• aguavivabocaina@gmail.com
  • +55 14 98183-8530

Bíblia Cronológica – Versões | Dia 126

126º Dia – 6 de Maio

REINADO DE SALOMÃO EM CORREGÊNCIA COM DAVI

CENÁRIO HISTÓRICO: SALMOS DE DAVISúplica e Confiança (Aproximadamente 985 a.C.) CURIOSIDADES:

  • Davi com 70 anos
  • Mefibosete com 45 anos (Filho de Jonatas e Neto de Saul)
  • 41º ano do Reinado de Davi
  • Salomão com 18 anos
  • Roboão com 1 ano (Filho de Salomão)

CIDADE DE JERUSALÉM

(Sl 86.1-3) 1Inclina os teus ouvidos, ó Senhor Yahweh , e responde-me, pois, sou pobre e necessitado. 2Guarda a minha vida, pois sou fiel a ti. O Senhor é o meu Deus Elohym ; salva o teu servo que em ti confia! (NVI) 3Tem misericórdia de mim, ó Senhor Adonay , pois clamo a ti sem parar (NVT).

(Sl 86.4-7) 4Alegra o coração do teu servo, pois a ti, Senhor Adonay , elevo a minha alma (NVI). 5Pois o Senhor, ó Senhor Adonay , é bom e perdoador; rico em misericórdia para com todos os que te invocam (NAA). 6Escuta, Senhor Yahweh , a minha oração e atende à voz das minhas súplicas. 7No dia da minha angústia, clamo a ti, porque me responde (ARA).

(Sl 86.8-10) 8Não há entre os deuses quem seja semelhante a ti, Senhor Adonay ; e nada existe que se compare às tuas obras (NAA). 9Todas as nações que o Senhor formou virão e te adorarão, Senhor Adonay , glorificarão o teu nome. 10Pois o Senhor é grande e realiza feitos maravilhosos; só o Senhor é Deus Elohym ! (NVI)

(Sl 86.11-13) 11Ensina-me o teu caminho, Senhor Yahweh , para que eu ande na tua verdade; dá-me um coração inteiramente fiel, para que eu tema o teu nome (NVI). 12Eu te darei graças, Senhor Adonay , Deus Elohym meu, de todo o coração, e glorificarei para sempre o teu nome (NAA). 13Pois grande é a tua misericórdia para comigo, e me livrou a alma do mais profundo poder do Sheol (ARA).

(Sl 86.14-17) 14Ó Deus Elohym , os soberbos se têm levantado contra mim, e um bando de violentos atenta contra a minha vida; eles não te consideram (ARA). 15Mas o Senhor, ó Senhor Adonay , é Deus El compassivo e bondoso, tardio em irar-se e grande em misericórdia e fidelidade. 16Volta-te para mim e compadece-te de mim; concede a tua força ao teu servo e salva o filho da tua serva (NAA). 17Mostra-me um sinal do teu favor, para que o vejam e se envergonhem os que me aborrecem; pois o Senhor, ó Senhor Yahweh , me ajuda e me consola (ARA).

SALMOSLouvor ao Deus Criador

(Sl 104.1-4) 1Bendiga, minha alma, o Senhor Yahweh ! Senhor Yahweh , Deus Elohym meu, como o Senhor é grandioso! Está revestido de glória e majestade (NAA). 2Envolto de luz como um manto, ele estende os céus como uma tenda (NVI), 3põe nas águas o vigamento da tua morada, toma as nuvens por carruagem e voa nas asas do vento (NAA). 4Faz dos ventos seus mensageiros e dos clarões reluzentes seus servos (NVI).

(Sl 104.5-13) 5Lançou os fundamentos da Terra, para que ela não se abale em tempo nenhum (NAA). 6Vestiu a Terra com torrentes de água, com água que cobriu até os montes (NVT). 7Diante das tuas ameaças as águas fugiram, puseram-se em fuga ao som do teu trovão; 8subiram pelos montes e escorreram pelos vales, para os lugares que o Senhor lhes designou (NVI). 9Estabeleceu um limite para as águas, para que nunca mais cobrissem a Terra (NVT). 10Faz jorrar as nascentes nos vales e correrem as águas entre os montes; 11delas bebem todos os animais selvagens, e os jumentos selvagens saciam a sua sede. 12As aves do céu fazem ninho junto às águas e entre os galhos põem-se a cantar. 13Dos seus aposentos celestes ele rega os montes; sacia-se a terra com o fruto das tuas obras! (NVI)

