• aguavivabocaina@gmail.com
  • +55 14 98183-8530

Bíblia Cronológica – Versões | Dia 128

128º Dia – 8 de Maio

REINADO DE SALOMÃO

CENÁRIO HISTÓRICO: Início do Reinado de Salomão (Aproximadamente 985 a.C.) CURIOSIDADES:

  • Salomão com 18 anos
  • Roboão com 1 ano (Filho de Salomão)

CIDADE DE JERUSALÉM

(1Cr 29.23-24) 23Salomão se sentou no trono do Senhor Yahweh em lugar de seu pai, Davi. Foi bem-sucedido em tudo, e todo o Israel lhe obedecia. 24Todos os oficiais, os guerreiros e os filhos de Davi prometeram ser leais ao rei Salomão (NVT).

O Reinado de Salomão é Consolidado

(1Rs 2.13-18) 13Certo dia, Adonias, filho de Hagite, foi falar com Bate-Seba, mãe de Salomão. Ela lhe perguntou: “Você vem em paz?” “Sim, venho em paz”, disse ele (NVT). 14E acrescentou: “Tenho algo para lhe dizer”. Ela disse: “Fale!” (NVI) 15Então Adonias disse: “A senhora bem sabe que o reino era meu e que todo o Israel esperava que eu reinasse. Mas o reino se transferiu e veio a ser de meu irmão, porque do Senhor Yahweh ele o recebeu (NAA). 16Agora, quero fazer-lhe um pedido e espero que não me seja negado”. Ela disse: “Fale!” (NVI) 17Então Adonias disse: “Peço que a senhora fale com o rei Salomão, que não recusará um pedido seu, para que ele me dê por mulher Abisague, a sunamita”. 18Ao que Bate-Seba respondeu: “Está bem, eu falarei por você ao rei” (NAA).

(1Rs 2.19-22) 19Então Bate-Seba foi até o rei Salomão, para falar-lhe em favor de Adonias. O rei se levantou para recebê-la e se inclinou diante dela. Depois se assentou no seu trono e mandou pôr uma cadeira para a sua mãe, e ela se assentou à sua direita. 20Então Bate-Seba disse: “Só um pequeno pedido lhe faço e peço que não me seja recusado”. E o rei disse: “Pode pedir, minha mãe, porque não recusarei um pedido seu” (NAA). 21Ela respondeu: “Permita que seu irmão Adonias se case com Abisague, a jovem de Suném” (NVT). 22Então o rei Salomão disse à sua mãe: “Por que a senhora pede Abisague, a sunamita, para Adonias? Peça também para ele o reino, porque é meu irmão mais velho. Sim, para ele, e também para o Sacerdote Abiatar e para Joabe, filho de Zeruia” (NAA).

A Morte de Adonias (Irmão de Salomão)

(1Rs 2.23-25) 23Então o rei Salomão fez um juramento diante do Senhor Yahweh : “Que Deus Elohym me castigue severamente se Adonias não tiver selado seu destino com esse pedido. 24O Senhor me confirmou e me colocou no trono de meu pai, Davi, e estabeleceu minha dinastia como prometeu. Portanto, tão certo como vive o Senhor Yahweh , Adonias morrerá ainda hoje!” (NVT) 25E o rei Salomão deu ordem a Benaia, filho de Joiada, e este feriu e matou Adonias (NVI).

O Sacerdote Abiatar é Deposto de seu Cargo

(1Rs 2.26-27) 26Depois, o rei disse ao Sacerdote Abiatar: “Volte para sua casa em Anatote. Você merece morrer, mas não o matarei hoje, pois você carregou a Arca do Senhor Adonay Soberano Yahowee para meu pai, Davi, e o acompanhou em todas as dificuldades dele”. 27Então Salomão depôs Abiatar de seu cargo de Sacerdote do Senhor Yahweh e, desse modo, cumpriu a profecia do Senhor Yahweh em Siló a respeito dos descendentes de Eli (NVT).

A Morte de Joabe (Comandante do Exército de Davi)

(1Rs 2.28-29) 28Essas notícias chegaram até Joabe. Embora não houvesse apoiado a revolta de Absalão, ele tinha dado seu apoio a Adonias. Por isso, fugiu para a Tenda Sagrada do Senhor Yahweh e se agarrou às pontas do altar (NVT)29E alguém foi dizer ao rei Salomão que Joabe havia fugido para o Tabernáculo do Senhor Yahweh e estava junto ao altar. Então Salomão enviou Benaia, filho de Joiada, dizendo: “Vá atacá-lo” (NAA).

