• aguavivabocaina@gmail.com
  • +55 14 98183-8530

Bíblia Cronológica – Versões | Dia 135

135º Dia – 15 de Maio

REINADO DE SALOMÃO

CENÁRIO HISTÓRICO: Salomão abençoa o Povo (Aproximadamente 974 a.C.) CURIOSIDADES:

  • Salomão com 29 anos
  • 11º ano do Reinado de Salomão
  • Roboão com 12 anos (Filho de Salomão)

CIDADE DE JERUSALÉM

(1Rs 8.54-61) 54Quando Salomão terminou a oração e a súplica ao Senhor Yahweh , levantou-se diante do altar do Senhor Yahweh , onde tinha se ajoelhado e estendido as mãos para o céu (NVI). 55Ficou em pé e, em alta voz, abençoou toda a comunidade de Israel: 56“Louvado seja o Senhor Yahweh , que deu descanso ao seu povo, Israel, como prometeu. Nenhuma só palavra falhou das maravilhosas promessas que ele fez por meio de seu servo Moisés (NVT). 57Que o Senhor Yahweh , nosso Deus Elohym , esteja conosco, assim como esteve com os nossos pais. Que ele não nos deixe nem nos abandone! 58Que ele faça com que o nosso coração se incline para ele, a fim de andarmos em todos os seus caminhos e guardarmos os seus mandamentos, e os seus estatutos, e os seus juízos, que ordenou aos nossos pais (NAA). 59E que as palavras dessa minha oração na presença do Senhor Yahweh estejam sempre diante dele, dia e noite, para que o Senhor Yahweh , nosso Deus Elohym , defenda a causa de seu servo e de seu povo, Israel, conforme as necessidades de cada dia. 60Então os povos de toda a Terra saberão que somente o Senhor Yahweh é Deus Elohym , e que não há nenhum outro. 61Quanto a vocês, sejam inteiramente fiéis ao Senhor Yahweh , nosso Deus Elohym , e obedeçam sempre a seus decretos e mandamentos, como fazem hoje” (NVT).

Os Sacrifícios dedicados a Deus

(1Rs 8.64) 64Naquele mesmo dia o rei consagrou a parte central do pátio, que ficava na frente do Templo do Senhor Yahweh , e ali ofereceu holocaustos, ofertas de cereal e a gordura das ofertas de comunhão, pois o altar de bronze diante do Senhor Yahweh era pequeno demais para comportar os holocaustos, as ofertas de cereal e a gordura das ofertas de comunhão (NVI).

(2Cr 7.7) 7Salomão consagrou também o meio do átrio que estava diante da Casa do Senhor Yahweh , pois ali ofereceu os holocaustos e a gordura dos sacrifícios pacíficos. Ele fez isso porque no altar de bronze que Salomão tinha construído não cabiam os holocaustos, as ofertas de cereais e a gordura dos sacrifícios pacíficos (NAA).

(2Cr 7.6) 6Os Sacerdotes tomaram seus lugares designados, bem como os Levitas, que cantavam: “Sua misericórdia dura para sempre!” Os Levitas acompanhavam o cântico com os instrumentos musicais que o rei Davi tinha feito para louvar o Senhor Yahweh . Os Sacerdotes, de frente para os Levitas, tocavam as trombetas, e todo o Israel estava em pé (NVT).

(1Rs 8.62-63) 62Então o rei Salomão e todo o Israel ofereceram sacrifícios ao Senhor Yahweh ; 63ele ofereceu em sacrifício de comunhão ao Senhor Yahweh vinte e dois mil bois e cento e vinte mil ovelhas. Assim o rei e todos os israelitas fizeram a dedicação do Templo do Senhor Yahweh (NVI).

(2Cr 7.4-5) 4Então o rei e todo o povo ofereceram sacrifícios ao Senhor Yahweh . 5O rei Salomão ofereceu em sacrifício vinte e dois mil bois e cento e vinte mil ovelhas. Assim, o rei e todo o povo consagraram a Casa de Deus Elohym (NAA).

