• aguavivabocaina@gmail.com
  • +55 14 98183-8530

Bíblia Cronológica – Versões | Dia 149

149º Dia – 29 de Maio

REINADO DE SALOMÃO

CENÁRIO HISTÓRICO: Palavras de Salomão, O Pregador (Aproximadamente 946 a.C.) CURIOSIDADES:

  • Salomão com 57 anos
  • 39º ano do Reinado de Salomão
  • Roboão com 40 anos (Filho de Salomão com a amonita Naama)
  • Abias com 16 anos (Filho de Roboão e neto de Salomão)
  • Joiada com 4 anos (Sumo-Sacerdote – Reino de Judá)

CIDADE DE JERUSALÉMAs Tribulações da Vida

(Ec 4.1-3) 1Vi ainda todas as opressões praticadas debaixo do sol: vi as lágrimas dos que foram oprimidos, sem que ninguém os consolasse; vi a violência na mão dos opressores, sem que ninguém consolasse os oprimidos (NAA). 2Por isso considerei os mortos, mais felizes do que os vivos, pois estes ainda têm que viver! (NVI) 3Mais felizes que todos, porém, são os que ainda não nasceram, pois não viram o mal que se faz debaixo do sol (NVT).

(Ec 4.4) 4Descobri que todo trabalho e toda realização surgem da competição que existe entre as pessoas. Mas isso também é absurdo, é correr atrás do vento (NVI).

(Ec 4.5-6) 5O tolo cruza os braços e come a própria carne, dizendo: 6“Melhor é um punhado de descanso do que ambas as mãos cheias de trabalho e correr atrás do vento” (ARA).

(Ec 4.7-8) 7Descobri que na vida existe mais uma coisa que não vale a pena: 8é o homem viver sozinho, sem amigos, sem filhos, sem irmãos, sempre trabalhando e nunca satisfeito com a riqueza que tem. Para que é que ele trabalha tanto, deixando de aproveitar as coisas boas da vida? Isso também é ilusão, é uma triste maneira de viver (NTLH).

(Ec 4.9-12) 9Melhor é serem dois do que um, porque maior é o pagamento pelo seu trabalho. 10Porque se caírem, um levanta o companheiro. Mas ai do que estiver só, pois, caindo, não haverá quem o levante (NAA). 11E se dois dormirem juntos, vão manter-se aquecidos. Como, porém, manter-se aquecido sozinho? 12Um homem sozinho pode ser vencido, mas dois conseguem defender-se. Um cordão de três dobras não se rompe com facilidade (NVI).

(Ec 4.13-14) 13Melhor é um jovem pobre e sábio, do que um rei idoso e tolo, que não mais aceita repreensão (NVI), 14 ainda que aquele saia do cárcere para reinar ou nasça pobre no reino deste (ARA).

(Ec 4.15-16) 15Percebi que, ainda assim, o povo que vivia debaixo do sol seguia o jovem, o sucessor do rei. 16O número dos que aderiram a ele era incontável. A geração seguinte, porém, não ficou satisfeita com o sucessor. Isso também não faz sentido, é correr atrás do vento (NVI).

O Temor a Deus

(Ec 5.1-2) 1Tenha cuidado quando for ao Templo de Deus Elohym . Não ofereça o seu sacrifício como fazem os tolos, que nem sabem que não estão fazendo isso da maneira certa. Vá pronto para ouvir e obedecer a Deus (NTLH). 2Que a sua boca não se precipite, nem se apresse o seu coração em pronunciar uma palavra diante de Deus Elohym . Porque Deus Elohym está nos céus, e você, aqui na Terra. Portanto, sejam poucas as suas palavras (NAA).

(Ec 5.3-7) 3Quanto mais você se preocupar, mais pesadelos terá; e, quanto mais você falar, mais tolices dirá. 4Assim, quando você fizer uma promessa a Deus Elohym , cumpra logo essa promessa. Ele não gosta de tolos; portanto, faça o que prometeu. 5É melhor não prometer nada do que fazer uma promessa e não cumprir (NTLH). 6Não permita que sua boca o leve a pecar. E não se defenda dizendo ao mensageiro do Templo que a promessa foi um engano. Isso deixaria Deus Elohym irado, e ele poderia destruir tudo que você conquistou. 7Sonhar demais é inútil, assim como falar muito. Em vez disso, tema a Deus Elohym (NVT).

