• aguavivabocaina@gmail.com
  • +55 14 98183-8530

Bíblia Cronológica – Versões | Dia 123

123º Dia – 3 de Maio

REINADO DE DAVI

CENÁRIO HISTÓRICO: Os Vinte e Quatro Turnos de Adoração (Aproximadamente 986 a.C.) CURIOSIDADES:

  • Davi com 69 anos
  • Mefibosete com 44 anos (Filho de Jonatas e Neto de Saul)
  • 40º ano do Reinado de Davi
  • Salomão com 17 anos

CIDADE DE JERUSALÉM

(1Cr 25.1-2) 1Depois, Davi e os comandantes do exército nomearam homens das famílias de Asafe, Hemã e Jedutum para profetizar, com o acompanhamento de liras, harpas e címbalos. Esta é a lista de seus nomes e de suas responsabilidades: 2Dos filhos de Asafe: Zacur, José, Netanias e Asarela. Trabalhavam sob a direção de seu pai, Asafe, que profetizava por ordem do rei (NVT).

(1Cr 25.3) 3Dos filhos de Jedutum: Gedalias, Zeri, Jesaías, Simei, Hasabias e Matitias, seis ao todo. Trabalhavam sob a direção de seu pai, Jedutum, que profetizava com o acompanhamento da lira, dando graças e louvando o Senhor Yahweh (NVT).

(1Cr 25.4-5) 4Dos filhos de Hemã: Buquias, Matanias, Uziel, Subael, Jerimote, Hananias, Hanani, Eliata, Gidalti, Romanti-Ézer, Josbecasa, Maloti, Hotir e Maaziote. 5Todos eram filhos de Hemã, Profeta do rei, pois Deus Elohym lhe tinha dado o privilégio de ter catorze filhos e filhas, de acordo com sua promessa (NVT).

(1Cr 25.6-7) 6Todos esses homens estavam sob a direção de seus pais e serviam como músicos na casa do Senhor Yahweh . Eram responsáveis por tocar címbalos, harpas e liras na Casa de Deus Elohym . Asafe, Jedutum e Hemã se reportavam diretamente ao rei. 7Eles e suas famílias estavam preparados para cantar diante do Senhor Yahweh , e todos, duzentos e oitenta e oito no total, eram músicos talentosos (NVT).

(1Cr 25.8-13) 8Os músicos foram nomeados para seu serviço por sorteio, tanto jovens como idosos, mestres ou aprendizes. 9A primeira sorte caiu para José, da família de Asafe, e doze de seus filhos e parentes; a segunda, para Gedalias e doze de seus filhos e parentes; 10a terceira, para Zacur e doze de seus filhos e parentes; 11a quarta, para Zeri e doze de seus filhos e parentes; 12a quinta, para Netanias e doze de seus filhos e parentes; 13a sexta, para Buquias e doze de seus filhos e parentes (NVT);

(1Cr 25.14-19) 14A sétima, para Asarela e doze de seus filhos e parentes; 15a oitava, para Jesaías e doze de seus filhos e parentes; 16a nona, para Matanias e doze de seus filhos e parentes; 17a décima, para Simei e doze de seus filhos e parentes; 18a décima primeira, para Uziel e doze de seus filhos e parentes; 19a décima segunda, para Hasabias e doze de seus filhos e parentes (NVT);

(1Cr 25.20-25) 20A décima terceira, para Subael e doze de seus filhos e parentes; 21a décima quarta, para Matitias e doze de seus filhos e parentes; 22a décima quinta, para Jerimote e doze de seus filhos e parentes; 23a décima sexta, para Hananias e doze de seus filhos e parentes; 24a décima sétima, para Josbecasa e doze de seus filhos e parentes; 25a décima oitava, para Hanani e doze de seus filhos e parentes (NVT);

(1Cr 25.26-31) 26A décima nona, para Maloti e doze de seus filhos e parentes; 27a vigésima, para Eliata e doze de seus filhos e parentes; 28a vigésima primeira, para Hotir e doze de seus filhos e parentes; 29a vigésima segunda, para Gidalti e doze de seus filhos e parentes; 30a vigésima terceira, para Maaziote e doze de seus filhos e parentes; 31a vigésima quarta, para Romanti-Ézer e doze de seus filhos e parentes (NVT).

Escala dos Guardas do Templo

(1Cr 26.1-3) 1Quanto aos turnos dos porteiros: dos coraítas, Meselemias, filho de Coré, dos filhos de Asafe. 2Os filhos de Meselemias foram: Zacarias, o primogênito, Jediael, o segundo, Zebadias, o terceiro, Jatniel, o quarto, 3Elão, o quinto, Joanã, o sexto, Elioenai, o sétimo (NAA).

