• aguavivabocaina@gmail.com
  • +55 14 98183-8530

Bíblia Cronológica – Versões | Dia 124

124º Dia – 4 de Maio

REINADO DE DAVI

CENÁRIO HISTÓRICO: A Velhice de Davi e Nascimento de Roboão (Filho de Salomão com a amonita Naama) (Aproximadamente 986 a.C.) CURIOSIDADES:

  • Davi com 69 anos
  • Mefibosete com 44 anos (Filho de Jonatas e Neto de Saul)
  • 40º ano do Reinado de Davi
  • Salomão com 17 anos

CIDADE DE JERUSALÉM

(1Rs 1.1-4) 1Quando o rei Davi envelheceu, já de idade bem avançada, cobriam-no de cobertores, mas ele não se aquecia (NVI)2Então seus conselheiros lhe disseram: “Vamos procurar uma jovem virgem para servi-lo e cuidar do senhor, o rei. Ela se deitará em seus braços e o manterá aquecido” (NVT). 3Então procuraram em todo o território de Israel uma jovem que fosse bonita e encontraram Abisague, uma sunamita, e a levaram ao rei (NVI)4A jovem, muito bela, passou a cuidar do rei e a servi-lo. O rei, porém, não teve relações sexuais com ela (NVT).

CENÁRIO HISTÓRICO: Adonias tenta usurpar o Trono (Aproximadamente 985 a.C.) CURIOSIDADES:

  • Davi com 70 anos
  • Mefibosete com 45 anos (Filho de Jonatas e Neto de Saul)
  • 41º ano do Reinado de Davi
  • Salomão com 18 anos
  • Roboão com 1 ano (Filho de Salomão)

(1Rs 1.5-6) 5Por essa época, Adonias, filho de Davi e Hagite, começou a se gabar: “Eu assumirei o trono”. Providenciou carruagens e cavaleiros, e também cinquenta homens que serviam como sua guarda de honra. 6Seu pai nunca o havia disciplinado, nem sequer lhe perguntava: “Por que está fazendo isso?” Adonias havia nascido depois de Absalão e também era muito bonito (NVT).

(1Rs 1.7-8) 7Adonias buscou conselho com Joabe, filho de Zeruia, e com o Sacerdote Abiatar, e eles o apoiaram em seu plano (NVT)8Porém Zadoque, o Sacerdote, Benaia, filho de Joiada, Natã, o Profeta, Simei, Reí e os valentes de Davi não apoiavam Adonias (NAA).

REGIÃO DE EN-ROGEL (Arredores de Jerusalém) – O Banquete de Adonias

(1Rs 1.9-10) 9Certo dia Adonias sacrificou ovelhas, bois e bezerros gordos junto à pedra de Zoelete, que está perto de En-Rogel. Convidou todos os seus irmãos, os filhos do rei, e todos os homens de Judá que estavam a serviço do rei, 10porém não convidou Natã, o Profeta, nem Benaia, nem os valentes, nem Salomão, seu irmão (NAA).

Natã e Bate-Seba contestam a Atitude de Adonias

(1Rs 1.11-14) 11Então Natã disse a Bate-Seba, mãe de Salomão: “Você não ouviu que Adonias, filho de Hagite, se proclamou rei e que nosso senhor, Davi, não sabe de nada? (NAA) 12Vem, pois, e permite que eu te dê um conselho, para que salve a tua vida e a de Salomão, teu filho (ARA)13Vá, apresente-se ao rei Davi e diga: ‘Ó rei, meu senhor, não é verdade que você jurou a esta sua serva, dizendo: ‘O seu filho Salomão reinará depois de mim e ele se assentará no meu trono?’ Por que, então, Adonias se tornou rei?’ (NAA) 14Enquanto você ainda estiver conversando com o rei, eu entrarei e confirmarei as suas palavras” (NVI).