(Sl 104.14-18) 14É ele que faz crescer o pasto para o gado, e as plantas que o homem cultiva, para da terra tirar o alimento (NVI): 15o vinho, que alegra o coração, o azeite, que lhe dá brilho ao rosto, e o pão, que lhe sustém as forças (NAA). 16As árvores do Senhor Yahweh são bem regadas, os cedros do Líbano que ele plantou; 17nelas os pássaros fazem ninho, e nos pinheiros a cegonha tem o seu lar (NVI). 18No alto dos montes vivem as cabras selvagens, nas rochas se escondem os coelhos silvestres (NVT).

(Sl 104.19-23) 19Fez a lua para marcar as estações, e o sol sabe a hora de se pôr (NVT). 20Ordena a escuridão, e faz-se noite, na qual saem todos os animais da selva (ARC). 21Os leões jovens rugem por sua presa, saem à procura do alimento que Deus El lhes provê (NVT), 22mas ao nascer do sol eles se vão e voltam a deitar-se em suas tocas (NVI). 23Então as pessoas saem para o serviço, onde trabalham até o entardecer (NVT).

(Sl 104.24-26) 24Ó Senhor Yahweh , que variedade de coisas criou! Fez todas elas com sabedoria; a Terra está cheia de tuas criaturas (NVT). 25Eis o mar, imenso e vasto. Nele vivem inúmeras criaturas, seres vivos, pequenos e grandes. 26Nele passam os navios, e também o Leviatã, que formou para com ele brincar (NVI).

(Sl 104.27-30) 27Todos eles esperam em ti para que lhes dê o alimento no tempo certo (NVI). 28Se lhes dá, eles o recolhem; se abre a mão, eles se fartam de bens (ARA). 29Quando esconde o rosto, entram em pânico; quando lhes retira o fôlego, morrem e voltam ao pó. 30Quando sopra o teu fôlego, eles são criados, e renova a face da terra (NVI).

(Sl 104.31-35) 31Perdure para sempre a glória do Senhor Yahweh ! Alegre-se o Senhor Yahweh em seus feitos! 32Ele olha para a Terra, e ela treme, toca os montes, e eles fumegam (NVI). 33Cantarei ao Senhor Yahweh enquanto eu viver; cantarei louvores ao meu Deus Elohym durante a minha vida (ARA). 34Todos os meus pensamentos lhe sejam agradáveis; no Senhor Yahweh me alegrarei (NVT). 35Desapareçam da Terra os pecadores, e que os perversos deixem de existir. Bendiga, minha alma, o Senhor Yahweh ! Aleluia! (NAA)

SALMOS DE DAVI SEM REGISTRO DE DATA

SALMOS DE DAVIA Passageira Felicidade dos Perversos

(Sl 37.1-3) 1Não se aborreça por causa dos homens maus e não tenha inveja dos perversos (NVI), 2pois, em breve eles secarão como a relva e murcharão como a erva verde. 3Confie no Senhor Yahweh e faça o bem; habite na terra e alimente-se da verdade (NAA).

(Sl 37.4-6) 4Agrada-te do Senhor Yahweh , e ele satisfará os desejos do teu coração. 5Entrega o teu caminho ao Senhor Yahweh , confia nele, e o mais ele fará. 6Fará sobressair a tua justiça como a luz e o teu direito, como o sol ao meio-dia (ARA).

(Sl 37.7-8) 7Descanse no Senhor Yahweh e espere nele; não se irrite por causa daquele que prospera em seu caminho, por causa do que realiza os seus maus desígnios. 8Deixe a ira, abandone o furor; não se irrite; certamente isso acabará mal (NAA).

(Sl 37.9-11) 9Porque os malfeitores serão exterminados, mas os que esperam no Senhor Yahweh possuirão a Terra (ARA). 10Mais um pouco de tempo, e já não existirão os ímpios; você procurará no lugar onde eles estavam e não os encontrará (NAA). 11Mas os mansos herdarão a Terra e se deleitarão na abundância de paz (ARA).

(Sl 37.12-15) 12Os ímpios fazem planos contra os justos e contra eles rangem os dentes (NAA). 13O Senhor Yahweh , porém, ri dos ímpios, pois sabe que o dia deles está chegando. 14Os ímpios desembainham a espada e preparam o arco para abaterem o necessitado e o pobre, para matarem os que andam na retidão (NVI). 15Mas a espada deles lhes atravessará o próprio coração, e os seus arcos serão despedaçados (NAA).