Fogo do Céu

(2Cr 7.1-3) 1Assim que Salomão acabou de orar, desceu fogo do céu e consumiu o holocausto e os sacrifícios, e a glória do Senhor Yahweh encheu o Templo (NVI). 2Os Sacerdotes não podiam entrar no Templo do Senhor Yahweh , pois a presença gloriosa do Senhor Yahweh havia enchido o Templo (NVT). 3Todos os filhos de Israel, vendo descer o fogo e a glória do Senhor Yahweh sobre o Templo, se inclinaram com o rosto em terra sobre o pavimento, adoraram, e louvaram o Senhor Yahweh , porque ele é bom, porque a sua misericórdia dura para sempre (NAA).

SALMOSA Santidade de Deus

(Sl 99.1-3) 1O Senhor Yahweh reina! Tremam os povos! Ele está sentado em seu trono acima dos querubins. Trema toda a Terra! (NVT) 2O Senhor Yahweh é grande em Sião e está exaltado acima de todos os povos. 3Celebrem eles o teu nome grande e tremendo, porque é santo (NAA).

(Sl 99.4-5) 4É rei poderoso que ama a justiça; o Senhor estabelece o direito, executa o juízo e a justiça em Jacó. 5Exaltem o Senhor Yahweh , nosso Deus Elohym , e prostrem-se diante do estrado de seus pés. O Senhor é santo (NAA).

(Sl 99.6-7) 6Moisés e Arão estavam entre os seus Sacerdotes, Samuel, entre os que invocavam o seu nome; eles clamavam pelo Senhor Yahweh , e ele lhes respondia (NVI). 7Da coluna de nuvem lhes falava, e eles seguiam os preceitos e os decretos que ele lhes dava (NVT).

(Sl 99.8-9) 8Ó Senhor Yahweh , nosso Deus Elohym , o Senhor lhes respondia; era para eles Deus El perdoador, mas os castigava quando se desviavam (NVT). 9Exaltem o Senhor Yahweh nosso Deus Elohym ; prostrem-se, voltados para o seu santo monte, porque o Senhor Yahweh , o nosso Deus Elohym , é santo (NVI).

Duas Semanas de Festa

(1Rs 8.65) 65E foi assim que Salomão, junto com todo o Israel, celebrou a festa naquela data; era uma grande multidão, gente vinda desde Lebo-Hamate até o ribeiro do Egito. Comemoraram diante do Senhor Yahweh , o nosso Deus Elohym , durante sete dias (NVI).

(2Cr 7.8) 8Durante os sete dias seguintes, Salomão e todo o Israel celebraram a Festa das Cabanas. Uma grande multidão havia se reunido, de lugares distantes como Lebo-Hamate, ao norte, e o ribeiro do Egito, ao sul (NVT).

(1Rs 8.66) 66aNo oitavo dia desta festa, Salomão despediu o povo, e eles abençoaram o rei (NAA).

(2Cr 7.9) 9No oitavo dia, tiveram uma reunião solene. Porque por sete dias haviam celebrado a consagração do altar, e a festa durou mais sete dias (NAA).

(2Cr 7.10) 10No dia vinte e três do sétimo mês, ele mandou o povo para as suas casas. E todos se foram, jubilosos e de coração alegre pelas coisas boas que o Senhor Yahweh havia feito por Davi e Salomão e por seu povo Israel (NVI).

(2Cr 8.14-15) 14Segundo as instruções de seu pai, Davi, designou os turnos dos Sacerdotes. Também encarregou os Levitas de dirigirem o louvor e ajudarem os Sacerdotes em suas responsabilidades diárias. Designou, por divisões, os guardas das portas, de acordo com as ordens de Davi, homem de Deus Elohym (NVT). 15Todas as ordens dadas pelo rei aos Sacerdotes e aos Levitas, inclusive as ordens relativas aos tesouros, foram seguidas à risca (NVI).

(2Cr 8.16) 16aTodo o trabalho de Salomão foi executado, desde o dia em que foram lançados os alicerces do Templo do Senhor Yahweh até seu término (NVI).

(2Cr 8.12-13) 12Salomão ofereceu a Deus, o Senhor Yahweh , sacrifícios que foram completamente queimados no altar que ele havia construído para o Senhor Yahweh em frente do Templo (NTLH). 13Conforme Moisés havia ordenado, oferecia sacrifícios no Shabat, nas Festas de Lua Nova e nas três Festas Anuais: a Páscoa, a Festa da Colheita e a Festa das Cabanas (NVT).

(1Rs 9.25) 25Três vezes por ano, Salomão apresentava holocaustos e ofertas de paz sobre o altar que havia construído para o Senhor Yahweh e também queimava incenso perante o Senhor Yahweh . Assim, ele terminou o trabalho de construção do Templo (NVT).