(1Rs 1.15-21) 15Então Bate-Seba foi até o quarto do rei, já idoso, onde a sunamita Abisague cuidava dele. 16Bate-Seba ajoelhou-se e prostrou-se diante do rei. “O que você quer?”, o rei perguntou (NVI). 17Ela respondeu: “Meu senhor, você jurou a esta sua serva pelo Senhor Yahweh , seu Deus Elohym , dizendo: ‘O seu filho Salomão reinará depois de mim e ele se assentará no meu trono’. 18Mas agora Adonias se proclamou rei, e você, ó rei, meu senhor, não sabe disso (NAA)19Ele ofereceu muitos sacrifícios de bois, novilhos gordos e ovelhas, e convidou todos os filhos do rei para a celebração. Também convidou o Sacerdote Abiatar e Joabe, o comandante do exército. Mas não convidou seu servo Salomão (NVT)20Porém, ó rei, meu senhor, todo o Israel tem os olhos em ti, para que lhe declares quem será o teu sucessor que se assentará no teu trono (ARA)21De outro modo, tão logo o rei, meu senhor descanse com os seus antepassados, eu e o meu filho Salomão seremos tratados como traidores” (NVI).

(1Rs 1.22-27) 22Ela ainda conversava com o rei, quando o Profeta Natã chegou. 23Assim que informaram o rei que o Profeta Natã havia chegado, ele entrou e prostrou-se, rosto em terra, diante do rei (NVI)24Natã perguntou: “Rei Davi, por acaso o senhor declarou, dizendo: ‘Adonias reinará depois de mim e é ele quem se assentará no meu trono?’ 25Porque hoje ele foi sacrificar bois, bezerros gordos e ovelhas em abundância. Convidou todos os filhos do rei, os chefes do exército e Abiatar, o Sacerdote. E eis que estão comendo e bebendo com ele e gritando: ‘Viva o rei Adonias!’ 26Porém não convidou a mim, que sou servo do rei, nem Zadoque, o Sacerdote, nem Benaia, filho de Joiada, nem Salomão, que é servo do meu senhor. 27Será que isso teria sido feito por ordem do rei, meu senhor? E o senhor não contou nem a este seu servo quem se assentaria no seu trono, depois do senhor!” (NAA)

(1Rs 1.28-31) 28Então o rei Davi ordenou: “Chamem Bate-Seba”. Ela entrou e ficou de pé diante dele. 29O rei fez então um juramento: “Juro pelo nome do Senhor Yahweh , o qual me livrou de todas as adversidades, 30que sem dúvida hoje mesmo vou executar o que jurei pelo Senhor Yahweh , o Deus Elohym de Israel. O seu filho Salomão me sucederá como rei e se assentará no meu trono em meu lugar”. 31Então Bate-Seba prostrou-se, rosto em terra, e, ajoelhando-se diante do rei, disse: “Que o rei Davi, meu senhor, viva para sempre!” (NVI)

(1Rs 1.32-37) 32O rei Davi disse: “Chamem Zadoque, o Sacerdote, Natã, o Profeta, e Benaia, filho de Joiada”. E eles se apresentaram ao rei. 33Então o rei disse: “Levem com vocês os meus servos, façam o meu filho Salomão montar na minha mula e levem-no a Giom (NAA)34Ali o Sacerdote Zadoque e o Profeta Natã o ungirão rei sobre Israel. Então toquem a trombeta e gritem: ‘Viva o rei Salomão!’ (NVI) 35Em seguida, acompanhem Salomão de volta para cá, e ele se sentará em meu trono. Será meu sucessor, pois eu decretei que ele reinará sobre Israel e Judá” (NVT). 36Benaia, filho de Joiada, respondeu ao rei: “Assim se fará! Que o Senhor Yahweh , o Deus Elohym do rei, meu senhor, o confirme. 37Assim como o Senhor Yahweh esteve com o rei, meu senhor, também esteja ele com Salomão para que ele tenha um reinado ainda mais glorioso do que o meu senhor, o rei Davi!” (NVI)

REGIÃO DE GIOM (Arredores de Jerusalém) – Salomão é constituído Rei sobre Israel e Judá

