• aguavivabocaina@gmail.com
  • +55 14 98183-8530

Bíblia Cronológica – Versões | Dia 127

127º Dia – 7 de Maio

REINADO DE SALOMÃO EM CORREGÊNCIA COM DAVI

CENÁRIO HISTÓRICO: SALMOS DOS FILHOS DE CORÁA Alma anela por Deus (Aproximadamente 985 a.C.) CURIOSIDADES:

  • Davi com 70 anos
  • Mefibosete com 45 anos (Filho de Jonatas e Neto de Saul)
  • 41º ano do Reinado de Davi
  • Salomão com 18 anos
  • Roboão com 1 ano (Filho de Salomão)

CIDADE DE JERUSALÉM

(Sl 42.1-3) 1Assim como a corça suspira pelas correntes das águas, assim, por ti, ó Deus Elohym , suspira a minha alma. 2A minha alma tem sede de Deus Elohym , do Deus El vivo. Quando irei e me apresentarei diante da face de Deus Elohym ? 3As minhas lágrimas têm sido o meu alimento dia e noite, enquanto me dizem continuamente: “E o seu Deus Elohym , onde está?” (NAA)

(Sl 42.4-5) 4Meu coração se enche de tristeza, pois me lembro de como eu andava com a multidão de adoradores, à frente do cortejo que subia até a Casa de Deus Elohym , cantando de alegria e dando graças, em meio aos sons de uma grande festa (NVT). 5Por que você está abatida, ó minha alma? Por que se perturba dentro de mim? Espere em Deus Elohym , pois ainda o louvarei, a ele, meu auxílio e Deus meu (NAA).

(Sl 42.6-8) 6Sinto abatida dentro de mim a minha alma; lembro-me, portanto, de ti, nas terras do Jordão, e no monte Hermom, e no outeiro de Mizar (ARA). 7Um abismo chama outro abismo, ao ruído das tuas cachoeiras; todas as tuas ondas e vagas passaram sobre mim (NAA). 8Contudo, o Senhor Yahweh , durante o dia, me concede a sua misericórdia, e de noite está comigo o seu cântico, uma oração ao Deus El da minha vida (NAA).

(Sl 42.9-11) 9Pergunto a Deus El , minha Rocha: “Por que se esqueceu de mim? Por que hei de andar eu lamentando sob a opressão dos meus inimigos?” 10Os meus ossos se esmigalham, quando os meus adversários me insultam, perguntando sem parar: “E o seu Deus Elohym , onde está?” (NAA) 11Por que está abatida, ó minha alma? Por que se perturba dentro de mim? Espera em Deus Elohym , pois ainda o louvarei, a ele, meu auxílio e Deus Elohym meu (ARA).

SALMOS DE SALOMÃOO Rei Justo e o seu Reinado Eterno

(Sl 72.1-3) 1Reveste da tua justiça o rei, ó Deus Elohym , e o filho do rei, da tua retidão (NVI), 2que ele julgue o teu povo com justiça e os teus aflitos, com retidão (NAA). 3Que os montes tragam prosperidade ao povo, e as colinas, o fruto da justiça (NVI).

(Sl 72.4-7) 4Que o rei julgue os aflitos do povo, salve os filhos dos necessitados e esmague o opressor (NAA). 5Que ele perdure como o sol e como a lua, por todas as gerações. 6Seja ele como chuva sobre uma lavoura ceifada, como aguaceiros que regam a terra. 7Floresçam os justos nos dias do rei, e haja grande prosperidade enquanto durar a lua (NVI).

(Sl 72.8-11) 8Governe ele de mar a mar e desde o rio Eufrates até os confins da terra (NVI). 9Curvem-se diante dele os habitantes do deserto, e os seus inimigos lambam o pó (ARA). 10Que os reis de Társis e das ilhas lhe paguem tributo; os reis de Sabá e de Sebá lhe ofereçam presentes (NAA). 11E todos os reis se prostrem perante ele; todas as nações o sirvam (ARA).