A Vaidade das Riquezas

(Ec 5.8-9) 8Não se surpreenda se, em toda a terra, você vir os pobres sofrendo opressão pelos poderosos, e a justiça e o direito sendo pervertidos. Cada oficial é subordinado a uma autoridade superior, e a justiça se perde em meio à burocracia. 9Até mesmo o rei tira para si o máximo proveito da terra (NVT).

(Ec 5.10-11) 10Quem ama o dinheiro jamais se fartará de dinheiro; e quem ama a abundância nunca ficará satisfeito com o que ganha. Também isto é vaidade (NAA). 11Quanto mais você tem, mais pessoas aparecem para ajudá-lo a gastar. Portanto, de que serve a riqueza, senão para vê-la escapar por entre os dedos? (NVT)

(Ec 5.12) 12Quem trabalha com dedicação dorme bem, quer coma pouco, quer muito. As muitas riquezas, porém, não deixam o rico dormir (NVT).

(Ec 5.13-14) 13Observei ainda outro grave problema debaixo do sol: o acúmulo de riquezas prejudica seu dono. 14Se o dinheiro é colocado em investimentos arriscados e eles dão errado, perde-se tudo. No final, não sobra nada para deixar aos filhos (NVT).

(Ec 5.15-17) 15Todos nós chegamos ao fim da vida nus e de mãos vazias, como no dia em que nascemos. Não levamos conosco o fruto de nosso trabalho. 16Isto também é um grande mal: as pessoas vão embora deste mundo como vieram. Todo o seu esforço é inútil, como trabalhar para o vento (NVT). 17Em todos os seus dias, comeu o seu pão nas trevas, com muito enfado, com enfermidades e indignação (NAA).

(Ec 5.18-20) 18Assim, descobri que o melhor e o que vale a pena é comer, beber, e desfrutar o resultado de todo o esforço que se faz debaixo do sol durante os poucos dias de vida que Deus Elohym dá ao homem, pois essa é a sua recompensa. 19E, quando Deus Elohym concede riquezas e bens a alguém, e o capacita a desfrutá-los, a aceitar a sua sorte e a ser feliz em seu trabalho, isso é um presente de Deus Elohym . 20Raramente essa pessoa reflete no fato de que a sua vida é curta, porque Deus Elohym o mantém ocupado com a alegria do coração (NVI).

(Ec 6.1-6) 1Vi ainda outro mal debaixo do sol, que pesa bastante sobre a humanidade: 2 Deus Elohym dá riquezas, bens e honra ao homem, de modo que não lhe falta nada que os seus olhos desejam; mas Deus Elohym não lhe permite desfrutar tais coisas, e outro as desfruta em seu lugar. Isso não faz sentido; é um mal terrível. 3Um homem pode ter cem filhos e viver muitos anos. No entanto, se não desfrutar as coisas boas da vida, digo que uma criança que nasce morta e nem recebe um enterro digno, tem melhor sorte do que ele (NVI). 4É inútil a vinda dessa criança; ela desaparece na escuridão, onde é esquecida (NTLH). 5Embora jamais tenha visto o sol ou conhecido qualquer coisa, ela tem mais descanso do que tal homem. 6Pois, de que lhe valeria viver dois mil anos, e não poder desfrutar a sua prosperidade? Afinal, não vão todos para o mesmo lugar? (NVI)

(Ec 6.7) 7Todo o esforço do homem é feito para a sua boca, contudo, o seu apetite jamais se satisfaz (NVI).

(Ec 6.8-9) 8Que vantagem tem o sábio em relação ao tolo? Que vantagem tem o pobre em saber como se portar diante dos outros? 9Melhor é contentar-se com o que os olhos veem do que vaguear o apetite. Isso também não faz sentido, é correr atrás do vento (NVI).