(1Rs 1.38-40) 38Então Zadoque, o Sacerdote, Natã, o Profeta, Benaia, filho de Joiada, e a guarda real fizeram Salomão montar na mula que era do rei Davi e o levaram a Giom (NAA)39Zadoque, o Sacerdote, tomou do Tabernáculo o chifre do azeite e ungiu a Salomão; tocaram a trombeta, e todo o povo exclamou: “Viva o rei Salomão!” (ARA) 40E todos acompanharam Salomão, tocando flautas e soltando gritos de alegria. A celebração era tão animada e barulhenta que fazia o chão tremer (NVT).

(1Cr 23.1) 1Já envelhecido e de idade avançada, Davi fez do seu filho Salomão rei sobre Israel (NVI).

SALMOS DOS FILHOS DE CORÁDeus é Rei sobre toda a Terra

(Sl 47.1-2) 1Batam palmas, todos os povos; aclamem a Deus Elohym com vozes de júbilo (NAA). 2Pois o Senhor Yahweh Altíssimo Elyon é tremendo, é o grande rei de toda a Terra (ARA).

(Sl 47.3-4) 3Ele nos submeteu os povos e pôs sob os nossos pés as nações (ARA). 4Escolheu para nós a nossa herança, a glória de Jacó, a quem ele ama (NAA).

(Sl 47.5-9) 5Subiu Deus Elohym por entre aclamações, o Senhor Yahweh , ao som de trombeta (ARA). 6Ofereçam música a Deus Elohym , cantem louvores! Ofereçam música ao nosso Rei, cantem louvores! (NVI) 7 Deus Elohym é o Rei de toda a Terra; cantem com perfeição e beleza os seus louvores! (BV) 8 Deus Elohym reina sobre as nações; Deus Elohym está assentado em seu santo trono. 9Os soberanos das nações se juntam ao povo do Deus Elohym de Abraão, pois os governantes da Terra pertencem a Deus Elohym ; ele é soberanamente exaltado (NVI).

REGIÃO DE EN-ROGEL (Arredores de Jerusalém)O Temor de Adonias e seus Convidados

(1Rs 1.41-48) 41Adonias e seus convidados ouviram a celebração bem na hora em que terminavam o banquete. Quando Joabe ouviu o som da trombeta, perguntou: “O que está acontecendo? Por que a cidade está nesse alvoroço?” (NVT) 42Falava ele ainda, quando chegou Jônatas, filho do Sacerdote Abiatar. E Adonias lhe disse: “Entre, pois um homem digno como você deve estar trazendo boas notícias!” (NVI) 43Mas Jônatas respondeu a Adonias: “Pelo contrário. Nosso senhor, o rei Davi, proclamou Salomão como rei (NAA)44E Davi enviou com ele a Zadoque, o Sacerdote, e a Natã, o Profeta, e a Benaia, filho de Joiada, e aos da guarda real; e o fizeram montar a mula que era do rei (NVI)45e Zadoque e Natã o ungiram rei na fonte de Giom. Acabam de voltar, e a cidade inteira está festejando com grande alegria. Esse é o motivo de todo esse alvoroço (NVT)46Além disso, Salomão já se assentou no trono real (NVI)47e todos os oficiais do rei foram cumprimentar Davi e lhe disseram: ‘Que o seu Deus Elohym torne a fama de Salomão ainda maior que a sua, e que o reinado de Salomão seja ainda maior que o seu!’ E, deitado na cama, o rei curvou-se em adoração 48e disse: ‘Louvado seja o Senhor Yahweh , o Deus Elohym de Israel, que hoje escolheu um sucessor para sentar-se em meu trono enquanto ainda estou vivo para ver isso acontecer’” (NVT).

(1Rs 1.49-50) 49Então, estremeceram e se levantaram todos os convidados que estavam com Adonias, e todos se foram, tomando cada um seu caminho (ARA)50Adonias, com medo de Salomão, correu para a Tenda Sagrada e se agarrou às pontas do altar (NVT).

