davi: “Aqui, se levantará a Casa do Senhor Yahweh Deus Elohym e o altar do holocausto para Israel” (ARA). 2Então Davi deu ordens para que se reunissem os estrangeiros que viviam em Israel, e dentre eles designou cortadores de pedra para prepararem pedras lavradas para a construção do Templo de Deus Elohym 3Ele providenciou grande quantidade de ferro para a fabricação de pregos e dobradiças para as portas, e mais bronze do que se podia pesar (NVI)4Também providenciou inúmeras toras de cedro, pois os homens de Tiro e Sidom lhe haviam trazido grandes quantidades dessa madeira (NVT)5Pois Davi dizia: “Meu filho Salomão ainda é moço e inexperiente, e o Templo que será edificado para o Senhor Yahweh deve ser sobremodo magnífico, para nome e glória em todas as terras. Portanto, vou providenciar o necessário para a construção”. Assim, antes de morrer, Davi providenciou materiais em abundância (NAA).

SALMOS DE DAVICanção para a dedicação do Templo

(Sl 30.1-3) 1Eu te exaltarei, Senhor Yahweh , pois o Senhor me reergueu e não deixou que os meus inimigos se divertissem à minha custa. 2 Senhor Yahweh meu Deus Elohym , a ti clamei por socorro, e o Senhor me curou. 3 Senhor Yahweh , tirou-me do Sheol; prestes a descer à Sheol, devolveu-me à vida (NVI).

(Sl 30.4-5) 4Cantem louvores ao Senhor Yahweh , vocês que são os seus santos, e deem graças ao seu santo nome. 5Porque a sua ira dura só um momento, mas o seu favor dura a vida inteira. O choro pode durar uma noite, mas a alegria vem pela manhã (NAA).

(Sl 30.6-10) 6Quanto a mim, dizia eu na minha prosperidade: “Jamais serei abalado” (ARA). 7Ó Senhor Yahweh , teu favor me mantinha firme como uma montanha; então o Senhor me deu as costas, e entrei em pânico (NVT). 8A ti, Senhor Yahweh , clamei, ao Senhor Adonay pedi misericórdia: 9“Se eu morrer, se eu descer à cova, que vantagem haverá? Acaso o pó te louvará? Proclamará a tua fidelidade? 10Ouve, Senhor Yahweh , e tem misericórdia de mim; Senhor Yahweh , seja o Senhor, o meu auxílio” (NVI).

(Sl 30.11-12) 11Mudou o meu pranto em dança, a minha veste de lamento em veste de alegria, 12para que o meu coração cante louvores a ti e não se cale. Senhor Yahweh , meu Deus Elohym , eu te darei graças para sempre (NVI).

SALMOS DE DAVILouvor ao Criador e Sustentador

(Sl 33.1-3) 1Cantem de alegria ao Senhor Yahweh , vocês que são justos; aos que são retos fica bem louvá-lo (NVI). 2Celebrem ao Senhor Yahweh com melodias da harpa, toquem música para ele com instrumento de dez cordas (NVT). 3Entoem para ele um novo cântico, toquem com habilidade e cantem com alegria (NAA).

(Sl 33.4-9) 4Pois a palavra do Senhor Yahweh é verdadeira; ele é fiel em tudo o que faz. 5Ele ama a justiça e a retidão; a terra está cheia da bondade do Senhor Yahweh . 6Mediante a palavra do Senhor foram feitos os céus, e os corpos celestes, pelo sopro de sua boca (NVI). 7Determinou os limites do mar e juntou os oceanos em reservatórios (NVT). 8Toda a terra tema o Senhor Yahweh ; tremam diante dele todos os habitantes do mundo (NVI). 9Pois ele falou, e tudo se fez; ele ordenou, e tudo passou a existir (ARA).

(Sl 33.10-12) 10O Senhor Yahweh desfaz os planos das nações e frustra os propósitos dos povos. 11Mas os planos do Senhor Yahweh permanecem para sempre, os propósitos do seu coração, por todas as gerações (NVI). 12Feliz a nação cujo Deus Elohym é o Senhor Yahweh , e o povo que ele escolheu para sua herança (ARA).

(Sl 33.13-19) 13Dos céus olha o Senhor Yahweh e vê toda a humanidade (NVI); 14do lugar de sua morada, observa todos os moradores da Terra, 15ele, que forma o coração de todos eles, que contempla todas as suas obras (ARA). 16Nenhum rei se salva pelo tamanho do seu exército; nenhum guerreiro escapa por sua grande força (NVI). 17O cavalo não garante vitória; a despeito de sua grande força, a ninguém pode livrar. 18Eis que os olhos do Senhor Yahweh estão sobre os que o temem, sobre os que esperam na sua misericórdia, 19para livrar-lhes a alma da morte, e, no tempo da fome, lhes conservar a vida (ARA).