(1Cr 26.4-9) 4Os filhos de Obede-Edom foram: Semaías, o primogênito, Jeozabade, o segundo, Joá, o terceiro, Sacar, o quarto, Natanael, o quinto, 5Amiel, o sexto, Issacar, o sétimo, Peuletai, o oitavo. Porque Deus Elohym tinha abençoado Obede-Edom. 6Também a seu filho Semaías nasceram filhos, que dominaram sobre a casa de seu pai; porque foram homens valentes. 7Os filhos de Semaías foram: Otni, Rafael, Obede e Elzabade, cujos irmãos Eliú e Semaquias eram homens valentes. 8Todos estes foram dos filhos de Obede-Edom; eles, seus filhos e seus irmãos, homens capazes e robustos para o serviço; ao todo, sessenta e dois. 9Os filhos e os irmãos de Meselemias, homens valentes, foram dezoito (NAA).

(1Cr 26.10-11) 10De Hosa, dos filhos de Merari, foram filhos: Sinri, a quem o pai constituiu chefe, ainda que não era o primogênito, 11Hilquias, o segundo, Tebalias, o terceiro, Zacarias, o quarto; todos os filhos e irmãos de Hosa foram treze (NAA).

(1Cr 26.12-16) 12A estes turnos dos porteiros, isto é, a seus chefes, foi entregue a guarda, para servirem, como seus irmãos, na Casa do Senhor Yahweh 13Para cada portão fizeram um sorteio para designar os deveres tanto dos pequenos como dos grandes, segundo as suas famílias. 14A guarda do lado do leste caiu por sorteio a Selemias; depois, lançaram sorte sobre seu filho Zacarias, conselheiro prudente, e lhe saiu a guarda do lado do norte; 15a Obede-Edom, a guarda do lado do sul; e a seus filhos, a guarda da casa de depósitos; 16a Supim e Hosa, a guarda do oeste, junto ao portão de Salequete, na estrada que sobe. Uma guarda ficava ao lado de outra guarda (NAA).

(1Cr 26.17-18) 17A leste, estavam de guarda seis Levitas; ao norte, quatro por dia; ao sul, quatro por dia, e, para a casa de depósitos, dois num lugar e dois noutro. 18No átrio a oeste, quatro junto ao caminho, dois junto ao átrio (NAA).

(1Cr 26.19) 19São estes os turnos dos porteiros dos filhos dos coraítas e dos filhos de Merari (NAA).

Escala dos Tesoureiros do Templo

(1Cr 26.20-22) 20Outros Levitas, sob a liderança de Aías, eram encarregados dos tesouros da Casa de Deus Elohym e dos depósitos onde ficavam os objetos consagrados. 21Da família de Libni, na família de Gérson, Jeiel era o chefe. 22Os filhos de Jeiel, Zetã e seu irmão Joel, eram encarregados dos tesouros da Casa do Senhor Yahweh (NVT).

(1Cr 26.23-27) 23Os líderes descendentes de Anrão, de Isar, de Hebrom e de Uziel foram: 24Da família de Anrão, Sebuel foi descendente de Gérson, filho de Moisés. Era o oficial encarregado dos tesouros. 25Suas gerações de parentes por parte de Eliézer foram: Reabias, Jesaías, Jorão, Zicri e Selemote. 26Selemote e seus parentes eram encarregados dos tesouros que o rei Davi, os chefes das famílias, os generais e capitães e outros oficiais do exército haviam dedicado ao Senhor. 27Esses homens dedicaram parte dos despojos que haviam obtido nas batalhas para a manutenção da casa do Senhor Yahweh (NVT).

(1Cr 26.28) 28Selomote e seus parentes também cuidavam de todas as ofertas dedicadas ao Senhor pelo Profeta Samuel, por Saul, filho de Quis, por Abner, filho de Ner, e por Joabe, filho de Zeruia. Eram responsáveis, ainda, pelas demais ofertas dedicadas ao Senhor (NVT).

Os Oficiais e os Juízes

(1Cr 26.29-32) 29Dos filhos de Isar, Quenanias e seus filhos ficaram responsáveis pelos negócios públicos de Israel, atuando como oficiais e juízes. 30Dos filhos de Hebrom, Hasabias e seus parentes ficaram responsáveis por todo o trabalho do Senhor Yahweh e pelo serviço do rei em Israel, a oeste do Jordão; ao todo eram mil e setecentos homens capazes. 31De acordo com os registros genealógicos das famílias hebronitas, Jerias foi o chefe delas. No ano quarenta do reinado de Davi fez-se uma busca nos registros, e entre os descendentes de Hebrom encontraram-se homens capazes em Jazar de Gileade. 32Jerias tinha dois mil e setecentos parentes, homens capazes e chefes de famílias, que o rei Davi encarregou de todas as questões pertinentes a Deus Elohym e aos negócios do rei nas tribos de Rúben e de Gade, e na metade da tribo de Manassés (NVI).

Divisões Militares

(1Cr 27.1) 1Esta é a lista dos israelitas, chefes de família, generais e capitães que serviam o rei na supervisão das divisões do exército de serviço a cada mês do ano. Cada divisão tinha vinte e quatro mil homens e servia durante um mês (NVT).