(1Rs 2.30-34) 30Benaia foi ao Tabernáculo do Senhor Yahweh e disse a Joabe: “Assim diz o rei: ‘Saia daí’”. Ele respondeu: “Não saio! Vou morrer aqui”. Então Benaia voltou com a resposta ao rei, dizendo: “Assim falou Joabe e foi isso que ele me respondeu” (NAA). 31Então o rei ordenou a Benaia: “Faça o que ele diz. Mate-o e sepulte-o, e assim você retirará de mim e da minha família a culpa do sangue inocente que Joabe derramou (NVI). 32Assim, o Senhor Yahweh fará recair a culpa de sangue de Joabe sobre a cabeça dele, porque atacou dois homens mais justos e melhores do que ele e os matou à espada, sem que Davi, meu pai, o soubesse. Ele matou Abner, filho de Ner, comandante do exército de Israel, e Amasa, filho de Jéter, comandante do exército de Judá (NAA). 33Que o sangue deles recaia sobre a cabeça de Joabe e sobre a dos seus descendentes para sempre. Mas que a paz do Senhor Yahweh esteja para sempre sobre Davi, sobre os seus descendentes, sobre a sua dinastia e sobre o seu trono”. 34Então Benaia, filho de Joiada, foi e atacou Joabe e o matou, e ele foi sepultado em sua casa no campo (NVI).

(1Rs 2.35) 35O rei pôs Benaia, filho de Joiada, como comandante do exército em lugar de Joabe, e, como Sacerdote, colocou Zadoque em lugar de Abiatar (NAA).

A Sentença sobre Simei

(1Rs 2.36-38) 36Depois, o rei mandou chamar Simei e lhe disse: “Construa uma casa em Jerusalém e more aqui. Não dê um passo fora da cidade para ir a qualquer outro lugar (NVT). 37Esteja certo de que no dia em que sair e atravessar o vale de Cedrom, você será morto; e você será responsável por sua própria morte” (NVI). 38Simei respondeu: “Sua sentença é justa; farei o que meu senhor, o rei, ordena”. E Simei morou em Jerusalém durante muito tempo (NVT).

CENÁRIO HISTÓRICO: A Dedicação de Salomão ao Senhor Deus (Aproximadamente 983 a.C.) CURIOSIDADES:

  • Salomão com 20 anos
  • 2º ano do Reinado de Salomão
  • Roboão com 3 anos (Filho de Salomão)

CIDADE DE GIBEOM

(1Rs 3.2) 2Nessa época, o povo de Israel oferecia sacrifícios nos altares das colinas de suas regiões, pois ainda não havia sido construído um Templo em honra ao nome do Senhor Yahweh (NVT).

(2Cr 1.5) 5aMas o altar de bronze feito por Bezalel, filho de Uri e neto de Hur, ainda estava ali em Gibeom, em frente ao Tabernáculo do Senhor Yahweh (NAA).

(1Rs 3.3) 3Salomão amava o Senhor Yahweh , pois andava de acordo com os decretos do seu pai Davi; todavia oferecia sacrifícios e queimava incenso nos lugares sagrados (NVI).

(2Cr 1.2-3) 2Salomão reuniu todo o Israel: os líderes de mil e de cem, os juízes, todos os líderes de Israel e os chefes de famílias (NVI). 3Então conduziu toda a comunidade ao lugar de culto em Gibeom, pois ali ficava a Tenda do Encontro. Essa era a Tenda que Moisés, servo do Senhor Yahweh , havia feito no deserto (NVT).

(2Cr 1.5) 5bEntão Salomão e o povo se reuniram nesse local para consultar o Senhor Yahweh (NVT).

(1Rs 3.4) 4O rei Salomão foi a Gibeom para oferecer sacrifícios, pois ali ficava o principal lugar sagrado, e ofereceu naquele altar mil holocaustos (NVI).

(2Cr 1.6) 6Salomão ofereceu ali sacrifícios diante do Senhor Yahweh , sobre o altar de bronze que estava na Tenda do Encontro; e ofereceu sobre ele mil holocaustos (NAA).

Salomão pede Sabedoria a Deus

(2Cr 1.7-10) 7Naquela noite, Deus Elohym apareceu a Salomão e lhe disse: “Peça o que quiser, e eu lhe darei” (NVT). 8Salomão respondeu: “O Senhor foi muito bondoso para com meu pai Davi e me fez rei em seu lugar (NVI). 9E agora, ó Senhor Yahweh Deus Elohym , cumpra-se a tua promessa feita a Davi, meu pai; porque o Senhor me constituiu rei sobre um povo numeroso como o pó da terra (NAA). 10Dá-me sabedoria e conhecimento, para que eu possa liderar esta nação, pois, quem pode governar este teu grande povo?” (NVI)

(1Rs 3.5-9) 5Em Gibeom o Senhor Yahweh apareceu a Salomão num sonho, à noite, e lhe disse: “Peça-me o que quiser, e eu lhe darei” (NVI). 6Salomão respondeu: “O Senhor foi muito bondoso com o teu servo Davi, meu pai, porque ele andou contigo em fidelidade, em justiça e em retidão de coração, diante da tua face. Manteve para com ele esta grande bondade e lhe deu um filho que se assentasse no seu trono, como hoje se vê. 7E agora, ó Senhor Yahweh , meu Deus Elohym , o Senhor fez reinar teu servo em lugar de Davi, meu pai. Mas eu não passo de uma criança, não sei como devo agir (NAA). 8Aqui estou, no meio do teu povo escolhido, uma nação tão grande e numerosa que nem se pode contar! (NVT) 9Dá, pois, ao teu servo coração compreensivo para governar o teu povo, para que, com prudência, saiba discernir entre o bem e o mal. Pois quem seria capaz de governar este teu grande povo?” (NAA)