(Sl 72.12-14) 12Porque ele livra os necessitados que pedem socorro, e também os aflitos e aqueles que não têm quem os ajude. 13Ele se compadece dos fracos e dos necessitados e salva a alma dos que precisam de auxílio. 14Ele os redime da opressão e da violência, e precioso lhe é o sangue deles (NAA).

(Sl 72.15-17) 15Tenha o rei vida longa! Receba ele o ouro de Sabá. Que se ore por ele continuamente, e todo o dia se invoquem bênçãos sobre ele. 16Haja fartura de trigo por toda a terra, ondulando no alto dos montes. Floresçam os seus frutos como os do Líbano e cresçam as cidades como as plantas no campo (NVI). 17Que o nome do rei permaneça para sempre, e que prospere enquanto o sol brilhar! Que todos sejam abençoados por meio dele, e que todas as nações lhe chamem bem-aventurado (NAA).

(Sl 72.18-19) 18Bendito seja o Senhor Yahweh Deus Elohym , o Deus Elohym de Israel, o único que realiza feitos maravilhosos. 19Bendito seja o seu glorioso nome para sempre; encha-se toda a terra da sua glória. Amém e amém (NVI).

(Sl 72.20) 20Encerram-se aqui as orações de Davi, filho de Jessé (NVI).

Encerramento da Reunião e Nova Unção sobre Salomão

(1Cr 29.21-22) 21No dia seguinte, trouxeram sacrifícios ao Senhor Yahweh e lhe ofereceram holocaustos de mil bezerros, mil carneiros, mil cordeiros, com as suas libações; sacrifícios em abundância por todo o Israel (NAA)22Naquele dia, comeram e beberam com grande alegria na presença do Senhor Yahweh . Então pela segunda vez proclamaram Salomão, filho de Davi, como rei, ungindo-o diante do Senhor Yahweh como soberano, e Zadoque como Sacerdote.

As Últimas Palavras de Davi ao Povo de Israel

(2Sm 23.1-7) 1Estas são as últimas palavras de Davi. Isto é o que diz Davi, filho de Jessé; Davi, que foi tão exaltado, Davi, o homem ungido pelo Deus Elohym de Jacó, Davi, o amável salmista de Israel (NVT): 2“O Espírito do Senhor Yahweh  fala por meio de mim, e a sua mensagem está nos meus lábios (NTLH). 3O Deus Elohym de Israel falou, a Rocha de Israel me disse: ‘Quem governa o povo com justiça, quem o governa com o temor de Deus Elohym , 4é como a luz da manhã ao nascer do sol, numa manhã sem nuvens. É como a claridade depois da chuva, que faz crescer as plantas da terra’ (NVI). 5Não é assim que a minha casa está para com Deus El ? Pois estabeleceu comigo uma aliança eterna, em tudo bem-definida e segura. Não me fará ele prosperar toda a minha salvação e toda a minha esperança? 6Porém os homens malignos serão todos lançados fora como os espinhos, pois não podem ser tocados com as mãos; 7mas quem quer tocá-los se arma de ferro e da haste de uma lança; e serão totalmente queimados no fogo ali onde estão” (NAA).

As Últimas Instruções de Davi para Salomão

(1Rs 2.1-4) 1Quando se aproximava o dia de sua morte, Davi deu instruções ao seu filho Salomão (NVI): 2“Eu vou pelo caminho de todos os mortais. Portanto, tenha coragem e seja homem! (NAA) 3Guarde os preceitos do Senhor Yahweh , seu Deus Elohym , andando nos seus caminhos, guardando os seus estatutos, os seus mandamentos, os seus juízos e os seus testemunhos, como está escrito na Lei de Moisés. Assim, você será bem-sucedido em tudo o que fizer e por onde quer que você for, 4e o Senhor Yahweh confirmará a promessa que me fez, dizendo: ‘Se os seus filhos guardarem o seu caminho, andando diante de mim fielmente, de todo o seu coração e de toda a sua alma, nunca lhe faltará sucessor ao trono de Israel’ (NAA).