(Sl 33.20-22) 20Nossa esperança está no Senhor Yahweh ; ele é o nosso auxílio e a nossa proteção (NVI). 21Nele, o nosso coração se alegra, pois confiamos no seu santo nome. 22Seja sobre nós, Senhor Yahweh , a tua misericórdia, como de ti esperamos (ARA).

SALMOS DE DAVICalma em Deus

(Sl 131.1-3) 1 Senhor Yahweh , o meu coração não é orgulhoso e os meus olhos não são arrogantes. Não me envolvo com coisas grandiosas nem maravilhosas demais para mim. 2De fato, acalmei e tranquilizei a minha alma. Sou como uma criança recém-amamentada por sua mãe; a minha alma é como essa criança (NVI). 3Espera, ó Israel, no Senhor Yahweh , desde agora e para sempre (ARA).

Divisões e Turnos no Serviço do Templo

(1Cr 23.2-6) 2Davi reuniu todos os chefes de Israel, bem como os Sacerdotes e Levitas (NAA)3Os Levitas de trinta anos para cima foram contados, e o número total deles chegou a trinta e oito mil (NVI)4Davi escolheu vinte e quatro mil desses para supervisionarem o trabalho do Templo do Senhor Yahweh e seis mil para serem oficiais e juízes (NVI)5e ainda nomeou quatro mil para serem guardas dos portões e quatro mil para louvarem o Senhor Yahweh  com os instrumentos que o próprio rei tinha mandado fazer para isso (NTLH). 6Davi os repartiu por turnos, segundo os filhos de Levi: Gérson, Coate e Merari (ARA).

Deveres dos Levitas

(1Cr 23.24-26) 24Estes foram os filhos de Levi, segundo as suas famílias e chefes delas, segundo foram contados nominalmente, um por um, de vinte anos para cima, encarregados do Ministério da Casa do Senhor Yahweh . 25Porque Davi disse: “O Senhor Yahweh , Deus Elohym de Israel, deu paz ao seu povo e habitará em Jerusalém para sempre. 26Assim, os Levitas já não precisarão levar o Tabernáculo e nenhum dos utensílios para o seu Ministério” (NAA).

(1Cr 23.27-32) 27De acordo com as instruções finais de Davi, foram contados os Levitas de vinte anos para cima. 28O dever dos Levitas era ajudar os descendentes de Arão no serviço do Templo do Senhor Yahweh . Encarregavam-se dos pátios, das salas laterais, da purificação de todas as coisas sagradas e dos outros deveres na Casa de Deus Elohym (NVI)29Eram encarregados dos pães da presença colocados sobre a mesa, da farinha da melhor qualidade para as ofertas de cereais, dos bolos sem fermento, dos pães assados em azeite e da mistura das massas. Eram responsáveis, ainda, por verificar todos os pesos e medidas (NVT)30Deviam estar presentes todas as manhãs e todas as tardes para darem graças ao Senhor Yahweh e o louvarem (NAA)31sempre que holocaustos fossem apresentados ao Senhor Yahweh no Shabat, nas Festas da Lua Nova e nas Festas Fixas. Deviam servir regularmente diante do Senhor Yahweh , conforme o número prescrito para eles. 32Dessa maneira os Levitas ficaram responsáveis pela Tenda do Encontro, pelo Lugar Santo e, pela assistência aos seus irmãos, os descendentes de Arão, e pelo serviço do Templo do Senhor Yahweh (NVI).

Chefes das Famílias dos Levitas

(1Cr 24.20-22) 20Os outros chefes de famílias descendentes de Levi foram: Dos descendentes de Anrão: Sebuel. Dos descendentes de Sebuel: Jedias. 21Dos descendentes de Reabias: Issias. 22Dos descendentes de Isar: Selomite. Dos descendentes de Selomite: Jaate (NVT).

(1Cr 24.23-26) 23Dos descendentes de Hebrom: Jerias, o chefe, Amarias, o segundo, Jaaziel, o terceiro, e Jecameão, o quarto. 24Dos descendentes de Uziel: Mica. Dos descendentes de Mica: Samir 25e Issias, irmão de Mica. Dos descendentes de Issias: Zacarias. 26Dos descendentes de Merari: Mali e Musi. Dos descendentes de Jaazias: Beno (NVT).

(1Cr 24.27-28) 27Dos descendentes de Merari, por Jaazias: Beno, Soão, Zacur e Ibri. 28Dos descendentes de Mali: Eleazar, que não teve filhos (NVT).

(1Cr 24.29-30) 29Dos descendentes de Quis: Jerameel. 30Dos descendentes de Musi: Mali, Éder e Jerimote. Esses foram os descendentes de Levi, de acordo com suas famílias (NVT)

(1Cr 24.31) 31Como os descendentes de Arão, suas tarefas foram designadas por sorteio, sem distinção de idade nem de posição entre as famílias. As sortes foram lançadas na presença do rei Davi, de Zadoque, de Aimeleque e dos chefes das famílias dos Sacerdotes e dos Levitas (NVT).

