• aguavivabocaina@gmail.com
  • +55 14 98183-8530

Bíblia Cronológica – Versões | Dia 125

125º Dia – 5 de Maio

REINADO DE SALOMÃO EM CORREGÊNCIA COM DAVI

CENÁRIO HISTÓRICO: Pronunciamento de Davi à todo Povo de Israel (Aproximadamente 985 a.C.) CURIOSIDADES:

  • Davi com 70 anos
  • Mefibosete com 45 anos (Filho de Jonatas e Neto de Saul)
  • 41º ano do Reinado de Davi
  • Salomão com 18 anos
  • Roboão com 1 ano (Filho de Salomão)

CIDADE DE JERUSALÉM

(1Cr 28.1) 1Davi convocou todos os oficiais de Israel para irem a Jerusalém: os líderes das tribos, os comandantes das divisões do exército, os generais e os capitães, os administradores das propriedades e dos rebanhos do rei, os oficiais do palácio, os guerreiros valentes, e todos os outros soldados do reino (NVT).

(1Cr 28.2-3) 2O rei Davi se pôs em pé e disse: “Meus irmãos e meu povo, escutem! Eu tive a intenção de edificar um Templo onde pudesse repousar a Arca da Aliança do Senhor Yahweh e para que fosse o estrado dos pés do nosso Deus Elohym . Eu havia feito preparativos para essa construção. 3Porém Deus Elohym me disse: ‘Você não edificará um Templo ao meu nome, porque é homem de guerra e derramou muito sangue’(NAA).

(1Cr 28.4-5) 4“O Senhor Yahweh , Deus Elohym de Israel, me escolheu de toda a casa de meu pai, para que eu fosse rei sobre Israel para sempre. Porque ele escolheu Judá por príncipe e, da casa de Judá, escolheu a casa de meu pai. E entre os filhos de meu pai se agradou de mim, para me fazer rei sobre todo o Israel (NAA). 5E, de todos os meus filhos, porque muitos filhos me deu o Senhor Yahweh , escolheu ele a Salomão para se assentar no trono do reino do Senhor Yahweh , sobre Israel” (ARA).

(1Cr 28.6-8) 6“E me disse: ‘O seu filho Salomão é quem edificará o meu Templo e os meus átrios, porque o escolhi para filho e eu lhe serei por pai. 7Estabelecerei o seu reino para sempre, se ele continuar a cumprir os meus mandamentos e os meus juízos, como tem feito até o dia de hoje’ (NAA). 8Agora, portanto, com Deus Elohym como nossa testemunha, e diante de todo o Israel, a comunidade do Senhor Yahweh , eu lhes digo: ‘Tenham o cuidado de obedecer a todos os mandamentos do Senhor Yahweh , seu Deus Elohym , para que continuem a possuir esta boa terra e a deixem para seus filhos como herança permanente” (NVT).

(1Cr 28.9-10) 9“E você, meu filho Salomão, reconheça o Deus Elohym de seu pai, e sirva-o de todo o coração e espontaneamente, pois o Senhor Yahweh sonda todos os corações e conhece a motivação dos pensamentos. Se você o buscar, o encontrará, mas, se você o abandonar, ele o rejeitará para sempre (NVI). 10Veja que o Senhor Yahweh o escolheu para construir um Templo que me sirva de Santuário. Seja forte e mãos ao trabalho!” (NVT)

As Plantas e os Projetos para a Construção do Templo

(1Cr 28.11-12) 11Então Davi entregou a seu filho Salomão as plantas do Templo e de tudo que ficava ao redor, incluindo a sala de entrada, os depósitos, as salas dos andares superiores, as salas internas e o lugar de expiação. 12Davi também entregou a Salomão as plantas de tudo que havia planejado para os pátios do Templo do Senhor Yahweh , das salas externas, dos tesouros e dos depósitos para as ofertas dedicadas ao Senhor (NVT).

(1Cr 28.13) 13Deu-lhe instruções para organizar os turnos dos Sacerdotes e dos Levitas, e para toda obra do Ministério da Casa do Senhor Yahweh , e para todos os utensílios para o serviço da Casa do Senhor Yahweh (NVT).

(1Cr 28.14-17) 14Especificou o peso do ouro para todos os utensílios de ouro de cada serviço; o peso da prata para todos os utensílios de prata de cada serviço (NAA)15Informou a quantidade de ouro necessária para os candelabros e as lâmpadas de ouro, e a quantidade de prata necessária para os candelabros e as lâmpadas de prata, de acordo com o uso de cada um. 16Especificou a quantidade de ouro para a mesa sobre a qual seriam colocados os pães da presença, e a quantidade de prata para as outras mesas. 17Davi também especificou a quantidade de ouro puro para os garfos, as bacias, os jarros e as tigelas, bem como a quantidade de prata para as tigelas (NVT).