(1Rs 2.5-6) 5“Além disso, você sabe o mal que Joabe, filho de Zeruia, me fez quando assassinou os dois comandantes do exército de Israel, Abner, filho de Ner, e Amasa, filho de Jéter. Ele os matou como se fossem inimigos de guerra, mas era tempo de paz. Assim, manchou seu cinto e sua sandália com sangue inocente (NVT). 6Portanto, faça segundo a sabedoria que você tem e não permita que ele morra em paz com idade avançada” (NAA).

(1Rs 2.7) 7“Mas seja bondoso com os filhos de Barzilai, o gileadita, e que eles estejam entre os que sentam à sua mesa para comer, porque estiveram ao meu lado quando eu fugia por causa do seu irmão Absalão” (NAA).

(1Rs 2.8-9) 8“Eis que você também terá de lidar com Simei, filho de Gera, filho de Benjamim, de Baurim, que me lançou uma terrível maldição no dia em que eu ia a Maanaim. Porém ele veio ao meu encontro junto ao Jordão, e eu, pelo Senhor Yahweh , lhe jurei, dizendo que não o mataria à espada. 9Mas, agora, não o tenha por inocente, pois você é um homem sábio e bem saberá o que deve fazer com ele para que ele seja sepultado com os cabelos brancos manchados de sangue” (NAA).

Descendentes de Davi

(2Sm 5.13) 13Depois de mudar-se de Hebrom para Jerusalém, Davi tomou mais concubinas e esposas e teve mais filhos e filhas (NVT).

(1Cr 14.3) 3Em Jerusalém, Davi tomou para si outras mulheres, que lhe deram mais filhos e filhas (NVT).

(1Cr 3.5) 5Os filhos de Davi nascidos em Jerusalém foram: Samua, Sobabe, Natã e Salomão; a mãe deles era Bate-Seba, filha de Amiel (NVT).

(2Sm 5.14-16) 14Estes são os nomes dos filhos de Davi que nasceram em Jerusalém: Samua, Sobabe, Natã, Salomão, 15Ibar, Elisua, Nefegue, Jafia, 16Elisama, Eliada e Elifelete (NVT).

(1Cr 14.4-7) 4São estes os nomes dos filhos de Davi que nasceram em Jerusalém: Samua, Sobabe, Natã, Salomão, 5Ibar, Elisua, Elpelete, 6Nogá, Nefegue, Jafia, 7Elisama, Beeliada e Elifelete (NAA).

(1Cr 3.6-9) 6Davi também teve outros nove filhos: Ibar, Elisua, Elpalete, 7Nogá, Nefegue, Jafia, 8Elisama, Eliada e Elifelete. 9Todos esses foram filhos de Davi, além dos filhos que teve com suas concubinas. Davi também teve uma filha chamada Tamar (NVT).

A Morte de Davi aos 70 anos

(1Rs 2.10) 10Então Davi morreu e foi sepultado na Cidade de Davi com seus antepassados (NVT).

(1Cr 29.28) 28Morreu em boa velhice, tendo desfrutado vida longa, riqueza e honra. Seu filho Salomão foi o seu sucessor (NVI).

Registros dos Atos de Davi em seu Reinado

(1Cr 29.29-30) 29Os atos da vida do rei Davi, do começo ao fim, estão escritos na história do Profeta Samuel, na história escrita pelo Profeta Natã, e na história escrita pelo Profeta Gade (BV)30incluindo os grandes feitos de seu reinado e tudo que aconteceu com ele, com Israel e com todos os reinos vizinhos (NVT).

(1Cr 29.26-27) 26Assim, Davi, filho de Jessé, reinou sobre todo o Israel. 27Ele reinou sobre Israel durante quarenta anos: sete anos em Hebrom e trinta e três em Jerusalém (NAA).

(1Rs 2.11) 11Davi reinou sobre Israel durante quarenta anos: sete anos em Hebrom e trinta e três em Jerusalém (NAA).

(2Sm 5.5) 5Em Hebrom, reinou sobre Judá sete anos e seis meses; em Jerusalém, reinou trinta e três anos sobre todo o Israel e Judá (NAA).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você não pode copiar o conteúdo desta página.