Os Vinte e Quatro Turnos Sacerdotais

(1Cr 24.1-2) 1Quanto aos filhos de Arão, foram eles divididos por seus turnos. Os filhos de Arão foram: Nadabe, Abiú, Eleazar e Itamar (NAA)2Mas Nadabe e Abiú morreram antes de seu pai e não tinham filhos. Então Eleazar e Itamar deram continuidade ao Sacerdócio (NVT).

(1Cr 24.3) 3Com a ajuda de Zadoque, descendente de Eleazar, e de Aimeleque, descendente de Itamar, Davi dividiu os descendentes de Arão em turnos, de acordo com suas responsabilidades (NVT).

(1Cr 24.4-5) 4Os descendentes de Eleazar foram divididos em dezesseis turnos, e os de Itamar, em oito, pois havia mais chefes de família entre os descendentes de Eleazar. 5As tarefas foram designadas aos grupos por sorteio, para que não houvesse nenhuma preferência, pois havia entre os descendentes de Eleazar e de Itamar muitos líderes qualificados para servir a Deus Elohym no Santuário (NVT).

(1Cr 24.6) 6O escriba Semaías, filho do Levita Natanael, registrou os nomes deles na presença do rei, dos líderes, dos Sacerdotes Zadoque e Aimeleque, filho de Abiatar, e dos chefes de famílias dos Sacerdotes e dos Levitas; as famílias de Eleazar e de Itamar foram sorteadas alternadamente (NVI).

(1Cr 24.7-9) 7A primeira sorte saiu para Jeoiaribe; a segunda, para Jedaías; 8a terceira, para Harim; a quarta, para Seorim; 9a quinta, para Malquias; a sexta, para Miamim (NAA);

(1Cr 24.10-12) 10A sétima, para Hacoz; a oitava, para Abias; 11a nona, para Jesua; a décima, para Secanias; 12a décima primeira, para Eliasibe; a décima segunda, para Jaquim (NAA);

(1Cr 24.13-15) 13A décima terceira, para Hupá; a décima quarta, para Jesebeabe; 14a décima quinta, para Bilga; a décima sexta, para Imer; 15a décima sétima, para Hezir; a décima oitava, para Hapises (NAA);

(1Cr 24.16-18) 16A décima nona, para Petaías; a vigésima, para Jeezquel; 17a vigésima primeira, para Jaquim; a vigésima segunda, para Gamul; 18a vigésima terceira, para Delaías; a vigésima quarta, para Maazias (NAA).

(1Cr 24.19) 19O ofício destes no seu Ministério era entrar na Casa do Senhor Yahweh , segundo a maneira estabelecida por Arão, seu pai, como o Senhor Yahweh , Deus Elohym de Israel, lhe havia ordenado (NAA).

Levitas encarregados da Música no Templo

(1Cr 6.31-38) 31São estes os homens que Davi constituiu para dirigir o canto na Casa do Senhor Yahweh , depois que a Arca foi colocada lá. 32Ministravam diante do Tabernáculo da Tenda do Encontro com cânticos, até que Salomão edificou a Casa do Senhor Yahweh  em Jerusalém; e exerciam o seu Ministério segundo a ordem prescrita. 33São estes os que serviam com seus filhos. Dos filhos dos coatitas: Hemã, o cantor, filho de Joel, filho de Samuel, 34filho de Elcana, filho de Jeroão, filho de Eliel, filho de Toá, 35filho de Zufe, filho de Elcana, filho de Maate, filho de Amasai, 36filho de Elcana, filho de Joel, filho de Azarias, filho de Sofonias, 37filho de Taate, filho de Assir, filho de Ebiasafe, filho de Corá, 38filho de Isar, filho de Coate, filho de Levi, filho de Israel (NAA).

(1Cr 6.39-43) 39Seu irmão Asafe estava à sua direita. Asafe era filho de Berequias, filho de Simeia, 40filho de Micael, filho de Baaseias, filho de Malquias, 41filho de Etni, filho de Zera, filho de Adaías, 42filho de Etã, filho de Zima, filho de Simei, 43filho de Jaate, filho de Gérson, filho de Levi (NAA).

(1Cr 6.44-47) 44Seus irmãos, os filhos de Merari, estavam à esquerda, a saber: Etã, filho de Quisi, filho de Abdi, filho de Maluque, 45filho de Hasabias, filho de Amazias, filho de Hilquias, 46filho de Anzi, filho de Bani, filho de Semer, 47filho de Mali, filho de Musi, filho de Merari, filho de Levi (NAA).

(1Cr 6.48) 48Seus irmãos, os Levitas, foram encarregados de todo o serviço do Tabernáculo da Casa de Deus Elohym (NAA).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você não pode copiar o conteúdo desta página.