(1Rs 3.10-14) 10Estas palavras agradaram ao Senhor Adonay , por haver Salomão pedido tal coisa (ARA). 11Por isso, Deus Elohym respondeu: “Uma vez que você pediu sabedoria para governar meu povo com justiça, e não vida longa, nem riqueza, nem a morte de seus inimigos (NVT), 12farei o que você pediu. Eu lhe darei um coração sábio e capaz de discernir, de modo que nunca houve nem haverá ninguém como você (NVI). 13Também lhe dou o que você não me pediu, tanto riquezas como glória, de modo que, entre os reis, não haverá ninguém semelhante a você durante os dias da sua vida (NAA). 14E, se você andar nos meus caminhos e obedecer aos meus decretos e aos meus mandamentos, como o seu pai Davi, eu prolongarei a sua vida” (NVI).

(2Cr 1.11-12) 11 Deus Elohym disse a Salomão: “Visto que foi este o desejo do seu coração, e você não pediu riquezas, bens ou honras, nem a morte dos seus inimigos, nem tampouco pediu longevidade, mas sabedoria e conhecimento para poder governar o meu povo, sobre o qual o constituí rei, 12sabedoria e conhecimento lhe serão dados. E lhe darei também riquezas, bens e honras, como nenhum rei antes de você teve, nem nenhum rei depois de você terá” (NAA).

(1Rs 3.15) 15Então Salomão acordou e percebeu que tinha sido um sonho. Voltou a Jerusalém e se colocou diante da Arca da Aliança do Senhor Yahweh , onde apresentou holocaustos e ofertas de paz. Depois, ofereceu um grande banquete a todos os seus oficiais (NVT).

(2Cr 1.13) 13Então Salomão voltou de Gibeom, de diante da Tenda do Encontro, para Jerusalém. E reinou sobre Israel (NVI).

CIDADE DE JERUSALÉMA Sabedoria de Salomão

(1Rs 3.16-22) 16Algum tempo depois, duas prostitutas compareceram diante do rei para resolver uma questão (NVT)17Uma delas disse: “Ah meu senhor! Esta mulher mora comigo na mesma casa. Eu dei à luz um filho e ela estava comigo na casa (NVI). 18No terceiro dia, depois do meu parto, também esta mulher teve um filho. Estávamos juntas. Não havia nenhuma outra pessoa conosco na casa; somente nós duas estávamos ali (NAA). 19Certa noite esta mulher se deitou sobre o seu filho, e ele morreu (NVI). 20Ela levantou-se no meio da noite e, enquanto esta sua serva dormia, tirou o meu filho, que estava do meu lado, e o pôs na cama dela; depois colocou o filho dela, morto, nos meus braços. 21Quando eu me levantei de madrugada para dar de mamar ao meu filho, eis que ele estava morto. Porém, quando reparei nele pela manhã, eis que não era o filho que eu tinha dado à luz” (NAA). 22A outra mulher disse: “Não! O que está vivo é meu filho; o morto é seu”. Mas a primeira insistia: “Não! O morto é seu; o vivo é meu”. Assim elas discutiram diante do rei (NVI).

(1Rs 3.23-28) 23Então o rei disse: “Vamos esclarecer as coisas. As duas afirmam que o filho vivo é seu, e cada uma diz que o morto é da outra” (NVT). 24E o rei continuou: “Tragam-me uma espada”. E trouxeram uma espada diante do rei (NAA)25Ele disse: “Cortem a criança viva ao meio e deem metade a uma mulher e metade à outra!” (NVT) 26A verdadeira mãe do menino, com o coração cheio de amor pelo filho, disse: “Por favor, senhor, não mate o meu filho! Entregue-o a esta mulher!” Mas a outra disse: “Podem cortá-lo em dois pedaços! Assim ele não será nem meu nem seu” (NTLH). 27Então o rei disse: “Não matem o bebê. Deem o menino à mulher que deseja que ele viva, pois ela é a mãe” (NVT). 28Todo o Israel ouviu a sentença que o rei havia proferido. E todos tiveram profundo respeito ao rei, porque viram que havia nele a sabedoria de Deus Elohym , para fazer justiça (NAA).

EGITO / EDOMHadade volta para sua terra em Edom após 27 anos Exilado

(1Rs 11.21-22) 21Quando Hadade soube no Egito que Davi tinha morrido e que Joabe, comandante do exército, estava morto, disse a Faraó: “Deixe-me voltar para a minha terra”. 22Então Faraó lhe perguntou: “Mas o que lhe falta comigo, para que você queira voltar para a sua terra?” Hadade respondeu: “Não me falta nada; mas deixe-me ir” (NAA).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você não pode copiar o conteúdo desta página.