(1Cr 28.18) 18Especificou, ainda, a quantidade de ouro refinado para o altar de incenso. E, por fim, entregou-lhe o projeto para o trono do Senhor, os querubins de ouro cujas asas se estendiam sobre a Arca da Aliança do Senhor Yahweh (NVT).

(1Cr 28.19-21) 19“Tudo isso”, disse Davi a Salomão, “foi me dado por escrito pela mão do Senhor Yahweh , e ele me deu entendimento para executar todos esses projetos” (NVI). 20Então Davi disse a Salomão, seu filho: “Seja forte e corajoso e mãos à obra! Não tenha medo, nem fique assustado, porque o Senhor Yahweh Deus Elohym , meu Deus Elohym , estará com você. Ele não o deixará, nem o abandonará, até que você termine todas as obras para o serviço da Casa do Senhor Yahweh (NAA). 21As divisões dos Sacerdotes e dos Levitas estão definidas para todas as tarefas que se farão no Templo de Deus Elohym , e você receberá ajuda de homens peritos em todo tipo de serviço. Os líderes e todo o povo obedecerão a todas as suas ordens” (NVI).

As Ofertas para a Construção do Templo

(1Cr 29.1-5) 1O rei Davi se voltou para toda a comunidade e disse: “Meu filho Salomão, que Deus Elohym escolheu, ainda é jovem e inexperiente. O trabalho que ele tem pela frente é enorme, pois o Templo que ele construirá não será para meros humanos, mas para o Senhor Deus Yahweh . 2Usando todos os recursos a meu dispor, juntei o que pude para a construção do Templo de meu Deus Elohym . Agora, há ouro, prata, bronze, ferro e madeira suficientes, bem como grandes quantidades de ônix e outras pedras preciosas, joias caras, todo tipo de pedra da melhor qualidade e mármore. 3E agora, por causa de minha alegria com a construção do Templo de meu Deus Elohym , entrego todos os meus tesouros pessoais, ouro e prata, para ajudar na construção, além de todos os materiais que juntei para o Santo Templo (NVT)4Ofereço, pois, cento e cinco toneladas de ouro puro de Ofir e duzentos e quarenta e cinco toneladas de prata refinada, para o revestimento das paredes do Templo (NVI), 5e para os outros trabalhos em ouro e prata a serem feitos pelos artesãos. Quem seguirá meu exemplo e entregará, hoje, ofertas ao Senhor Yahweh ?” (NVT)

(1Cr 29.6-9) 6Então os chefes das famílias, os líderes das tribos de Israel, os comandantes de mil e de cem, e os oficiais encarregados do trabalho do rei ofertaram espontaneamente (NVI)7Para a construção do Templo de Deus Elohym , entregaram cento e setenta e cinco toneladas de ouro, dez mil peças de ouro, trezentas e cinquenta toneladas de prata, seiscentas e trinta toneladas de bronze e três mil e quinhentas toneladas de ferro. 8Também contribuíram com pedras preciosas, que foram guardadas no tesouro da casa do Senhor Yahweh , sob os cuidados de Jeiel, descendente de Gérson (NVT)9O povo alegrou-se diante da atitude de seus líderes, pois fizeram essas ofertas voluntariamente e de coração íntegro ao Senhor Yahweh . E o rei Davi também se encheu de alegria (NVI).

Oração de Agradecimento de Davi

(1Cr 29.10-15) 10Davi louvou o Senhor Yahweh diante de toda a congregação e disse: “Bendito é o Senhor Yahweh , Deus Elohym de Israel, nosso pai, de eternidade a eternidade (NAA)11Teus, ó Senhor Yahweh , são a grandeza, o poder, a glória, a majestade e o esplendor, pois tudo o que há nos céus e na terra é teu. Teu, ó Senhor Yahweh , é o reino; o Senhor está acima de tudo. 12A riqueza e a honra vêm de ti; o Senhor domina sobre todas as coisas. Nas tuas mãos estão a força e o poder para exaltar e dar força a todos (NVI). 13Agora, pois, ó nosso Deus Elohym , graças te damos e louvamos o teu glorioso nome (ARA). 14Porque quem sou eu, e quem é o meu povo para que pudéssemos dar voluntariamente estas coisas? Porque tudo vem de ti, e nós só damos o que vem das tuas mãos. 15Porque somos estrangeiros diante de ti e peregrinos como todos os nossos pais. Os nossos dias sobre a Terra são como a sombra, e não temos permanência” (NAA).

(1Cr 29.16-17) 16 Senhor Yahweh , nosso Deus Elohym , toda esta abundância que preparamos para te edificar uma Casa ao teu santo nome vem da tua mão e é toda tua (ARA). 17Bem sei, meu Deus Elohym , que o Senhor prova os corações e que se agrada da sinceridade. Eu também, na sinceridade de meu coração, dei voluntariamente todas estas coisas, e acabo de ver com alegria que o teu povo aqui reunido te faz ofertas voluntariamente” (NAA).