(2Cr 8.16) 16bAssim foi concluído o Templo do Senhor Yahweh (NVI).

(1Rs 8.66) 66bEntão voltaram para as suas tendas, alegres e de coração contente por causa de todo o bem que o Senhor Yahweh tinha feito a Davi, seu servo, e a Israel, seu povo (NAA).

O Senhor aparece pela segunda vez a Salomão

(2Cr 7.12-16) 12De noite, o Senhor Yahweh apareceu a Salomão e lhe disse: “Ouvi a sua oração e escolhi para mim este lugar para Casa do Sacrifício. 13Se eu fechar o céu de modo que não haja chuva, ou se ordenar aos gafanhotos que consumam a terra, ou se enviar a peste entre o meu povo, 14se o meu povo, que se chama pelo meu nome, se humilhar, orar, me buscar e se converter dos seus maus caminhos, eu ouvirei dos céus, perdoarei os seus pecados e sararei a sua terra. 15Os meus olhos estarão abertos e os meus ouvidos estarão atentos à oração que se fizer neste lugar. 16Porque escolhi e santifiquei este Templo, para que nele esteja o meu nome para sempre; os meus olhos e o meu coração estarão ali todos os dias” (NAA).

(1Rs 9.2-5) 2O Senhor Yahweh tornou a aparecer a Salomão; como lhe tinha aparecido em Gibeom (ACF). 3O Senhor Yahweh lhe disse: “Ouvi a oração e a súplica que você fez diante de mim; consagrei este Templo que você construiu, para que nele habite o meu nome para sempre. Os meus olhos e o meu coração nele sempre estarão. 4E se você andar segundo a minha vontade, com integridade de coração e com retidão, como fez o seu pai Davi, se fizer tudo o que eu lhe ordeno, obedecendo aos meus decretos e às minhas ordenanças, 5firmarei para sempre sobre Israel o seu trono, conforme prometi a Davi, seu pai, quando lhe disse: ‘Você nunca deixará de ter um descendente para governar Israel’” (NVI).

(2Cr 7.17-18) 17“Se você andar diante de mim como fez o seu pai Davi, fazendo segundo tudo o que lhe ordenei e guardando os meus estatutos e os meus juízos, 18também confirmarei o trono de seu reino, segundo a aliança que fiz com Davi, seu pai, dizendo: ‘Nunca lhe faltará sucessor que governe em Israel’ (NAA).

(1Rs 9.6-9) 6“Mas, se você ou seus descendentes me abandonarem e desobedecerem a meus mandamentos e decretos, seguindo e adorando outros deuses, 7arrancarei Israel desta terra que lhe dei. Rejeitarei este Templo que consagrei em honra ao meu nome, e farei de Israel objeto de zombaria e desprezo entre as nações. 8E, embora este Templo seja agora imponente, todos que passarem perto dele ficarão chocados e horrorizados. Perguntarão: ‘Por que o Senhor Yahweh fez coisas tão terríveis com esta terra e com este Templo?’ (NVT). 9E a resposta será: ‘Porque deixaram o Senhor Yahweh , seu Deus Elohym , que tirou da terra do Egito os seus pais, e se apegaram a outros deuses, os adoraram e os serviram. Por isso o Senhor Yahweh trouxe sobre eles todo este mal’(NAA).

(2Cr 7.19-22) 19“Porém, se vocês se afastarem de mim e abandonarem os meus estatutos e os meus mandamentos, que eu lhes prescrevi, e se servirem outros deuses e os adorarem, 20então os arrancarei da minha terra que lhes dei, e lançarei para longe da minha presença este Templo, que santifiquei ao meu nome. E tornarei o Templo em motivo de provérbio e de escárnio entre todos os povos. 21E todo aquele que passar por este Templo, agora tão exaltado, ficará espantado e perguntará: ‘Por que o Senhor Yahweh fez isto com esta terra e este templo?’ (NAA) 22E a resposta será: ‘Porque abandonaram o Senhor Yahweh , o Deus Elohym dos seus antepassados, que os tirou do Egito, e se apegaram a outros deuses, adorando-os e prestando-lhes culto; por isso ele trouxe sobre eles toda esta desgraça’” (NVI).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você não pode copiar o conteúdo desta página.