(Ec 6.10-12) 10Tudo o que se passa neste mundo já foi resolvido há muito tempo. Antes de uma pessoa nascer, já está decidido o que vai acontecer com ela. E nós sabemos que não podemos discutir com quem é mais forte do que a gente. 11Uma coisa é certa: Quanto mais falamos, mais tolices dizemos; e não ganhamos nada com isso (NTLH). 12Nesta vida breve e sem sentido, quem sabe como é melhor passar os dias? A vida é como a sombra. Quem sabe o que acontecerá debaixo do sol depois que tivermos partido? (NVT)

O Contraste entre a Sabedoria e a Loucura

(Ec 7.1-4) 1A boa fama é melhor do que um bom perfume, e o dia da morte é melhor do que o dia do nascimento. 2Melhor é ir à casa onde há luto do que ir à casa onde há banquete, pois naquela se vê o fim de todas as pessoas; e que os vivos o tomem em consideração (NAA). 3A tristeza é melhor do que o riso; pois a tristeza faz o rosto ficar abatido, mas torna o coração compreensivo. 4Quem só pensa em se divertir é tolo; quem é sábio pensa também na morte (NTLH).

(Ec 7.5-6) 5É melhor ouvir a repreensão de um sábio do que a canção dos tolos (NVI), 6pois, assim como os gravetos crepitam sob o caldeirão, tal é o riso do insensato, e isso também é vaidade (BJ).

(Ec 7.7) 7Certamente a opressão faz do sábio um tolo, e o suborno corrompe o coração (NAA).

(Ec 7.8) 8Terminar algo é melhor que começar; a paciência é melhor que o orgulho (NVT).

(Ec 7.9) 9Não se apresse em ficar irado, porque a ira se abriga no íntimo dos tolos (NAA).

(Ec 7.10) 10Nunca pergunte: “Por que os dias passados foram melhores que os de agora?” Pois não é sábio fazer essa pergunta (NAA).

(Ec 7.11-12) 11Tão boa é a sabedoria como a herança, e dela tiram proveito os que veem o sol (ARC). 12Tanto sabedoria como dinheiro dão proteção, mas somente a sabedoria preserva a vida (NVT).

(Ec 7.13-14) 13Considere o que Deus Elohym fez: Quem pode endireitar o que ele fez torto? (NVI) 14Quando os dias forem bons, aproveite-os bem; mas, quando forem ruins, considere: Deus Elohym fez tanto um quanto o outro, para evitar que o homem descubra qualquer coisa sobre o seu futuro (NVI).

(Ec 7.15-18) 15Nesta vida sem sentido eu já vi de tudo: um justo que morreu apesar da sua justiça, e um ímpio que teve vida longa apesar da sua impiedade (NVI). 16Portanto, não seja justo nem sábio demais! Por que destruir a si mesmo? 17Tampouco seja perverso demais. Não seja tolo; por que morrer antes da hora? 18Preste atenção a estas instruções, pois quem teme a Deus Elohym evita os dois extremos (NVT).

(Ec 7.19) 19A sabedoria torna o sábio mais poderoso que uma cidade guardada por dez valentes (NVI).

(Ec 7.20) 20Não há uma única pessoa na terra que sempre faça o bem e nunca peque (NVT).

(Ec 7.21-22) 21Não escute a conversa alheia às escondidas; pode ser que ouça seu servo falar mal a seu respeito. 22Pois você sabe que muitas vezes você mesmo falou mal de outros (NVT).

(Ec 7.23-25) 23Sempre me esforcei para que a sabedoria guiasse meus pensamentos e ações. Disse a mim mesmo: “Serei sábio”, mas não adiantou. 24A sabedoria está sempre distante e é difícil de encontrar. 25Por isso dediquei-me a aprender, a investigar, a buscar a sabedoria e a razão de ser das coisas, para compreender a insensatez da impiedade e a loucura da insensatez (NVI).

(Ec 7.26) 26Descobri que muito mais amarga do que a morte é a mulher que serve de laço, cujo coração é uma armadilha e cujas mãos são correntes. O homem que agrada a Deus Elohym escapará dela, mas ao pecador ela apanhará (NVI).

(Ec 7.27-29) 27 “Veja”, diz o Mestre, “foi isto que descobri: ‘Ao comparar uma coisa com outra para descobrir a sua razão de ser (NVI), 28embora tenha procurado repetidamente, ainda não encontrei o que busco. Entre mil homens, somente um é sábio; mas entre as mulheres não achei uma sequer!’” 29Foi isto, porém, que descobri: Deus Elohym criou os seres humanos para serem justos, mas eles buscaram todo tipo de maldade (NVT).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você não pode copiar o conteúdo desta página.