(1Cr 29.18-19) 18 Senhor Yahweh , Deus Elohym de nossos pais Abraão, Isaque e Israel, conserva para sempre no coração do teu povo estas disposições e pensamentos; firma o coração deles em ti. 19E ao meu filho Salomão dá coração íntegro para guardar os teus mandamentos, os teus testemunhos e os teus estatutos, fazendo tudo para edificar este Palácio para o qual fiz todos estes preparativos” (NAA).

Louvor e Adoração diante de Deus

(1Cr 29.20) 20Então Davi disse a toda a comunidade: “Louvem o Senhor Yahweh , seu Deus Elohym !” E toda a comunidade louvou o Senhor Yahweh , o Deus Elohym de seus pais, e eles se prostraram e se ajoelharam diante do Senhor Yahweh e do rei (NVT).

SALMOS DE DAVIGrande é o Senhor

(Sl 145.1-3) 1Eu te exaltarei, meu Deus Elohym e meu rei; bendirei o teu nome para todo o sempre! 2Todos os dias te bendirei e louvarei o teu nome para todo o sempre! 3Grande é o Senhor Yahweh e digno de ser louvado; sua grandeza não tem limites (NVI).

(Sl 145.4-7) 4Uma geração contará à outra a grandiosidade dos teus feitos; eles anunciarão os teus atos poderosos. 5Proclamarão o glorioso esplendor da tua majestade, e meditarei nas maravilhas que o Senhor faz (NVI). 6Todos falarão de teus feitos notáveis, e eu anunciarei tua grandeza (NVT). 7Divulgarão a memória de tua muita bondade e com júbilo celebrarão a tua justiça (ARA).

(Sl 145.8-12) 8Bondoso e compassivo é o Senhor Yahweh , tardio em irar-se e grande em misericórdia (NAA). 9O Senhor Yahweh é bom para todos; a sua compaixão alcança todas as suas criaturas (NVI). 10Todas as tuas obras te renderão graças, Senhor Yahweh ; e os teus santos te bendirão (ARA). 11Eles anunciarão a glória do teu reino e falarão do teu poder (NVI), 12para que aos filhos dos homens se façam notórios os teus poderosos feitos e a glória da majestade do teu reino (ARA).

(Sl 145.13-16) 13O teu reino é reino eterno, e o teu domínio permanece de geração em geração. O Senhor é fiel em todas as suas promessas e é bondoso em tudo o que faz. 14O Senhor Yahweh ampara todos os que caem e levanta todos os que estão prostrados. 15Os olhos de todos estão voltados para ti, e o Senhor lhes dá o alimento no devido tempo. 16Abre a tua mão e satisfaz os desejos de todos os seres vivos (NVI).

(Sl 145.17-21) 17Justo é o Senhor Yahweh em todos os seus caminhos, bondoso em todas as suas obras (NAA). 18Perto está o Senhor Yahweh de todos os que o invocam, de todos os que o invocam em verdade (ARA). 19Ele satisfaz o desejo dos que o temem; ouve o seu clamor e os salva (NAA). 20O Senhor Yahweh guarda a todos os que o amam; porém os ímpios serão exterminados (ARA). 21Com meus lábios louvarei ao Senhor Yahweh . Que todo ser vivo bendiga o seu santo nome para todo o sempre! (NVI)

SALMOS DE DAVIDeus o nosso Protetor e Libertador

(Sl 124.1-5) 1Não fosse o Senhor Yahweh , que esteve ao nosso lado, Israel que o diga; 2não fosse o Senhor Yahweh , que esteve ao nosso lado, quando os homens se levantaram contra nós (ARA), 3eles já nos teriam engolido vivos, quando se enfureceram contra nós (NVI). 4As águas nos teriam submergido, e a torrente teria passado por cima de nós (NAA); 5águas impetuosas teriam passado sobre a nossa alma (ARA).

(Sl 124.6-8) 6Bendito seja o Senhor Yahweh , que não nos entregou para sermos dilacerados pelos dentes deles (NVI). 7Salvou-se a nossa alma, como um pássaro do laço dos passarinheiros; quebrou-se o laço, e nós nos vimos livres (ARA). 8O nosso socorro está no nome do Senhor Yahweh , que fez os céus e a Terra (NVI).

SALMOS DE DAVIA Excelência da Comunhão

(Sl 133.1-3) 1Oh! Como é bom e agradável viverem unidos os irmãos! 2É como o óleo precioso sobre a cabeça, o qual desce para a barba, a barba de Arão, e desce para a gola de suas vestes. 3É como o orvalho do Hermom, que desce sobre os montes de Sião. Ali, ordena o Senhor Yahweh a sua bênção e a vida para sempre (ARA).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você não pode copiar o conteúdo desta página.