(1Cr 27.2-3) 2Jasobeão, filho de Zabdiel, era comandante da primeira divisão de vinte e quatro mil homens, de serviço durante o primeiro mês. 3Era descendente de Perez e chefe de todos os oficiais do exército para o primeiro mês (NVT).

(1Cr 27.4-6) 4Dodai, descendente de Aoí, era comandante da segunda divisão de vinte e quatro mil homens, de serviço durante o segundo mês. Miclote era o chefe da divisão. 5Benaia, filho do Sacerdote Joiada, era comandante da terceira divisão de vinte e quatro mil homens, de serviço durante o terceiro mês. 6Esse Benaia comandou o grupo militar de elite de Davi, conhecido como os “Trinta”. Seu filho Amizabade era o chefe da divisão (NVT).

(1Cr 27.7-9) 7Asael, irmão de Joabe, era comandante da quarta divisão de vinte e quatro mil homens, de serviço durante o quarto mês. Asael foi sucedido por seu filho Zebadias. 8Sama, o izraíta, era comandante da quinta divisão de vinte e quatro mil homens, de serviço durante o quinto mês. 9Ira, filho de Iques, de Tecoa, era comandante da sexta divisão de vinte e quatro mil homens, de serviço durante o sexto mês (NVT).

(1Cr 27.10-12) 10Helez, de Pelom, descendente de Efraim, era comandante da sétima divisão de vinte e quatro mil homens, de serviço durante o sétimo mês. 11Sibecai, de Husate, descendente de Zera, era comandante da oitava divisão de vinte e quatro mil homens, de serviço durante o oitavo mês. 12Abiezer, de Anatote, da tribo de Benjamim, era comandante da nona divisão de vinte e quatro mil homens, de serviço durante o nono mês (NVT).

(1Cr 27.13-15) 13Maarai, de Netofate, descendente de Zera, era comandante da décima divisão de vinte e quatro mil homens, de serviço durante o décimo mês. 14Benaia, de Piratom, em Efraim, era comandante da décima primeira divisão de vinte e quatro mil homens, de serviço durante o décimo primeiro mês. 15Helede, de Netofate, descendente de Otniel, era comandante da décima segunda divisão de vinte e quatro mil homens, de serviço durante o décimo segundo mês (NVT).

Líderes das Tribos de Israel

(1Cr 27.16-17) 16Estas foram as tribos de Israel e seus líderes: da tribo de Rúben: Eliézer, filho de Zicri; da tribo de Simeão: Sefatias, filho de Maaca; 17da tribo de Levi: Hasabias, filho de Quemuel; da tribo de Arão: o Sacerdote, Zadoque (NVT).

(1Cr 27.18-19) 18Da tribo de Judá: Eliú, irmão de Davi; da tribo de Issacar: Onri, filho de Micael; 19da tribo de Zebulom: Ismaías, filho de Obadias;da tribo de Naftali: Jeremote, filho de Azriel (NVT);

(1Cr 27.20-22) 20Da tribo de Efraim: Oseias, filho de Azazias; da tribo de Manassés, a oeste: Joel, filho de Pedaías; 21da tribo de Manassés, em Gileade, a leste: Ido, filho de Zacarias; da tribo de Benjamim: Jaasiel, filho de Abner; 22da tribo de Dã: Azareel, filho de Jeroão. Esses foram os líderes das tribos de Israel (NVT).

Superintendentes e Oficiais de Davi

(1Cr 27.25) 25Azmavete, filho de Adiel, era encarregado dos depósitos do palácio. Jônatas, filho de Uzias, era encarregado dos depósitos nos campos, nas cidades, nos povoados e nas fortalezas (NVT).

(1Cr 27.26-28) 26Ezri, filho de Quelube, era encarregado dos trabalhadores nos campos, que cultivavam as terras. 27Simei, de Ramá, era encarregado dos vinhedos. Zabdi, de Sifá, era encarregado das uvas e do fornecimento de vinho. 28Baal-Hanã, de Gederá, era encarregado das plantações de oliveiras e figueiras-bravas do rei nas colinas de Judá. Joás era encarregado dos depósitos de azeite (NVT).

(1Cr 27.29-31) 29Sitrai, de Sarom, era encarregado do gado na planície de Sarom. Safate, filho de Adlai, era encarregado do gado nos vales. 30Obil, o ismaelita, era encarregado dos camelos. Jedias, de Meronote, era encarregado dos jumentos. 31Jaziz, o hagareno, era encarregado das ovelhas. Todos esses oficiais administravam as propriedades do rei Davi (NVT).

Conselheiros de Davi

(1Cr 27.32-34) 32Jônatas, tio de Davi, era conselheiro do rei, homem sábio e também escriba. Jeiel, filho de Hacmoni, era responsável por ensinar os filhos do rei. 33Aitofel era conselheiro do rei. Husai, o arquita, era amigo do rei. 34Aitofel foi sucedido por Joiada, filho de Benaia, e por Abiatar. Joabe era comandante do exército do rei (NVT).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você não pode copiar o conteúdo desta página.