(Sl 37.16-18) 16Mais vale o pouco do justo que a abundância de muitos ímpios (ARA). 17Pois o braço forte dos ímpios será quebrado, mas o Senhor Yahweh sustém os justos (NVI). 18O Senhor Yahweh conhece os dias dos íntegros; a herança deles permanecerá para sempre (ARA).

(Sl 37.19-20) 19Não serão envergonhados nos tempos difíceis e nos dias da fome se fartarão (NAA). 20Mas os ímpios perecerão; os inimigos do Senhor Yahweh murcharão como a beleza dos campos; desvanecerão como fumaça (NVI).

(Sl 37.21-22) 21O ímpio pede emprestado e não paga; o justo, porém, se compadece e dá (NAA). 22Aqueles a quem o Senhor abençoa possuirão a terra; e serão exterminados aqueles a quem amaldiçoa (ARA).

(Sl 37.23-26) 23O Senhor Yahweh firma os passos do homem bom e se agrada do seu caminho (NAA); 24se cair, não ficará prostrado, porque o Senhor Yahweh o segura pela mão (ARA). 25Fui moço e agora sou velho, porém jamais vi o justo desamparado, nem a sua descendência a mendigar o pão (NAA). 26É sempre compassivo e empresta, e a sua descendência será uma bênção (ARA).

(Sl 37.27-31) 27Afaste-se do mal e pratique o bem, e a sua morada será perpétua (NAA). 28Pois o Senhor Yahweh ama a justiça e não desampara os seus santos; serão preservados para sempre, mas a descendência dos ímpios será exterminada. 29Os justos herdarão a Terra e nela habitarão para sempre (ARA). 30Da boca do justo procede sabedoria, e a sua língua fala o que é justo (NAA). 31No coração, tem ele a Lei do seu Deus Elohym ; os seus passos não vacilarão (ARA).

(Sl 37.32-33) 32O perverso espreita ao justo e procura tirar-lhe a vida (ARA). 33Mas o Senhor Yahweh não o deixará nas mãos do perverso, nem o condenará quando for julgado (NAA).

(Sl 37.34) 34Espere no Senhor Yahweh e ande nos seus caminhos; ele o exaltará para que você herde a terra; você verá quando os ímpios forem exterminados (NAA).

(Sl 37.35-38) 35Vi um ímpio prepotente a expandir-se qual cedro do Líbano (ARA). 36Passei, e eis que havia desaparecido; procurei-o, e já não foi encontrado. 37Observe aquele que é íntegro e reto; porque o futuro dele será de paz (NAA). 38Quanto aos transgressores, serão, à uma, destruídos; a descendência dos ímpios será exterminada (ARA).

(Sl 37.39-40) 39Mas a salvação dos justos vem do Senhor Yahweh ; ele é a fortaleza deles em tempos de angústia (NAA). 40O Senhor Yahweh os ajuda e os livra; livra-os dos ímpios e os salva, porque nele buscam refúgio (ARA).

SALMOS DE DAVIGraças a Deus por sua Fidelidade

(Sl 138.1-2) 1Eu te louvarei, Senhor, de todo o coração; diante dos deuses cantarei louvores a ti. 2Voltado para o teu Santo Templo eu me prostrarei e renderei graças ao teu nome, por causa do teu amor e da tua fidelidade; pois exaltou acima de todas as coisas o teu nome e a tua palavra (NVI).

(Sl 138.3-5) 3Quando clamei, o Senhor me respondeu; deu-me força e coragem (NVI). 4Todos os reis da Terra te louvarão, Senhor Yahweh , quando ouvirem as palavras da tua boca (NAA). 5Celebrarão os feitos do Senhor Yahweh , pois grande é a glória do Senhor Yahweh ! (NVI)

(Sl 138.6-8) 6O Senhor Yahweh é excelso, contudo, atenta para os humildes; os soberbos, ele os conhece de longe (ARA). 7Ainda que eu passe por angústias, o Senhor me preserva a vida da ira dos meus inimigos; estende a tua mão direita e me livra (NVI). 8O que diz respeito a mim o Senhor Yahweh levará a bom termo; a tua misericórdia, ó Senhor Yahweh , dura para sempre; não desampare as obras das tuas mãos (NAA).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você não pode copiar o conteúdo desta página.