REINADO DE SALOMÃO EM CORREGÊNCIA COM DAVI

CIDADE DE JERUSALÉMA Compaixão de Salomão para com Adonias

(1Rs 1.51-53) 51Então informaram a Salomão: “Adonias está com medo do rei Salomão e está agarrado às pontas do altar. Ele diz: ‘Que o rei Salomão me jure que não matará o seu servo pela espada’”. 52Salomão respondeu: “Se ele se mostrar confiável, não cairá nem um só fio de cabelo da sua cabeça; mas se nele se descobrir alguma maldade, ele morrerá” (NVI). 53Então o rei Salomão mandou chamar Adonias, e eles o retiraram de junto do altar. Ele veio e se curvou diante do rei Salomão, que lhe disse: “Vá para casa” (NVT).

Instruções de Davi para Salomão na edificação do Templo

(1Cr 22.6-10) 6Davi mandou chamar seu filho Salomão e ordenou que ele construísse um Templo para o Senhor Yahweh , o Deus Elohym de Israel (NVI)7Disse Davi a Salomão: “Filho meu, tive intenção de edificar uma Casa ao nome do Senhor Yahweh , meu Deus Elohym (ARA)8Mas veio a mim esta palavra do Senhor Yahweh : ‘Você matou muita gente e empreendeu muitas guerras. Por isso você não construirá um Templo em honra do meu nome, pois derramou muito sangue na terra, diante de mim. 9Mas você terá um filho que será um homem de paz, e eu farei com que ele tenha paz com todos os inimigos ao redor dele. Seu nome será Salomão, e eu darei paz e tranquilidade a Israel durante o reinado dele. 10É ele que vai construir um Templo em honra do meu nome. Eu serei seu pai e ele será meu filho. E eu firmarei para sempre o trono do reinado dele sobre Israel’ (NVI).

(1Cr 22.11-13) 11“Agora, meu filho, que o Senhor Yahweh seja com você e lhe dê êxito na construção do Templo do Senhor Yahweh , seu Deus Elohym , exatamente como ele prometeu a seu respeito (NVT)12Que o Senhor Yahweh lhe conceda prudência e entendimento, para que, quando for rei sobre Israel, você guarde a Lei do Senhor Yahweh , seu Deus Elohym (NAA)13E você prosperará se for cuidadoso em obedecer aos decretos e às leis que o Senhor Yahweh deu a Israel por meio de Moisés. Seja forte e corajoso! Não tenha medo nem se desanime!” (NVI)

(1Cr 22.14) 14“Trabalhei arduamente para providenciar os materiais para a construção do Templo do Senhor Yahweh : três mil e quinhentas toneladas de ouro, trinta e cinco mil toneladas de prata e tanto ferro e bronze que não se pode pesar. Também juntei madeira e pedra, embora talvez você precise providenciar mais” (NVT).

(1Cr 22.15-16) 15Você tem muitos trabalhadores: cortadores de pedras, pedreiros e carpinteiros, bem como especialistas em todo tipo de trabalho 16em ouro, prata, bronze e ferro. Agora comece o trabalho, e que o Senhor Yahweh esteja com você” (NVI).

Instruções de Davi aos Líderes de Israel

(1Cr 22.17-19) 17Então Davi ordenou a todos os líderes de Israel que ajudassem seu filho Salomão. 18Disse ele: “Certamente o Senhor Yahweh , o seu Deus Elohym , está com vocês, e lhes concedeu paz. Pois ele entregou os habitantes dessa terra em minhas mãos, e ela foi submetida ao Senhor Yahweh e ao seu povo. 19Agora consagrem o coração e a alma para buscarem o Senhor Yahweh , o seu Deus Elohym . Comecem a construir o Santuário de Deus Elohym , o Senhor, para que vocês possam trazer a Arca da Aliança do Senhor Yahweh e os utensílios sagrados que pertencem a Deus Elohym para dentro do Templo que será construído em honra do nome do Senhor Yahweh (NVT).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você não pode copiar o conteúdo desta página.